Início

Questões de Concursos Cuidados de Enfermagem

Resolva questões de Cuidados de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1039012 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Especialidade Enfermagem do Trabalho, TRT 4 REGIÃO RS, FCC, 2022

Em um paciente adulto vítima de atropelamento foi constatada uma fratura cominutiva em tíbia direita. Para um atendimento seguro, os profissionais de enfermagem devem saber que nesse tipo de fratura o osso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1081681 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Jenipapo dos Vieiras MA, FUNATEC, 2025

Durante a assistência de enfermagem a um paciente com insuficiência renal aguda associada à sepse, em unidade de terapia intensiva, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q978264 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São Vicente SP, IBAM, 2025

Para reduzir o risco de síndrome da morte súbita do lactente, principalmente nos primeiros meses de vida, é essencial que pais e cuidadores adotem medidas preventivas relacionadas ao ambiente e à postura do sono infantil. Um dos fatores mais relevantes para a segurança do sono é a posição corporal do bebê, que deve ser rigorosamente observada durante todos os momentos de descanso. A posição considerada mais segura, por estar associada à menor incidência de eventos fatais durante o sono, é a __________.
Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q957621 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV URCA, 2025

Consiste em um cuidado de enfermagem adequado durante uma crise convulsiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1041871 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem, TRT 20 REGIÃO SE, FCC

Um paciente foi submetido a um procedimento cirúrgico e deverá permanecer em repouso absoluto no leito por tempo indeterminado. Considerando que o paciente está com risco de desenvolver lesão por pressão, o enfermeiro prescreve cuidados preventivos com a pele. Dentre os cuidados de enfermagem para prevenção de lesão por pressão, uma delas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1020726 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Enfermeiro, EBSERH, VUNESP, 2020

A família de I.S., 71 anos, sexo feminino, internada com diagnóstico de insuficiência cardíaca esquerda, solicitou a presença da enfermagem, referindo que a paciente estava se sentindo mal. Ao avaliar I.S., o enfermeiro constatou que apresentava confusão mental, pele acinzentada, mãos frias e úmidas, leitos ungueais cianóticos, dispneia, tosse incessante com expectoração espumosa de cor rósea, em pequena quantidade; presença de estertores à ausculta pulmonar, taquicardia e estase jugular. Frente a essa situação, deve solicitar o comparecimento imediato do médico, suspeitando se tratar de um caso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q978773 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Enfermeiro EMAD, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Durante uma consulta de enfermagem no puerpério, uma mulher relata dor nas mamas durante as mamadas, acompanhada de fissuras nos mamilos e irritabilidade do bebê após as mamadas. A enfermeira, ao realizar a avaliação, identifica que a pega do bebê está inadequada.
Com base nas boas práticas de enfermagem em aleitamento materno e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, analise as afirmativas a seguir:

I. Uma das primeiras intervenções de enfermagem deve ser a correção da posição e da pega do bebê ao seio, visando prevenir agravos como ingurgitamento mamário e mastite.

II. Caso a mãe apresente dor persistente durante a amamentação, é recomendável orientar o desmame precoce para evitar maior dano tecidual.

III. A amamentação exclusiva é recomendada até os 6 meses de idade, podendo ser oferecida água, chás e outros líquidos, desde que em pequenas quantidades e com autorização profissional.

IV. É papel da enfermagem realizar ações de educação em saúde, incluindo orientação sobre as vantagens do aleitamento materno, prevenção de problemas mamários e identificação precoce de complicações.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1039015 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Especialidade Enfermagem do Trabalho, TRT 4 REGIÃO RS, FCC, 2022

Na anotação de enfermagem, dentre os cuidados prioritários prestados pelo Técnico de Enfermagem a um paciente adulto com insuficiência renal crônica, deve constar o registro do

I. controle rigoroso dos sinais vitais.

II. balanço hídrico.

III. horário da sondagem vesical.

IV. controle de peso semanal.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1073452 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

André, 60 anos, é portador de insuficiência renal crônica e realiza sessões regulares de hemodiálise. Durante a sessão, apresenta hipotensão arterial e tontura. Qual é a conduta imediata que deve ser adotada pelo técnico de enfermagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1047156 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Sobre os diversos fatores sistêmicos que podem impactar o processo de cicatrização que o enfermeiro deve considerar ao avaliar uma ferida, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Edema: interfere na oxigenação e na nutrição dos tecidos em formação, impede a síntese do colágeno e a proliferação celular.
( ) Infecção local, necrose e presença de corpos estranhos: prolongam a reação inflamatória, provocam a destruição tecidual.
( ) Insuficiências vasculares: o fluxo sanguíneo em quantidade inadequada diminui a oxigenação tecidual, retarda e pode estagnar a cicatrização.
( ) Idade: nos idosos, a cicatrização tende a ser mais lenta que nos jovens, devido a problemas nutricionais, imunidade, circulação e respiração deficiente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q903577 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Especialidade: Enfermagem, TRF 1a, FGV, 2024

De acordo com as disposições do COFEN acerca do dimensionamento de enfermagem, um paciente passível de instabilidade das funções vitais, recuperável, sem risco iminente de morte, e que requer assistência de enfermagem e médica permanente e especializada, é classificado como paciente de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1039066 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem, TRT 8 Região PA e AP, CESPE CEBRASPE, 2022

Conforme as orientações do Ministério da Saúde sobre questões relacionadas ao trato urinário, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1073449 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Roberto, 45 anos, foi diagnosticado com pneumonia bacteriana e está internado recebendo antibioticoterapia intravenosa. Durante o plantão, o técnico de enfermagem observa sinais de flebite no local do acesso venoso. Qual é a conduta mais adequada ao identificar sinais de flebite?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1081684 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Jenipapo dos Vieiras MA, FUNATEC, 2025

No atendimento de enfermagem ao paciente crítico com distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q979883 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Enfermeiro/Enfermeiro ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Caso: L. A. P., 36 anos, sexo feminino, chega ao pronto-socorro com quadro de dor abdominal difusa há 5 dias, temperatura persistente de 38,9 °C, náuseas e prostração. Relata que, inicialmente, a dor era localizada na fossa ilíaca direita, mas evoluiu para todo o abdome, com piora progressiva. Ao exame físico, apresenta FC = 124 bpm, PA = 90x60 mmHg, com abdome distendido, doloroso à palpação difusa, presença de rigidez abdominal e sinais de irritação peritoneal. A tomografia computadorizada evidenciou peritonite difusa secundária à perfuração de apêndice cecal, com acúmulo de líquido livre e gás na cavidade abdominal. Foi submetida, com urgência, à laparotomia exploradora e lavagem peritoneal ampla, com drenagem de secreção purulenta e necrose de alças intestinais adjacentes. Está internada em UTI no pósoperatório imediato, sedada, em ventilação mecânica, com uso de noradrenalina e antibioticoterapia de amplo espectro. Apresenta débito urinário reduzido, hiperglicemia, leucocitose e acidose metabólica.
Diagnósticos de enfermagem: A - Perfusão tissular ineficaz associada à hipovolemia e sepse, evidenciada por hipotensão, taquicardia e débito urinário diminuído. B - Risco de instabilidade glicêmica relacionado ao estresse metabólico e uso de drogas vasoativas e sedação contínua.
Analise as assertivas a seguir sobre esse caso:
I. O diagnóstico de enfermagem A é adequado à paciente considerando as características definidoras identificadas nos períodos pré e pós-operatórios. PORQUE
II. Esse diagnóstico envolve alteração na oxigenação celular resultante da incapacidade do corpo de suprir as necessidades teciduais, sendo justificada por evidências como alterações hemodinâmicas e sinais de hipoperfusão.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as duas assertivas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1034927 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Acerca do protocolo do Ministério da Saúde para prevenção de úlcera por pressão, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Uma das medidas recomendadas é proteger a pele da exposição à umidade excessiva por meio do uso de produtos de barreira, de forma a reduzir o risco de lesão por pressão.
( ) Em pacientes acamados ou com mobilidade reduzida recomenda-se mudanças de decúbito a cada 2 horas ou menos, para redistribuir a pressão sobre as proeminências ósseas.
( ) A massagem está contra-indicada na presença de inflamação aguda e onde existe a possibilidade de haver vasos sanguíneos danificados ou pele frágil.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q906515 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Em situações de trauma, o uso do colar cervical é indicado para vítimas com suspeita de lesão na coluna cervical. Qual das opções abaixo descreve a sequência correta para a colocação do colar cervical em uma vítima consciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1083498 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Ténico de Enfermagem, Prefeitura de Painel SC, Instituto Fênix, 2025

Durante uma visita domiciliar, o técnico em enfermagem observa que o paciente hipertenso encontra-se sonolento, com fala lenta e pressão arterial de 90x60 mmHg. Com base nos cuidados de rotina e procedimentos de enfermagem em serviços básicos de saúde, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q978418 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

Em relação aos cuidados imediatos ao nascimento, qual é a sequência correta das ações da equipe de enfermagem na sala de parto para um RN com boa vitalidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q1040667 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem, TSE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Uma mulher de 72 anos de idade foi internada em uma clínica médica por apresentar hemorragia causada por uma úlcera gástrica. É diabética e hipertensa e encontra-se com quadro de anemia. Há 5 dias, a paciente apresentou epigastralgia intensa que a fez procurar o hospital. Encontra-se consciente e com fraqueza excessiva, que a incapacita de deambular. Há 15 anos, participa de reuniões em um centro de saúde, para o acompanhamento da hipertensão e do diabetes. A prescrição médica inclui: cefalexina 500 mg, via oral, de 6 em 6 horas; insulina NPH, 42 unidades, às 7 horas; e insulina regular conforme esquema de glicemia capilar (acima de 201 administrar 4 unidades).
As possíveis atividades desenvolvidas pelo profissional de enfermagem de nível médio no centro de saúde onde a paciente freqüenta incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.