Questões de Concursos Cultura

Resolva questões de Cultura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q721411 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Auxiliar de Ofício, SEMAE SP, CETRO

(Jornais e telejornais – Esportes – 29/01/2007) "Invicta na competição, a Seleção Brasileira coroou sua participação no torneio com uma vitória por 2 a 0 sobre a Colômbia, que lhe garantiu a conquista do título. O Brasil nem sentiu a ausência do seu principal atacante, Alexandre Pato, que estava suspenso no torneio. Além do título, a Seleção sai do Paraguai com a classificação garantida para o Mundial, que será realizado no Canadá, e para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008".

A notícia é sobre a seguinte categoria de futebol:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q724127 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

No norte do país, o jeito de ser paraense chama a atenção, seja na forma de falar, de cantar, de dançar ou de vestir. Apesar das influências do resto do país, o paraense mantém, com fervor, o gosto pelas coisas da terra. Sobre a cultura do Pará, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O carimbó é um ritmo musical amazônico e também uma dança de roda de origem indígena típica da região litorânea do estado do Pará. Influenciado por negros e portugueses, o termo “Dança do Carimbó” vem do título dado pelos indígenas aos dois tambores de dimensões diferentes, que servem para o acompanhamento básico do ritmo.

( ) Em Belém, o Círio de Nazaré consiste na devoção à Virgem de Nazaré, que começou após o caboclo Plácido ter encontrado uma pequena imagem de Nossa Senhora às margens do Igarapé Murutucu.

( ) A culinária do Pará expressa muito de sua cultura regional e pratos como: Pato a tucupi, Caruru, tacacá, Barreado e Chambaril traduzem a exótica cozinha paraense.

( ) A lenda do boto faz parte do folclore da região norte. Ela era utilizada para justificar uma gravidez fora do casamento e, ainda hoje, costuma-se dizer que uma criança é filha do boto quando não se sabe quem é o pai.

( ) O festival dos bois garantido e caprichoso, típico do Pará, é realizado no fim de cada ano e marca um evento festivo equivalente ao carnaval das demais regiões do Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q723609 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Documentação, FCP, AOCP

Acerca da cultura negra e da indústria cultural, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Um dos principais problemas quanto à concepção de “cultura negra”, tal como utilizada pela indústria cultural, diz respeito ao fato de estar restrita a uma elite intelectual.

( ) O desenvolvimento de uma indústria cultural interessada na cultura negra não implica que seu consumo se dê exclusiva e necessariamente pela população negra.

( ) O uso da cultura negra pela indústria cultural sempre se deu e se dá de maneira paralela ao de outras minorias étnicas brasileiras. Por exemplo, o da cultura indígena.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q723720 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Facilitador de Oficinas, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

Sobre os aspectos relacionados às danças e aos ritmos musicais brasileiros, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q722956 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Educador em Saúde, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

Segundo dados extraídos do IBGE, um dos possíveis motivos que evidenciaram o nome do município de Pratinha foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q721212 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Assistente Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

A Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL) é responsável pelo fomento e pela disseminação da arte, da cultura, do esporte e do patrimônio histórico na cidade de Belém. Em relação a esse órgão, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q722258 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Documentação, FCP, AOCP

Com relação à indústria cultural e à cultura negra, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q721235 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Relações Públicas, Usina Hidroelétrica de Itaipu, UFPR

O que é novo na fase da cultura de massas em comparação com a fase do liberalismo avançado é a exclusão do novo. A máquina gira sem sair do lugar. Ao mesmo tempo que já determina o consumo, ela descarta o que ainda não foi experimentado�. (Adorno, Theodor e Horkheimer, Max. Dialética do esclarecimento. RJ: Jorge Zahar, 1985. p. 126) Com base no texto acima e nos fundamentos da Teoria Crítica, considere as seguintes afirmativas:

1. O termo Indústria Cultural tem o mesmo sentido que Cultura de Massa, pois se trata de produzir uma cultura para o consumo massivo.

2. A Indústria Cultural é a extinção dos limites antes resguardados entre a arte e a indústria.

3. A estética produzida pela Indústria Cultural é, necessariamente, conservadora, pois a lógica do consumo exclui qualquer novidade estética.

4. A Indústria Cultural congrega toda produção massiva. Por isso, áreas como a indústria fonográfica independente são consideradas como excluídas da IC.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q721501 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Analista de Pessoal, COFEN, CONSULPLAN

A cultura regional possui grande conotação e força num país de extensão continental como o Brasil, por isso, influencia artistas e escritores que estabelecem entre suas obras e suas origens forte relação. É o caso dos nordestinos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q721021 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura

Músico, guitarrista do "The Beatles", grupo de rock surgido na Inglaterra nos anos 60, e um dos mais importantes de todos os tempos. Autor de clássicos como Something, While My Guitar Gently Weeps, Here Comes the Sun, e outros de sua carreira-solo como My Sweet Lord, All Those Years Ago. Fa-leceu em novembro de 2001 de câncer, em Los Angeles, EUA. Estamos falando de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q722346 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Motorista de Caminhão 15 T, CODEGi ES, CONSULPLAN

“Vidas Secas”, romance publicado em 1938, retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. “Vidas Secas” é um romance de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q723205 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Oficial Administrativo, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

Até o ano de 2010, os jornais de circulação do Município de Araçatuba/SP foram ____________________ e ____________________. Assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q378097 | Administração Pública, Cultura, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Johw Howkins, autor do livro ?Economia Criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas?, afirma que ?para ser competitivo e crescer de forma sustentável, é preciso usar a criatividade das pessoas de todas as maneiras possíveis, em todos os segmentos da economia privada e do setor público?. Fundamental para viabilizar atitude inovadora nos funcionários, a cultura organizacional NÃO diz respeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q722785 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Fiscal de Postura e Meio Ambiente, Prefeitura de Nova União MG, FUMARC

Leia o texto abaixo:

Nova União possui uma área de 172,914 Km2. É um dos maiores produtores de cachaça e banana do estado de Minas Gerais,_____fica situada a fábrica de cachaça Germana, ____ é muito conceituada em todo o Brasil.

Assinale a opção que, segundo o registro culto e formal da língua, preenche as lacunas acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q724237 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Assistente em Administração, UEC CE, FUNECE, 2017

Atente às seguintes proposições a respeito de ciências.

I. A Academia Brasileira de Ciências ? ABC ? congrega os mais importantes cientistas brasileiros.

II. Biologia, física, matemática e química são consideradas ciências da natureza.

III. As ciências humanas incluem história, geografia, sociologia e filosofia.

IV. Um Prêmio Nobel na área de ciências já foi concedido a um cientista brasileiro.

Está correto o que se afirma somente em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q721477 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Agente de Vigilância Ambiental, Prefeitura de Júlio de Castilhos RS, Energia Essencial

São escritores gaúchos:

I – Caio Fernando Abreu;

II – Simões Lopes Neto;

III – Valesca de Assis.

Quais afirmativas acima estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q723970 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Analista Judiciário, TRE SP, FCC, 2017

Está correto o livre comentário que se encontra em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.