Questões de Concursos Cultura e Sociedade

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21Q907627 | Sociologia, Cultura e sociedade, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

A evolução política recente da sociedade brasileira traz diversas questões para se pensar a democracia e elementos relacionados (Estado, cidadania, sociedade civil, ditadura, etc.). Questões como autoritarismo, participação democrática, papel das forças militares, organizações civis, relação partidos e população, entre diversos outros, são importantes para compreender a realidade política nacional no atual momento. Uma interpretação sociológica dessa realidade contemporânea é a de que
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22Q907628 | Sociologia, Cultura e sociedade, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

As identidades étnico-raciais e culturais que se formaram ao longo da história do Brasil, sofreram a influência de diversos grupos étnicos existentes na constituição da sociedade brasileira. As identidades étnico-raciais no Brasil
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23Q939427 | Sociologia, Cultura e sociedade, PPL, ENEM, INEP, 2018

Quer um conselho? Vá conhecer alguma coisa da terra e deixe os homens em paz... Os homens mudam, a terra é inalterável. Vá por aí dentro, embrenhe-se pelo interior e observe alguma coisa de proveitoso. Aqui na capital só encontrará casas mais altas, ruas mais cheias e coisas parecidas ao que de igual existe em todas as cidades modernas. Mas ao contato com a terra você sentirá o que não pode sentir nas avenidas asfaltadas.

LOBATO, M. Lobatiana: meio ambiente. São Paulo: Brasiliense, 1985.

O texto literário evidencia uma percepção dual sobre a cidade e o campo, fundamentada na ideia de

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24Q1025592 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
A fórmula mais simples para definir a sociologia da religião consiste em dizer que ela analisa a fenomenologia religiosa com o auxílio dos instrumentos teóricos e empíricos que são típicos da sociologia. Historicamente, a ligação entre sociologia e sociologia da religião foi estreitíssima. As incertezas iniciais de uma recaíam sobre a outra, como também os progressos sucessivos em termos de confiabilidade científica. E também terá algum significado a coincidência, certamente não fortuita, de que os maiores expoentes da assim chamada sociologia geral sejam também enumerados entre os autores clássicos da sociologia da religião: é o caso tanto de Comte como de Durkheim, de Simmel como de Weber, de Sorokin como de Parsons.

Roberto Cipriani. Manual de sociologia da religião.
São Paulo: Paulus, 2007, p. 7.

A partir das ideias abordadas no texto acima, julgue o item.

Pitirim Sorokin caracteriza a religião a partir da passagem do ascetismo para o ativismo, de um modelo ideacional para um sensista. Quando ascetas fundadores de sistemas religiosos conseguem ser ouvidos por outros homens, começam a ter seguidores, havendo uma demanda por uma organização ou instituição que mundanizaria um projeto de transcendentalidade.
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25Q1034334 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Embora os rolos – no qual os filmes residem enquanto potência fílmica – sejam palpáveis, o filme em si não é. Não pode ser tocado, tampouco visto sem que seja projetado. À medida que o projetor roda, dando às gravações velocidade suficiente para gerar a ilusão do movimento, cabe aos espectadores, sem tempo para fixar o olhar e o entendimento em um ou outro aspecto determinado da sequência de imagens que lhe é mostrada, juntar algumas impressões do que acaba de ser visto para formatar um ponto de vista ou uma interpretação. Tanto o que faz “eleger” alguns dentre os incontáveis sinais possíveis como os mais significativos de um filme quanto o modo como os interpreta não pode ser desvinculado de seus desejos e conhecimentos prévios. Em outras palavras, o processo não é desvinculado das particularidades daquele que o vê, de sua memória e de seu saber.

Adaptado de: NASCIMENTO, Nayara. Amor em telas – amor e tecnologia digital em filmes dos anos 2010. Tese de doutorado em Sociologia da Universidade de São Paulo, 2022, p. 21.

Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a compreensão sociológica da autora sobre o ato de consumir produções audiovisuais.
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26Q936380 | Sociologia, Cultura e sociedade, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

As canções dos escravos tornaram-se espetáculos em eventos sociais e religiosos organizados pelos senhores e chegaram a ser cantadas e representadas, ao longo do século XIX, de forma estereotipada e depreciativa, pelos blackfaces dos Estados Unidos e Cuba, e pelos teatros de revista do Brasil. As canções escravas, sob a forma de cakewalks ou lundus, despontavam frequentemente no promissor mercado de partituras musicais, nos salões, nos teatros e até mesmo na nascente indústria fonográfica — mas não necessariamente seus protagonistas negros. O mundo do entretenimento e dos empresários musicais atlânticos produziu atraentes diversões dançantes com base em gêneros e ritmos identificados com a população negra das Américas.
ABREU, M. O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição. Revista Brasileira de História, n. 69, jan.-jun. 2015.
A absorção de elementos da vivência escrava pela nascente indústria do lazer, como demonstrada no texto, caracteriza-se como
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27Q1077763 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Analise o trecho da canção “Canto das três raças”, composta por Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro e interpretada por Clara Nunes, e analise o excerto escrito pela filósofa Djamila Ribeiro.

Ninguém ouviu Um soluçar de dor No canto do Brasil
Um lamento triste Sempre ecoou Desde que o índio guerreiro Foi pro cativeiro E de lá cantou
Negro entoou Um canto de revolta pelos ares Do Quilombo dos Palmares Onde se refugiou

(https://vagalume.com.br)

No Brasil há a ideia de que a escravidão aqui foi mais branda do que em outros lugares, o que nos impede de entender como o sistema escravocrata ainda impacta a forma como a sociedade se organiza. É necessário reconhecer as violências ocorridas durante o período escravista.
(Djamila Ribeiro. Pequeno manual antirracista, 2019.)

Em relação ao processo de formação da sociedade brasileira, o trecho da canção e o excerto
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28Q679102 | Sociologia, Cultura e sociedade, Filosofia e Sociologia 2° Fase, UECE, UECE CEV, 2019

Considerando as imagens socialmente construídas a partir de uma perspectiva externa a respeito do Nordeste brasileiro, analise o que se diz a seguir e assinale com Vo que for verdadeiro e com Fo que for falso.



( )As imagens do Nordeste estão ainda ligadas ao chamado coronelismo, ao cangaceirismo e à persistência de formas arcaicas de relações sociais.

( )O Nordeste é visto como uma região rica pela diversidade cultural, econômica e identitária que superou seus dilemas econômicos e sociais, e atualmente se encontra totalmente integrada à moderna cultura nacional.


( )No plano cultural, as imagens do Nordeste não estão associadas às manifestações da chamada cultura popular: maracatu, bumba-meu-boi, reisado, coco de roda, chegança, frevo, caboclinho, literatura de cordel, xilogravuras, rabequeiros, ciranda, pastoril, entre outras. ( )As expressões “paraíbas”, “baianos”, “cabeças-chatas” usadas para nomear migrantes nordestinos instalados em outras regiões, mas, sobretudo, no Sul e no Sudeste do Brasil, carregam uma forte carga de preconceito, discriminação e de exclusão.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

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29Q1060907 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

Ao integrar o valor econômico à produção simbólica e às práticas culturais, a economia da cultura promove reflexões sobre a alocação de recursos públicos, incentiva a participação do setor privado e amplia o debate sobre a sustentabilidade cultural.
No que se refere à sustentabilidade cultural, associe os aspectos potencializados por ela com suas respectivas descrições.

1. Identidade 2. Autenticidade 3. Capital cultural 4. Vitalidade

( ) A cultura consolida e fortalece os valores de uma sociedade por meio da participação ativa e do empoderamento das pessoas no sistema cultural, impulsionado pelo uso de pesquisa, inovação e produção de conhecimento.
( ) A incorporação do valor cultural a um bem ou atração, seja ela material ou imaterial, amplia seu valor e potencial econômico, gerando produtos originais e de qualidade que impulsionam setores como o turismo e a economia criativa.
( ) A cultura é uma dimensão estruturante da vida social e do desenvolvimento econômico, pois oferece manifestações sólidas, inclusivas, interligadas a diversas áreas e representativas da diversidade, contribuindo para o fortalecimento da sociedade.
( ) O reconhecimento e a valorização de elementos singulares expressam a identidade cultural de uma comunidade e asseguram que os produtos e as práticas culturais representem suas vivências e saberes, articulando valor simbólico e potencial econômico.

A sequência correta é:
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30Q1034338 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Leia os dois trechos das músicas a seguir. O primeiro é a versão original da música “Mulheres”, de Toninho Geraes, e o segundo é uma adaptação da música, realizada por Doralyce Ferreira e Silvia Duffrayer.

I.
Nós somos mulheres de todas as cores De várias idades, de muitos amores Lembro de Elza Soares, mulher fora da lei Lembro Marielle, valente e guerreira De Chica Da Silva, Toda Mulher Brasileira Crescendo oprimida pelo patriarcado Meu corpo, minhas regras, agora mudou o quadro Mulheres cabeça e muito equilibradas Ninguém está confusa, não te perguntei nada São elas por elas Escute este samba que eu vou te cantar Eu não sei por que eu tenho que ser a sua felicidade Não sou a sua projeção, você é que se baste Meu bem, amor assim eu quero longe de mim Sou Mulher, sou dona do meu corpo e da minha vontade Fui eu que descobri poder e liberdade
Adaptado de: Música “Nós somos mulheres. Samba que elas querem” de Doralyce Ferreira e Silvia Duffrayer.

II.
Já tive mulheres de todas as cores De várias idades, de muitos amores Com umas até certo tempo fiquei Pra outras apenas um pouco me dei Já tive mulheres do tipo atrevida Do tipo acanhada, do tipo vivida Casada carente, solteira feliz Já tive donzela e até meretriz Mulheres cabeça e desequilibradas Mulheres confusas, de guerra e de paz Mas nenhuma delas me fez tão feliz Como você me faz Procurei em todas as mulheres a felicidade Mas eu não encontrei e fiquei na saudade
Adaptado de: Música “Mulheres” de Toninho Geraes

Analise as afirmativas a seguir relacionadas ao procedimento de adaptação da versão original do samba.

I. Apropria-se de um elemento cultural que reforça papéis de gênero com o objetivo de questioná-lo e reformulá-lo de acordo com os interesses e os desejos de um grupo social.
II. Plagia uma expressão cultural ao reproduzir fielmente seu conteúdo sem fazer a devida atribuição de autoria.
III. Rejeita o estilo musical do samba que frequentemente perpetua a sexualização da mulher, representando-a como objeto de desejo masculino.

Está correto o que se afirma em
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31Q1034326 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

O espaço também é tratado como um fato da natureza, “naturalizado” através da atribuição de sentidos cotidianos comuns. Sob certos aspectos, mais complexo do que o tempo – tem direção, área, forma, padrão e volumo como principais atributos, bem como distância – o espaço é tratado tipicamente como um atributo objetivo das coisas que pode ser medido e, portanto, apreendido. Reconhecemos que a nossa experiência subjetiva pode nos levar a domínios de percepção, de imaginação, de ficção e de fantasia que produzem espaços e mapas mentais como miragens da coisa supostamente “real”. Sob a superfície de ideias do senso comum e aparentemente “naturais” acerca do tempo e do espaço, ocultam-se territórios de ambiguidade, de contradição e de luta. Os conflitos surgem não apenas de apreciações subjetivas admitidamente diversas, mas porque diferentes qualidades materiais objetivas do tempo e do espaço são consideradas relevantes para a vida social em diferentes situações. Importantes batalhas também ocorrem nos domínios da teoria, bem como da prática, científica, social e estética. O modo como representamos o espaço e o tempo na teoria importa, visto afetar a maneira como nós e os outros interpretamos e depois agimos com relação ao mundo.

Adaptado de: HARVEY, David. A condição pós-moderna. Uma pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1992, pp. 188 – 190.

Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que o autor
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32Q1032132 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025

Stuart Hall dedicou grande parte de sua obra à análise da cultura e da identidade em sociedades multiculturais. No livro Pensando a diáspora, Hall examina as identidades caribenhas diaspóricas em condições contemporâneas de globalização. O autor argumenta a favor da "impureza" cultural, considerando a forma como o “velho” é transformado no “novo” e a forma como o “exterior” se torna parte constitutiva da “cultura nacional”. Para analisar as interações entre culturas e a impureza cultural, Hall propõe o conceito de:
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33Q1031125 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Antropologia, IPHAN, FGV, 2025

O trecho a seguir discorre sobre os desafios que os movimentos indígenas enfrentam na luta pelo reconhecimento institucional dos conhecimentos tradicionais.

A influência das ideias dominantes opera em dois sentidos aparentemente contraditórios. De um lado, os movimentos indígenas formulam reivindicações nos termos de uma linguagem de direitos dominante, passível de ser reconhecida e, portanto, de ser bem-sucedida. De outro, esses conceitos supõem, ao falar em “conhecimento tradicional” no singular, que um único regime possa representar uma miríade de diferentes regimes históricas e sociais de conhecimento tradicional.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. “Cultura” e cultura. Conhecimentos tradicionais e direitos intelectuais. Lisboa: Oca Editorial, 2020. (Adaptado.)

Assinale a opção que descreve corretamente a situação descrita.
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34Q1081873 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Pedagogo, Prefeitura de Congo PB, FACET Concursos, 2025

“Indústria cultural é manipulação da consciência” (Adorno e Horkheimer, Dialética do Esclarecimento, 1947). Sobre séries globais em plataformas digitais:
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35Q1060903 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir do Plano Nacional de Cultura (PNC).
“A formação sociocultural do Brasil é marcada por encontros étnicos, sincretismos e mestiçagens. Na experiência histórica, predominam a negociação entre suas diversas formações humanas e matrizes culturais, e o jogo entre identidade e alteridade, resultando no reconhecimento progressivo dos valores simbólicos presentes em nosso território. Não se pode ignorar, no entanto, as tensões, dominações e discriminações que permearam e permeiam a trajetória do País. A diversidade cultural no Brasil se atualiza – de maneira criativa e ininterrupta – por meio da expressão de seus artistas e de suas múltiplas identidades, a partir da preservação de sua memória, da reflexão e da crítica.”
(Adaptado de PNC, Lei nº 12.343/2010)

Com base nesse trecho, é correto afirmar que o PNC associa o conceito de cultura ao de:
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36Q1034335 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

A história de vida é uma daquelas noções do senso comum que entram de contrabando no universo acadêmico; primeiro, sem tambor nem trompete, pelos etnólogos; depois, mais recentemente, e não sem estrondo, entre os sociólogos. Falar de história de vida é pressupor pelo menos, e isto não é pouco, que a vida é uma história e uma vida é inseparavelmente o conjunto de acontecimentos de uma existência individual concebida como uma história e o relato desta história. O mundo social, que tende a identificar a normalidade com a identidade, entendida como constância de si mesmo de um ser responsável, ou seja, previsível ou, no mínimo, inteligível, à maneira de uma história bem construída, dispõe de todos os tipos de instituições de totalização e de unificação do eu.
Os acontecimentos biográficos são definidos como muitos posicionamentos e deslocamentos no espaço social, ou seja, mais precisamente, nos diferentes estados sucessivos da estrutura de distribuição das diferentes espécies de capital envolvidas em dado campo

Adaptado de: BOURDIEU, Pierre. L’illusion biographique. In: Actes de la recherche en sciences sociales. Vol. 62-63, 1986.

Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que, segundo o autor, o sociólogo, ao estudar biografias, deve
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37Q1061015 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à produção de alimentos, identidade cultural e territórios, julgue o item a seguir.

O valor cultural do ato de comer e do modo alimentar é cada vez mais entendido como um ato agrário, com a comida sendo uma espécie de tradutora de povos, nações, civilizações, grupos étnicos, comunidades e famílias.

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38Q1064799 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Agente Administrativo, Prefeitura de Umbuzeiro PB, EDUCA, 2025

Sobre multiculturalidade, analise os itens a seguir:

I. A multiculturalidade é um conceito que se refere à coexistência de diferentes culturas em um determinado espaço geográfico ou social. É a convivência harmoniosa e respeitosa entre pessoas de diferentes origens étnicas, religiosas, linguísticas e culturais.

II. A multiculturalidade traz uma série de benefícios para a sociedade. Um dos principais é a promoção da igualdade de oportunidades, uma vez que valoriza as diferentes culturas e evita a discriminação. Além disso, a multiculturalidade estimula a convivência pacífica entre diferentes grupos, promovendo a paz social e a harmonia.

III. O Brasil é um país conhecido por sua diversidade cultural. Com uma população formada por diferentes etnias, religiões e culturas, o país é um exemplo de multiculturalidade.

IV. O multiculturalismo não interessa à sociedade como um todo, e sim a certos grupos sociais que, de uma forma ou de outra, são excluídos dos centros de decisão por questões econômicas e, sobretudo, por questões culturais.

Estão CORRETOS:

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39Q1055072 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Ciências Sociais, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

As representações coletivas, uma das expressões do fato social, compreendem os modos “como a sociedade vê a si mesma e ao mundo que a rodeia”. Dessa forma, são considerados exemplos de representações coletivas, EXCETO:
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40Q1055075 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Ciências Sociais, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A passagem da modernidade para a pós-modernidade vem sendo intensamente estudada; muitos autores se destacam nesses estudos como Zygmund Bauman, David Harvey, Castells, dentre outros. Com base nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Ordem, progresso, verdade, razão, objetividade, emancipação universal e sistemas únicos de leitura da realidade são características da modernidade. II. Teorias universalistas, fundamentos definitivos de explicação, fronteiras, barreiras, longo prazo, hierarquia, instituições sólidas, poder central, claras distinções entre público e privado são características da pós-modernidade. III. Globalização, comunicações eletrônicas, mobilidade, flexibilidade, fluidez, relativização, pequenos relatos, fragmentação, rupturas de fronteiras e barreiras, fusões e curto prazo são características da pós-modernidade. IV. Imediatismo, descentralização e extraterritorialidade do poder, imprevisibilidade e consumo são características da modernidade.
Estão corretas as afirmativas
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