Início

Questões de Concursos Cultura e Sociedade

Resolva questões de Cultura e Sociedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1055075 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Ciências Sociais, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A passagem da modernidade para a pós-modernidade vem sendo intensamente estudada; muitos autores se destacam nesses estudos como Zygmund Bauman, David Harvey, Castells, dentre outros. Com base nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Ordem, progresso, verdade, razão, objetividade, emancipação universal e sistemas únicos de leitura da realidade são características da modernidade. II. Teorias universalistas, fundamentos definitivos de explicação, fronteiras, barreiras, longo prazo, hierarquia, instituições sólidas, poder central, claras distinções entre público e privado são características da pós-modernidade. III. Globalização, comunicações eletrônicas, mobilidade, flexibilidade, fluidez, relativização, pequenos relatos, fragmentação, rupturas de fronteiras e barreiras, fusões e curto prazo são características da pós-modernidade. IV. Imediatismo, descentralização e extraterritorialidade do poder, imprevisibilidade e consumo são características da modernidade.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q1063397 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Área XV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

Na gestão da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (1989- 92), Marilena Chauí defendeu e promoveu uma concepção de cidadania cultural:

Eu propus a ideia da cultura como um direito, a ideia de cidadania cultural, significando: a) contra a tradição brasileira (mantida mesmo por uma parte da esquerda), declaramos que o Estado não é produtor de cultura, e sim a sociedade e que, por isso, a cultura é um direito dos cidadãos não só de ter acesso aos bens culturais, mas sobretudo de produzir cultura; e b) uma reformulação da própria ideia de cultura, pois a lei municipal definia como cultura apenas a prática das sete artes liberais e mais nada: tudo que você quisesse fazer que não fosse dança, música, teatro, cinema, escultura, ou pintura não era permitido pela lei. Um longo e difícil trabalho teve que ser feito para mudar essa situação. (…) Mas, ao longo de quatro anos, a ideia de que a cultura é um direito, a ideia de cidadania cultural “pegou” e os movimentos culturais fizeram a cultura acontecer, porque a função da SMC não era produzir cultura e sim criar condições para que ela fosse criada. Essa ideia se tornou nacional.

Chauí, Marilena. Cidadania cultural: o direito à cultura. São Paulo: Perseu Abramo, 2006.


Com base no trecho, é correto afirmar que a concepção de cidadania cultural proposta por Marilena Chauí
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1061015 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à produção de alimentos, identidade cultural e territórios, julgue o item a seguir.

O valor cultural do ato de comer e do modo alimentar é cada vez mais entendido como um ato agrário, com a comida sendo uma espécie de tradutora de povos, nações, civilizações, grupos étnicos, comunidades e famílias.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q1061018 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo a relações e conexões entre patrimônio cultural, natural, agrícola e alimentar.

Comida é patrimônio e não mercadoria; esta é uma expressão que as mulheres em suas práticas produtivas e de agroextrativismo afirmam para o sentido das identidades sociais e históricas das culturas alimentares. Os significados estão expressos no art. 216 da Constituição de 1988, que diz ser o patrimônio constituído de bens de natureza material e imaterial, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q1082278 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Assistente de Alunos, IF PE, FUNCERN, 2025

A divisão tradicional entre masculino e feminino é uma construção cultural que pode variar entre diferentes povos e evoluir ao longo do tempo. Nessa perspectiva, podemos inferir que o gênero de uma pessoa é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1079546 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Aspirante da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Leia o texto a seguir.


Falar da contribuição das raças humanas para a civilização mundial poderia assumir um aspecto surpreendente numa coleção de brochuras destinadas a lutar contra o preconceito racista. Resultaria num esforço vão ter consagrado tanto talento e tantos esforços para demonstrar que nada, no estado atual da ciência, permite afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raça em relação a outra […].

(Claude Lévi-Strauss. Raça e História. 3a Edição. Lisboa, Editorial Presença,1980. Adaptado)

O que determina a diferença cultural entre os povos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1073276 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Educador Físico, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Na perspectiva da construção da cultura corporal de movimento, como o conceito de cultura corporal se diferencia da abordagem positivista tradicional que separa o corpo em dimensões distintas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1063396 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Área XV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

Leia as duas teses postuladas por Max Horkheimer e Theodor Adorno a respeito do conceito de “indústria cultural”.

A técnica da indústria cultural levou apenas à padronização e à produção em série, sacrificando o que fazia a diferença entre a lógica da obra e a do sistema social. Isso, porém, não deve ser atribuído a uma lei evolutiva da técnica, enquanto tal, mas à sua função na economia atual.

A função que o esquematismo kantiano ainda atribuía ao sujeito, a saber, referir de antemão a multiplicidade sensível aos conceitos fundamentais, é tomada ao sujeito pela indústria.

Adaptado de Adorno, T. W. e Horkheimer, M. Dialética do Esclarecimento: Fragmentos Filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

Com base nos trechos, avalie se as afirmativas a seguir interpretam corretamente as duas teses:


I. O desenvolvimento da técnica na sociedade capitalista contemporânea, incorporou a cultura nesse processo, impondo-lhe transformações significativas na forma, mas, principalmente, em sua essência.

II. Em decorrência do novo modo de produção cultural, submetido às leis mercantis, a cultura foi padronizada e reduzida a mercadoria de consumo.

III. A interpretação dos fatos da realidade interna ao sujeito e seus sentidos, própria da experiência iluminista descrita por Kant, cede lugar a um mecanismo que lhe é exterior, a indústria cultural.

IV. A obra de arte perde a sua singularidade, sua “aura”, tornando-se um produto do modo de produção industrial, motivo pelo qual perde sua capacidade de ser imprevista e singular e torna-se instrumento de conformidade com o status quo.

As teses foram interpretadas de acordo com a teoria crítica dos autores em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1016816 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Os sistemas agrícolas tradicionais (SATs) podem ser definidos como um conjunto de saberes, mitos, formas de organização social, práticas, produtos, técnicas/artefatos e outras manifestações que compõem sistemas culturais manejados por povos e comunidades tradicionais. A respeito desse assunto e dos múltiplos aspectos a ele relacionado, julgue o seguinte item.

A Feira da Mandioca de Imbituba (Associação Comunitária Rural de Imbituba — ACORDI) tem como propósito dar visibilidade à produção de farinha de mandioca dos agricultores e pescadores tradicionais dos areais da ribanceira, grupo social que se mantém no território ao longo das gerações, cujo manejo envolve principalmente cultivo de mandioca, extrativismo vegetal (butiá) e pesca artesanal.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q1061017 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à produção de alimentos, identidade cultural e territórios, julgue o item a seguir.

A patrimonialização contemporânea da alimentação insere-se no vasto movimento que faz a noção de patrimônio passar do âmbito privado para o público, do econômico para o cultural, sendo também sinal de outras transformações das representações sociais, estando relacionada à noção de patrimônio imaterial, que engloba práticas cotidianas e populares.

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q1079547 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Aspirante da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Leia o texto a seguir.


A televisão se tornou ubíqua e está tão arraigada na rotina da vida cotidiana que a maioria das pessoas simplesmente a considera uma parte integral da vida social. Assistimos TV, falamos sobre programas com amigos e familiares, e organizamos nosso tempo de lazer em torno do horário da televisão. A 'caixa no canto' fica ligada enquanto estamos fazendo outras coisas e parece proporcionar um pano de fundo essencial para a vida que transcorre.

(Anthony Giddens. Sociologia. 6a Ed. Porto Alegre: Penso, 2012)

* Ubíqua – que está ou existe ao mesmo tempo em toda parte; onipresente


Qual o papel da mídia na sociedade contemporânea?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.