Questões de Concursos: Cultura e identidade nacional

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Cultura e identidade nacional. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q679576 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV

“‘Ser ou não índio’ não diz respeito à identificação biológica e muito menos jurídica, mas a um autorreconhecimento da identidade étnica, que não é natural, e sim construída nos processos de sociabilidades ligados tanto às culturas indígenas como às estratégias sociais e políticas em contextos urbanos.”

BARROSO, Milena Fernandes. Rotas críticas das mulheres Sateré-Mawé no enfrentamento à violência doméstica: novos marcadores de gênero no contexto indígena. Manaus: EDUA, 2015, p.31.

Considerando o enunciado acima, assinale a opção que corresponde à correta definição da identidade étnica e social dos índios no Brasil.

12 Q903162 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

No livro Casa Grande & Senzala (2004), Gilberto Freyre, inspirado nos escritos de PittRivers, apresenta as influências deletérias decorrentes do sistema civilizador dos jesuítas, que mediou boa parte das relações entre portugueses e indígenas no Brasil. Sobre isso, qual das opções abaixo está CORRETA:

I. A concentração dos indígenas em grandes aldeias.
II. Segregação nas plantações.
III. Aumento da mortalidade infantil de indígenas devido às novas condições de vida.
IV. Aplicação de legislação penal europeia a supostos crimes de fornicação.

13 Q907647 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Texto 1


Eu gostaria de sugerir um modelo “narrativo” de subjetividade e constituição da identidade em lugar do modelo da “performatividade”. Meu ponto é que o modelo narrativo tem a virtude de explicar aquele “excedente de significado, criatividade e espontaneidade” que se diz acompanhar a iteração no modelo de performatividade, mas cujos mecanismos não podem ser efetivamente explicados pela performatividade.


BENHABIB, Seyla; SILVEIRA, Ana Claudia Lopes. Diferença sexual e
identidades coletivas: a nova constelação global. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 22, n. 4, p. 151, 2017.
No trecho acima, observa-se a crítica ao modelo baseado na performatividade, de Judith Butler, na definição das identidades. Essa crítica tem como contraponto o modelo narrativo que

14 Q891782 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

A história do contato das raças chamadas superiores com as consideradas inferiores é sempre a mesma. Os povos acostumados à vida dispersa e nômade, como os nativos do Brasil, sempre se degradam quando forçados à grande concentração e à sedentariedade absoluta.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. São Paulo: Global, 2006. (adaptado)


Sobre os indígenas, o texto apresentado expõe uma visão que consiste em indicar que esses nativos foram seres

15 Q936411 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Uma civilização é a entidade cultural mais ampla. As aldeias, as regiões, as etnias, as nacionalidades, os segmentos religiosos, todos têm culturas distintas em diferentes níveis de heterogeneidade cultural. A cultura de um vilarejo no sul da Itália pode ser diferente da de um vilarejo no norte da Itália, mas ambos compartilharam uma cultura italiana comum que os distingue de vilarejos alemães. As comunidades europeias, por sua vez, compartilharão aspectos culturais que as distinguem das comunidades chinesas ou hindus.
HUNTINGTON, S. P. O choque de civilizações. Rio de Janeiro: Objetiva,1997.
De acordo com esse entendimento, a civilização é uma construção cultural que se baseia na

16 Q907651 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Considerando o texto anterior, a imposição de classificações e critérios da cultura do pesquisador na análise de outra sociedade ou cultura revela uma prática

17 Q903160 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

Nos estudos sobre o processo de formação social do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda, em sua obra Raízes do Brasil (1994), debate sobre nossa herança rural. Segundo o autor, qual das alternativas abaixo melhor reflete as características dessa herança?

18 Q937557 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Primeiro Dia, ENEM, INEP

Opinião
Podem me prender
Podem me bater
Podem até deixar-me sem comer
Que eu não mudo de opinião.
Aqui do morro eu não saio não
Aqui do morro eu não saio não.
Se não tem água
Eu furo um poço
Se não tem carne
Eu compro um osso e ponho na sopa
E deixa andar, deixa andar...
Falem de mim
Quem quiserfalar
Aqui eu não pago aluguel
Se eu morreramanhã seu doutor,
Estou pertinho do céu

Zé Ketti.Opinião. Disponívelem: http:/www.mpbnet.com.br.
Acesso em: 28 abr.2010


Essa música fez parte de um importante espetáculo tea­tral que estreou no ano de 1964, no Rio de Janeiro. O pa­pel exercido pela Música Popular Brasileira (MPB) nesse contexto, evidenciado pela letra de música citada, foi o de

19 Q911615 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Assistente Social, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre o multiculturalismo, analise os itens a seguir:

I. O multiculturalismo é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas.

II. O multiculturalismo também pode ser chamado de pluralismo cultural, é um conceito da sociologia aplicado aos estudos em ciências sociais. A ideia de um grupo multicultural pressupõe que os grupos culturais estariam interligados, em função do contato que as culturas têm entre si.

III. O Multiculturalismo no Brasil é diretamente associado ao processo migratório desde a chegada dos portugueses em 1500. O Brasil se desenvolveu a partir de uma construção social entre os portugueses (europeus), os indígenas (povos originários) e os negros sequestrados e escravizados (de diversos territórios africanos).

IV. O respeito ao culto de diferentes religiões é um exemplo de multiculturalismo na nossa sociedade. Em lugares em que convivam de forma amistosa membros do candomblé, fiéis de igrejas evangélicas, seguidores do catolicismo, ateus, budistas, entre outras crenças, é um ambiente multicultural.


Estão CORRETOS:

20 Q907646 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Texto 1


Eu gostaria de sugerir um modelo “narrativo” de subjetividade e constituição da identidade em lugar do modelo da “performatividade”. Meu ponto é que o modelo narrativo tem a virtude de explicar aquele “excedente de significado, criatividade e espontaneidade” que se diz acompanhar a iteração no modelo de performatividade, mas cujos mecanismos não podem ser efetivamente explicados pela performatividade.


BENHABIB, Seyla; SILVEIRA, Ana Claudia Lopes. Diferença sexual e
identidades coletivas: a nova constelação global. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 22, n. 4, p. 151, 2017.
De acordo com Caio Prado Jr, a formação do Brasil contemporâneo se dá alicerçada em elementos como o latifúndio, a exploração do trabalho escravo, e a dependência dos países centrais para escoamento da produção de produtos primários e importação de manufaturados. Nesta análise, esses elementos tão característicos da formação do Brasil remontam ao contexto
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.