Na obra Formação do Brasil contemporâneo: colônia (2000), Caio Prado Júnior defende
que a população brasileira foi formada pela relação entre diferentes raças. Sobre isso, assinale
a alternativa INCORRETA :
a) O povoamento foi caracterizado por uma pequena elite de dirigentes brancos, enquanto a
grande maioria, composta por outras raças subjugadas e escravizadas, tinha como única
função trabalhar e produzir açúcar, tabaco e algodão para suprir a demanda dos mercados
europeus.
b) A colonização reuniu aqui um conglomerado heterogêneo de raças, unidas com o único propósito de realizar uma grande empreitada comercial, à qual contribuíram, conforme as circunstâncias e necessidades, brancos europeus, negros africanos e indígenas do continente.
c) Não havia nada mais abusivo nos sistemas de educação dos índios do que tentar induzi-los ao trabalho por meio de incentivos baseados em modelos europeus, que eram completamente estranhos aos seus gostos e costumes.
d) Para Caio Prado Júnior, a mestiçagem é o signo sob o qual se forma a nação brasileira e constitui, sem dúvida, o seu traço característico mais profundo e notável, sendo a verdadeira solução encontrada pela colonização portuguesa para o problema indígena.
e) Na interação entre as três raças, a indolência e o ócio se destacaram entre europeus e indígenas, para os europeus, tal desprezo pela execução de atividades era fruto da exploração do trabalho forçado de negros, enquanto para os indígenas tais características eram percebidas de forma inata.