Questões de Concursos Currículo Teoria e Prática

Resolva questões de Currículo Teoria e Prática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11Q989877 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto do planejamento e organização de ensino, assinale a alternativa que melhor representa um dos princípios fundamentais da abordagem construtivista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q979724 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, História Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O documento oficial do currículo de História do Ensino Fundamental II do município de Itatiba
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q977089 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Educação Infantil, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Ao adotar a interdisciplinaridade, o processo educativo proporciona ao aluno uma formação que rompe com a fragmentação dos conteúdos, favorecendo uma aprendizagem____, capaz de relacionar teoria e prática, escola e sociedade.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q979979 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A educação física no ensino fundamental vai além da prática esportiva, sendo componente essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. Seus objetivos estão relacionados ao reconhecimento do corpo como expressão da identidade, ao respeito às diferenças e à ampliação do repertório cultural por meio das práticas corporais. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que um dos principais objetivos da educação física no ensino fundamental é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q975630 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Edital nº 1, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação às adaptações de conteúdo, métodos e recursos no atendimento educacional especializado, analise as afirmativas abaixo e marque, posteriormente, a alternativa correta.

I – Um espaço como a sala de recursos multifuncionais pode favorecer ações significativas para o aluno, quando, por exemplo, a diferenciação de ensino precisa ser mais específica.

II – Um aluno que apresenta deficiência deve ter mediação pedagógica apenas do professor que atua como regente da turma, ainda que apresente dificuldade para lidar com as propostas apresentadas no coletivo, que exijam posturas e autonomia que ele pode não ter bem desenvolvidas.

III – É importante auxiliar o aluno com deficiência intelectual a saber como e quando utilizar estratégias sociais, de estudo, de organização em sala de aula e com seus pares, que foram bem-sucedidas em diferentes momentos e que favoreceram sua aprendizagem em situações individualizadas de ensino.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q981784 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao currículo e à construção do conhecimento, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q976962 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece o conjunto de aprendizagens essenciais para a Educação Básica, organizando-as por áreas do conhecimento e componentes curriculares, de modo a garantir o desenvolvimento integral dos estudantes.

Considerando as especificidades e articulações entre os componentes curriculares de Matemática, Ciências da Natureza, História e Geografia na BNCC, analise as proposições a seguir:

I.Em Matemática, a BNCC propõe o desenvolvimento do letramento matemático por meio de um processo de investigação, compreendendo números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística, enfatizando a resolução de problemas e a construção de argumentação lógica.
II.A área de Ciências da Natureza, na BNCC, busca a alfabetização científica, promovendo a compreensão de fenômenos naturais, processos tecnológicos e das relações entre eles, instigando a investigação e o pensamento crítico sobre o mundo físico, químico e biológico.
III.Em História, a BNCC orienta que o ensino deve priorizar a memorização de datas e fatos históricos de forma linear e eurocêntrica, com foco na narrativa dos grandes eventos e personagens, para garantir a assimilação da cronologia dos acontecimentos.
IV.A Geografia na BNCC estimula o raciocínio geográfico para compreender a organização do espaço e a relação sociedade-natureza, promovendo a análise de diferentes paisagens, territórios e lugares, e o reconhecimento das diversidades e desigualdades socioespaciais.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q979052 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O art. 26 da Lei no 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) trata dos currículos da Educação Básica, compostos de uma base nacional comum e de uma parte diversificada.

O parágrafo 11 desse mesmo artigo estabelece que a educação digital,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q981768 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

A orientação proposta nos parâmetros curriculares nacionais favorece o desenvolvimento das capacidades necessárias à formação do indivíduo, uma vez que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q981029 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo Moreira et al. (2007), os movimentos sociais identitários provocaram, a partir da segunda metade do século XX, uma série de transformações no campo do currículo.
Qual alternativa corretamente descreve a compreensão dos autores a respeito dessa temática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.