Início

Questões de Concursos Currículo Teoria e Prática

Resolva questões de Currículo Teoria e Prática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q976377 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Como documento oficial, o Referencial Curricular do Paraná introduz o conceito de competências socioemocionais alinhado à BNCC. Qual alternativa apresenta exemplo de prática pedagógica coerente com essa orientação de maneira correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q1045830 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Effgen (2011), baseada na Declaração de Salamanca (1994), afirma que os currículos devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q986443 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo Orientador 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A abordagem interdisciplinar promove uma perspectiva mais contextualizada do processo de ensino e aprendizagem.

A interdisciplinaridade é uma estratégia que favorece:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q978326 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Ensino Fundamental II – Matemática, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

De acordo com a BNCC, qual das seguintes afirmações melhor representa a abordagem do ensino de Matemática no Ensino Fundamental?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q986295 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Química 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e suas atualizações, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q1073348 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogia, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) constituem um referencial com características específicas para orientar a prática educacional. Assinale a alternativa que reflete corretamente uma dessas características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1073375 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Para construir um Projeto Pedagógico adequado, deve-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q994798 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), é necessário que um currículo vá além da perspectiva dos Componentes Curriculares, vivenciando a transversalidade do conhecimento, seja no ambiente escolar ou fora dele, mas sempre tendo presente que a especificidade do papel que cabe à escola na sociedade não pode ser assumida por outra instituição.
Assim, o currículo deve ser estabelecido de forma a permitir que aos/às estudantes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q994800 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Conforme o documento “Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015)”, sobre o fortalecimento da educação das relações étnico-raciais na Educação Básica, enfatiza que: trata-se de reconhecer, valorizar e consolidar a história, a cultura e a identidade dos negros e indígenas na Educação Básica municipal.
É imperativa a construção de ações e atitudes que respeitem as diferenças, sem deixar de combater as desigualdades raciais que atingem, notadamente, os negros e indígenas. Diante do exposto, analise as afirmativas e assinale V (verdadeira) e F (falsa):
( ) materialização de práticas de educação das relações étnico-raciais limitam a construção de projetos esporádicos e circunstanciais;
( ) formação continuada dos profissionais da educação, e que se tenha como base não apenas o reconhecimento das diferenças, mas que estas sejam colocadas em relação entre os sujeitos;
( ) mudanças de comportamento ao comprometer-se com o rompimento de relações de dominação, de discriminação e de preconceito racial que colocam as pessoas negras e indígenas numa condição de subalternidade;
( ) promoção da igualdade racial enseja, concomitante, a consciência da alteridade que constitui os diferentes sujeitos no contexto educativo, uma intervenção pedagógica distinta que contribua para a construção de identidades positivadas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1082916 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Ao tratar acerca do processo de educação escolar e desenvolvimento humano, o Currículo Regional do Ensino Fundamental (CREF) destaca que:

Um percurso formativo comprometido com o desenvolvimento humano integral dos sujeitos escolares exige compreendê-los em sua:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1061439 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Área de Atuação 9 Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às competências específicas de matemática e suas tecnologias para o ensino médio, espera-se, segundo a BNCC, que um estudante do ensino médio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1073473 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI destaca a importância de abordar conteúdos de naturezas diversas de forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1083466 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Em relação à cultura escrita, a Base Nacional Comum Curricular (2017) e o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) afirmam que:

1. As experiências com a literatura infantil contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, o estímulo à imaginação e a ampliação do conhecimento de mundo.
2. As experiências relacionadas à cultura escrita devem ser planejadas e, com as crianças da pré-escola, devem favorecer a aproximação com práticas escolarizantes.
3. A imersão na cultura escrita deve partir do que as crianças já conhecem e das curiosidades que demonstram.
4. Não é aconselhável, nessa etapa da Educação Básica, incentivar as crianças a escrever de maneira livre e a construir hipóteses sobre a escrita.
5. O contato com histórias promove familiaridade com livros, a diferenciação entre ilustrações e escrita, e a aprendizagem da direção da escrita.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q986513 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo Supervisor 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A interdisciplinaridade é uma abordagem que busca integrar conhecimentos de diferentes áreas, promovendo uma visão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q1045718 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

“Um currículo é uma tentativa de comunicar os propósitos educativos de tal forma que permaneça aberto à discussão crítica e possa ser efetivamente transladado em prática” (Coll apud Minetto, 2012). A respeito desse tema, analise as assertivas abaixo:

I. O currículo deve ser planejado de forma neutra, sem considerar as especificidades culturais ou subjetivas dos envolvidos, para garantir que seja universal e aplicável a qualquer contexto educacional inclusivo.
II. Para a elaboração do currículo, é importante buscar as informações provenientes da análise psicológica do indivíduo e do próprio contexto escolar, viabilizando a melhor forma de ensinar e avaliar.
III. O planejamento do currículo pelo professor pressupõe analisar as potencialidades, dificuldades e necessidades do aluno, mas também os recursos materiais que terá disponível e o contexto no qual vai utilizá-los.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q1083461 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

De acordo com as reflexões de Carvalho, Fochi e Piva, citadas pelo Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023), sobre microtransições na rotina diária, é correto afirmar que esse conceito se refere a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q987462 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Ao lidar com a necessidade de adaptação curricular para atender alunos com deficiência, é fundamental considerar estratégias que promovam a inclusão e o acesso efetivo ao currículo. Nesse contexto, assinale a alternativa que melhor exemplifica uma adaptação curricular adequada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1083462 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Ao abordar a temática da diversidade, o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) apresenta considerações a respeito da educação:

1. do Campo.
2. Escolar Indígena.
3. Afrodescendente.
4. para o Desenvolvimento Sustentável.
5. Especial.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1073512 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

No contexto do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI, os objetivos educacionais têm como função auxiliar o professor a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1083171 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, História, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Assinale a alternativa que completa a frase. “Os conteúdos curriculares não devem ser vistos como um fim em si mesmos, mas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.