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Questões de Concursos Currículo Teoria e Prática

Resolva questões de Currículo Teoria e Prática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1083433 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018), “A organização das unidades temáticas se baseia na compreensão de que o caráter lúdico está presente em todas as práticas corporais e a delimitação das habilidades privilegia oito dimensões de conhecimento.”
Com relação às dimensões do conhecimento apresentadas na BNCC, associe as Colunas 1 e 2.

Coluna 1 Dimensões do conhecimento

1. Experimentação
2. Uso e apropriação
3. Fruição
4. Reflexão sobre a ação
5. Construção de valores

Coluna 2Descrição

( ) Implica a apreciação estética das experiências sensíveis geradas pelas vivências corporais, bem como das diferentes práticas corporais oriundas das mais diversas épocas, lugares egrupos. ( ) Refere-se à dimensão do conhecimento que se origina pela vivência das práticas corporais e pelo envolvimento corporal na realização delas.
( ) Vincula-se aos conhecimentos originados em discussões e vivências no contexto da tematização das práticas corporais, que possibilitam a aprendizagem de valores e normas voltadas ao exercício da cidadania em prol de uma sociedade democrática.
( ) Refere-se aos conhecimentos originados na observação e na análise das próprias vivências corporais e daquelas realizadas por outros.
( ) Refere-se ao conhecimento que possibilita ao estudante ter condições de realizar de forma autônoma uma determinada prática corporal.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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142Q1083438 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

“No âmbito da formação profissional em Educação Física, é necessário superar o saber-fazer e o saber-ensinar sobre os esportes (…)” (KUNZ, 2017).
Na busca renovada de encontrar novas formas de praticar esportes que objetivem novos valores éticos e estéticos das relações humanas é necessário:

1. Encontrar o sentido e o significado máximo entre seus participantes quando consegue submetê-los totalmente às regras e gestos técnicos padronizados.
2. Ter a orientação voltada à produção de rendimentos a partir do modelo olímpico do mais veloz, mais alto e mais forte.
3. Propor mudanças na sua prática e desenvolvimento em âmbitos que não visem ao rendimento máximo e à competição como únicafinalidade.
4. Promover possibilidades e oportunidades para as crianças e jovens de voltar a descobrir coisas em situações de movimento que levem a entender o brincar e o jogar acima de tudo pelos seus significados.
5. Enfatizar que as vivências e experiências corporais mais significativas devem ser derivadas das múltiplas e variadas práticas e não pela especialização única ou em poucas práticas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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143Q1061437 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Área de Atuação 9 Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Entre as competências e habilidades relacionadas à contextualização sociocultural que devem ser desenvolvidas em matemática, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que um aluno do ensino médio seja capaz de
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144Q986177 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A interdisciplinaridade na prática docente enriquece o processo de ensino-aprendizagem.

Qual das alternativas abaixo listadas mostra corretamente a aplicação da interdisciplinaridade?
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145Q1083524 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Inglês, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Leia o parágrafo abaixo sobre o documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Componente Curricular: Língua Inglesa.

A BNCC prioriza o foco da função..................................... e política do inglês e, nesse sentido, passa a tratá-la em seu status de língua...................................... O conceito não é novo e tem sido recontextualizado por teóricos do campo em estudos recentes que analisam os usos da língua inglesa no mundo..................................... . Nessa proposta, a língua inglesa não é mais aquela do “estrangeiro”, oriundo de países hegemônicos, cujos falantes servem de modelo a ser seguido, nem tampouco trata-se de uma variante da língua inglesa.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
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146Q986258 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

De acordo com o Art. 27 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assinale a alternativa que corresponde a uma das diretrizes obrigatórias para a composição dos conteúdos curriculares da educação básica.
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147Q1034911 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No que se refere à construção do currículo e do projeto político-pedagógico no âmbito da educação escolar, assinale a afirmativa incorreta.
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148Q1034946 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Um dos compromissos assumidos no texto do Currículo Paulista diz respeito ao desenvolvimento de competências. Segundo o referido documento, o Currículo indica claramente o que os estudantes devem “saber” (em termos de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, o que devem “saber fazer”. O texto apresenta, ainda, as aprendizagens que os estudantes devem alcançar.

Assinale a opção que indica as aprendizagens definidas no Currículo Paulista.
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149Q1068336 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Discutindo a concepção construtivista e a atenção à diversidade, Zabala (1998) propõe um conjunto de questões que o professor deve se fazer. Entre essas, está se indagar se existem atividades “que possamos inferir que são adequadas ao nível de desenvolvimento de cada aluno”; ou “que provoquem um conflito cognitivo e promovam a atividade mental do aluno, necessária para que estabeleça relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios”. Essas questões podem “facilitar pistas para reforçar algumas atividades ou acrescentar outras novas”, tendo ainda o objetivo específico de reconhecer a validade

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150Q1082947 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Utilize o Texto II para responder a questão.


Texto II


A pesquisa de Krützmann e colaboradores (2023) analisou os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no trabalho de professores de ciências por meio de entrevistas semiestruturadas. Fala de docentes:


Outra coisa é estar preparado para ensinar química e física, né...? que a gente tem formação, tem habilitação para ciências né...?, mas não tem preparo para ensinar Física e Química. Acho que isso que vai impactar, vai impactar bastante no ensino e consequentemente, provavelmente, na aprendizagem dos alunos. [Professora entrevistada 1].


Bom, no meu caso, que sou professora de Ciências e que o currículo foi todo remodelado, ele tá bem Física, Química e Ciências da Natureza, assim, num contexto mais voltado para a Biologia, um pouco pra Geografia e tudo mais. Ela vai impactar nos conteúdos da própria disciplina, né, que mudou completamente. [Professora entrevistada 3].


Mas para um aluno de Ensino Fundamental que ainda precisa ter um..., um aprendizado muito concreto, para ele é muito complicado, uma hora ele estar aprendendo..., é..., seres vivos como animais e plantas, de repente ele tá estudando a rotação da Terra e depois ele aborda sistema nervoso. [Professora entrevistada 4]


Fonte: KRÜTZMANN, Fábio Luis; ALVES, Deborah Karla Calegari; SILVA, Cirlande Cabral da. Os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no trabalho de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Ciência & Educação (Bauru), v. 29, p. e23015, 2023. DOI:10.1590/1516-731320230015.
A partir da Base Nacional Comum Curricular de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental Anos Finais e da análise do Texto 2, analise as afirmações a seguir.

I- Afala da professora entrevistada 1 tem argumentos de que a BNCC irá gerar alteração da atuação do docente.
II- A fala da professora entrevistada 3 agrupa a mudança geral na dinâmica da escola, já que a BNCC atinge todas as esferas das instituições.
III- Afala da professora entrevistada 4 reforça ideias da BNCC trazendo novas exigências para o corpo discente.

É CORRETO o que se afirma em:
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151Q1081953 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com altas habilidades/superdotação tem como objetivo suplementar sua formação, atendendo às suas necessidades específicas. Sobre as estratégias pedagógicas para este público, analise as afirmativas a seguir.

I.O enriquecimento curricular, que consiste na ampliação e aprofundamento dos conteúdos curriculares da base nacional comum, explorando temas de interesse do aluno com maior complexidade.
II.A aceleração de estudos, que permite ao aluno avançar em séries ou etapas da educação básica, concluindo-a em menor tempo, desde que comprovada sua capacidade e maturidade para tal.
III.O agrupamento de alunos por habilidade ou interesse, seja em classes especiais, salas de recursos ou atividades extracurriculares, para promover a interação e o desenvolvimento de projetos em comum.

Está correto o que se afirma em:
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152Q1045683 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Analise as asserções posteriores e marque a alternativa pertinente.

I - No contexto educacional, adaptar ou flexibilizar um currículo significa garantir o direito à diferença em relação às necessidades educacionais especiais. Implica a busca pela coesão da base curricular comum com a realidade dos estudantes, suas características sociais, culturais e individuais – incorporando assim também os diferentes modos de aprender e as múltiplas inteligências presentes em sala de aula.
II – Dentro da realidade supracitada, ratifica-se que flexibilizações e adaptações curriculares são estratégias análogas ou seja iguais.
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153Q994799 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com o documento Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), a escola desempenha um papel significativo no processo de formação e exercício da cidadania, possibilitando uma série de direitos às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Considerando a afirmativa e na medida em que se democratiza o conhecimento e a gestão educacional na direção do acolhimento e da ressignificação de tratamento de segmentos historicamente excluídos e discriminados, qual é a função da escola?
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154Q1031679 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As abordagens curriculares contemporâneas requerem que a abordagem de conteúdos não seja limitada por fronteiras curriculares.

Assinale a opção que exemplifica, corretamente, a interdisciplinaridade.

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155Q1025604 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em relação às competências e habilidades do currículo do Distrito Federal para o componente curricular de sociologia no Ensino Médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no Ensino Médio, julgue o item.

Propõe-se que as aulas de sociologia, evitando-se contextos de integração curricular e de trabalho interdisciplinar, busquem suscitar nos estudantes o desejo de naturalizar as estruturas de pensamento do senso comum.
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156Q986181 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Qual alternativa abaixo apresenta um dos principais desafios enfrentados pelo pedagogo ao trabalhar com crianças nas séries iniciais do Ensino Fundamental?
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157Q1034322 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

A noção de interdisciplinaridade consiste em um importante conceito para a solução de contradições históricas da prática educacional. A respeito dessa noção, avalie as afirmações a seguir.

I. Constitui-se como importante estratégia de combate ao processo de especialização e compartimentalização dos saberes.
II. A interdisciplinaridade consiste na articulação de conhecimentos de diferentes campos, fomentando um trânsito integrador entre os mesmos.
III. Surge como tentativa de solucionar problemas híbridos, para os quais o movimento histórico de especialização dos saberes mostrava-se ineficaz.

Está correto o que se afirma em
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158Q1083237 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Imagine a seguinte situação:

Uma professora de Educação Infantil propõe a crianças de cinco anos que formem um círculo. Após explicar, com exemplos, o que é folclore e o que é uma cantiga folclórica, a professora deve perguntar se as crianças já conhecem alguma cantiga folclórica, se há quem cante em família ou em alguma atividade social. Após ouvir as respostas e criar um espaço de conversa para que as crianças exponham suas vivências com essas canções, a professora apresenta a canção “Sapo Cururu” e propõe a escuta atenta da música, a fim de que os pequenos aprendam a letra e a confecção de instrumentos com caixinhas papelão, varetas de madeira, chocalhos com grãos de areia e outros objetos de fácil acesso no ambiente escolar, para acompanhar a cantoria.
A partir do que dispõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre esse modo de trabalhar folclore brasileiro na Educação Infantil, é correto afirmar que a atividade proposta por essa professora contempla os seguintes campos de experiência e aprendizagem:

1. Traços, sons, cores e formas
2. Espaço, tempo, quantidade e transformações
3. O Eu, o Outro e o Nós

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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159Q1025649 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
Ao focalizar as aprendizagens como estruturantes deste Currículo, a SEEDF ratifica a função precípua da escola de oportunizar a todos os estudantes, indistintamente, o direito de aprender. Para isso, a organização do trabalho pedagógico proposta pelas escolas e inserida em seus projetos político-pedagógicos deve contribuir para colocar crianças, jovens e adultos em situações que favoreçam as aprendizagens. Garantir aos estudantes o direito às aprendizagens implica um investimento sustentado nos princípios da ética e da responsabilidade, que incida também na formação de uma sociedade mais justa e mais desenvolvida nos aspectos sociais, culturais e econômicos. Além disso, direciona para um fazer didático e pedagógico ousado, no qual o professor parte do princípio de que há igualdade intelectiva entre os sujeitos.

Currículo em Movimento da Educação Básica: pressupostos teóricos.
DF: SEEDF, 2014, p. 11-12 (com adaptações).
A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.

Garantir aos estudantes o direito às aprendizagens implica um investimento sustentado nos princípios da ética e da responsabilidade, que incide também na formação de uma sociedade mais justa e mais desenvolvida. No modelo educativo apresentado no texto, torna-se imprescindível a construção de um projeto político-pedagógico (PPP) que tenha os direitos humanos como eixo transversal, impactando as práticas pedagógicas, a produção dos materiais didáticos e pedagógicos, o modelo de gestão e os diferentes processos de avaliação.
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160Q986231 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Inglês, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A interdisciplinaridade é uma abordagem cada vez mais valorizada nos contextos educativos.
Sobre suas implicações na prática docente, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
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