Questões de Concursos Currículo Teoria e Prática

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21Q976713 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

O Referencial Curricular do Paraná enfatiza a interculturalidade. Dentre as possibilidades abaixo, qual prática pedagógica coaduna-se com esse princípio de maneira correta?
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22Q979573 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto a seguir, extraído do art. 12 da Resolução CNE/CEB nº 07/2010 (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos):

“_____________________ têm origem nas disciplinas científicas, no desenvolvimento das linguagens, no mundo do trabalho, na cultura e na tecnologia, na produção artística, nas atividades desportivas e corporais, na área da saúde e ainda incorporam saberes como os que advêm das formas diversas de exercício da cidadania, dos movimentos sociais, da cultura escolar, da experiência docente, do cotidiano e dos alunos”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
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23Q979096 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Chicon, Mendes e Sá (In: Andrade & Freitas, 2016) observaram práticas de ensino de professores de Educação Física e notaram que uma professora, que tinha em sua turma um aluno com baixa visão e outro com síndrome de Down, adotava um procedimento que acabava por levar os demais alunos a reproduzirem condutas de segregação em relação aos colegas com deficiências.

Esse procedimento era:
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24Q1004276 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Ciências, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Unidade Temática Vida e Evolução, nos objetos de conhecimentos: os mecanismos reprodutivos e sexualidade, são estudados pelos alunos de Ensino Fundamental − anos finais, em qual etapa? Assinale a alternativa correta.
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25Q986448 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo Assistência Social, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A abordagem interdisciplinar promove uma perspectiva mais contextualizada do processo de ensino e aprendizagem.
A interdisciplinaridade é uma estratégia que favorece:
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26Q979666 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Geografia Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere os textos a seguir:

Texto I

“Cabe ao professor de qualquer disciplina motivar o aluno a encarar os estudos como uma tarefa significativa e interessante. Se o aluno apresenta dificuldades de ler, analisar e redigir textos, é importante a orientação docente. O argumento comumente utilizado de que “não somos professores de Língua Portuguesa” não se justifica. Em qualquer disciplina, também em Geografia, é possível orientar os alunos para a melhor maneira de estudar um texto, desenvolvendo a capacidade de lidar com essa forma de comunicação e ampliando a possibilidade de compreender a realidade social com maior profundidade. [...] Saber ler e analisar um texto ou documento é requisito indispensável para o estudante em todas as disciplinas escolares [...]”.

(Nídia Pontuschka; Tomoko Iyda Paganelli; Núria Hanglei Cacete. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007)

Texto II

“Um texto constitui, portanto, uma mensagem codificada, e sua leitura implica a decodificação da mensagem pela compreensão e acompanhamento do raciocínio do autor. A finalidade da análise textual é aprender a ler, a familiarizar-se com os termos técnicos, os conceitos, as ideias e saber como elas se relacionam, assim como buscar hierarquizar o conteúdo do texto, identificar e acompanhar o raciocínio do autor, suas conclusões e as bases que as sustentam”.

(Nídia Pontuschka; Tomoko Iyda Paganelli; Núria Hanglei Cacete. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007).

A crítica presente no Texto I remete ao entendimento de que a leitura deve ser trabalhada no espaço escolar por todas as disciplinas, com o intuito de ajudar o aluno a desenvolver a capacidade de análise e compreensão do texto. Considerando-se a finalidade da análise textual abordada no Texto II, as autoras propõem a integração entre literatura e Geografia, pois entendem que é pela leitura que se conhecem e aprendem os conteúdos de ensino. Nesse sentido, sugerem um roteiro para que seja realizada a análise temática de um texto literário, estruturado em:
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27Q986346 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo Ensino Especial, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

No contexto da escolarização de estudantes com deficiência intelectual, é fundamental adotar práticas pedagógicas inclusivas e adequadas às suas necessidades.

Sobre os aspectos pedagógicos nesse processo, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

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28Q1009177 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Os referenciais curriculares lembram que a organização e as práticas educacionais estão baseadas em princípios éticos, políticos e estéticos. Ética e política estão interrelacionadas, mas comportam distinções.

Assinale a opção que indica um princípio ético.
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29Q1009464 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Texto para a questão.


Esportes de combate

O Professor João tem se dedicado a ensinar a seus estudantes diversas modalidades de esportes de combate, tais como capoeira, judô, aikido e jiu-jítsu. Em uma aula, constatou-se a presença de um conjunto de estudantes que evidenciou dificuldades em absorver a essência cultural e as particularidades inerentes a cada modalidade esportiva, além de manifestarem resistência em participar de atividades que exigiam contato físico, em decorrência de inseguranças. Além disso, o Professor buscou transmitir técnicas específicas de algumas dessas artes marciais, contudo, constatou que diversos estudantes estavam mais concentrados na execução técnica do que na apreensão do contexto cultural, histórico e nas distinções entre as modalidades.
Com base nas vivências do Professor João, indique a opção que mais adequadamente ilustra a sinergia entre os aspectos técnicos, culturais e sociais das modalidades de esportes de combate:
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30Q976965 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Considere as afirmativas a seguir, que versam sobre a intersecção entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Plano Nacional de Educação (PNE), documentos estruturantes da política educacional brasileira. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(_)A BNCC, ao instituir as aprendizagens essenciais, configura-se como um elemento central para o cumprimento das metas do PNE relativas à qualidade da educação, atuando como um balizador curricular que visa garantir a equidade na oferta educativa e superar as assimetrias regionais, sem, contudo, prescrever metodologias ou abordagens pedagógicas.
(_)O PNE, em sua abrangência decenal, estabelece as diretrizes e os recursos para a implementação da BNCC, sendo que a consecução das metas de alfabetização e de valorização dos profissionais da educação, por exemplo, é diretamente condicionada pela aplicação efetiva das competências e habilidades definidas no documento curricular.
(_)A contextualização do currículo, prevista na BNCC,implica a desvinculação das aprendizagens essenciais das realidades locais e regionais, priorizando a uniformidade de conteúdos em detrimento da diversidade cultural e das necessidades específicas dos estudantes, com o propósito maior de assegurar uma base comum irrestrita em nível nacional.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
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