Início

Questões de Concursos Currículo Teoria e Prática

Resolva questões de Currículo Teoria e Prática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1083425 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Segundo Zabala (1998), ao pensar no que os alunos devem aprender, é preciso considerar diferentes tipos de conteúdos. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de conteúdos factuais.

Fonte: ZABALA, A. Aprática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q976960 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Uma equipe pedagógica de uma rede municipal está reformulando seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), buscando alinhamento às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Em suas discussões, os profissionais se deparam com desafios relacionados à articulação entre os princípios ético-políticos, a valorização das identidades dos sujeitos e a superação das desigualdades educacionais.

Com base nos princípios e fundamentos das DCN/EB, assinale a alternativa que melhor expressa a concepção de currículo e de prática pedagógica orientada por esse documento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q979052 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O art. 26 da Lei no 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) trata dos currículos da Educação Básica, compostos de uma base nacional comum e de uma parte diversificada.

O parágrafo 11 desse mesmo artigo estabelece que a educação digital,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1032961 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Habilitação Educação Física, SEDUC MT, FGV, 2025

A vivência e a apreciação das atividades corporais favorecem o desenvolvimento integral e abrangente dos estudantes. Consoante a Base Nacional Comum Curricular, é correto afirmar que a experimentação e a fruição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q902715 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O currículo, enquanto construção social do conhecimento, visa a atender ao contínuo das dificuldades de ensino-aprendizagem que se apresentam no processo das pessoas com deficiência, pois requer respostas educativas adequadas como as que estão presentes no(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q904361 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Entende-se por Currículo o documento que em sua íntegra agrupa informações pertinentes ao Campo Educacional. Dentro desta perspectiva, pode-se entender que, todavia, na perspectiva de Libâneo a compreensão de currículo, enquanto projeção do Projeto Pedagógico, o que define currículo como: “[...] o que ensinar, o para que ensinar, o como ensinar e as formas de avaliação, em estreita colaboração com a didática” (2008, p. 168). De acordo com os estudos sobre Educação e Currículo, assinale a alternativa acerca de Currículo Oculto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1004276 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Ciências, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Unidade Temática Vida e Evolução, nos objetos de conhecimentos: os mecanismos reprodutivos e sexualidade, são estudados pelos alunos de Ensino Fundamental − anos finais, em qual etapa? Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1009435 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Habilitação Matemática, SEDUCMT, FGV, 2025

No Currículo de Mato Grosso para o Ensino Fundamental são apresentadas sugestões de metodologias específicas para o ensino da Matemática, que têm como objetivo tornar os estudantes protagonistas no processo de aprendizagem e, consequentemente, tornarem as aulas de Matemática mais interessantes. Para isso, o professor deve conhecer o Projeto Político Pedagógico da Escola e, a partir desse, escolher ou propor a metodologia mais adequada ao desenvolvimento do conhecimento matemático dos estudantes, respeitando o contexto social e a diversidade estudantil.

Dentre as possibilidades, o documento sugere três ideias de metodologias específicas de ensino da matemática ao professor, sendo elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q981793 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

A utilização dos projetos pedagógicos como metodologia educativa articula a aprendizagem de conceitos ao relacioná-los a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q892826 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O planejamento educacional é uma etapa fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois permite organizar as atividades pedagógicas de forma a atender aos propósitos educacionais e às necessidades dos alunos.
Sobre o planejamento educacional, assinale a afirmativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q977456 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Currículo do Ensino Fundamental II, da Prefeitura do Município de Itatiba, componente curricular de Matemática, afirma que “O aluno precisa ser protagonista da sua própria aprendizagem, portanto, ele precisa participar ativamente no processo de ensino”.

Para que isso aconteça, é necessário que, em sala de aula,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q976962 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece o conjunto de aprendizagens essenciais para a Educação Básica, organizando-as por áreas do conhecimento e componentes curriculares, de modo a garantir o desenvolvimento integral dos estudantes.

Considerando as especificidades e articulações entre os componentes curriculares de Matemática, Ciências da Natureza, História e Geografia na BNCC, analise as proposições a seguir:

I.Em Matemática, a BNCC propõe o desenvolvimento do letramento matemático por meio de um processo de investigação, compreendendo números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística, enfatizando a resolução de problemas e a construção de argumentação lógica.
II.A área de Ciências da Natureza, na BNCC, busca a alfabetização científica, promovendo a compreensão de fenômenos naturais, processos tecnológicos e das relações entre eles, instigando a investigação e o pensamento crítico sobre o mundo físico, químico e biológico.
III.Em História, a BNCC orienta que o ensino deve priorizar a memorização de datas e fatos históricos de forma linear e eurocêntrica, com foco na narrativa dos grandes eventos e personagens, para garantir a assimilação da cronologia dos acontecimentos.
IV.A Geografia na BNCC estimula o raciocínio geográfico para compreender a organização do espaço e a relação sociedade-natureza, promovendo a análise de diferentes paisagens, territórios e lugares, e o reconhecimento das diversidades e desigualdades socioespaciais.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q986343 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo Ensino Especial, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A interdisciplinaridade exige um planejamento cuidadoso das atividades e uma contextualização abrangente.

Essa abordagem pedagógica contribui para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1030442 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Anos Iniciais, SEEC RN, FGV, 2025

É preciso esclarecer que qualquer projeção sempre produz algum tipo de distorção em tamanhos, formas, posições e distâncias. Mas tais distorções seriam menores se em um mesmo atlas fosse utilizado sempre o mesmo tipo de escalas. Mas isso não sucede com os atlas tradicionais, baseados em Mercator, que chegam a utilizar de 20 a 50 escalas diferentes, o que impede a comparação dos mapas entre si. A projeção de Gerhard Mercator, construída com o objetivo de auxiliar a navegação, com os conhecimentos e a tecnologia disponíveis hoje em dia, pode ser considerada uma produção eurocêntrica, pois tanto a Europa quanto a América do Norte aparecem representadas com imagens maiores, desproporcionais com relação a outros continentes e países política e economicamente menos poderosos. Isso também pode ser constatado quando, no cálculo das latitudes, utiliza-se o meridiano de Greenwich, ou Londres, como ponto de referência, o que é compreensível dado o poder britânico naqueles momentos e, especialmente, sua política colonialista.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 91. Adaptado.

O exemplo cartográfico mencionado pelo trecho acima provoca a reflexão acerca de um modelo educacional que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q977089 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Educação Infantil, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Ao adotar a interdisciplinaridade, o processo educativo proporciona ao aluno uma formação que rompe com a fragmentação dos conteúdos, favorecendo uma aprendizagem____, capaz de relacionar teoria e prática, escola e sociedade.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q1089282 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Licenciatura, PND, INEP, 2025

Na obra Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo, Tomaz Tadeu da Silva argumenta que as vertentes teóricas crítica e pós-crítica do currículo emergem como reações às limitações da teoria tradicional, que concebe o currículo como um conjunto neutro de conteúdos organizados para transmissão de conhecimento e mensuração do desempenho.
A teoria crítica recusa a pretensa neutralidade do currículo e entende que ele é atravessado por relações de poder. Explora a ideia de que a escola pode reproduzir desigualdades, mas também pode combatê-las. Valoriza a conscientização dos estudantes sobre os mecanismos sociais e históricos que estruturam essas desigualdades.
A teoria pós-crítica, embora também rejeite o modelo tradicional, desloca a análise para a esfera discursiva e cultural, questionando as verdades universais e focalizando a construção das identidades, das subjetividades e das diferenças. Nesse sentido, o currículo é um texto cultural que produz significados sobre o mundo e os sujeitos.

Com base no exposto, qual estratégia pedagógica desenvolvida com os estudantes está alinhada à teoria crítica de currículo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q989877 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto do planejamento e organização de ensino, assinale a alternativa que melhor representa um dos princípios fundamentais da abordagem construtivista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1056471 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

O currículo e sua definição vêm, através dos tempos, buscando aprimorar a sua função, principalmente sendo entendido como um elemento que busca a transformação na forma de aquisição do conhecimento; nesse caso, completamente contrário ao sentido do currículo na tendência tradicional, que sustenta a transmissão de conhecimento e o aluno como banco receptor desse depósito. O currículo passou por mudanças a partir das décadas de 1920 e 1930 com o processo de urbanização que refletiu diretamente na forma de pensar a escola. Neste contexto, destacaram-se pesquisadores como Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo, pioneiros da escola nova. Na perspectiva escolanovista, analise as afirmativas a seguir.

I. O currículo situa-se dentro das teorias não-críticas. A escola nova acentua a cultura como forma para o desenvolvimento individual e a educação é um processo interno, ou seja, supre a necessidade do indivíduo.

II. A escola nova propõe um aprendizado que dá valor à autoeducacão. A influência desse modelo vem de pensadores e pesquisadores da educação, como Montessori, Decroly, Dewey e Anísio Teixeira. Traz uma divisão de períodos chamados de escola renovada progressista e outra renovada não-diretiva.

III. A escola atua para garantir o aperfeiçoamento da ordem e do sistema de produção e, para isso, utiliza-se da tecnologia comportamental, produzindo seres humanos competentes e úteis para o mercado de trabalho.

IV. O currículo passa a ter um novo sentido quando deixa se estagnar em si próprio, e pode elevar a condição do estudante e legitimar a forma de vida social com liberdade, igualdade e solidariedade humanas. O currículo tanto dentro quanto fora da escola teria a possibilidade de ser um agente desenvolvedor de formas de vida ativas e democráticas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q977238 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Matemática, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Durante a preparação para a Semana da Ciência na escola, os professores decidiram propor um projeto interdisciplinar envolvendo Biologia, Matemática e Geografia, com atividades práticas, pesquisa de campo e uso de plataformas digitais. Essa iniciativa reflete:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1089281 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Licenciatura, PND, INEP, 2025

Em uma escola da rede pública municipal, a equipe de educadores está revisando o Projeto Político Pedagógico (PPP) à luz do novo referencial curricular do município, elaborado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Durante as reuniões, surgem diferentes percepções entre os professores: alguns compreendem que esse documento apresenta uma lista de conteúdos obrigatórios a serem cumpridos; e outros entendem que ele orienta as decisões didáticas que deverão ser adaptadas, considerando o contexto da escola e as necessidades dos estudantes. Diante dessa problemática, a coordenadora pedagógica apresenta a perspectiva do currículo moldado, segundo a reflexão de Gimeno Sacristán (2000): “O currículo moldado vai além do currículo prescrito (normativo) e do apresentado (materiais didáticos), devendo ser articulado e ressignificado de acordo com os diferentes componentes curriculares, de modo a convergir para o contexto local e regional”.

Diante do exposto, a concepção curricular apresentada pela coordenadora implica assumir o currículo como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.