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Questões de Concursos Currículo Teoria e Prática

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21Q1009464 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Texto para a questão.


Esportes de combate

O Professor João tem se dedicado a ensinar a seus estudantes diversas modalidades de esportes de combate, tais como capoeira, judô, aikido e jiu-jítsu. Em uma aula, constatou-se a presença de um conjunto de estudantes que evidenciou dificuldades em absorver a essência cultural e as particularidades inerentes a cada modalidade esportiva, além de manifestarem resistência em participar de atividades que exigiam contato físico, em decorrência de inseguranças. Além disso, o Professor buscou transmitir técnicas específicas de algumas dessas artes marciais, contudo, constatou que diversos estudantes estavam mais concentrados na execução técnica do que na apreensão do contexto cultural, histórico e nas distinções entre as modalidades.
Com base nas vivências do Professor João, indique a opção que mais adequadamente ilustra a sinergia entre os aspectos técnicos, culturais e sociais das modalidades de esportes de combate:
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22Q1004276 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Ciências, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Unidade Temática Vida e Evolução, nos objetos de conhecimentos: os mecanismos reprodutivos e sexualidade, são estudados pelos alunos de Ensino Fundamental − anos finais, em qual etapa? Assinale a alternativa correta.
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23Q1032961 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Habilitação Educação Física, SEDUC MT, FGV, 2025

A vivência e a apreciação das atividades corporais favorecem o desenvolvimento integral e abrangente dos estudantes. Consoante a Base Nacional Comum Curricular, é correto afirmar que a experimentação e a fruição
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24Q979052 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O art. 26 da Lei no 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) trata dos currículos da Educação Básica, compostos de uma base nacional comum e de uma parte diversificada.

O parágrafo 11 desse mesmo artigo estabelece que a educação digital,
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25Q977089 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Educação Infantil, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Ao adotar a interdisciplinaridade, o processo educativo proporciona ao aluno uma formação que rompe com a fragmentação dos conteúdos, favorecendo uma aprendizagem____, capaz de relacionar teoria e prática, escola e sociedade.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
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26Q1030442 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Anos Iniciais, SEEC RN, FGV, 2025

É preciso esclarecer que qualquer projeção sempre produz algum tipo de distorção em tamanhos, formas, posições e distâncias. Mas tais distorções seriam menores se em um mesmo atlas fosse utilizado sempre o mesmo tipo de escalas. Mas isso não sucede com os atlas tradicionais, baseados em Mercator, que chegam a utilizar de 20 a 50 escalas diferentes, o que impede a comparação dos mapas entre si. A projeção de Gerhard Mercator, construída com o objetivo de auxiliar a navegação, com os conhecimentos e a tecnologia disponíveis hoje em dia, pode ser considerada uma produção eurocêntrica, pois tanto a Europa quanto a América do Norte aparecem representadas com imagens maiores, desproporcionais com relação a outros continentes e países política e economicamente menos poderosos. Isso também pode ser constatado quando, no cálculo das latitudes, utiliza-se o meridiano de Greenwich, ou Londres, como ponto de referência, o que é compreensível dado o poder britânico naqueles momentos e, especialmente, sua política colonialista.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 91. Adaptado.

O exemplo cartográfico mencionado pelo trecho acima provoca a reflexão acerca de um modelo educacional que
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27Q902715 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O currículo, enquanto construção social do conhecimento, visa a atender ao contínuo das dificuldades de ensino-aprendizagem que se apresentam no processo das pessoas com deficiência, pois requer respostas educativas adequadas como as que estão presentes no(a):
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28Q976962 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece o conjunto de aprendizagens essenciais para a Educação Básica, organizando-as por áreas do conhecimento e componentes curriculares, de modo a garantir o desenvolvimento integral dos estudantes.

Considerando as especificidades e articulações entre os componentes curriculares de Matemática, Ciências da Natureza, História e Geografia na BNCC, analise as proposições a seguir:

I.Em Matemática, a BNCC propõe o desenvolvimento do letramento matemático por meio de um processo de investigação, compreendendo números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística, enfatizando a resolução de problemas e a construção de argumentação lógica.
II.A área de Ciências da Natureza, na BNCC, busca a alfabetização científica, promovendo a compreensão de fenômenos naturais, processos tecnológicos e das relações entre eles, instigando a investigação e o pensamento crítico sobre o mundo físico, químico e biológico.
III.Em História, a BNCC orienta que o ensino deve priorizar a memorização de datas e fatos históricos de forma linear e eurocêntrica, com foco na narrativa dos grandes eventos e personagens, para garantir a assimilação da cronologia dos acontecimentos.
IV.A Geografia na BNCC estimula o raciocínio geográfico para compreender a organização do espaço e a relação sociedade-natureza, promovendo a análise de diferentes paisagens, territórios e lugares, e o reconhecimento das diversidades e desigualdades socioespaciais.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
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29Q1009435 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Habilitação Matemática, SEDUCMT, FGV, 2025

No Currículo de Mato Grosso para o Ensino Fundamental são apresentadas sugestões de metodologias específicas para o ensino da Matemática, que têm como objetivo tornar os estudantes protagonistas no processo de aprendizagem e, consequentemente, tornarem as aulas de Matemática mais interessantes. Para isso, o professor deve conhecer o Projeto Político Pedagógico da Escola e, a partir desse, escolher ou propor a metodologia mais adequada ao desenvolvimento do conhecimento matemático dos estudantes, respeitando o contexto social e a diversidade estudantil.

Dentre as possibilidades, o documento sugere três ideias de metodologias específicas de ensino da matemática ao professor, sendo elas:
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30Q977456 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Currículo do Ensino Fundamental II, da Prefeitura do Município de Itatiba, componente curricular de Matemática, afirma que “O aluno precisa ser protagonista da sua própria aprendizagem, portanto, ele precisa participar ativamente no processo de ensino”.

Para que isso aconteça, é necessário que, em sala de aula,
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31Q989877 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto do planejamento e organização de ensino, assinale a alternativa que melhor representa um dos princípios fundamentais da abordagem construtivista:
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32Q1068782 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Especialidade Magistério em Português, EsFCEx, VUNESP, 2025

Lopes e Macedo (2010) fazem uma síntese de diferentes concepções de currículo, desde o século XIX até o início do século XXI, considerando-o como organizador da experiência escolar dos sujeitos. De acordo com as autoras, para John Dewey, o currículo deve ter como foco
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33Q976713 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

O Referencial Curricular do Paraná enfatiza a interculturalidade. Dentre as possibilidades abaixo, qual prática pedagógica coaduna-se com esse princípio de maneira correta?
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34Q977238 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Matemática, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Durante a preparação para a Semana da Ciência na escola, os professores decidiram propor um projeto interdisciplinar envolvendo Biologia, Matemática e Geografia, com atividades práticas, pesquisa de campo e uso de plataformas digitais. Essa iniciativa reflete:
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35Q1083425 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Segundo Zabala (1998), ao pensar no que os alunos devem aprender, é preciso considerar diferentes tipos de conteúdos. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de conteúdos factuais.

Fonte: ZABALA, A. Aprática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
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36Q1009462 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Texto para a questão.


Esportes de combate

O Professor João tem se dedicado a ensinar a seus estudantes diversas modalidades de esportes de combate, tais como capoeira, judô, aikido e jiu-jítsu. Em uma aula, constatou-se a presença de um conjunto de estudantes que evidenciou dificuldades em absorver a essência cultural e as particularidades inerentes a cada modalidade esportiva, além de manifestarem resistência em participar de atividades que exigiam contato físico, em decorrência de inseguranças. Além disso, o Professor buscou transmitir técnicas específicas de algumas dessas artes marciais, contudo, constatou que diversos estudantes estavam mais concentrados na execução técnica do que na apreensão do contexto cultural, histórico e nas distinções entre as modalidades.
Levando em conta que o Professor João visa provocar nos estudantes a compreensão das distinções culturais, históricas e técnicas entre os esportes de combate, assinale a opção que representa a estratégia pedagógica apropriada ao conteúdo relacionado a esses esportes:
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37Q1055556 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

As teorias curriculares nos auxiliam a compreender a realidade curricular na medida em que analisam, interpretam e criam novas acepções sobre o currículo. No decorrer da história da educação, foram sistematizadas três teorias sobre o currículo: teorias tradicionais, teorias críticas e teorias pós-críticas. Cada teoria, diferentemente, tem contribuído para a discussão, a produção e o desenvolvimento curricular, em determinado contexto histórico.”


O foco de estudo das teorias curriculares pós-críticas centra-se nas seguintes categorias, EXCETO:

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38Q1055576 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

A contribuição de Paulo Freire para o campo do currículo foi tecida a partir da crítica à educação bancária e no movimento de superação pela formulação de uma educação libertadora que se realiza “[...] como um processo pelo qual o educador convida os educandos a reconhecer e desvelar a realidade criticamente”.

(FREIRE, 1996.)

Sobre o currículo na visão freiriana, analise as afirmativas a seguir.

I. Apresenta uma concepção problematizadora.

II. Sugere a intersubjetividade do conhecimento.

III. Orienta pesquisas qualitativas como prática participativa.

IV. Apresenta uma organização do espaço escolar através de rituais, regras, regulamentos e normas.

Está correto o que se afirma apenas em

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39Q896909 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Pesquisadores no âmbito educacional, que discutem questões relacionadas ao currículo escolar, sinalizam que há ensinamentos e aprendizagens que acontecem de forma implícita, ou seja, nas entrelinhas das relações que se estabelecem no ambiente escolar.

Tais pesquisadores categorizam essas aprendizagens informais como currículo:
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40Q1030462 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Os atuais avanços metodológicos e o desenvolvimento das técnicas de análise, bem como a profusão de estruturas conceituais, facilitam a criação de conhecimento, enquanto simultaneamente tendem a reduzir-se tematicamente os âmbitos de trabalho e de especialização de cada pesquisador ou pesquisadora. Neste momento encontramo-nos ante o risco de perder visões de conjunto, devido à excessiva compartimentação das parcelas do saber em espiral babélica, bem como aos inúmeros jargões específicos, um tanto obscurantistas, de cada uma delas. Deste modo, se reduz o fluxo de informações entre as pessoas dedicadas à pesquisa de diferentes disciplinas e subdisciplinas, assim como entre as comunidades científicas e o resto da sociedade.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 88, adaptado, p. 67.

O cenário descrito pelo trecho supracitado aponta para um processo com impactos diretos para a organização escolar. Assinale a opção que expressa o principal desses impactos.
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