Início

Questões de Concursos Currículo Teoria e Prática

Resolva questões de Currículo Teoria e Prática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q976960 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Uma equipe pedagógica de uma rede municipal está reformulando seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), buscando alinhamento às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Em suas discussões, os profissionais se deparam com desafios relacionados à articulação entre os princípios ético-políticos, a valorização das identidades dos sujeitos e a superação das desigualdades educacionais.

Com base nos princípios e fundamentos das DCN/EB, assinale a alternativa que melhor expressa a concepção de currículo e de prática pedagógica orientada por esse documento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q1042032 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O currículo pode ser elaborado de diversas maneiras de acordo com os modos de organizar os conhecimentos.
Com relação a esse tema, analise os itens a seguir.

I. Abordagem de temas a partir de perspectivas variadas, possibilitando uma compreensão da complexidade.
II. A especialização e a autonomia dos conhecimentos facilitam a avaliação do aprendizado dos alunos.
III. As áreas de conhecimento remetem umas às outras, tornando a aprendizagem mais significativa.

É característica de um currículo centrado em áreas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q978049 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Em Educação e Currículo, Tomaz Tadeu da Silva (2001) afirma que “o currículo é uma construção social e política, produto de relações de poder, que expressa intencionalidades formativas historicamente situadas”. Essa compreensão crítica rompe com visões tradicionais e neutras do currículo e orienta propostas contemporâneas de organização curricular na Educação Básica brasileira. Assinale a alternativa que apresenta uma forma de organização curricular coerente com os princípios da interdisciplinaridade, da contextualização e da articulação entre saberes, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1029529 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em relação à organização curricular, assinale a opção que mostra o significado da afirmativa a interdisciplinaridade é um passo para atingir a transdisciplinaridade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q987007 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor N II Pedagogo 30H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Acerca do disposto na Resolução 07/2010 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, julgue as afirmativas abaixo:

I. O Ensino Religioso, de matrícula obrigatória ao aluno, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui componente curricular dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental.
II. É assegurado o respeito à diversidade cultural e religiosa do Brasil e vedadas quaisquer formas de proselitismo.
III. A história e as culturas indígena e afro-brasileira, presentes, obrigatoriamente, nos conteúdos desenvolvidos no âmbito de todo o currículo escolar e, em especial, no ensino de Arte, Literatura e História do Brasil, assim como a História da África, deverão assegurar o conhecimento e o reconhecimento desses povos para a constituição da nação.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1082913 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2025

O município de Águas de Chapecó segue um conjunto de diretrizes curriculares que visam a orientar a prática pedagógica nas escolas municipais.

São consideradas diretrizes do referido município:

1. Currículo Integrado

2. Educação Meritocrática

3. Educação Inclusiva

4. Gestão Democrática

5. Avaliação Formativa

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q976965 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Considere as afirmativas a seguir, que versam sobre a intersecção entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Plano Nacional de Educação (PNE), documentos estruturantes da política educacional brasileira. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(_)A BNCC, ao instituir as aprendizagens essenciais, configura-se como um elemento central para o cumprimento das metas do PNE relativas à qualidade da educação, atuando como um balizador curricular que visa garantir a equidade na oferta educativa e superar as assimetrias regionais, sem, contudo, prescrever metodologias ou abordagens pedagógicas.
(_)O PNE, em sua abrangência decenal, estabelece as diretrizes e os recursos para a implementação da BNCC, sendo que a consecução das metas de alfabetização e de valorização dos profissionais da educação, por exemplo, é diretamente condicionada pela aplicação efetiva das competências e habilidades definidas no documento curricular.
(_)A contextualização do currículo, prevista na BNCC,implica a desvinculação das aprendizagens essenciais das realidades locais e regionais, priorizando a uniformidade de conteúdos em detrimento da diversidade cultural e das necessidades específicas dos estudantes, com o propósito maior de assegurar uma base comum irrestrita em nível nacional.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q979573 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto a seguir, extraído do art. 12 da Resolução CNE/CEB nº 07/2010 (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos):

“_____________________ têm origem nas disciplinas científicas, no desenvolvimento das linguagens, no mundo do trabalho, na cultura e na tecnologia, na produção artística, nas atividades desportivas e corporais, na área da saúde e ainda incorporam saberes como os que advêm das formas diversas de exercício da cidadania, dos movimentos sociais, da cultura escolar, da experiência docente, do cotidiano e dos alunos”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q989872 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Na perspectiva das adaptações curriculares para alunos com necessidades especiais, assinale a alternativa que descreve corretamente uma estratégia de adaptação voltada para a inclusão de estudantes com deficiência visual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q986346 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo Ensino Especial, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

No contexto da escolarização de estudantes com deficiência intelectual, é fundamental adotar práticas pedagógicas inclusivas e adequadas às suas necessidades.

Sobre os aspectos pedagógicos nesse processo, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1009459 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Texto para a questão.


Práticas de aventura e esportes sobre rodas


Em uma aula de práticas corporais voltadas para a aventura, o docente notou que numerosos discentes estavam concentrados unicamente na execução técnica das atividades, sem entender as distinções entre modalidades como o skate, o parkour ou o mountain bike. Com o intuito de proporcionar uma aprendizagem mais relevante, o docente optou por destinar tempo à análise das origens culturais, dos propósitos e das particularidades técnicas de cada prática, empregando vídeos, narrativas e discussões. Além disso, procurou integrar à rotina as aulas de contextualização cultural, técnica e histórica de cada prática; empregar recursos audiovisuais e iniciativas de debate para ampliar a compreensão dos estudantes; criar atividades que vinculem as modalidades às suas raízes culturais e valores sociais; e fomentar rodas de conversa nas quais os estudantes compartilhem suas vivências e conheçam as diversidades entre as modalidades.
Considerando as vivências do educador, indique a opção que mais adequadamente reflete um possível direcionamento que reconhece a compreensão contextualizada das atividades de aventura e dos esportes sobre rodas, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1009468 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Texto para a questão.


Violência na escola e Diversidade racial


Texto 1: A matéria de Christina Queiroz, veiculada na Revista Pesquisa FAPESP (3/4/2025), aponta que o Brasil vivencia um novo panorama de violência nas instituições de ensino, caracterizado por um aumento nos episódios de agressões dentro da comunidade escolar ao longo da última década. O Ministério da Educação (MEC) reconhece diversas modalidades de violência que impactam a comunidade escolar; entre estas, ressalta-se a violência institucional, que se caracteriza por práticas excludentes adotadas pela instituição de ensino. Essa modalidade de violência está associada a cenários em que os materiais didáticos, o conteúdo ou as abordagens empregadas nas aulas ignoram questões referentes à diversidade racial e de gênero.


Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/violencia-escolar-
aumenta-nos-ultimos-10-anos-no-brasil/


Texto 2: Caso diversidade racial e Educação Física - Com o propósito de aprofundar a valorização das culturas afro-brasileira e indígena na prática de danças folclóricas, o educador observa que numerosos estudantes manifestaram escasso interesse em compreender as origens e o significado das expressões culturais apresentadas, restringindo-se à execução superficial dos movimentos. Adicionalmente, notou que determinados estudantes afirmaram desconhecer a relevância de valorizar a cultura afro-brasileira e indígena, na medida em que vincularam essas expressões unicamente ao entretenimento, sem reconhecer sua importância na história e na identidade do povo brasileiro.
Visando reforçar a função da instituição de ensino na promoção da diversidade étnico-racial e observando a legislação atual, o educador reconhece que sua postura deve enaltecer e incorporar as expressões culturais na programação escolar. Indique a alternativa que melhor reflete a ação pedagógica em consonância com as diretrizes contemporâneas relacionadas à Educação Física escolar e à promoção da diversidade étnico-racial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1046590 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Parecer CNE/CEB nº 20/2009 e Resolução nº 05/09) indicam a importância de práticas pedagógicas que respeitem o tempo e o ritmo de cada criança. Assinale a prática que se alinha a essa concepção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q976983 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Geografia, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

"A educação ambiental assume assim a sua parte no enfrentamento dessa crise radicalizando seu compromisso com mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, que deve se realizar junto à totalidade dos habitantes de cada base territorial, de forma permanente, continuada e para todos. Uma educação que se propõe a fomentar processos continuados que possibilitem o respeito à diversidade biológica, cultural, étnica, juntamente com o fortalecimento da resistência da sociedade a um modelo devastador das relações de seres humanos entre si e destes com o meio ambiente."

Disponível em:https://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf

A abordagem interdisciplinar da Educação Ambiental no contexto escolar busca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q979091 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Currículo do Ensino Fundamental do município de Itatiba, alinhado à Base Nacional Comum Curricular, explicita que a Educação Física está inserida na área de linguagens, pois as práticas corporais presentes no movimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q986343 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo Ensino Especial, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A interdisciplinaridade exige um planejamento cuidadoso das atividades e uma contextualização abrangente.

Essa abordagem pedagógica contribui para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q979096 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Chicon, Mendes e Sá (In: Andrade & Freitas, 2016) observaram práticas de ensino de professores de Educação Física e notaram que uma professora, que tinha em sua turma um aluno com baixa visão e outro com síndrome de Down, adotava um procedimento que acabava por levar os demais alunos a reproduzirem condutas de segregação em relação aos colegas com deficiências.

Esse procedimento era:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q979666 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Geografia Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere os textos a seguir:

Texto I

“Cabe ao professor de qualquer disciplina motivar o aluno a encarar os estudos como uma tarefa significativa e interessante. Se o aluno apresenta dificuldades de ler, analisar e redigir textos, é importante a orientação docente. O argumento comumente utilizado de que “não somos professores de Língua Portuguesa” não se justifica. Em qualquer disciplina, também em Geografia, é possível orientar os alunos para a melhor maneira de estudar um texto, desenvolvendo a capacidade de lidar com essa forma de comunicação e ampliando a possibilidade de compreender a realidade social com maior profundidade. [...] Saber ler e analisar um texto ou documento é requisito indispensável para o estudante em todas as disciplinas escolares [...]”.

(Nídia Pontuschka; Tomoko Iyda Paganelli; Núria Hanglei Cacete. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007)

Texto II

“Um texto constitui, portanto, uma mensagem codificada, e sua leitura implica a decodificação da mensagem pela compreensão e acompanhamento do raciocínio do autor. A finalidade da análise textual é aprender a ler, a familiarizar-se com os termos técnicos, os conceitos, as ideias e saber como elas se relacionam, assim como buscar hierarquizar o conteúdo do texto, identificar e acompanhar o raciocínio do autor, suas conclusões e as bases que as sustentam”.

(Nídia Pontuschka; Tomoko Iyda Paganelli; Núria Hanglei Cacete. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007).

A crítica presente no Texto I remete ao entendimento de que a leitura deve ser trabalhada no espaço escolar por todas as disciplinas, com o intuito de ajudar o aluno a desenvolver a capacidade de análise e compreensão do texto. Considerando-se a finalidade da análise textual abordada no Texto II, as autoras propõem a integração entre literatura e Geografia, pois entendem que é pela leitura que se conhecem e aprendem os conteúdos de ensino. Nesse sentido, sugerem um roteiro para que seja realizada a análise temática de um texto literário, estruturado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1056471 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

O currículo e sua definição vêm, através dos tempos, buscando aprimorar a sua função, principalmente sendo entendido como um elemento que busca a transformação na forma de aquisição do conhecimento; nesse caso, completamente contrário ao sentido do currículo na tendência tradicional, que sustenta a transmissão de conhecimento e o aluno como banco receptor desse depósito. O currículo passou por mudanças a partir das décadas de 1920 e 1930 com o processo de urbanização que refletiu diretamente na forma de pensar a escola. Neste contexto, destacaram-se pesquisadores como Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo, pioneiros da escola nova. Na perspectiva escolanovista, analise as afirmativas a seguir.

I. O currículo situa-se dentro das teorias não-críticas. A escola nova acentua a cultura como forma para o desenvolvimento individual e a educação é um processo interno, ou seja, supre a necessidade do indivíduo.

II. A escola nova propõe um aprendizado que dá valor à autoeducacão. A influência desse modelo vem de pensadores e pesquisadores da educação, como Montessori, Decroly, Dewey e Anísio Teixeira. Traz uma divisão de períodos chamados de escola renovada progressista e outra renovada não-diretiva.

III. A escola atua para garantir o aperfeiçoamento da ordem e do sistema de produção e, para isso, utiliza-se da tecnologia comportamental, produzindo seres humanos competentes e úteis para o mercado de trabalho.

IV. O currículo passa a ter um novo sentido quando deixa se estagnar em si próprio, e pode elevar a condição do estudante e legitimar a forma de vida social com liberdade, igualdade e solidariedade humanas. O currículo tanto dentro quanto fora da escola teria a possibilidade de ser um agente desenvolvedor de formas de vida ativas e democráticas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q979563 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Conforme propõe Lenise Garcia, os temas transversais devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.