Início

Questões de Concursos Currículo Teoria e Prática

Resolva questões de Currículo Teoria e Prática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q986500 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo Séries Iniciais, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A abordagem interdisciplinar promove uma perspectiva mais contextualizada do processo de ensino e aprendizagem.

A interdisciplinaridade é uma estratégia que favorece:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q979083 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Maldonado e Silva (2016) comentam que, no início do século 21, grande parte dos referenciais curriculares da Educação Física foram lançados nas redes públicas de ensino brasileiras tendo o conceito de cultura corporal de movimento como ponto de convergência da organização dos conteúdos. No entendimento desses autores, isso significa que o docente de Educação Física escolar precisa levar os alunos a compreenderem as influências dos elementos filosóficos, políticos, religiosos, sociais e pedagógicos sobre a cultura corporal, propiciando a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1047195 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O debate em torno do conhecimento talvez seja o de maior destaque ao longo da história do currículo, pois as concepções do que vem a ser currículo se modificam em função das diferentes finalidades educacionais pretendidas e dos contextos sociais nos quais são produzidas. Ainda assim, frequentemente estão relacionadas às perguntas: qual conhecimento deve ser ensinado na escola? qual conhecimento deve ser incluído no currículo e, por conseguinte, qual deve ser excluído? Dependendo das finalidades da escolarização e da concepção de conhecimento defendida, diferentes respostas são elaboradas.

LOPES, Alice Cassimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez/Faperj, 2011. p. 70. (adaptado).


Considerando as informações apresentadas no texto bem como os estudos sobre conhecimento e currículo, segundo Lopes e Macedo (2011), associe as vertentes do campo do currículo às respectivas definições.

Vertentes

(1) Perspectiva acadêmica

(2) Perspectiva instrumental

(3) Perspectiva progressivista

(4) Perspectiva crítica

Definições

( ) Regras e métodos são necessários para a validação de saberes como conhecimentos por meio do atendimento eficiente a determinados fins.

( ) A questão do conhecimento bem como o lugar de quem legitima os saberes como conhecimento são centrais no processo de construção do currículo.

( ) Na relação conhecimento e currículo, é defendida a existência de regras e métodos que validam determinados saberes como conhecimentos.

( ) A determinação dos fins e o bem-estar da humanidade são imperativos necessários à seleção dos conhecimentos que comporão o currículo.

A sequência correta dessa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q987093 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes abordagens pedagógicas melhor exemplifica uma prática transformadora?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1089282 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Licenciatura, PND, INEP, 2025

Na obra Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo, Tomaz Tadeu da Silva argumenta que as vertentes teóricas crítica e pós-crítica do currículo emergem como reações às limitações da teoria tradicional, que concebe o currículo como um conjunto neutro de conteúdos organizados para transmissão de conhecimento e mensuração do desempenho.
A teoria crítica recusa a pretensa neutralidade do currículo e entende que ele é atravessado por relações de poder. Explora a ideia de que a escola pode reproduzir desigualdades, mas também pode combatê-las. Valoriza a conscientização dos estudantes sobre os mecanismos sociais e históricos que estruturam essas desigualdades.
A teoria pós-crítica, embora também rejeite o modelo tradicional, desloca a análise para a esfera discursiva e cultural, questionando as verdades universais e focalizando a construção das identidades, das subjetividades e das diferenças. Nesse sentido, o currículo é um texto cultural que produz significados sobre o mundo e os sujeitos.

Com base no exposto, qual estratégia pedagógica desenvolvida com os estudantes está alinhada à teoria crítica de currículo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q1045311 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Sobre o currículo escolar, analisar os itens.

I. Pode-se dizer que as competências e as diretrizes são comuns, e os currículos são diversos.
II. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional não orienta a definição das aprendizagens essenciais, apenas dos conteúdos mínimos a serem ensinados.
III. Os currículos da educação básica devem ter base nacional comum.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q976706 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A Base Nacional Comum Curricular estabelece competências gerais para a Educação Básica. Dentre as mesmas, há o destaque sobre o uso de conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais. Qual prática pedagógica está alinhada a essa competência de maneira correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1017678 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às concepções de currículo das teorias crítica e pós-crítica, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q977013 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Ciências, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Analise os excertos a seguir sobre a relação escola-família-sociedade:

Excerto I.A instituição precisa conhecer e trabalhar com as culturas plurais, dialogando com a riqueza e diversidade cultural das famílias e da comunidade.
Excerto II.É essencial contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, buscando estratégias que os tornem significativos à realidade local e temporal das aprendizagens.
Fonte: Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Sobre os excertos, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q1046657 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o Currículo Paulista: etapa ensino médio, a implementação do Currículo nas redes de ensino do Estado de São Paulo pressupõe um claro compromisso de garantir Educação Básica a segmentos da população paulista que, devido às distintas características socioculturais e/ou às diversas situações de vulnerabilidades, requerem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1046504 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Um dos pontos focais da elaboração do Currículo Paulista: etapa Ensino Médio consiste na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1008631 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025

Também é preciso frisar que apostar na interdisciplinaridade significa defender um novo tipo de pessoa, mais aberta, flexível, solidária, democrática e crítica. O mundo atual precisa de pessoas com uma formação cada vez mais polivalente para enfrentar uma sociedade na qual a palavra mudança é um dos vocábulos mais frequentes e onde o futuro tem um grau de imprevisibilidade como nunca em outra época da história da humanidade.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo

integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 45.



Acerca da interdisciplinaridade como proposta pedagógica, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1089281 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Licenciatura, PND, INEP, 2025

Em uma escola da rede pública municipal, a equipe de educadores está revisando o Projeto Político Pedagógico (PPP) à luz do novo referencial curricular do município, elaborado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Durante as reuniões, surgem diferentes percepções entre os professores: alguns compreendem que esse documento apresenta uma lista de conteúdos obrigatórios a serem cumpridos; e outros entendem que ele orienta as decisões didáticas que deverão ser adaptadas, considerando o contexto da escola e as necessidades dos estudantes. Diante dessa problemática, a coordenadora pedagógica apresenta a perspectiva do currículo moldado, segundo a reflexão de Gimeno Sacristán (2000): “O currículo moldado vai além do currículo prescrito (normativo) e do apresentado (materiais didáticos), devendo ser articulado e ressignificado de acordo com os diferentes componentes curriculares, de modo a convergir para o contexto local e regional”.

Diante do exposto, a concepção curricular apresentada pela coordenadora implica assumir o currículo como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q1045295 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade) diz respeito à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q1055553 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

A especificidade da atuação do coordenador pedagógico, segundo Vasconcelos (2002), refere-se aos processos de aprendizagem, onde quer que ocorram, e para que este papel possa se efetivar na instituição de ensino, e o Coordenador Pedagógico possa ajudar a produzir as mudanças indispensáveis nas práticas de ensino são necessárias as condições “objetivas” e “subjetivas”.

Quando se fala de mudança da prática de sala de aula para educadores, não há uma adesão imediata; ao contrário, manifesta-se amiúde uma certa resistência, comentários que deixam transparecer nas entrelinhas descrença ou desânimo [...]. Para dar conta deste desafio, a coordenação pedagógica deverá ser capacitada nas dimensões básicas da formação humana: as condições subjetivas. Sobre as condições subjetivas visando à ação do coordenador pedagógico, infere-se que se tratam das seguintes dimensões:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1046401 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O documento Currículo Paulista: etapa ensino médio (2020) aponta como um dos pontos focais de sua elaboração
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1046659 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Um dos pontos focais do Currículo Paulista: etapa ensino médio consiste
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q979598 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, embasados nos debates e reflexões realizados na área, consolidam a cultura corporal do movimento como o objeto de estudo central da Educação Física escolar. De acordo com Maldonado e Silva (2016), esse componente curricular é o responsável pela transmissão e reconstrução das manifestações corporais a partir da sua historicidade, o que implica em levar os alunos a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q978363 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor 6º ao 9º ano de Ciências, Prefeitura de Igarassu PE, Instituto Indec, 2025

Sobre o Ensino Fundamental, com base no Art. 32 da LDB, considere os itens:

I - O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído como tema curricular comum nos currículos das disciplinas de História e Geografia, no ensino fundamental, ofertados a partir do 5º ano.

II - O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

III - O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q1082914 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2025

A respeito do Currículo Regional do Ensino Fundamental (CREF) da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), é correto afirmar que a concepção de infância, presente no referido documento, destaca a criança como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.