Início

Questões de Concursos Currículo Teoria e Prática

Resolva questões de Currículo Teoria e Prática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1046320 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Apoio Pedagógico, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

De acordo com o Currículo Base da Educação Josefense (2020), para que os alunos público-alvo da Educação Especial participem plenamente de um ambiente educacional rico em oportunidades e com resultados favoráveis, devem ser considerados os seguintes aspectos:

1. A preparação e a dedicação da equipe pedagógica e dos professores.

2. As adaptações curriculares e de acesso ao currículo.

3. A diminuição do tempo de permanência desses alunos na escola.

4. A limitação das oportunidades educacionais para os alunos conforme sua capacidade.

5. O apoio adequado e recursos especializados, quando forem necessários.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1009460 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Texto para a questão.


Práticas de aventura e esportes sobre rodas


Em uma aula de práticas corporais voltadas para a aventura, o docente notou que numerosos discentes estavam concentrados unicamente na execução técnica das atividades, sem entender as distinções entre modalidades como o skate, o parkour ou o mountain bike. Com o intuito de proporcionar uma aprendizagem mais relevante, o docente optou por destinar tempo à análise das origens culturais, dos propósitos e das particularidades técnicas de cada prática, empregando vídeos, narrativas e discussões. Além disso, procurou integrar à rotina as aulas de contextualização cultural, técnica e histórica de cada prática; empregar recursos audiovisuais e iniciativas de debate para ampliar a compreensão dos estudantes; criar atividades que vinculem as modalidades às suas raízes culturais e valores sociais; e fomentar rodas de conversa nas quais os estudantes compartilhem suas vivências e conheçam as diversidades entre as modalidades.
Com o intuito de aprimorar a compreensão das distinções entre as modalidades, o docente incentiva a realização de projetos de pesquisa e a promoção de rodas de conversa acerca das origens culturais, narrativas e valores intrínsecos a cada prática. Neste contexto, indique a opção que demonstra o benefício dessa estratégia para o progresso da aprendizagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q986448 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo Assistência Social, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A abordagem interdisciplinar promove uma perspectiva mais contextualizada do processo de ensino e aprendizagem.
A interdisciplinaridade é uma estratégia que favorece:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1046637 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Leia atentamente o trecho a seguir sobre o Currículo Paulista: etapa ensino médio:

O Currículo Paulista, em observação à acentuada diversidade cultural e ao compromisso com a redução das desigualdades educacionais no Estado, leva em consideração as necessidades, as possibilidades e os interesses do estudante, assim como suas identidades linguísticas, étnicas e culturais, de modo a assegurar suas aprendizagens essenciais integralmente. Um dos pontos focais de sua elaboração consiste na equidade e no reconhecimento de que as necessidades dos estudantes são diferentes.

Com base no conteúdo do excerto, assinale a alternativa que melhor descreve a proposta do Currículo Paulista.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q986288 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Matemática 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Uma escola planeja um projeto sobre sustentabilidade hídrica que terá articulação de conhecimentos, habilidades e realidade local. O desenvolvimento das atividades será da seguinte forma: a disciplina de Língua Portuguesa produzirá textos instrucionais sobre economia de água, matemática calculará o consumo médio per capita na comunidade escolar, Ciências analisará amostras de água de diferentes fontes e Geografia fará mapeamento dos corpos hídricos do município.

Esse projeto diz respeito a qual abordagem pedagógica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1034970 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A Base Nacional Comum Curricular favorece uma organização interdisciplinar dos componentes curriculares, de modo a contribuir para a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q977916 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Considerando as bases conceituais e as práticas pedagógicas contemporâneas da Educação Inclusiva, marque corretamente um princípio e uma metodologia coerentes com a efetivação de uma educação para todos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1046463 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O Currículo Paulista: etapa ensino médio (2020) ratifica que a Educação Especial, de acordo com o disposto em legislações específicas, deve ser ofertada de modo transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. Portanto, é fundamental que a proposta pedagógica da unidade escolar, em harmonia com os Planos de Educação,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q975601 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Supervisor Escolar, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Para a implementação da educação inclusiva é fundamental adotar estratégias que promovam a equidade, acesso e o envolvimento de todos os estudantes, respeitando suas diferenças e necessidades individuais, além de utilização de diferentes estratégias.
Sobre estratégias utilizadas para promoção da educação inclusiva, atribua:

1. Inclusão. 2. Estímulo à criatividade e resolução de problemas. 3. Colaboração e trabalho em equipe. 4. Aprendizado prático e experiencial.


( )Esse tipo de aprendizado permitindo que os estudantes aprendam conceitos complexos de forma concreta e interativa. Isso é especialmente benéfico para os estudantes com diferentes estilos de aprendizagem, tornando o processo de ensino mais acessível e envolvente.
( )Nessa aprendizagem, a robótica pode ser adaptada para atender às necessidades dos estudantes com deficiências físicas, visuais ou auditivas. Por exemplo, estudantes com deficiência visual podem utilizar robôs programas acessíveis com comandos de voz ou braile, enquanto estudantes com deficiência motora podem programar robôs através de dispositivos adaptados.
( )Essa aprendizagem desenvolve o pensamento crítico, a resolução de problemas e habilidades essenciais para o desenvolvimento de todos os estudantes, independentemente de suas habilidades. Os desafios e projetos podem ser adaptados para atender às necessidades e interesses de cada estudante, promovendo a inclusão e a diversidade.
( )Essa abordagem promove o exercício de colaboração, permitindo que os estudantes trabalhem juntos para alcançar objetivos comuns. Isso ajuda a promover a inclusão social, a empatia e o respeito mútuo entre os estudantes, criando um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q986161 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo Técnico, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A abordagem interdisciplinar promove uma perspectiva mais contextualizada do processo de ensino e aprendizado.

A interdisciplinaridade é uma estratégia que favorece:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1045814 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Almeida e Silva (2018) afirmam que “o Currículo é o espaço programado onde se exerce o afeto escolar”. Os autores entendem esse afeto no sentido de ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1082946 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Utilize o Texto II para responder a questão.


Texto II


A pesquisa de Krützmann e colaboradores (2023) analisou os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no trabalho de professores de ciências por meio de entrevistas semiestruturadas. Fala de docentes:


Outra coisa é estar preparado para ensinar química e física, né...? que a gente tem formação, tem habilitação para ciências né...?, mas não tem preparo para ensinar Física e Química. Acho que isso que vai impactar, vai impactar bastante no ensino e consequentemente, provavelmente, na aprendizagem dos alunos. [Professora entrevistada 1].


Bom, no meu caso, que sou professora de Ciências e que o currículo foi todo remodelado, ele tá bem Física, Química e Ciências da Natureza, assim, num contexto mais voltado para a Biologia, um pouco pra Geografia e tudo mais. Ela vai impactar nos conteúdos da própria disciplina, né, que mudou completamente. [Professora entrevistada 3].


Mas para um aluno de Ensino Fundamental que ainda precisa ter um..., um aprendizado muito concreto, para ele é muito complicado, uma hora ele estar aprendendo..., é..., seres vivos como animais e plantas, de repente ele tá estudando a rotação da Terra e depois ele aborda sistema nervoso. [Professora entrevistada 4]


Fonte: KRÜTZMANN, Fábio Luis; ALVES, Deborah Karla Calegari; SILVA, Cirlande Cabral da. Os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no trabalho de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Ciência & Educação (Bauru), v. 29, p. e23015, 2023. DOI:10.1590/1516-731320230015.
A partir da Base Nacional Comum Curricular de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental Anos Finais, é CORRETO afirmar que o Texto II aponta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1045828 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Tomando a temática do currículo escolar e sua relação com a educação especial, Effgen (2011) delineia aspectos históricos fundamentais. Pode ser destacado que o currículo, para a teoria crítica, é entendido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1009483 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

Um professor de Filosofia está planejando uma aula sobre ética ambiental e propõe como objetivo analisar criticamente o conceito de contrato natural, de Michel Serres. Para isso, considera revisar a aplicabilidade, na atualidade, da proposta do autor, que aponta para uma nova relação entre a humanidade e a natureza, baseada no reconhecimento de que os seres humanos não podem continuar explorando o meio ambiente como se fossem seus donos absolutos. Para ilustrar essa ideia, ele mostra a pintura “Duelo com porretes” (1820), de Francisco de Goya (1746-1828), no qual dois homens lutam com porretes enquanto afundam em areia movediça.

Qual das seguintes estratégias pedagógicas é a mais adequada para atingir o objetivo de aprendizagem planejado pelo professor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q976485 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Inglês, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Texto associado.
O texto I refere-se à questão.


TEXT I – The Role of Motivation in Learning English as a Second Language


Learning English as a second language can be a long and challenging process. Students often face difficulties such as unfamiliar grammar rules, pronunciation differences, and vocabulary gaps. However, one factor that significantly affects success in learning is motivation. Motivated students tend to participate more actively in class, complete assignments, and practice the language outside the classroom.

There are two main types of motivation: intrinsic and extrinsic. Intrinsic motivation comes from the student’s internal desire to learn, such as personal interest in English culture or the joy of learning new languages. On the other hand, extrinsic motivation is related to external rewards, like passing an exam, getting a job promotion, or meeting school requirements. Both types of motivation play an important role in language learning.

Teachers can use different strategies to increase student motivation. One effective method is to create engaging and meaningful activities. For example, using real-life situations like roleplays, interviews, or debates can make students feel that what they are learning is useful and relevant. Also, providing positive feedback and celebrating small achievements helps build student confidence and encourages continuous effort.

Another essential factor is setting realistic goals. When students see progress over time, such as learning a certain number of new words per week or being able to hold a short conversation, they feel more motivated to continue. Clear and achievable targets make the learning process less overwhelming and more enjoyable.

Finally, it is important for teachers to understand the individual needs and interests of their students. Adapting lessons to include topics that students enjoy, such as music, movies, or travel, can make classes more dynamic and inspiring. Motivation is not something fixed; it can grow with the right teaching approach and a supportive classroom environment.
According to the text, which of the following best exemplifies a pedagogically sound approach to tailoring ESL instruction that fosters sustained learner engagement and intrinsic motivation?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q978812 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor Básico I, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Para a implementação da educação inclusiva é fundamental adotar estratégias que promovam a equidade, acesso e o envolvimento de todos os estudantes, respeitando suas diferenças e necessidades individuais, além de utilização de diferentes estratégias.
Sobre estratégias utilizadas para promoção da educação inclusiva, atribua:

1. Inclusão. 2. Estímulo à criatividade e resolução de problemas. 3. Colaboração e trabalho em equipe. 4. Aprendizado prático e experiencial.

( )Esse tipo de aprendizado permitindo que os estudantes aprendam conceitos complexos de forma concreta e interativa. Isso é especialmente benéfico para os estudantes com diferentes estilos de aprendizagem, tornando o processo de ensino mais acessível e envolvente.
( )Nessa aprendizagem, a robótica pode ser adaptada para atender às necessidades dos estudantes com deficiências físicas, visuais ou auditivas. Por exemplo, estudantes com deficiência visual podem utilizar robôs programas acessíveis com comandos de voz ou braile, enquanto estudantes com deficiência motora podem programar robôs através de dispositivos adaptados.
( )Essa aprendizagem desenvolve o pensamento crítico, a resolução de problemas e habilidadesessenciais para o desenvolvimento de todos os estudantes, independentemente de suas habilidades. Os desafios e projetos podem ser adaptados para atender às necessidades e interesses de cada estudante, promovendo a inclusão e a diversidade;
( )Essa abordagem promove o exercício de colaboração, permitindo que os estudantes trabalhem juntos para alcançar objetivos comuns. Isso ajuda a promover a inclusão social, a empatia e o respeito mútuo entre os estudantes, criando um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1046200 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma competência específica traçada pelo Currículo Paulista (2019) para a área de Linguagens, no ensino fundamental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1073349 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogia, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

De acordo com os objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino fundamental, assinale a alternativa que não corresponde a um dos objetivos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q987086 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes situações em sala de aula demonstra uma prática interdisciplinar de forma mais simples?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q976600 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Ciências Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

A professora de Ciências deseja elaborar práticas a serem aplicadas com seus alunos que promovam o pensamento crítico, a investigação e o protagonismo, conforme orientações da BNCC. Nesse contexto, indique uma proposta coerente com princípios pedagógicos e orientações curriculares para o ensino de Ciências.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.