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Questões de Concursos Currículo e Construção do Conhecimento

Resolva questões de Currículo e Construção do Conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q323651 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere a currículo, aprendizagem organizacional e universidade corporativa, julgue os itens a seguir. Os estudos sobre currículo iniciaram-se nos Estados Unidos da América, onde Bobbitt desenvolveu uma tendência conservadora de estudo do currículo que buscava igualar o sistema educacional ao industrial, com base no modelo organizacional e administrativo de Frederick Taylor.
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102Q328126 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

De acordo com a LDBEN, a Educação Física, integrada à Proposta Pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno em alguns casos. NÃO será isento o aluno:

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104Q328921 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Secretaria de Estado de Educação SP, CESGRANRIO

Uma organização curricular estruturada em disciplinas estanques, sobretudo no segundo ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, vem sendo questionada em função da situação social em constante processo de mudança que atravessamos, demandando novas posturas em relação à vida cultural e ao conhecimento. Nesta perspectiva, apresenta-se para a educação a necessidade de conceber o conhecimento de forma transdisciplinar. Esta concepção de conhecimento é caracterizada por

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105Q319832 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

A aprendizagem passa a ser vista como um processo complexo e global, onde o conhecimento da realidade e a intervenção nela tornam-se elementos do mesmo processo. Por meio da investigação de um tema ou problema, vincula teoria e prática e torna o aluno agente na produção do conhecimento. O professor torna-se um pesquisador, dividindo com os alunos a responsabilidade pela construção do conhecimento.

As idéias acima dizem respeito à

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106Q325827 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Currículo é uma construção social do conhecimento que pressupõe a sistematização dos meios para que essa construção se efetive. A transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito. Neste sentido, o currículo refere-se:
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107Q326858 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens subsecutivos, é apresentada uma situação hipotética acerca de planejamento curricular, seguida de uma assertiva a ser julgada.

A professora Antônia, ao assumir o segundo ano do ensino fundamental, pesquisou em livros didáticos os conceitos que deveriam ser ensinados. A partir de sua pesquisa, propôs aos alunos que eles pesquisassem sobre esses conceitos em revistas e jornais e por meio de entrevistas com familiares e vizinhos. Essa situação constitui parte de um processo de ensino-aprendizagem em que a professora, por meio de suas propostas, incentiva a vivência social concreta dos alunos.

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108Q320502 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

Com base na teoria pós-colonialista do currículo, NÃO é correto afirmar que:
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109Q323113 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

I - a linguagem escrita é objeto de interesse pelas crianças. Vivendo em um mundo onde a língua escrita está cada vez mais presente, as crianças começam a se interessar pela escrita muito antes que os professores a apresentem formalmente.

II – O trabalho com a língua escrita com crianças pequenas não pode decididamente ser uma prática mecânica desprovida de sentido e centrada na decodificação do escrito.

III - A apropriação da língua pela criança se faz no reconhecimento, compreensão e fruição da linguagem que se usa para escrever, mediada pela professora e pelo professor, fazendo-se presente em atividades prazerosas de contato com diferentes gêneros escritos, como a leitura diária de livros pelo professor, a possibilidade da criança desde cedo manusear livros e revistas e produzir narrativas e textos, mesmo sem saber ler e escrever.

IV - Atividades que desenvolvam expressão motora e modos de perceber seu próprio corpo, assim como as que lhe possibilitem construir, criar e desenhar usando diferentes materiais e técnicas, ampliar a sensibilidade da criança à música, à dança, à linguagem teatral, abrem poucas possibilidades de vivências e desenvolvimento para as crianças.

V - Experiências que promovam o envolvimento da criança com o meio ambiente e a conservação da natureza e a ajudem elaborar conhecimentos, por exemplo, de plantas e animais, devem fazer parte do cotidiano da unidade de Educação Infantil.

Assinale:

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110Q327618 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual TO, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, que se referem a currículo.

Uma proposta curricular voltada para a formação do ser aprendente deve proporcionar oportunidades de desenvolvimento de múltiplas metodologias nos componentes curriculares.

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112Q327014 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.

Os conceitos de ideologia, emancipação e reprodução cultural são próprios da teoria pós-crítica.

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113Q319007 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Secretaria de Educação PE, IPAD

A concepção de Pedagogia de Projetos que fundamenta a organização curricular é:

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114Q326856 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

O currículo da Educação Básica é formado:

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115Q320812 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.

O reconhecimento da existência de um currículo oculto é primordial para a identificação da ideologia presente no cotidiano escolar.

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116Q320671 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Os estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 60 e 70 do século passado destacam a existência, nas escolas, de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. Acerca dos níveis de currículo, abordados por Libâneo, assinale a opção correta.

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117Q324284 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

De acordo com Libâneo (2008), “há vários sentidos de competência e o mais conhecido está ligado a uma visão economicista segundo a qual a busca da produt ividade econômica requer pessoas competentes, isto é, pessoas tecnicamente eficientes”. Entretanto, o autor afirma ainda, que o sentido de competência no processo de elaboração da proposta curricular e do planejamento docente é outro. Sobre a abordagem de competência no planejamento e prática escolar é correto afirmar que:
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118Q323069 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

Na verdade, em nome da "boa educação" e do respeito à individualidade de cada um, o que se faz, em geral, é impedir que o diferente se expresse. Aliás, as normas da boa educação são formas de controle social, em que o "diferente" é penalizado apenas por ser diferente dos que se acreditam iguais.

Segundo as teorias críticas sobre currículo, a escolha e a organização dos conhecimentos refletem os

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119Q322602 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista, MPE RO, FUNCAB

No final do primeiro semestre de 1997, o MEC divulgou um documento denominado (proposta inicial dos procedimentos a serem seguidos):

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120Q324413 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Para que haja desenvolvimento curricular na educação infantil, a organização do espaço físico e do tempo assim como os recursos materiais são elementos essenciais. Considerando esses elementos, na escola,
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