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Questões de Concursos Currículo e Construção do Conhecimento

Resolva questões de Currículo e Construção do Conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q326222 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Há consenso entre os especialistas de educação de que a maneira pela qual se organizam os conteúdos e as disciplinas escolares limita a expansão do direito à educação básica. Tal organização resulta

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122Q325258 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

A organização do currículo por Projeto de Trabalho deve ser construída em parceria com os alunos. Nele o tema proporciona a aprendizagem significativa de conteúdos vinculados ao conhecimento historicamente acumulado, porém, o enfoque não está no tema e sim na apreensão dos meios necessários para a aprendizagem de qualquer conhecimento, buscando a autonomia intelectual do aluno.

A organização do currículo por Projeto de Trabalho tem como objetivo contribuir para que o aluno

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123Q328430 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), os sistemas de ensino NÃO deverão assegurar, aos educandos com necessidades especiais:

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124Q328163 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

São princípios que devem nortear a organização do currículo na Educação Infantil

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125Q322983 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Entende-se por Educação Especial:

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126Q329071 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A educação deve romper com essas fragmentações, para mostrar as correlações entre os saberes, a complexidade da vida e dos problemas que hoje existem. Enfatiza Morin (2000): “a inteligência parcelada, compartimentada, mecanicista, disjuntiva e reducionista rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que está unido, torna unidimensional o multidimensional”. De acordo com Brasil (1999), a reorganização curricular em áreas de conhecimento tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos conteúdos, numa perspectiva de:

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127Q319694 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento

O planejamento de um currículo para a educação infantil deve contemplar
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129Q325331 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Tomás Tadeu da Silva afirma em seu livro: Documentos de Identidades – Uma introdução às teorias do Currículo, que após os estudos das teorias críticas e pós críticas pode-se dizer que o currículo é:

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130Q326368 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Entende-se por Educação Especial:

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131Q328969 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil – promulgada em 05/10/88 em seu Artigo 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

Assinale:

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132Q321863 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Na concepção democrático-participativa, ao se planejar um currículo,

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133Q328363 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei 9394/96) é correto afirma:

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134Q325270 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A inclusão de questões sociais no currículo escolar não é uma preocupação inédita. Os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam essa tendência e a incluem no currículo de forma a comporumconjunto articulado e aberto de novos temas, buscando um tratamento didático que contemplem sua complexidade e sua dinâmica. De acordo com os PCNs, osTemasTransversais:

I. têm a mesma impor tância das áreas convencionais.

II. podem ser priorizados e contextualizados de acordo com as diferenças locais.

 III. devem ser utilizados, mas não têm a mesma importância que as áreas convencionais.

Está(ão) correta(s):

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135Q324130 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere a currículo, aprendizagem organizacional e universidade corporativa, julgue os itens a seguir. O currículo das universidades corporativas, em geral, prevê a promoção do desenvolvimento dos empregados nas áreas de cidadania corporativa, estrutura contextual e competências básicas do ambiente de negócios.
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136Q323592 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Instituto Quadrix, 2017

Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue os itens que se seguem. Os conteúdos abordados nos eixos transversais dos currículos são organizados em torno de uma determinada ideia ou eixo que indicam referenciais para o trabalho pedagógico a ser desenvolvido por professores e estudantes, de forma interdisciplinar, integrada e contextualizada.
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137Q328328 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

“O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai construir, precisamente, o currículo. (...) Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão ‘seguir’ aquele currículo.”

Em relação ao currículo e a organização curricular, considerando o fragmento acima, assinale a afirmativa correta.

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138Q324477 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

Para que se possa caminhar numa certa direção é preciso examinar cuidadosa e atenciosamente o lugar de onde se partiu.

Em relação à organização curricular, as idéias acima indicam a importância do

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139Q320480 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

As questões sobre o currículo estão no centro das discussões atuais. Segundo Marisa Vorraber Costa (2001), as teorias curriculares expressam determinadas visões de mundo e de currículo. Na teoria pós-crítica, o currículo precisa levar em consideração, principalmente,
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140Q323276 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A discussão do currículo escolar provoca um embate entre os conteudistas e os escolanovistas. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

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