Início

Questões de Concursos Currículo e Construção do Conhecimento

Resolva questões de Currículo e Construção do Conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q321284 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

A possibilidade de elaboração de um currículo multicultural na educação de surdos precisa ser construída a partir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q328230 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista, MPE RO, FUNCAB

Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar,em especial nas áreas de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q327770 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

"O conjunto de normas e valores implícitos nas atividades escolares, porém não mencionados pelos professores ou não intencionalmente buscados por eles. São, portanto, aprendizagens ou efeitos de aprendizagens não intencionais que se dão como resultado certos elementos presentes no ambiente da escola". O texto faz menção ao:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q327329 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ética – “A forma de operar com a diversidade de valores por vezes conflitantes, também é dada culturalmente, ainda que do ponto de vista do sujeito, dependa também do desenvolvimento biopsicológico. O preconceito, a discriminação, o negar-se a dialogar com sistemas de valores diferentes daqueles do seu meio social, o agir de forma violenta com aqueles que possuem valores diferentes, são aprendidos.” Na legitimação de valores, estão estreitamente articuladas as perspectivas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q327135 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil assinale a alternativa que prevê um dos objetivos da Educação Infantil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q320083 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

Quando se trata da concepção de currículo oculto, admite-se a possibilidade de que a história de vida dos atores envolvidos no processo de construção de saberes influencie no currículo formal.

  1. ✂️
  2. ✂️

148Q319852 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

Dadas as afirmativas sobre o brincar e as interações infantis, conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,

I. Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema e enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca.

II. As capacidades de interação, são também desenvolvidas quando as crianças podem ficar sozinhas, quando elaboram suas descobertas e sentimentos e constroem um sentido de propriedade para as ações e pensamentos já compartilhados com outras crianças e com os adultos, o que vai potencializar novas interações.

III. As crianças se desenvolvem em situações de interação social, nos quais conflitos e negociação de sentimentos, ideias e soluções são elementos indispensáveis.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q320880 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPAD

Organizar o currículo por área de conhecimento significa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q319202 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, SEARH RN, IDECAN

Analise as afirmativas correlatas.

I. ?Na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar.?

PORQUE

II. ?Revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante.?

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q328903 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - está descrito que todos os profissionais devem atuar para qualificar a relação professor aluno e o processo de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q325357 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento

Com o estabelecimento, pelo governo federal, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Estados e Municípios
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q325233 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

As definições de currículo estão marcadas pelas diferentes teorias que se propõem a tomá-lo como objeto de estudos. Em abordagens relacionadas às teorizações críticas, o currículo deve ser visto como processo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q327954 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

A produção do conhecimento, no contexto da Sociedade em Rede, gera a necessidade de articulação do currículo escolar com a produção da ciência e tecnologia no contexto de cada nação. A velocidade do processo de globalização por meio das redes exige relações curriculares complexas viabilizadas pelas tecnologias digitais. São atributos das tecnologias que influenciam diretamente a cultura curricular:

I. interatividade;

II. mobilidade;

III. conectividade;

IV. velocidade.

Dos itens, verifica-se que estão corretos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q325604 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

A organização curricular seriada baseia-se na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q324078 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE, 2017

Com base no Currículo em Movimento para a Educação Básica, julgue os itens que se seguem. Atividades esportivas, de lazer, culturais, artísticas, de educomunicação, de educação ambiental e de inclusão digital são consideradas extracurriculares.
  1. ✂️
  2. ✂️

159Q322162 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.

A neutralidade dos saberes é defendida para a garantia da cientificidade da seleção de conteúdos.

  1. ✂️
  2. ✂️

160Q323102 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Para Hernandez e Ventura (1998), um dos aspectos a ser considerado no desenvolvimento de um projeto de trabalho é a escolha do tema.

Sobre a escolha do tema, de acordo com os autores, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.