Início Questões de Concursos Currículo e Construção do Conhecimento Resolva questões de Currículo e Construção do Conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Currículo e Construção do Conhecimento Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 161Q328457 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCDe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96), os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais: I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades. II. Infraestrutura adequada para as várias necessidades existentes, na esfera pública bem como na esfera privada. III. Professores com especialização adequada em nível superior, para atendimento especializado na educação regular e nos cursos de formação continuada. IV. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade. Está correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e IV. ✂️ c) II e III. ✂️ d) II, III e IV. ✂️ e) I, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 162Q319395 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCABSegundo o Art. 8º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. De acordo com a referida Lei, são incumbências do Município os itens abaixo, EXCETO: ✂️ a) assegurar o Ensino Fundamental e oferecer, com prioridade, Ensino Médio a todos que o demandarem. ✂️ b) organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados. ✂️ c) autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino. ✂️ d) oferecer a Educação Infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o Ensino Fundamental. ✂️ e) assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 163Q328994 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELONa parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, a partir da: ✂️ a) Terceira série. ✂️ b) Quarta série. ✂️ c) Quinta série. ✂️ d) Sexta série. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 164Q325236 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores AssociadosNome dado o currículo que diz respeito àquelas aprendizagens que fogem ao controle da própria escola e do professor e passam quase despercebidas, mas que têm uma força formadora muito intensa: ✂️ a) Currículo real; ✂️ b) Currículo formal; ✂️ c) Currículo padrão; ✂️ d) Currículo oculto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 165Q319221 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, SEMEC PI, FCCA interdisciplinaridade não pode ser vista como uma proposta teórica fechada, mas uma ✂️ a) prática que procura reproduzir a hierarquia dos conhecimentos existentes nas disciplinas. ✂️ b) metodologia que consegue dar sentido à existência do conjunto das disciplinas de um currículo. ✂️ c) prática permanente de organização do currículo de forma menos fragmentada. ✂️ d) direção para as dificuldades de aprendizagem resultantes da não ordenação de conteúdos. ✂️ e) concepção de organização do trabalho disciplinar numa grade de conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 166Q325454 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de EnsinoNão está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009: ✂️ a) As propostas curriculares da Educação Infantil devem garantir que as crianças tenham experiências variadas com as diversas linguagens, reconhecendo que o mundo no qual estão inseridas, por força da própria cultura, é amplamente marcado por imagens, sons, falas e escritas. Nesse processo, é preciso valorizar o lúdico, as brincadeiras e as culturas infantis. ✂️ b) As experiências promotoras de aprendizagem e consequente desenvolvimento das crianças não precisam necessariamente, ser propiciadas em uma frequência regular e serem, ao mesmo tempo, imprevistas, abertas a surpresas e a novas descobertas. ✂️ c) As experiências visam a criação e a comunicação por meio de diferentes formas de expressão, tais como imagens, canções e música, teatro, dança e movimento, assim como a língua escrita e falada, sem esquecer da língua de sinais, que pode ser aprendida por todas as crianças e não apenas pelas crianças surdas. ✂️ d) É necessário considerar que as linguagens se interrelacionam. Quando se volta para construir conhecimentos sobre diferentes aspectos do seu entorno, a criança elabora suas capacidades linguísticas e cognitivas envolvidas na explicação, argumentação e outras, ao mesmo tempo em que amplia seus conhecimentos sobre o mundo e registra suas descobertas pelo desenho ou mesmo por formas bem iniciais de registro escrito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 167Q326353 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro?Apesar de reconhecer a forma integrada como um curso único, com matrícula e conclusão únicas, [...] considera que os conteúdos do ensino médio e os da educação profissional de nível técnico são de ?naturezas diversas?. Reestabelece- se, assim, internamente ao currículo, uma dicotomia entre as concepções educacionais de uma formação para a cidadania e outra para o mundo do trabalho, ou de um tipo de formação para o trabalho intelectual e de outro tipo para o trabalho técnico e profissional.? (FRIGOTTO et al, 2005) Com base na citação acima, assinale uma consequência desta política: ✂️ a) em razão disto, no currículo integrado o conhecimento é só geral, posto que estrutura objetivos de produção. ✂️ b) em razão disto, no currículo integrado o conhecimento é só específico, posto que estrutura objetivos de produção. ✂️ c) dá continuidade à política curricular marcada pela ênfase no individualismo e na formação por competências voltadas para a empregabilidade. ✂️ d) um conceito específico, por sua vez, configura-se pela apropriação de um conceito geral com finalidades restritas a objetos, problemas ou situações de interesse produtivo. ✂️ e) no currículo que integra formação geral, técnica e política, o estatuto de conhecimento geral de um conceito está no seu enraizamento nas ciências como ?leis gerais? que explicam fenômenos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 168Q323622 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIOUm debate que se instaurou recentemente no contexto educacional foi o que identificava uma oposição entre competências e conteúdos curriculares. As Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (Indicação CEE nº 9/2000) oferece uma forte contribuição a esse debate, ao esclarecer que: ✂️ a) organização curricular em áreas e projetos interdisciplinares supõe um ensino de competências, colocando os conteúdos numa dimensão menos relevante. ✂️ b) competências sem conteúdo caracterizam um esvaziamento da escola e conteúdos que não se traduzam em competências são efêmeros. ✂️ c) currículo saturado de informações enciclopédicas deve dar lugar a ensino por competências, eliminando os conteúdos. ✂️ d) conteúdos com caráter específico de formação profissional são primazia no Ensino Médio, visando a desenvolver competências para o mundo do trabalho. ✂️ e) conteúdos devem dar lugar a competências, por serem elas que são exigidas do profissional no mundo contemporâneo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 169Q322090 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de EnsinoNão está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009: ✂️ a) A tarefa do ensino na Educação Infantil é garantir às crianças seu direito de viver a infância e se desenvolver, as experiências no espaço de Educação Infantil devem possibilitar o encontro pela criança de explicações sobre o que ocorre à sua volta e consigo mesma enquanto desenvolvem formas de agir, sentir e pensar. ✂️ b) É importante é apoiar as crianças, desde cedo e ao longo de todas as suas experiências cotidianas na EducaçãoInfantil no estabelecimento de uma relação positiva com a instituição educacional, no fortalecimento de sua autoestima, no interesse e curiosidade pelo conhecimento do mundo, na familiaridade com diferentes linguagens, na aceitação e acolhimento das diferenças entre as pessoas. ✂️ c) É desnecessário pensar um currículo sustentado nas relações, nas interações e em práticas educativas intencionalmente voltadas para as experiências concretas da vida cotidiana, para a aprendizagem da cultura, pelo convívio no espaço da vida coletiva bem como para a produção de narrativas, individuais e coletivas, através de diferentes linguagens. ✂️ d) O professor necessita articular condições de organização dos espaços, tempos, materiais e das interações nas atividades para que as crianças possam expressar sua imaginação nos gestos, no corpo, na oralidade e/ou na língua de sinais, no faz de conta, no desenho e em suas primeiras tentativas de escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 170Q327738 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADOrganizar o currículo a partir das disciplinas significa ✂️ a) dar preferência ao trabalho de cada professor, pois este detém o saber específico segundo sua formação docente ✂️ b) favorecer o saber específico de cada disciplina, pois permite o aprofundamento em cada área do conhecimento ✂️ c) não confundir as diferentes disciplinas, respeitando suas especificidades. ✂️ d) respeitar o ritmo do aluno que só consegue assimilar os conteúdos que são apresentados seqüencialmente. ✂️ e) privilegiar os conteúdos específicos a fim de favorecer a aprendizagem do aluno, pois ele não assimila todos os conteúdos necessários ao mesmo tempo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 171Q320324 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Dadas as afirmativas sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, I. Está organizado em três volumes. II. Faz uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil. III. Discute os processos de construção da identidade e autonomia das crianças. IV. Contém seis documentos referentes aos eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças. verifica-se que estão corretas ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) II e IV, apenas. ✂️ d) III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 172Q326377 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCSão princípios norteadores do currículo do Ensino Médio, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais: ✂️ a) a equalização de conteúdos; a política da igualdade e a ética da sensibilidade. ✂️ b) a política da igualdade; a ética da identidade e a inserção no mercado de trabalho. ✂️ c) a continuidade dos estudos; a inserção no mercado de trabalho e a política da igualdade. ✂️ d) a estética da sensibilidade; a política da igualdade e a ética da identidade. ✂️ e) a equalização de conteúdos; a continuidade dos estudos e a inserção no mundo do trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 173Q319765 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCABA gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas públicas se coloca hoje como um dos fundamentos da qualidade da educação, como exercício efetivo da cidadania. Aqui se situa um dos maiores desafios dos educadores: a democracia, assim como a cidadania, se fundamenta na autonomia. Escolas e cidadãos privados da autonomia, não terão condições de exercer uma gestão democrática, de educar para a cidadania. Para a gestão democrática, é condição essencial uma: ✂️ a) educação emancipadora. ✂️ b) escola para todos. ✂️ c) educação intercultural. ✂️ d) escola participativa. ✂️ e) educação sem fronteiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 174Q322327 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAISão princípios norteadores da Educação Infantil previstos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, EXCETO: ✂️ a) o direito das crianças a brincar como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil; ✂️ b) a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma. ✂️ c) o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade; ✂️ d) o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 175Q326863 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo. A teoria crítica põe em relevo os conceitos de subjetividade, multiculturalismo e identidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 176Q326159 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPECom relação a composição curricular, é correto afirmar que o tipo mesodisciplinar é aquele em que as disciplinas não têm nexo umas com as outras. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 177Q327290 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPECom base na Lei n.º 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), julgue os itens seguintes. A implantação dos planos de carreira e remuneração dos profissionais da educação básica deve assegurar a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, assim como da remuneração, sobretudo dos profissionais que atuam na educação básica na rede pública de ensino. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 178Q322075 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPEOs currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir. A perspectiva tradicional de elaboração curricular concebe a escolarização como uma forma produtiva que constrói e define a subjetividade humana mediante o repertório de ideologias e práticas que incorpora. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 179Q327766 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCABA educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e reflexão dos alunos, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. Muitas questões sociais poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma vez que tratam de questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social. O que norteia os temas transversais é a: ✂️ a) contextualização e o conhecimento. ✂️ b) liberdade e a responsabilidade. ✂️ c) cidadania e a democracia. ✂️ d) informação e conhecimento. ✂️ e) ética e moral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 180Q321371 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCABSobre o a presença de música do currículo da Educação Básica, é correto afirmar: ✂️ a) Música é componente curricular obrigatório. ✂️ b) Música é conteúdo obrigatório e exclusivo do componente curricular “Arte”. ✂️ c) Música é conteúdo obrigatório, mas não exclusivo do componente curricular “Arte”. ✂️ d) Música e Arte devem ser trabalhadas em EducaçãoArtística. ✂️ e) Música e Arte são componentes curriculares facultativos para os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
161Q328457 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCDe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96), os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais: I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades. II. Infraestrutura adequada para as várias necessidades existentes, na esfera pública bem como na esfera privada. III. Professores com especialização adequada em nível superior, para atendimento especializado na educação regular e nos cursos de formação continuada. IV. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade. Está correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e IV. ✂️ c) II e III. ✂️ d) II, III e IV. ✂️ e) I, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
162Q319395 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCABSegundo o Art. 8º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. De acordo com a referida Lei, são incumbências do Município os itens abaixo, EXCETO: ✂️ a) assegurar o Ensino Fundamental e oferecer, com prioridade, Ensino Médio a todos que o demandarem. ✂️ b) organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados. ✂️ c) autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino. ✂️ d) oferecer a Educação Infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o Ensino Fundamental. ✂️ e) assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
163Q328994 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELONa parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, a partir da: ✂️ a) Terceira série. ✂️ b) Quarta série. ✂️ c) Quinta série. ✂️ d) Sexta série. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
164Q325236 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores AssociadosNome dado o currículo que diz respeito àquelas aprendizagens que fogem ao controle da própria escola e do professor e passam quase despercebidas, mas que têm uma força formadora muito intensa: ✂️ a) Currículo real; ✂️ b) Currículo formal; ✂️ c) Currículo padrão; ✂️ d) Currículo oculto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
165Q319221 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, SEMEC PI, FCCA interdisciplinaridade não pode ser vista como uma proposta teórica fechada, mas uma ✂️ a) prática que procura reproduzir a hierarquia dos conhecimentos existentes nas disciplinas. ✂️ b) metodologia que consegue dar sentido à existência do conjunto das disciplinas de um currículo. ✂️ c) prática permanente de organização do currículo de forma menos fragmentada. ✂️ d) direção para as dificuldades de aprendizagem resultantes da não ordenação de conteúdos. ✂️ e) concepção de organização do trabalho disciplinar numa grade de conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
166Q325454 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de EnsinoNão está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009: ✂️ a) As propostas curriculares da Educação Infantil devem garantir que as crianças tenham experiências variadas com as diversas linguagens, reconhecendo que o mundo no qual estão inseridas, por força da própria cultura, é amplamente marcado por imagens, sons, falas e escritas. Nesse processo, é preciso valorizar o lúdico, as brincadeiras e as culturas infantis. ✂️ b) As experiências promotoras de aprendizagem e consequente desenvolvimento das crianças não precisam necessariamente, ser propiciadas em uma frequência regular e serem, ao mesmo tempo, imprevistas, abertas a surpresas e a novas descobertas. ✂️ c) As experiências visam a criação e a comunicação por meio de diferentes formas de expressão, tais como imagens, canções e música, teatro, dança e movimento, assim como a língua escrita e falada, sem esquecer da língua de sinais, que pode ser aprendida por todas as crianças e não apenas pelas crianças surdas. ✂️ d) É necessário considerar que as linguagens se interrelacionam. Quando se volta para construir conhecimentos sobre diferentes aspectos do seu entorno, a criança elabora suas capacidades linguísticas e cognitivas envolvidas na explicação, argumentação e outras, ao mesmo tempo em que amplia seus conhecimentos sobre o mundo e registra suas descobertas pelo desenho ou mesmo por formas bem iniciais de registro escrito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
167Q326353 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro?Apesar de reconhecer a forma integrada como um curso único, com matrícula e conclusão únicas, [...] considera que os conteúdos do ensino médio e os da educação profissional de nível técnico são de ?naturezas diversas?. Reestabelece- se, assim, internamente ao currículo, uma dicotomia entre as concepções educacionais de uma formação para a cidadania e outra para o mundo do trabalho, ou de um tipo de formação para o trabalho intelectual e de outro tipo para o trabalho técnico e profissional.? (FRIGOTTO et al, 2005) Com base na citação acima, assinale uma consequência desta política: ✂️ a) em razão disto, no currículo integrado o conhecimento é só geral, posto que estrutura objetivos de produção. ✂️ b) em razão disto, no currículo integrado o conhecimento é só específico, posto que estrutura objetivos de produção. ✂️ c) dá continuidade à política curricular marcada pela ênfase no individualismo e na formação por competências voltadas para a empregabilidade. ✂️ d) um conceito específico, por sua vez, configura-se pela apropriação de um conceito geral com finalidades restritas a objetos, problemas ou situações de interesse produtivo. ✂️ e) no currículo que integra formação geral, técnica e política, o estatuto de conhecimento geral de um conceito está no seu enraizamento nas ciências como ?leis gerais? que explicam fenômenos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
168Q323622 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIOUm debate que se instaurou recentemente no contexto educacional foi o que identificava uma oposição entre competências e conteúdos curriculares. As Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (Indicação CEE nº 9/2000) oferece uma forte contribuição a esse debate, ao esclarecer que: ✂️ a) organização curricular em áreas e projetos interdisciplinares supõe um ensino de competências, colocando os conteúdos numa dimensão menos relevante. ✂️ b) competências sem conteúdo caracterizam um esvaziamento da escola e conteúdos que não se traduzam em competências são efêmeros. ✂️ c) currículo saturado de informações enciclopédicas deve dar lugar a ensino por competências, eliminando os conteúdos. ✂️ d) conteúdos com caráter específico de formação profissional são primazia no Ensino Médio, visando a desenvolver competências para o mundo do trabalho. ✂️ e) conteúdos devem dar lugar a competências, por serem elas que são exigidas do profissional no mundo contemporâneo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
169Q322090 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de EnsinoNão está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009: ✂️ a) A tarefa do ensino na Educação Infantil é garantir às crianças seu direito de viver a infância e se desenvolver, as experiências no espaço de Educação Infantil devem possibilitar o encontro pela criança de explicações sobre o que ocorre à sua volta e consigo mesma enquanto desenvolvem formas de agir, sentir e pensar. ✂️ b) É importante é apoiar as crianças, desde cedo e ao longo de todas as suas experiências cotidianas na EducaçãoInfantil no estabelecimento de uma relação positiva com a instituição educacional, no fortalecimento de sua autoestima, no interesse e curiosidade pelo conhecimento do mundo, na familiaridade com diferentes linguagens, na aceitação e acolhimento das diferenças entre as pessoas. ✂️ c) É desnecessário pensar um currículo sustentado nas relações, nas interações e em práticas educativas intencionalmente voltadas para as experiências concretas da vida cotidiana, para a aprendizagem da cultura, pelo convívio no espaço da vida coletiva bem como para a produção de narrativas, individuais e coletivas, através de diferentes linguagens. ✂️ d) O professor necessita articular condições de organização dos espaços, tempos, materiais e das interações nas atividades para que as crianças possam expressar sua imaginação nos gestos, no corpo, na oralidade e/ou na língua de sinais, no faz de conta, no desenho e em suas primeiras tentativas de escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
170Q327738 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADOrganizar o currículo a partir das disciplinas significa ✂️ a) dar preferência ao trabalho de cada professor, pois este detém o saber específico segundo sua formação docente ✂️ b) favorecer o saber específico de cada disciplina, pois permite o aprofundamento em cada área do conhecimento ✂️ c) não confundir as diferentes disciplinas, respeitando suas especificidades. ✂️ d) respeitar o ritmo do aluno que só consegue assimilar os conteúdos que são apresentados seqüencialmente. ✂️ e) privilegiar os conteúdos específicos a fim de favorecer a aprendizagem do aluno, pois ele não assimila todos os conteúdos necessários ao mesmo tempo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
171Q320324 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Dadas as afirmativas sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, I. Está organizado em três volumes. II. Faz uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil. III. Discute os processos de construção da identidade e autonomia das crianças. IV. Contém seis documentos referentes aos eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças. verifica-se que estão corretas ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) II e IV, apenas. ✂️ d) III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
172Q326377 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCSão princípios norteadores do currículo do Ensino Médio, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais: ✂️ a) a equalização de conteúdos; a política da igualdade e a ética da sensibilidade. ✂️ b) a política da igualdade; a ética da identidade e a inserção no mercado de trabalho. ✂️ c) a continuidade dos estudos; a inserção no mercado de trabalho e a política da igualdade. ✂️ d) a estética da sensibilidade; a política da igualdade e a ética da identidade. ✂️ e) a equalização de conteúdos; a continuidade dos estudos e a inserção no mundo do trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
173Q319765 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCABA gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas públicas se coloca hoje como um dos fundamentos da qualidade da educação, como exercício efetivo da cidadania. Aqui se situa um dos maiores desafios dos educadores: a democracia, assim como a cidadania, se fundamenta na autonomia. Escolas e cidadãos privados da autonomia, não terão condições de exercer uma gestão democrática, de educar para a cidadania. Para a gestão democrática, é condição essencial uma: ✂️ a) educação emancipadora. ✂️ b) escola para todos. ✂️ c) educação intercultural. ✂️ d) escola participativa. ✂️ e) educação sem fronteiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
174Q322327 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAISão princípios norteadores da Educação Infantil previstos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, EXCETO: ✂️ a) o direito das crianças a brincar como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil; ✂️ b) a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma. ✂️ c) o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade; ✂️ d) o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
175Q326863 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo. A teoria crítica põe em relevo os conceitos de subjetividade, multiculturalismo e identidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
176Q326159 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPECom relação a composição curricular, é correto afirmar que o tipo mesodisciplinar é aquele em que as disciplinas não têm nexo umas com as outras. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
177Q327290 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPECom base na Lei n.º 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), julgue os itens seguintes. A implantação dos planos de carreira e remuneração dos profissionais da educação básica deve assegurar a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, assim como da remuneração, sobretudo dos profissionais que atuam na educação básica na rede pública de ensino. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
178Q322075 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPEOs currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir. A perspectiva tradicional de elaboração curricular concebe a escolarização como uma forma produtiva que constrói e define a subjetividade humana mediante o repertório de ideologias e práticas que incorpora. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
179Q327766 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCABA educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e reflexão dos alunos, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. Muitas questões sociais poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma vez que tratam de questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social. O que norteia os temas transversais é a: ✂️ a) contextualização e o conhecimento. ✂️ b) liberdade e a responsabilidade. ✂️ c) cidadania e a democracia. ✂️ d) informação e conhecimento. ✂️ e) ética e moral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
180Q321371 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCABSobre o a presença de música do currículo da Educação Básica, é correto afirmar: ✂️ a) Música é componente curricular obrigatório. ✂️ b) Música é conteúdo obrigatório e exclusivo do componente curricular “Arte”. ✂️ c) Música é conteúdo obrigatório, mas não exclusivo do componente curricular “Arte”. ✂️ d) Música e Arte devem ser trabalhadas em EducaçãoArtística. ✂️ e) Música e Arte são componentes curriculares facultativos para os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro