Início

Questões de Concursos Currículo e Construção do Conhecimento

Resolva questões de Currículo e Construção do Conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q322204 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Só se erra quando se busca conhecer. Uma criança, um jovem, um adulto que, ao buscar entender algo se equivoca, sinaliza que está tentando entender. Aquele que não tenta entender, não se equivoca, não erra...

Na aprendizagem,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q324116 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Há muito tempo, o currículo vem sendo compreendido como o conjunto padronizado de exigências acadêmicas ou de fragmentos de conhecimentos e habilidades que todo aluno deve aprender para terminar com sucesso o seu curso. Essa concepção de currículo vem sendo cada vez mais rejeitada pelos professores em razão de muitas faltas advindas da padronização.

 Marque a alternativa que NÃO corresponde a essas razões.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q326361 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

Na perspectiva emancipadora de currículo, o conteúdo é considerado uma construção social e o professor é o mediador entre os saberes historicamente produzidos e a experiência trazida pelo aluno.

  1. ✂️
  2. ✂️

184Q322335 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Acerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens.

Um currículo organizado a partir da lógica da seriação favorece a análise do desenvolvimento do aluno pelo professor de maneira integral.

  1. ✂️
  2. ✂️

185Q324164 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta em relação aos tipos de currículo abordados por José Carlos Libâneo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q324703 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.

Para alguns teóricos críticos, o importante não é saber se o conhecimento é verdadeiro, mas as formas pelas quais os conhecimentos são tidos como legítimos ou ilegítimos.

  1. ✂️
  2. ✂️

187Q319003 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

Para a perspectiva experimental do currículo, a escola deve ser vista como agente socializador e desenvolvedor de um projeto de educação global que vai além dos saberes acadêmicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

188Q319858 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, CEFET RJ, CONSULPLAN

Currículo é um termo muitas vezes utilizado para se referir a programas de conteúdos de cada disciplina."(PCN - Introdução)Mas, currículo pode significar também:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q323306 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

A escola cidadã deve combater quaisquer processos de bullying e de discriminações. Para que seja bem sucedida, essa escola deve planejar-se de modo a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q320336 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, FUNDAC PB, CESPE CEBRASPE

O currículo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q326015 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Secretaria de Educação PE, IPAD

A proposta curricular do estado de Pernambuco divide o processo de escolarização em ciclos de ensino. A que corresponde o 4° ciclo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q328820 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

I - A criança deve ter possibilidade de fazer deslocamentos e movimentos amplos nos espaços internos e externas às salas de referência das turmas e à instituição, envolver-se em explorações e brincadeiras com objetos e materiais diversificados que contemplem as particularidades das diferentes idades, as condições específicas das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, e as diversidades sociais, culturais, étnico-raciais e linguísticas das crianças, famílias e comunidade regional.

II - De modo a proporcionar às crianças diferentes experiências de interações que lhes possibilitem construir saberes, fazer amigos, aprender a cuidar de si e a conhecer suas próprias preferências e características, deve-se possibilitar que elas participem de diversas formas de agrupamento (grupos de mesma idade e grupos de diferentes idades), formados com base em critérios estritamente pedagógicos.

III - As especificidades e os interesses singulares e coletivos dos bebês e das crianças das demais faixas etárias devem ser considerados no planejamento do currículo, vendo a criança em cada momento como uma pessoa inteira na qual os aspectos motores, afetivos, cognitivos e linguísticos integramse, embora em permanente mudança.

IV - Em qualquer experiência de aprendizagem que seja trabalhada pelas crianças, devem ser abolidos os procedimentos que não reconhecem a atividade criadora e o protagonismo da criança pequena, que promovam atividades mecânicas e não significativas para as crianças.

V - Cabe ao professor criar oportunidade para que a criança, no processo de elaborar sentidos pessoais, se aproprie de elementos significativos de sua cultura não como verdades absolutas, mas como elaborações dinâmicas e provisórias. Trabalha-se com os saberes da prática que as crianças vão construindo ao mesmo tempo em que se garante a apropriação ou construção por elas de novos conhecimentos.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q328827 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q328644 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSA

A educação profissional técnica de nível médio tem sido estudada e sua concepção ampliada em lei própria. De acordo com as bases legais da educação nacional, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q320964 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, SEDUC PE, IPAD

Os currículos do ensino fundamental e médio, segundo a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q319706 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Um estabelecimento de ensino detectou muitos problemas no desempenho dos alunos em relação à aprendizagem. Os dirigentes perceberam que existiam fatores de várias dimensões que interferiam no processo de construção do conhecimento. Por isso, decidiram realizar um processo de avaliação que englobasse diversos segmentos da escola, como: participação dos pais, desempenho dos docentes e discentes, estrutura física, atividades complementares, órgãos de apoio aos estudantes, gestão da direção, instâncias de participação e outros. Posteriormente, tomaram algumas decisões baseadas nos dados e informações levantados.

Essa ação tem como princípio a concepção de avaliação denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q319272 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

O currículo por competência surge como "novo" paradigma, construindo a idéia de que a Escola deve estar sintonizada com as mudanças da sociedade. A complexa conjuntura que se apresenta tanto nos Referenciais (1999) como nas Diretrizes (2001) indica para a escola novas tarefas entre as quais a resignificação do ensino face aos desafios contemporâneos. Dias e Lopes (2003).

 Assinale a alternativa incorreta em relação aos novos paradigmas curriculares:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q324031 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Secretaria de Educação PE, IPAD

Em certa escola, os professores decidiram modificar o currículo, adotando a perspectiva da construção de competências. Esta mudança visava a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q328173 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

O Referencial Curricular para Educação Infantil, assim como as Diretrizes Curriculares, determina três grandes eixos em torno dos quais todas as atividades pedagógicas do currículo devem girar, a saber

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.