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Questões de Concursos Currículo e Construção do Conhecimento

Resolva questões de Currículo e Construção do Conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q323105 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Novas Tecnologias, IFRN, FUNCERN

Segundo a Portaria 4.059, de 10 de dezembro de 2004, que regulamenta a oferta de carga horária a distância em cursos e disciplinas presenciais, as instituições de ensino superior poderão

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22Q324107 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico de Promotoria, Ministério Público Estadual PB, COMPERVE

De acordo com a Teoria Crítica do Currículo, é correto afirmar que currículo é compreendido como:
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23Q323437 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

Na educação contemporânea, a organização curricular tem como foco
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24Q326298 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma educação emancipatória contribui para estabelecer uma relação dialética entre o currículo e o contexto histórico, social, político e cultural em que esse currículo está inserido. Na visão de Paulo Freire, são elementos de uma educação emancipatória
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25Q325622 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Psicopedagogo, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

Os psicopedagogos devem seguir certos princípios éticos que estão condensados no Código de Ética, devidamente aprovado pela Associação Brasileira de Psicopedagogia, no ano de 1996. De acordo com o previsto no Capítulo II e Artigo 6º que trata das responsabilidades do psicopedagogo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Manter-se atualizado quanto aos conhecimentos científicos e técnicos que tratem do fenômeno da aprendizagem humana.

( ) Assumir somente as responsabilidades para as quais esteja preparado dentro dos limites da competência psicopedagógica.

( ) Divulgar a identidade, parecer e/ou diagnóstico do cliente nos relatos e discussões feitos a título de exemplos e estudos de caso.

( ) Zelar pelo bom relacionamento com especialistas de outras áreas, mantendo uma atitude crítica, de abertura e respeito em relação às diferentes visões de mundo.

( ) Manter atitude de colaboração e solidariedade com colegas sendo conivente ou acumpliciar-se, de qualquer forma, com o ato ilícito ou calúnia.

A sequência está correta em

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27Q319720 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito das medidas que viabilizam o acesso de estudantes com deficiência ao currículo, a exemplo de modificações físicas e materiais na escola e na metodologia utilizada pelo professor, assinale a opção correta.
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28Q319231 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

A cultura escolar, historicamente, configurou-se na ênfase da questão da igualdade, o que significou, na prática, a afirmação da hegemonia da cultura ocidental européia e a ausência no currículo e em outras práticas educativa, de outras vozes, particularmente referidas às culturas originárias do Continente, à cultura negra e de outros grupos étnicos marginalizados de nossa sociedade.

Problematizar esta questão evitando generalizações sobre um hipotético conhecimento universal, pode significar o ponto de partida fundamental para a

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29Q326801 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Existe uma distância entre o saber escolar e o conhecimento que o aluno possui. A transposição didática expressa bem o que ocorre com os saberes a serem ensinados na escola. Há uma passagem da cultura extraescolar ao currículo formal, do currículo formal ao currículo real e do currículo real à aprendizagem efetiva dos alunos. Essa passagem acontece quando o professor realiza um processo de:
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30Q319505 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Os princípios básicos da andragogia incluem o(a)

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31Q321897 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O currículo escolar é um dos mecanismos que compõem o caminho que nos torna o que somos. Nesse sentido, atente para as seguintes afirmações:

I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.

II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.

III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.

IV. É intenção curricular a concretização de um projeto de indivíduo para um projeto de sociedade, que independe do projeto políticopedagógico da escola.

Está correto o que se afirma em

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32Q322447 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

O currículo

I é a expressão da função socializadora da escola.

II tem conteúdo indiferente à prática pedagógica.

III relaciona-se ao conteúdo da profissionalização dos docentes.

IV contém um único tipo de componente pedagógico.

V não interfere na melhoria da qualidade de ensino.

A quantidade de itens certos é igual a

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33Q325419 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Em educação, o conceito de currículo é um dos mais complexos. Talvez o caminho mais direto para sanar esse tipo de problema seja o de precisar as funções do currículo e seu papel nas atividades educativas. Nesse contexto, assinale a opção correta.

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34Q319984 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Das medidas abaixo, constituem adaptações de acesso ao currículo:

I- Criar condições físicas, ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento.

II- Propiciar os melhores níveis de comunicação e interação com as pessoas com as quais convive na comunidade escolar.

III- Fornecer ou atuar para a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos necessários.

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35Q328612 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

De acordo com Sacristán (1998), o termo currículo origina da palavra latina currere, que se reporta à carreira, a um percurso a ser realizado e, por consequência, à sua representação ou apresentação.

A partir das reflexões de Sacristán (1998) sobre o que se deve considerar na conceitualização de currículo, é correto afirmar:

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36Q321678 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Especialista em Educação, Prefeitura de Santana AP, NCE

A organização curricular deve ser considerada como um recurso para ajudar a escola a alcançar seus objetivos.

Um dos princípios básicos da organização curricular é:

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37Q322521 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento

Um aluno portador de deficiência, na classe, mobiliza a ação e o cuidado dos colegas, e deve contar também com uma intervenção objetiva por parte do educador, que precisa ter conhecimento de alguns dados para melhor acompanhar o seu desenvolvimento. É importante que o professor conheça algumas especificidades deste aluno, tais como motricidade, linguagem e o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. A escola, quando houver necessidade, precisa ainda:
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38Q327912 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

A organização escolar em ciclos de aprendizagem tem como base uma concepção de desenvolvimento e de aprendizagem que se pauta:
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39Q319898 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017

Sobre a concepção de currículo de acordo com a perspectiva crítico-emancipatória, assinale a alternativa correta.
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40Q320299 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Nas várias áreas do currículo escolar, existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais, isto é, todas essas áreas educam em relação a questões sociais por meio de suas concepções e dos valores que veiculam nos conteúdos. Os temas transversais

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