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Questões de Concursos Currículo e Construção do Conhecimento

Resolva questões de Currículo e Construção do Conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q327291 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

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202Q325544 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa AC, CESPE CEBRASPE

Acerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens.

A recriação dos saberes trabalhados por alunos e professores é a função principal do currículo na concepção academicista.

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203Q321708 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.

A pesquisa participante tem como objetivo a análise da realidade e sua transformação em benefício dos próprios participantes.

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204Q327622 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.

Para o pós-estruturalismo, a diferença é uma característica natural e, portanto, absoluta, e assim deve ser tratada no currículo.

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205Q321084 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Quanto aos estudos teóricos sobre as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os seguintes itens. Na perspectiva piagetiana, o desenvolvimento humano é definido por uma sucessão de estágios vinculados ao surgimento de novas estruturas.
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206Q327000 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nas séries finais do Ensino Fundamental, o currículo proporcionará a ampliação do domínio da língua falada e escrita, dos princípios da reflexão matemática, das coordenadas espaciais e temporais que organizam a percepção do mundo, dos princípios da explicação científica, das condições de fruição da Arte e das mensagens estéticas que representam o domínio do saber tradicionalmente acumulado e determinam o que necessita ser desenvolvido e explorado pelos diversos componentes curriculares, para a formação global do aluno, a sua inserção no mercado de trabalho e para o prosseguimento de estudos. Nesta fase, o currículo de uma escola deverá:

I- enfatizar o desenvolvimento da capacidade memorística do aluno.

II- contemplar componentes curriculares da base nacional comum, complementados por uma parte diversificada.

III- favorecer a competição entre os educandos necessária à formação da pessoa nos diferentes níveis.

IV- dar ênfase aos componentes da parte diversificada visando à orientação para o trabalho.

O correto está somente em:

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207Q328678 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista, IBGE, CESGRANRIO

Os cursos de formação de professores não têm se preocupado em destacar as possibilidades de intervenção dos professores na elaboração dos currículos, que são deixa- dos a cargo dos especialistas. (BACCAGLINI, 2000).

Muitas vezes, esses especialistas não têm contato com a realidade local, elaborando currículos desconexos em relação às expectativas dos professores e da comunidade. Dentro dessa perspectiva,

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208Q325610 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A Lei de Diretrizes e Bases da Educacional estabelece em seu Art. 7º que o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

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209Q328939 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

O marco de nossa experiência, baseado na prática, teoria e pesquisas, é a imagem das crianças como ricas, fortes e poderosas. A ênfase é colocada em vê-las como sujeitos únicos, com direitos, em vez de simplesmente com necessidades.

Carlina Rinaldi

Essa concepção de infância está presente em instituições de Educação Infantil que promovem atividades que viabilizam para a criança a(o):

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210Q320498 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

"Como ser capaz de desenvolver práticas interdisciplinares, tendo uma frágil base disciplinar?" Esta pergunta decorre de pesquisa realizada por Gatti (2008) sobre o currículo de instituições formadoras de pedagogos. A referida autora mostra que apenas 7,5% dos conteúdos que compõem o currículo dos cursos de pedagogia dizem respeito àquilo que será ensinado pelos futuros professores. Ao evidenciar este aspecto da formação inicial de professores, Gatti (2008) coloca em questão a capacidade do pedagogo em propor práticas interdisciplinares qualificadas. Nesta perspectiva, interdisciplinaridade é:
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211Q324093 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

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212Q327976 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, SEE SP, FCC

Atenção: Leia o texto abaixo apara responder às questões de números 3 e 4.

Fazia parte da pauta de uma reunião de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) a organização de uma visita aos principais museus da cidade. Enquanto os professores discutiam a programação da atividade, uma professora comenta: ? Que bobagem essa história de conhecer museu, para que isso? Nós devíamos nos preocupar com as atividades curriculares e não com as extracurriculares. É só para perder tempo! Uma outra professora rebate dizendo: ? Você quer dizer que há dissociação entre cultura e conhecimento? Quer dizer que atividades culturais não promovem aprendizagens curriculares relevantes para os alunos?

Tendo em vista a situação relatada e considerando as políticas de currículo da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo é correto afirmar que

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213Q321649 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação DF, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue os seguintes itens. As matrizes curriculares dos cursos de educação profissional, independentemente do seu eixo tecnológico, devem pautar-se pela formação integral dos estudantes, de forma a prover-lhes condições de apropriação dos fundamentos sociais, científicos e tecnológicos necessários ao exercício profissional.
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214Q325279 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Acerca dos currículos do ensino fundamental e médio, assinale a opção correta.

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215Q326267 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Instrumento de compreensão do mundo, de transformação social, o currículo da escola emancipadora deve abranger o conhecimento como processo de construção permanente, interdisciplinar e contextualizado, resultado da ação individual e coletiva dos sujeitos envolvidos.
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216Q324221 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Muitos autores afirmam que o pensamento curricular brasileiro dos últimos anos tem sido dominado pela tendência crítica. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

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219Q319150 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

“Assim como as tradiç es que definem o que é currículo, o currículo é, ele mesmo, uma prática discursiva. Isso significa que ele é uma prática de poder, mas também uma prática de significação, de atribuição de sentidos. Ele constrói a realidade, nos governa, constrange nosso comportamento, projeta nossa identidade, tudo isso produzindo sentidos”. (LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011). A partir da visão pós-estruturalista das práticas curriculares de poder e significação, é correto afirmar que o currículo:
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220Q321486 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Entre as políticas públicas para a melhoria da qualidade da escola são aplicados instrumentos de avaliação externa como SAEB, Prova Brasil ou outra promovida pelo sistema de ensino a que a instituição esteja vinculada.Assim, é correto afirmar que:

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