Início

Questões de Concursos Currículo e Construção do Conhecimento

Resolva questões de Currículo e Construção do Conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q319698 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Secretaria de Educação PE, IPAD

Considerando a contextualização e a interdisciplinaridade dos conteúdos como eixos orientadores da construção curricular, marque a alternativa que confirme esta concepção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q327841 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo.

Em uma visão emancipadora de currículo, deve-se partir do pressuposto que os alunos são diferentes, porém o parâmetro de organização curricular deve ser a capacidade daqueles mais capazes ou normais para garantia da qualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

223Q319073 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo.

A lógica temporal precedente e segmentada fundamenta-se em uma organização curricular baseada na lógica do ser humano como sujeito de direitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

224Q323241 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Termas Transversais – “A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo no qual se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição a manutenção da vida. A demanda global dos recursos naturais deriva de uma formação econômica cuja base é a produção e o consumo em larga escala. A lógica, associada a essa formação, que rege o processo de exploração da natureza hoje, é responsável por boa parte da destruição dos recursos naturais e é criadora de necessidades que exigem, para a sua própria manutenção, um crescimento sem fim das demandas desses recursos, nos aspectos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q319479 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Ainda quanto ao descrito na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - são corretas as funções do Orientador Educacional, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q325160 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Na proposta curricular da educação básica do Estado de São Paulo, a tecnologia comparece com dois sentidos complementares: como educação tecnológica básica e como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q328768 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista, MPE RO, FUNCAB

Os Parâmetros Curriculares Nacionais , desenvolvidos para o Ensino Fundamental, destinam-se a todos os brasileiros e objetivam alcançar e fortalecer a formação da cidadania. A proposta para o trabalho com a ÉTICA preconiza conteúdos que priorizam o convívio escolar. São eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q319317 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo.

Conteúdos descontextualizados, puros, prejudicam o evidenciamento das questões de identidade social e relações de poder em um currículo.

  1. ✂️
  2. ✂️

229Q322319 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, SEE SP, FCC

A necessária interface entre o professor do ensino comum e o professor do atendimento educacional especializado ao aluno com deficiência mental, conforme o documento MEC/SEESP (2006), deve se pautar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q321740 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.

A subjetividade e o multiculturalismo são traços marcantes das teorias baseadas nessa concepção.

  1. ✂️
  2. ✂️

231Q322113 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Uma escola organizou o seu currículo a partir de três grupos de conhecimentos: linguagens, tempo e espaço e natureza e sociedade. Dessa forma, houve uma articulação entre os professores para a organização e seleção dos saberes que comporiam esse currículo escolar.

Nessa situação, assinale a opção correta acerca da perspectiva de currículo que embasou essa organização curricular.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q325459 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

A Constituição Federal de 1988 estabelece que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

I. Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

II. Proibição de trabalho perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de quatorze anos.

III. Proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos.

IV. Proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q325746 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

A especialização dos professores em parcelas do currículo contribui efetivamente para o processo de profissionalização dos docentes, pois os professores devem sempre procurar aprofundar seus conhecimentos de forma mais especializada, trabalhando mais e melhor os campos preexistentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

234Q328583 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Considere um currículo organizado a partir da compreensão de que os conhecimentos são acumulados pelas gerações adultas e repassados aos mais jovens como verdades. Nesse caso, a concepção pedagógica desse currículo pode ser corretamente caracterizada como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q325537 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE, 2017

À luz da legislação que rege a educação no DF e no Brasil, julgue os itens que se seguem. O currículo em movimento propõe que os conteúdos matemáticos não sejam organizados em blocos, pois isso dificulta a flexibilização das práticas pedagógicas e o trabalho multidisciplinar.
  1. ✂️
  2. ✂️

236Q323467 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual TO, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, que se referem a currículo.

O conjunto de componentes curriculares teóricos deve constituir 30% de qualquer proposta curricular e o dos denominados práticos, baseados em conhecimento empírico, 50%.

  1. ✂️
  2. ✂️

237Q324085 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

No início dos anos 1970, a tendência curricular dominante foi criticada por especialistas da área. Nesse contexto, pode-se afirmar que as principais críticas a essa tendência incidiam sobre:

I. Seu caráter instrumental e apolítico.

II. A supervalorização do planejamento na implementação e controle dos currículos.

III. O incentivo à adoção de procedimentos �científicos� de avaliação.

IV. Sua concepção de que educação e currículo estão envolvidos com o processo cultural.

V. Sua concepção de currículo como espaço de manifestação dos conflitos sociais.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q319148 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta no que se refere a concepção emancipadora no currículo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q324599 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

Em uma concepção academicista de currículo, a lógica da ordenação sistemática do saber elaborado sobrepõe-se à lógica da transmissão e da recriação desse saber.

  1. ✂️
  2. ✂️

240Q322810 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Considerando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens.

As dificuldades de aprendizagem devem ser tratadas de forma específica pelos professores de diferentes áreas, já que não são elementos de integração do currículo.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.