Início Questões de Concursos Currículo e Construção do Conhecimento Resolva questões de Currículo e Construção do Conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Currículo e Construção do Conhecimento Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 221Q319698 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Secretaria de Educação PE, IPADConsiderando a contextualização e a interdisciplinaridade dos conteúdos como eixos orientadores da construção curricular, marque a alternativa que confirme esta concepção: ✂️ a) os saberes docentes são reafirmados pois há uma visão única dos conhecimentos disciplinares. ✂️ b) não há mais diferenciação curricular entre os diversos componentes curriculares ✂️ c) a interdisciplinaridade valoriza a autonomia escolar perante o sistema de ensino. ✂️ d) há uma mudança curricular para expressar a proposta pedagógica construída coletivamente. ✂️ e) a cultura do aluno é confrontada com a cultura erudita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 222Q327841 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo. Em uma visão emancipadora de currículo, deve-se partir do pressuposto que os alunos são diferentes, porém o parâmetro de organização curricular deve ser a capacidade daqueles mais capazes ou normais para garantia da qualidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 223Q319073 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo. A lógica temporal precedente e segmentada fundamenta-se em uma organização curricular baseada na lógica do ser humano como sujeito de direitos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 224Q323241 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCABDe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Termas Transversais – “A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo no qual se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição a manutenção da vida. A demanda global dos recursos naturais deriva de uma formação econômica cuja base é a produção e o consumo em larga escala. A lógica, associada a essa formação, que rege o processo de exploração da natureza hoje, é responsável por boa parte da destruição dos recursos naturais e é criadora de necessidades que exigem, para a sua própria manutenção, um crescimento sem fim das demandas desses recursos, nos aspectos: ✂️ a) orgânicos e climáticos.” ✂️ b) biológicos e ecológicos.” ✂️ c) micro e macro.” ✂️ d) quantitativos e qualitativos.” ✂️ e) ambientais e planetários.” Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 225Q319479 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017Ainda quanto ao descrito na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - são corretas as funções do Orientador Educacional, exceto: ✂️ a) Estimular a reflexão coletiva de valores como liberdade, justiça, honestidade, respeito, solidariedade, fraternidade e comprometimento social a fim de que se concretize a concepção de sociedade que queremos. ✂️ b) Promover a reflexão sobre as consequências sociais do processo de rotulação, discriminação e exclusão das classes trabalhadoras. ✂️ c) Organizar e distribuir os recursos físicos, materiais e humanos disponíveis na escola. ✂️ d) Influir para que todos os funcionários da escola se comprometam com o atendimento às reais necessidades do aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 226Q325160 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCNa proposta curricular da educação básica do Estado de São Paulo, a tecnologia comparece com dois sentidos complementares: como educação tecnológica básica e como ✂️ a) compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção. ✂️ b) entendimento da dimensão prática ou empírica da ciência de ponta. ✂️ c) apropriação das múltiplas possibilidades de aplicação dos princípios científicos. ✂️ d) decorrência inevitável do eixo programático do progresso científico da atualidade. ✂️ e) acúmulo de pressupostos que permitem a passagem do teórico ao real. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 227Q328768 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista, MPE RO, FUNCABOs Parâmetros Curriculares Nacionais , desenvolvidos para o Ensino Fundamental, destinam-se a todos os brasileiros e objetivam alcançar e fortalecer a formação da cidadania. A proposta para o trabalho com a ÉTICA preconiza conteúdos que priorizam o convívio escolar. São eles: ✂️ a) respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. ✂️ b) justiça, indiferença, igualdade, diálogo e intolerância. ✂️ c) diálogo, igualdade, amor ao próximo e regras sociais. ✂️ d) solidariedade, individualismo, autonomia do sujeito e diálogo. ✂️ e) respeitabilidade, amor ao próximo, justiça coletiva e regras sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 228Q319317 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo. Conteúdos descontextualizados, puros, prejudicam o evidenciamento das questões de identidade social e relações de poder em um currículo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 229Q322319 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, SEE SP, FCCA necessária interface entre o professor do ensino comum e o professor do atendimento educacional especializado ao aluno com deficiência mental, conforme o documento MEC/SEESP (2006), deve se pautar ✂️ a) na busca de modelo padrão de atuação, pois as necessidades desses alunos são definidas pela natureza de sua deficiência, que não se diferencia. ✂️ b) em um modelo de atuação que privilegie e garanta o bom desempenho escolar do aluno. ✂️ c) na busca de compreensão da natureza das significativas dificuldades de aprendizagem do aluno, para que possam intervir adequadamente. ✂️ d) nas orientações pedagógicas realizadas pelo professor especialista ao professor do ensino comum, uma vez essa é uma de suas funções. ✂️ e) na busca de soluções conjuntas que possam favorecer os avanços do aluno em sua totalidade e não apenas no contexto escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 230Q321740 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento. A subjetividade e o multiculturalismo são traços marcantes das teorias baseadas nessa concepção. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 231Q322113 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPEUma escola organizou o seu currículo a partir de três grupos de conhecimentos: linguagens, tempo e espaço e natureza e sociedade. Dessa forma, houve uma articulação entre os professores para a organização e seleção dos saberes que comporiam esse currículo escolar. Nessa situação, assinale a opção correta acerca da perspectiva de currículo que embasou essa organização curricular. ✂️ a) O currículo deve possibilitar a compreensão contextualizada do mundo e da cultura valorizando as identidades diferentes e a inclusão pela conquista do saber. ✂️ b) A busca da assimilação objetiva de um saber específico é o princípio básico dessa organização curricular, que privilegia o que ensinar em detrimento do porquê ensinar. ✂️ c) O currículo é uma organização formal de disciplinas, conteúdos, metodologias e tempos da escola, não permitindo a inclusão de atividades que não sejam previstas inicialmente. ✂️ d) Em uma perspectiva como a apresentada acima, o conhecimento científico não deve ser incorporado, pois o que prevalece é a vivência e a experiência prática de cada aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 232Q325459 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCA Constituição Federal de 1988 estabelece que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: I. Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos. II. Proibição de trabalho perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de quatorze anos. III. Proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos. IV. Proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei. Está correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I e III. ✂️ b) II e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) I, II e IV. ✂️ e) I, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 233Q325746 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPEConsiderando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens. A especialização dos professores em parcelas do currículo contribui efetivamente para o processo de profissionalização dos docentes, pois os professores devem sempre procurar aprofundar seus conhecimentos de forma mais especializada, trabalhando mais e melhor os campos preexistentes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 234Q328583 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEConsidere um currículo organizado a partir da compreensão de que os conhecimentos são acumulados pelas gerações adultas e repassados aos mais jovens como verdades. Nesse caso, a concepção pedagógica desse currículo pode ser corretamente caracterizada como ✂️ a) renovada não-diretiva. ✂️ b) renovada progressivista. ✂️ c) liberal tecnicista. ✂️ d) liberal tradicional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 235Q325537 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE, 2017À luz da legislação que rege a educação no DF e no Brasil, julgue os itens que se seguem. O currículo em movimento propõe que os conteúdos matemáticos não sejam organizados em blocos, pois isso dificulta a flexibilização das práticas pedagógicas e o trabalho multidisciplinar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 236Q323467 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual TO, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, que se referem a currículo. O conjunto de componentes curriculares teóricos deve constituir 30% de qualquer proposta curricular e o dos denominados práticos, baseados em conhecimento empírico, 50%. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 237Q324085 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVENo início dos anos 1970, a tendência curricular dominante foi criticada por especialistas da área. Nesse contexto, pode-se afirmar que as principais críticas a essa tendência incidiam sobre: I. Seu caráter instrumental e apolítico. II. A supervalorização do planejamento na implementação e controle dos currículos. III. O incentivo à adoção de procedimentos �científicos� de avaliação. IV. Sua concepção de que educação e currículo estão envolvidos com o processo cultural. V. Sua concepção de currículo como espaço de manifestação dos conflitos sociais. Estão corretas apenas: ✂️ a) III, IV e V ✂️ b) II e IV ✂️ c) I e V ✂️ d) I, II e IV ✂️ e) I, II e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 238Q319148 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta no que se refere a concepção emancipadora no currículo. ✂️ a) As questões de organização metodológica e didática devem ser priorizadas. ✂️ b) Devem ser estabelecidos os padrões de eficiência de acordo com os princípios da administração científica de Taylor. ✂️ c) Os conteúdos necessários aos alunos, devem ser prescritos assim como o médico prescreve o medicamento. ✂️ d) As relações sociais e de poder existentes na escola devem ser consideradas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 239Q324599 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPEConsiderando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens. Em uma concepção academicista de currículo, a lógica da ordenação sistemática do saber elaborado sobrepõe-se à lógica da transmissão e da recriação desse saber. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 240Q322810 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPEConsiderando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens. As dificuldades de aprendizagem devem ser tratadas de forma específica pelos professores de diferentes áreas, já que não são elementos de integração do currículo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
221Q319698 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Secretaria de Educação PE, IPADConsiderando a contextualização e a interdisciplinaridade dos conteúdos como eixos orientadores da construção curricular, marque a alternativa que confirme esta concepção: ✂️ a) os saberes docentes são reafirmados pois há uma visão única dos conhecimentos disciplinares. ✂️ b) não há mais diferenciação curricular entre os diversos componentes curriculares ✂️ c) a interdisciplinaridade valoriza a autonomia escolar perante o sistema de ensino. ✂️ d) há uma mudança curricular para expressar a proposta pedagógica construída coletivamente. ✂️ e) a cultura do aluno é confrontada com a cultura erudita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
222Q327841 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo. Em uma visão emancipadora de currículo, deve-se partir do pressuposto que os alunos são diferentes, porém o parâmetro de organização curricular deve ser a capacidade daqueles mais capazes ou normais para garantia da qualidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
223Q319073 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo. A lógica temporal precedente e segmentada fundamenta-se em uma organização curricular baseada na lógica do ser humano como sujeito de direitos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
224Q323241 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCABDe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Termas Transversais – “A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo no qual se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição a manutenção da vida. A demanda global dos recursos naturais deriva de uma formação econômica cuja base é a produção e o consumo em larga escala. A lógica, associada a essa formação, que rege o processo de exploração da natureza hoje, é responsável por boa parte da destruição dos recursos naturais e é criadora de necessidades que exigem, para a sua própria manutenção, um crescimento sem fim das demandas desses recursos, nos aspectos: ✂️ a) orgânicos e climáticos.” ✂️ b) biológicos e ecológicos.” ✂️ c) micro e macro.” ✂️ d) quantitativos e qualitativos.” ✂️ e) ambientais e planetários.” Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
225Q319479 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017Ainda quanto ao descrito na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - são corretas as funções do Orientador Educacional, exceto: ✂️ a) Estimular a reflexão coletiva de valores como liberdade, justiça, honestidade, respeito, solidariedade, fraternidade e comprometimento social a fim de que se concretize a concepção de sociedade que queremos. ✂️ b) Promover a reflexão sobre as consequências sociais do processo de rotulação, discriminação e exclusão das classes trabalhadoras. ✂️ c) Organizar e distribuir os recursos físicos, materiais e humanos disponíveis na escola. ✂️ d) Influir para que todos os funcionários da escola se comprometam com o atendimento às reais necessidades do aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
226Q325160 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCNa proposta curricular da educação básica do Estado de São Paulo, a tecnologia comparece com dois sentidos complementares: como educação tecnológica básica e como ✂️ a) compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção. ✂️ b) entendimento da dimensão prática ou empírica da ciência de ponta. ✂️ c) apropriação das múltiplas possibilidades de aplicação dos princípios científicos. ✂️ d) decorrência inevitável do eixo programático do progresso científico da atualidade. ✂️ e) acúmulo de pressupostos que permitem a passagem do teórico ao real. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
227Q328768 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista, MPE RO, FUNCABOs Parâmetros Curriculares Nacionais , desenvolvidos para o Ensino Fundamental, destinam-se a todos os brasileiros e objetivam alcançar e fortalecer a formação da cidadania. A proposta para o trabalho com a ÉTICA preconiza conteúdos que priorizam o convívio escolar. São eles: ✂️ a) respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. ✂️ b) justiça, indiferença, igualdade, diálogo e intolerância. ✂️ c) diálogo, igualdade, amor ao próximo e regras sociais. ✂️ d) solidariedade, individualismo, autonomia do sujeito e diálogo. ✂️ e) respeitabilidade, amor ao próximo, justiça coletiva e regras sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
228Q319317 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo. Conteúdos descontextualizados, puros, prejudicam o evidenciamento das questões de identidade social e relações de poder em um currículo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
229Q322319 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, SEE SP, FCCA necessária interface entre o professor do ensino comum e o professor do atendimento educacional especializado ao aluno com deficiência mental, conforme o documento MEC/SEESP (2006), deve se pautar ✂️ a) na busca de modelo padrão de atuação, pois as necessidades desses alunos são definidas pela natureza de sua deficiência, que não se diferencia. ✂️ b) em um modelo de atuação que privilegie e garanta o bom desempenho escolar do aluno. ✂️ c) na busca de compreensão da natureza das significativas dificuldades de aprendizagem do aluno, para que possam intervir adequadamente. ✂️ d) nas orientações pedagógicas realizadas pelo professor especialista ao professor do ensino comum, uma vez essa é uma de suas funções. ✂️ e) na busca de soluções conjuntas que possam favorecer os avanços do aluno em sua totalidade e não apenas no contexto escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
230Q321740 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento. A subjetividade e o multiculturalismo são traços marcantes das teorias baseadas nessa concepção. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
231Q322113 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPEUma escola organizou o seu currículo a partir de três grupos de conhecimentos: linguagens, tempo e espaço e natureza e sociedade. Dessa forma, houve uma articulação entre os professores para a organização e seleção dos saberes que comporiam esse currículo escolar. Nessa situação, assinale a opção correta acerca da perspectiva de currículo que embasou essa organização curricular. ✂️ a) O currículo deve possibilitar a compreensão contextualizada do mundo e da cultura valorizando as identidades diferentes e a inclusão pela conquista do saber. ✂️ b) A busca da assimilação objetiva de um saber específico é o princípio básico dessa organização curricular, que privilegia o que ensinar em detrimento do porquê ensinar. ✂️ c) O currículo é uma organização formal de disciplinas, conteúdos, metodologias e tempos da escola, não permitindo a inclusão de atividades que não sejam previstas inicialmente. ✂️ d) Em uma perspectiva como a apresentada acima, o conhecimento científico não deve ser incorporado, pois o que prevalece é a vivência e a experiência prática de cada aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
232Q325459 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCA Constituição Federal de 1988 estabelece que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: I. Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos. II. Proibição de trabalho perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de quatorze anos. III. Proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos. IV. Proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei. Está correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I e III. ✂️ b) II e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) I, II e IV. ✂️ e) I, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
233Q325746 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPEConsiderando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens. A especialização dos professores em parcelas do currículo contribui efetivamente para o processo de profissionalização dos docentes, pois os professores devem sempre procurar aprofundar seus conhecimentos de forma mais especializada, trabalhando mais e melhor os campos preexistentes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
234Q328583 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEConsidere um currículo organizado a partir da compreensão de que os conhecimentos são acumulados pelas gerações adultas e repassados aos mais jovens como verdades. Nesse caso, a concepção pedagógica desse currículo pode ser corretamente caracterizada como ✂️ a) renovada não-diretiva. ✂️ b) renovada progressivista. ✂️ c) liberal tecnicista. ✂️ d) liberal tradicional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
235Q325537 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE, 2017À luz da legislação que rege a educação no DF e no Brasil, julgue os itens que se seguem. O currículo em movimento propõe que os conteúdos matemáticos não sejam organizados em blocos, pois isso dificulta a flexibilização das práticas pedagógicas e o trabalho multidisciplinar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
236Q323467 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual TO, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, que se referem a currículo. O conjunto de componentes curriculares teóricos deve constituir 30% de qualquer proposta curricular e o dos denominados práticos, baseados em conhecimento empírico, 50%. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
237Q324085 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVENo início dos anos 1970, a tendência curricular dominante foi criticada por especialistas da área. Nesse contexto, pode-se afirmar que as principais críticas a essa tendência incidiam sobre: I. Seu caráter instrumental e apolítico. II. A supervalorização do planejamento na implementação e controle dos currículos. III. O incentivo à adoção de procedimentos �científicos� de avaliação. IV. Sua concepção de que educação e currículo estão envolvidos com o processo cultural. V. Sua concepção de currículo como espaço de manifestação dos conflitos sociais. Estão corretas apenas: ✂️ a) III, IV e V ✂️ b) II e IV ✂️ c) I e V ✂️ d) I, II e IV ✂️ e) I, II e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
238Q319148 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta no que se refere a concepção emancipadora no currículo. ✂️ a) As questões de organização metodológica e didática devem ser priorizadas. ✂️ b) Devem ser estabelecidos os padrões de eficiência de acordo com os princípios da administração científica de Taylor. ✂️ c) Os conteúdos necessários aos alunos, devem ser prescritos assim como o médico prescreve o medicamento. ✂️ d) As relações sociais e de poder existentes na escola devem ser consideradas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
239Q324599 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPEConsiderando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens. Em uma concepção academicista de currículo, a lógica da ordenação sistemática do saber elaborado sobrepõe-se à lógica da transmissão e da recriação desse saber. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
240Q322810 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPEConsiderando os modelos teóricos, as práticas e os códigos relacionados com o currículo e a construção de conhecimentos, julgue os próximos itens. As dificuldades de aprendizagem devem ser tratadas de forma específica pelos professores de diferentes áreas, já que não são elementos de integração do currículo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro