Início

Questões de Concursos Currículo e Construção do Conhecimento

Resolva questões de Currículo e Construção do Conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q319318 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Acerca do currículo, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q325847 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

O currículo do Ensino Médio deve, dentre outros aspectos, organizar os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação de tal forma que ao final do Ensino Médio o estudante demonstre:

I. domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna.

II. conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.

III. apreço pela atividades integradoras artístico-culturais, vinculadas ao meio ambiente e à prática social.

IV. valorização da leitura e da produção escrita em todos os campos do saber.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q319753 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Psicopedagogo, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

O funcionamento dos sistemas de ensino regular e especial foi colocado em pauta a partir da proposta da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares. Em função disso, a escola necessitou fazer adequações na sua estrutura física, nas propostas didáticas e pedagógicas, na prática das relações sociais, ideias e atitudes, no contexto administrativo e político. Porém, para que a escola se tornasse, de fato, inclusiva, precisou realizar mudanças também na cultura de escolarização. Segundo Ferreira (2005), a inclusão implica considerar a diversidade humana e as diferenças individuais como recursos que devem servir ao currículo escolar, visando à formação da cidadania. Para efetivar esse percurso, as afirmativas a seguir complementam à exposição, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q324479 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q326307 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Um aluno com matrícula regular é identificado com uma necessidade educacional e requer um apoio especializado. Em relação à tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Em tese, deve contar com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q324664 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Não há como não repetir que ensinar não é pura transferência mecânica do conhecimento ao educando. Como não há também como não repetir que, partir do saber que os educandos tenham não significa ficar girando em torno deste saber. Partir significa pôr-se a caminho, ir-se, deslocar-se de um ponto a outro e não ficar, permanecer.

Nessa concepção, a escola deveria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q328448 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista, MPE RO, FUNCAB

Segundo o Artigo 13 da LDBEN n° 9.394/96, os docentes incumbir-se-ão de:

I. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

II. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

III. Promover a aprendizagem dos alunos.

IV. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q320374 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca da função do processo educativo na concepção liberal renovada não-diretiva.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q327161 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Analise a descrição a seguir e identifique a qual filosofia educacional se refere:

 "Esta filosofia preocupa-se principalmente com os processos comunicativos entre surdos e surdos e entre surdos e ouvintes. Acredita-se que os aspectos cognitivos, emocionais e sociais não devam ser deixados de lado em prol do aprendizado exclusivo da língua oral. É defendido o uso de quaisquer recursos lingüísticos, seja a língua oral, sinais ou códigos manuais facilitando assim, a comunicação."

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q327449 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista, MPE RO, FUNCAB

Para Moacir Gadotti (2001, p.44) a filosofia da educação deveria evitar a ilusão de que sua intervenção é imprescindível e que basta filosofar sobre educação para retificar os erros. Uma filosofia da educação, deve, antes de mais nada, reconhecer os limites de sua intervenção. Paulo Freire afirmou, em Pedagogia do Oprimido , que a primeira virtude do educador (e também do filósofo) é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q323075 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Os estudiosos da área do Currículo, atualmente, afirmam que este, em seu sentido mais amplo, significa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q319232 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Faça a correspondência entre as colunas no que tange as definições:

I. Educação infantil.

II. Ensino Fundamental.

III. Ensino Médio.

IV. Ensino Superior.

( ) Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

( ) Tem por objetivo o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o plenodomínio da leitura, da escrita e do cálculo.

( ) Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

( ) Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q323717 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

A escola é o ambiente formal dos saberes, do conhecimento, e o aluno está aprendendo a todo momento, adquirindo novos conhecimentos. Tudo o que é ensinado na escola é considerado currículo. Dessa forma, o currículo que não faz parte do oficial, que não é explícito é chamado de currículo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q320151 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Vários autores concordam que existem pelo menos três tipos de manifestações de currículo: o formal, o real e o oculto. Acerca dessas manifestações de currículo, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q327250 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Os estudos sobre currículo escolar desenvolvidos a partir das décadas de 1960-1970 permitiram refletir sobre a existência, na escola, de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. A diferenciação entre esses níveis de currículo possibilita mostrar o que os estudantes aprendem na escola ou o que deixam de aprender e depende de diversos e numerosos fatores e não apenas dos componentes curriculares previstos na estrutura curricular da escola. Considere, no quadro a seguir, as características desses vários níveis do currículo.

C1 Conjunto de diretrizes normativas prescritas institucionalmente.

C2 Presentes nas práticas dos professores, na percepção e no uso consciente que eles fazem do currículo oficial, assim como o que fica na percepção dos estudantes.

C3 Influências que afetam a aprendizagem dos estudantes e o trabalho dos professores provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos do meio social.

C4 Não aparece de forma explicita no planejamento, embora se constitua como importantes fatos de aprendizagem.

Dentre essas características, as duas que se identificam com a concepção de currículo oculto da escola são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q319228 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Analise as afirmações abaixo:

1. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), associada à Emenda Constitucional 14 conferem uma nova identidade ao Ensino Médio, determinando que o mesmo é Educação Básica, assegurando ao Ensino Médio estatuto de direito a todo cidadão.

2. Um novo currículo para o Ensino Médio implica, necessariamente, incorporar as mudanças estruturais que decorrem da revolução técnico-científica, alterando o modo de organização do trabalho e as relações sociais que passam a ser de colaboração e de articulação entre classes.

3. O currículo do Ensino Médio deve buscar desenvolver: a formação geral, o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés de simples exercício de memorização.

Está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q321030 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

As narrativas contidas no currículo, explícita ou implicitamente, corporificam noções particulares sobre conhecimento, sobre formas de organização da sociedade e sobre os diferentes grupos sociais e representam os diferentes grupos sociais de forma diferente. Enquanto as formas de vida e a cultura de alguns grupos são valorizadas e instituídas como cânon, as de outros são desvalorizadas e proscritas. Assim, contam histórias que fixam noções particulares sobre gênero, raça, classe - noções que acabam também nos fixando em posições muito particulares (SILVA, 2005, p. 195). Segundo o autor, as narrativas contidas no currículo contribuem para:

I. o entendimento de que o currículo vincula-se a aspectos políticos inerentes às relações de poder que acentuam as desigualdades étnico-raciais e de gênero;

II. a superação das desigualdades instituídas em relação às questões étnico-raciais e de gênero;

III. a compreensão de que o currículo representa, de forma igualitária, os diferentes grupos sociais.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q324648 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Em relação à organização curricular da educação básica, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q322017 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A teoria crítica de currículo, nos anos de 1980, no Brasil, compreende duas vertentes que caracterizam a produção pedagógica brasileira da época, quais sejam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.