Início Questões de Concursos Currículo e Construção do Conhecimento Resolva questões de Currículo e Construção do Conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Currículo e Construção do Conhecimento Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 61Q323618 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Gestão de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito PA, CESPE CEBRASPEA respeito dos alunos e do currículo da educação de jovens e adultos, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Os alunos são quase sempre oriundos de classes sociais desfavorecidas. ✂️ b) A trajetória escolar dos alunos da educação de jovens e adultos é descontínua, muitas vezes marcada por reprovações e repetências. ✂️ c) A maioria dos jovens e adultos que freqüenta a escola no turno noturno são os que têm empregos regulares no período diurno. ✂️ d) As práticas sociais desenvolvidas pelos alunos em diferentes contextos têm função educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 62Q320768 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017Na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - está descrito que o currículo é um meio relevante para a consolidação da função política da escola; é um instrumento que reflete o sentido mantenedor-transformador da ação pedagógica. Nesse sentido é correto afirmar, exceto: ✂️ a) O humano é visto como potencialmente sujeito da sua própria história na medida em que, transformando a natureza e a sociedade, dialeticamente se transforma. ✂️ b) O humano é determinado pelo meio, sendo parte da história e adaptado à sociedade, à natureza e às relações com outros humanos. ✂️ c) É no processo de apropriação e de construção do conhecimento, e através da ação-reflexão-ação que o humano se faz sujeito, expectador e autor da história. ✂️ d) Educar para a democracia implica numa concepção de humano reflexivo, crítico, criativo, consciente, participativo, comprometido socialmente e transformador da sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 63Q328375 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO"O exercício da cidadania exige o acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para intervenção e participação responsável na vida social. Para que a escola atenda a esses objetivos, torna-se necessária uma proposta educacional que expresse a busca da qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes. A escola, mais do que nunca, é um espaço social privilegiado de construção de conhecimentos, significados éticos necessários e constitutivos das ações de cidadania." SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. A construção da proposta pedagógica da escola. São Paulo: SE/CENP, 2000. Uma educação que pretenda atender aos princípios expostos no texto acima deve ter uma proposta curricular que privilegie a(os): ✂️ a) demarcação das diversas áreas do conhecimento, principalmente pela disciplinarização. ✂️ b) implementação da informática como conteúdo obrigatório. ✂️ c) oferta dos conhecimentos básicos da nossa cultura a todos os alunos. ✂️ d) construção do conhecimento pelo aluno, independente do professor. ✂️ e) conteúdos necessários à aprovação no vestibular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 64Q320514 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, SEE SP, FCCAs linguagens, prioridades na concepção da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, são entendidas como formas de ✂️ a) dominar os conceitos científicos e tecnológicos. ✂️ b) valorar o real e fazer escolhas adequadas. ✂️ c) compreensão e ação sobre o mundo. ✂️ d) representação simbólica, como o desenho e o jogo. ✂️ e) pensar as relações sociais de maneira não ideológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 65Q325884 | Pedagogia, Currículo e Construção do ConhecimentoAs contribuições da Sociolinguística, da Sociologia e da Antropologia para a compreensão do que acontece na escola e na sala de aula, intensificaram-se a partir da década de 1960, quando pesquisadores dessas áreas passaram a colaborar com as suas análises para a reflexão sobre o fracasso escolar de crianças pertencentes a classes sociais menos favorecidas. O sociólogo W. Hutmacher usou a expressão “familiaridade que provoca cegueira” para designar tudo o que acontece de maneira naturalizada na escola, tudo o que faz parte do funcionamento ‘normal’, do ‘sempre foi assim’, para se referir: ✂️ a) à rotina escola. ✂️ b) à monotonia pedagógica. ✂️ c) ao comportamento dos alunos. ✂️ d) ao currículo oculto. ✂️ e) ao conjunto de instruções. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 66Q324365 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEAcerca do currículo e da gestão escolar, assinale a opção incorreta. ✂️ a) O currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico. ✂️ b) A proposta curricular é o nível do planejamento entre o projeto pedagógico e a ação prática. ✂️ c) As formas de avaliação não devem estar previstas no currículo. ✂️ d) O currículo define o que, para que e como ensinar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 67Q324215 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCCurrículo é a expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para ✂️ a) o projeto pedagógico da escola democrática. ✂️ b) as atividades extraclasse no contraturno. ✂️ c) um conteúdo de caráter ético ou estético. ✂️ d) uma sociedade elitizada e corporativa. ✂️ e) uma situação de ensino e aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 68Q322426 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017Considerando a Proposta Curricular de Santa Catarina - Os especialistas e a prática pedagógica - (1991), são atribuições do Administrador Escolar, exceto: ✂️ a) Considerando a Proposta Curricular de Santa Catarina - Os especialistas e a prática pedagógica - (1991), são atribuições do Administrador Escolar, exceto: ✂️ b) Participar junto com a comunidade escolar na construção do Projeto Político Pedagógico. ✂️ c) Participar do planejamento curricular. ✂️ d) Influir para que todos os funcionários da escola se comprometam com o atendimento às reais necessidades dos professores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 69Q324882 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018O currículo como processo se expressa em diversos âmbitos de decisões e realizações, intimamente relacionados e interdependentes. No âmbito das decisões políticas e administrativas, o currículo é caracterizado como: ✂️ a) regionalizado. ✂️ b) organizado. ✂️ c) planejado. ✂️ d) inclusivo. ✂️ e) prescrito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 70Q324277 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, SEARH RN, IDECANAcerca da organização escolar do tempo de aprendizagem, é INCORRETO afirmar que ✂️ a) a Lei nº 9.394/1996, Art. 23, institui os ciclos como possível forma de organizar o ensino. ✂️ b) a seriação pretende padronizar e massificar, com legitimidade, o processo de ensino e aprendizagem. ✂️ c) a seriação são períodos de escolarização maiores que os ciclos e que superam a fragmentação e desarticulação excessiva do currículo. ✂️ d) a seriação surgiu na escola centrada no trabalho docente, então mero transmissor de conhecimentos advindos, em geral, de livros didáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 71Q324354 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEO currículo elaborado pela secretaria de educação de um município para ser trabalhado pelas escolas da rede pública de ensino denomina-se currículo ✂️ a) formal. ✂️ b) real. ✂️ c) oculto. ✂️ d) emancipador. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 72Q324480 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABHá uma distinção estabelecida entre vários níveis de currículo, cada qual com suas especificidades. Sobre o currículo formal, pode-se afirmar corretamente que: ✂️ a) é oriundo da prática docente. ✂️ b) não se expressa no planejamento. ✂️ c) é isento de intencionalidade sociopolítica. ✂️ d) é a efetivação prática do que foi planejado. ✂️ e) são diretrizes normativas prescritas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 73Q320442 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, UFT, FCCAs teorias críticas sobre currículos afirmam que o currículo está estreitamente relacionado às estruturas econômicas e sociais mais amplas; não é um corpo neutro, inocente e desinteressado de conhecimentos. De acordo com essa concepção de currículo, a seleção de conhecimento é ✂️ a) resultado de processo que reflete os interesses particulares das classes e grupos dominantes. ✂️ b) produto da organização do mapa das habilidades necessárias à aprendizagem do aluno. ✂️ c) realizada através da imparcialidade dos conhecimentos científicos. ✂️ d) estruturada por valores consensuais da sociedade. ✂️ e) organizada por um conjunto de decisões técnicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 74Q328944 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCEm relação à diversidade cultural, pode-se afirmar que práticas educativas são coerentes quando se considera que ✂️ a) manifestações culturais não devem compor o currículo escolar porque não produzem conhecimento formal. ✂️ b) diferentes crenças, opções políticas e ideológicas, saberes, práticas sociais, diferentes manifestações de grupos raciais, étnicos, também constituem um currículo escolar. ✂️ c) na educação infantil não se faz necessário desenvolver atividades desta ordem, visto que as crianças não têm ainda compreensão das diferenças sócioculturais. ✂️ d) a diversidade cultural deve ser aceita nas escolas como estratégia para a contenção de manifestações de protesto e violência. ✂️ e) o respeito às diferentes formas de linguagem implica em que não se corrijam os erros gramaticais no ciclo inicial da alfabetização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 75Q325741 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018Luckesi (2011) adverte que o currículo, num processo educativo escolar, é somente o mediador da formação do educando, nunca a finalidade da escola. Com base nessa assertiva, pode-se afirmar. ✂️ a) A escola centrada no currículo clarifica o educando como pessoa, como cidadão (com o outro) e como sagrado (com o que é maior do que ele). ✂️ b) A escola centrada na pessoa do educando serve-se do currículo como meio dos processos de sua aprendizagem, desenvolvimento e constituição. ✂️ c) Nossas escolas, usualmente, estão focadas mais na formação do educando, na construção da sua individualidade autônoma, o que significa a busca da emancipação humana, do que no currículo. ✂️ d) A formação do educando tendo como base o eu, o outro e o sagrado já se encontra inserida no contexto dos currículos das escolas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 76Q322824 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores AssociadosO Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil apresenta diversas características relevantes. Qual das afirmativas abaixo se refere à característica da “adequação”: ✂️ a) elaboração do currículo conforme a avaliação dos interesses, habilidades e necessidades das crianças; ✂️ b) o conteúdo curricular tem estrutura aberta, que permite a introdução de novos elementos e a modificação dos existentes; ✂️ c) os referenciais devem gerar diferentes propostas pedagógicas atendendo as demandas e peculiaridades de cada região; ✂️ d) a organização interna é consistente com uma ordenação didática que facilita a compreensão do seu conteúdo curricular e sua relação com os componentes que a integram. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 77Q321592 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere às dimensões sensoriais, físicas e psíquicas a serem consideradas no AEE para alunos com deficiências múltiplas, assinale a opção correta. ✂️ a) No planejamento da avaliação de aprendizagem, os aspectos que acarretam atraso na capacidade adaptativa são mais relevantes que aqueles relacionados ao desenvolvimento global do deficiente múltiplo. ✂️ b) A efetividade do AEE depende do funcionamento global do deficiente múltiplo; nesse sentido, estudantes com deficiência sensoriais e físicas apresentam maior déficit de aprendizagem que alunos com deficiência mental grave. ✂️ c) As atividades psicopedagógicas a serem aplicadas aos estudantes com deficiências físicas ou sensoriais devem prever a existência de deficiências socioafetivas ou psíquicas concomitantes. ✂️ d) Os estudantes com deficiências múltiplas socioafetivas ou psicomotoras tendem a ter menor desempenho em atividades avaliativas quando comparados aos que possuem deficiências sensoriais. ✂️ e) Na adequação curricular, as atividades propostas devem ser individualizadas em virtude do nível de comprometimento funcional de cada estudante e devido a outras peculiaridades de seu desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 78Q328164 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Instituto Quadrix, 2017Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue os itens que se seguem. Na perspectiva do currículo, sua transposição à prática depende tão-somente da identificação dos elementos culturais produzidos pela humanidade, distinguindo entre o essencial e o acidental, o principal e o secundário, o fundamental e o acessório. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 79Q324613 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A parceria das instituições de educação infantil com os familiares é de suma importância para o desenvolvimento do currículo, nesse nível de escolaridade. Nesse tipo de parceria, ✂️ a) a via essencial para acolher as diferentes culturas e outros diferenciais no seio da escola é a promoção de comemorações festivas. ✂️ b) a participação das famílias na gestão da proposta pedagógica junto com os professores e demais profissionais da escola é imprescindível. ✂️ c) a comunicação da escola com as famílias deve ocorrer desde o início, de forma espontânea, o que não exige planejamento. ✂️ d) a escola deve desenvolver programas que visem a instruir as famílias sobre como educar os filhos dentro de um padrão pré-estabelecido considerado adequado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 80Q327700 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSADe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.° 9.394/1996 e suas respectivas atu alizações que preconiza que a União, o Distrito Federal, os estados e os municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A formação inicial de profissionais de magistério se fará no ensino presencial, sem recursos e tecnologias de educação a distância. ✂️ b) Somente a formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância. ✂️ c) A partir da aprovação da referida lei, em 1996, ficou proibida a abertura de concursos públicos para professores que não tivessem o nível superior completo. ✂️ d) A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação. ✂️ e) Não é admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal. 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61Q323618 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Gestão de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito PA, CESPE CEBRASPEA respeito dos alunos e do currículo da educação de jovens e adultos, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Os alunos são quase sempre oriundos de classes sociais desfavorecidas. ✂️ b) A trajetória escolar dos alunos da educação de jovens e adultos é descontínua, muitas vezes marcada por reprovações e repetências. ✂️ c) A maioria dos jovens e adultos que freqüenta a escola no turno noturno são os que têm empregos regulares no período diurno. ✂️ d) As práticas sociais desenvolvidas pelos alunos em diferentes contextos têm função educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
62Q320768 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017Na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - está descrito que o currículo é um meio relevante para a consolidação da função política da escola; é um instrumento que reflete o sentido mantenedor-transformador da ação pedagógica. Nesse sentido é correto afirmar, exceto: ✂️ a) O humano é visto como potencialmente sujeito da sua própria história na medida em que, transformando a natureza e a sociedade, dialeticamente se transforma. ✂️ b) O humano é determinado pelo meio, sendo parte da história e adaptado à sociedade, à natureza e às relações com outros humanos. ✂️ c) É no processo de apropriação e de construção do conhecimento, e através da ação-reflexão-ação que o humano se faz sujeito, expectador e autor da história. ✂️ d) Educar para a democracia implica numa concepção de humano reflexivo, crítico, criativo, consciente, participativo, comprometido socialmente e transformador da sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
63Q328375 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO"O exercício da cidadania exige o acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para intervenção e participação responsável na vida social. Para que a escola atenda a esses objetivos, torna-se necessária uma proposta educacional que expresse a busca da qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes. A escola, mais do que nunca, é um espaço social privilegiado de construção de conhecimentos, significados éticos necessários e constitutivos das ações de cidadania." SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. A construção da proposta pedagógica da escola. São Paulo: SE/CENP, 2000. Uma educação que pretenda atender aos princípios expostos no texto acima deve ter uma proposta curricular que privilegie a(os): ✂️ a) demarcação das diversas áreas do conhecimento, principalmente pela disciplinarização. ✂️ b) implementação da informática como conteúdo obrigatório. ✂️ c) oferta dos conhecimentos básicos da nossa cultura a todos os alunos. ✂️ d) construção do conhecimento pelo aluno, independente do professor. ✂️ e) conteúdos necessários à aprovação no vestibular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
64Q320514 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, SEE SP, FCCAs linguagens, prioridades na concepção da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, são entendidas como formas de ✂️ a) dominar os conceitos científicos e tecnológicos. ✂️ b) valorar o real e fazer escolhas adequadas. ✂️ c) compreensão e ação sobre o mundo. ✂️ d) representação simbólica, como o desenho e o jogo. ✂️ e) pensar as relações sociais de maneira não ideológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
65Q325884 | Pedagogia, Currículo e Construção do ConhecimentoAs contribuições da Sociolinguística, da Sociologia e da Antropologia para a compreensão do que acontece na escola e na sala de aula, intensificaram-se a partir da década de 1960, quando pesquisadores dessas áreas passaram a colaborar com as suas análises para a reflexão sobre o fracasso escolar de crianças pertencentes a classes sociais menos favorecidas. O sociólogo W. Hutmacher usou a expressão “familiaridade que provoca cegueira” para designar tudo o que acontece de maneira naturalizada na escola, tudo o que faz parte do funcionamento ‘normal’, do ‘sempre foi assim’, para se referir: ✂️ a) à rotina escola. ✂️ b) à monotonia pedagógica. ✂️ c) ao comportamento dos alunos. ✂️ d) ao currículo oculto. ✂️ e) ao conjunto de instruções. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
66Q324365 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEAcerca do currículo e da gestão escolar, assinale a opção incorreta. ✂️ a) O currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico. ✂️ b) A proposta curricular é o nível do planejamento entre o projeto pedagógico e a ação prática. ✂️ c) As formas de avaliação não devem estar previstas no currículo. ✂️ d) O currículo define o que, para que e como ensinar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
67Q324215 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCCurrículo é a expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para ✂️ a) o projeto pedagógico da escola democrática. ✂️ b) as atividades extraclasse no contraturno. ✂️ c) um conteúdo de caráter ético ou estético. ✂️ d) uma sociedade elitizada e corporativa. ✂️ e) uma situação de ensino e aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
68Q322426 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017Considerando a Proposta Curricular de Santa Catarina - Os especialistas e a prática pedagógica - (1991), são atribuições do Administrador Escolar, exceto: ✂️ a) Considerando a Proposta Curricular de Santa Catarina - Os especialistas e a prática pedagógica - (1991), são atribuições do Administrador Escolar, exceto: ✂️ b) Participar junto com a comunidade escolar na construção do Projeto Político Pedagógico. ✂️ c) Participar do planejamento curricular. ✂️ d) Influir para que todos os funcionários da escola se comprometam com o atendimento às reais necessidades dos professores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
69Q324882 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018O currículo como processo se expressa em diversos âmbitos de decisões e realizações, intimamente relacionados e interdependentes. No âmbito das decisões políticas e administrativas, o currículo é caracterizado como: ✂️ a) regionalizado. ✂️ b) organizado. ✂️ c) planejado. ✂️ d) inclusivo. ✂️ e) prescrito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
70Q324277 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, SEARH RN, IDECANAcerca da organização escolar do tempo de aprendizagem, é INCORRETO afirmar que ✂️ a) a Lei nº 9.394/1996, Art. 23, institui os ciclos como possível forma de organizar o ensino. ✂️ b) a seriação pretende padronizar e massificar, com legitimidade, o processo de ensino e aprendizagem. ✂️ c) a seriação são períodos de escolarização maiores que os ciclos e que superam a fragmentação e desarticulação excessiva do currículo. ✂️ d) a seriação surgiu na escola centrada no trabalho docente, então mero transmissor de conhecimentos advindos, em geral, de livros didáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
71Q324354 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEO currículo elaborado pela secretaria de educação de um município para ser trabalhado pelas escolas da rede pública de ensino denomina-se currículo ✂️ a) formal. ✂️ b) real. ✂️ c) oculto. ✂️ d) emancipador. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
72Q324480 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCABHá uma distinção estabelecida entre vários níveis de currículo, cada qual com suas especificidades. Sobre o currículo formal, pode-se afirmar corretamente que: ✂️ a) é oriundo da prática docente. ✂️ b) não se expressa no planejamento. ✂️ c) é isento de intencionalidade sociopolítica. ✂️ d) é a efetivação prática do que foi planejado. ✂️ e) são diretrizes normativas prescritas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
73Q320442 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, UFT, FCCAs teorias críticas sobre currículos afirmam que o currículo está estreitamente relacionado às estruturas econômicas e sociais mais amplas; não é um corpo neutro, inocente e desinteressado de conhecimentos. De acordo com essa concepção de currículo, a seleção de conhecimento é ✂️ a) resultado de processo que reflete os interesses particulares das classes e grupos dominantes. ✂️ b) produto da organização do mapa das habilidades necessárias à aprendizagem do aluno. ✂️ c) realizada através da imparcialidade dos conhecimentos científicos. ✂️ d) estruturada por valores consensuais da sociedade. ✂️ e) organizada por um conjunto de decisões técnicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
74Q328944 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCEm relação à diversidade cultural, pode-se afirmar que práticas educativas são coerentes quando se considera que ✂️ a) manifestações culturais não devem compor o currículo escolar porque não produzem conhecimento formal. ✂️ b) diferentes crenças, opções políticas e ideológicas, saberes, práticas sociais, diferentes manifestações de grupos raciais, étnicos, também constituem um currículo escolar. ✂️ c) na educação infantil não se faz necessário desenvolver atividades desta ordem, visto que as crianças não têm ainda compreensão das diferenças sócioculturais. ✂️ d) a diversidade cultural deve ser aceita nas escolas como estratégia para a contenção de manifestações de protesto e violência. ✂️ e) o respeito às diferentes formas de linguagem implica em que não se corrijam os erros gramaticais no ciclo inicial da alfabetização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
75Q325741 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018Luckesi (2011) adverte que o currículo, num processo educativo escolar, é somente o mediador da formação do educando, nunca a finalidade da escola. Com base nessa assertiva, pode-se afirmar. ✂️ a) A escola centrada no currículo clarifica o educando como pessoa, como cidadão (com o outro) e como sagrado (com o que é maior do que ele). ✂️ b) A escola centrada na pessoa do educando serve-se do currículo como meio dos processos de sua aprendizagem, desenvolvimento e constituição. ✂️ c) Nossas escolas, usualmente, estão focadas mais na formação do educando, na construção da sua individualidade autônoma, o que significa a busca da emancipação humana, do que no currículo. ✂️ d) A formação do educando tendo como base o eu, o outro e o sagrado já se encontra inserida no contexto dos currículos das escolas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
76Q322824 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores AssociadosO Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil apresenta diversas características relevantes. Qual das afirmativas abaixo se refere à característica da “adequação”: ✂️ a) elaboração do currículo conforme a avaliação dos interesses, habilidades e necessidades das crianças; ✂️ b) o conteúdo curricular tem estrutura aberta, que permite a introdução de novos elementos e a modificação dos existentes; ✂️ c) os referenciais devem gerar diferentes propostas pedagógicas atendendo as demandas e peculiaridades de cada região; ✂️ d) a organização interna é consistente com uma ordenação didática que facilita a compreensão do seu conteúdo curricular e sua relação com os componentes que a integram. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
77Q321592 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere às dimensões sensoriais, físicas e psíquicas a serem consideradas no AEE para alunos com deficiências múltiplas, assinale a opção correta. ✂️ a) No planejamento da avaliação de aprendizagem, os aspectos que acarretam atraso na capacidade adaptativa são mais relevantes que aqueles relacionados ao desenvolvimento global do deficiente múltiplo. ✂️ b) A efetividade do AEE depende do funcionamento global do deficiente múltiplo; nesse sentido, estudantes com deficiência sensoriais e físicas apresentam maior déficit de aprendizagem que alunos com deficiência mental grave. ✂️ c) As atividades psicopedagógicas a serem aplicadas aos estudantes com deficiências físicas ou sensoriais devem prever a existência de deficiências socioafetivas ou psíquicas concomitantes. ✂️ d) Os estudantes com deficiências múltiplas socioafetivas ou psicomotoras tendem a ter menor desempenho em atividades avaliativas quando comparados aos que possuem deficiências sensoriais. ✂️ e) Na adequação curricular, as atividades propostas devem ser individualizadas em virtude do nível de comprometimento funcional de cada estudante e devido a outras peculiaridades de seu desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
78Q328164 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Instituto Quadrix, 2017Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue os itens que se seguem. Na perspectiva do currículo, sua transposição à prática depende tão-somente da identificação dos elementos culturais produzidos pela humanidade, distinguindo entre o essencial e o acidental, o principal e o secundário, o fundamental e o acessório. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
79Q324613 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A parceria das instituições de educação infantil com os familiares é de suma importância para o desenvolvimento do currículo, nesse nível de escolaridade. Nesse tipo de parceria, ✂️ a) a via essencial para acolher as diferentes culturas e outros diferenciais no seio da escola é a promoção de comemorações festivas. ✂️ b) a participação das famílias na gestão da proposta pedagógica junto com os professores e demais profissionais da escola é imprescindível. ✂️ c) a comunicação da escola com as famílias deve ocorrer desde o início, de forma espontânea, o que não exige planejamento. ✂️ d) a escola deve desenvolver programas que visem a instruir as famílias sobre como educar os filhos dentro de um padrão pré-estabelecido considerado adequado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
80Q327700 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSADe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.° 9.394/1996 e suas respectivas atu alizações que preconiza que a União, o Distrito Federal, os estados e os municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A formação inicial de profissionais de magistério se fará no ensino presencial, sem recursos e tecnologias de educação a distância. ✂️ b) Somente a formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância. ✂️ c) A partir da aprovação da referida lei, em 1996, ficou proibida a abertura de concursos públicos para professores que não tivessem o nível superior completo. ✂️ d) A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação. ✂️ e) Não é admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro