Início

Questões de Concursos Currículo e Construção do Conhecimento

Resolva questões de Currículo e Construção do Conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q323618 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Gestão de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito PA, CESPE CEBRASPE

A respeito dos alunos e do currículo da educação de jovens e adultos, assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q320768 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - está descrito que o currículo é um meio relevante para a consolidação da função política da escola; é um instrumento que reflete o sentido mantenedor-transformador da ação pedagógica.

Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q328375 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

"O exercício da cidadania exige o acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para intervenção e participação responsável na vida social. Para que a escola atenda a esses objetivos, torna-se necessária uma proposta educacional que expresse a busca da qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes. A escola, mais do que nunca, é um espaço social privilegiado de construção de conhecimentos, significados éticos necessários e constitutivos das ações de cidadania."

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. A construção da proposta pedagógica da escola. São Paulo: SE/CENP, 2000.

Uma educação que pretenda atender aos princípios expostos no texto acima deve ter uma proposta curricular que privilegie a(os):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q320514 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, SEE SP, FCC

As linguagens, prioridades na concepção da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, são entendidas como formas de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q325884 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento

As contribuições da Sociolinguística, da Sociologia e da Antropologia para a compreensão do que acontece na escola e na sala de aula, intensificaram-se a partir da década de 1960, quando pesquisadores dessas áreas passaram a colaborar com as suas análises para a reflexão sobre o fracasso escolar de crianças pertencentes a classes sociais menos favorecidas. O sociólogo W. Hutmacher usou a expressão “familiaridade que provoca cegueira” para designar tudo o que acontece de maneira naturalizada na escola, tudo o que faz parte do funcionamento ‘normal’, do ‘sempre foi assim’, para se referir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q324365 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do currículo e da gestão escolar, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q324215 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Currículo é a expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q322426 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Considerando a Proposta Curricular de Santa Catarina - Os especialistas e a prática pedagógica - (1991), são atribuições do Administrador Escolar, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q324882 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

O currículo como processo se expressa em diversos âmbitos de decisões e realizações, intimamente relacionados e interdependentes. No âmbito das decisões políticas e administrativas, o currículo é caracterizado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q324277 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, SEARH RN, IDECAN

Acerca da organização escolar do tempo de aprendizagem, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q324480 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

Há uma distinção estabelecida entre vários níveis de currículo, cada qual com suas especificidades. Sobre o currículo formal, pode-se afirmar corretamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q320442 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, UFT, FCC

As teorias críticas sobre currículos afirmam que o currículo está estreitamente relacionado às estruturas econômicas e sociais mais amplas; não é um corpo neutro, inocente e desinteressado de conhecimentos.

De acordo com essa concepção de currículo, a seleção de conhecimento é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q328944 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Em relação à diversidade cultural, pode-se afirmar que práticas educativas são coerentes quando se considera que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q325741 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Luckesi (2011) adverte que o currículo, num processo educativo escolar, é somente o mediador da formação do educando, nunca a finalidade da escola. Com base nessa assertiva, pode-se afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q322824 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil apresenta diversas características relevantes.

Qual das afirmativas abaixo se refere à característica da “adequação”:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q321592 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere às dimensões sensoriais, físicas e psíquicas a serem consideradas no AEE para alunos com deficiências múltiplas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q328164 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Instituto Quadrix, 2017

Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue os itens que se seguem. Na perspectiva do currículo, sua transposição à prática depende tão-somente da identificação dos elementos culturais produzidos pela humanidade, distinguindo entre o essencial e o acidental, o principal e o secundário, o fundamental e o acessório.
  1. ✂️
  2. ✂️

79Q324613 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

A parceria das instituições de educação infantil com os familiares é de suma importância para o desenvolvimento do currículo, nesse nível de escolaridade. Nesse tipo de parceria,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q327700 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSA

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.° 9.394/1996 e suas respectivas atu alizações que preconiza que a União, o Distrito Federal, os estados e os municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.