Início Questões de Concursos Currículo e Construção do Conhecimento Resolva questões de Currículo e Construção do Conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Currículo e Construção do Conhecimento Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 81Q323431 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores AssociadosA ___________ deve buscar a articulação entre os vários aspectos da vida cidadã (a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, o trabalho, a ciência e a tecnologia, a cultura, as linguagens) com as áreas de conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física e Educação Religiosa). A expressão que preenche adequadamente a lacuna acima é: ✂️ a) composição curricular; ✂️ b) Lei de Diretrizes e Bases da Educação; ✂️ c) Avaliação: ✂️ d) Educação Infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 82Q326707 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Secretaria de Educação PE, IPADNo currículo por competências o aluno deve ser capaz de: ✂️ a) construir seu próprio conhecimento. ✂️ b) identificar os diferentes pontos de vista da realidade e optar por somente um. ✂️ c) perceber a aprendizagem como abrangência para todos os aspectos da vida. ✂️ d) estudar os conteúdos disciplinares ao mesmo tempo ✂️ e) demonstrar interesse em conhecer novas realidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 83Q321822 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCDe acordo com a Constituição Federal de 1988, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II. Preparação competente para o mercado de trabalho. III. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. V. Avaliação nacional periódica do desempenho dos alunos. VI. Garantia de padrão de qualidade. Está correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I, III, IV e VI. ✂️ b) II, III, IV e VI. ✂️ c) I, II, III, IV e V. ✂️ d) II, V e VI. ✂️ e) I, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 84Q322237 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAHenry Giroux, um dos mais importantes teóricos do currículo, afirma que as perspectivas dominantes do currículo pautam-se por uma racionalidade técnica. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A conformação é característica exclusiva do currículo. ✂️ b) A dialética não favorece a compreensão dos currículos escolares. ✂️ c) A teoria da cultura escolar é incipiente para a compreensão da teoria dos currículos. ✂️ d) A resistência não é elemento que se apresenta no currículo. ✂️ e) O currículo pode comportar, ao mesmo tempo, conformação e resistência. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 85Q321520 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI"Currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Currículo implica, necessariamente, a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo a opção por um referencial teórico que o sustente" (Veiga, 1995, p. 26). Desse modo, o currículo escolar deve ser: ✂️ a) historicamente situado e culturalmente determinado; ✂️ b) mera simplificação do conhecimento cientifico, adequada a faixa etária e aos interesses dos alunos; ✂️ c) definida as delimitações das diferentes disciplinas curriculares, segmentalizando-as; ✂️ d) orientação para a organização hierárquica e fragmentada do conhecimento escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 86Q322217 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018A efetivação do projeto político?pedagógico da escola dá?se por meio da organização do currículo no contexto educacional. Para que isso seja possível, se faz necessária a prática do planejamento em seus diferentes níveis. Acerca desse tema, julgue os próximos itens. A proposta curricular que mais bem se adequa à realização de um planejamento participativo é a do currículo integrado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 87Q325017 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESSO currículo constitui um importante instrumento na educação tanto de conservação quanto de transformação dos conhecimentos historicamente acumulados. O entendimento de que o currículo é um campo de investigação que problematiza discussões essenciais à educação relativas a aspectos culturais, ideológicos e de poder está em consonância com as teorias que fundamentam o currículo em uma perspectiva: ✂️ a) tecnicista ✂️ b) moderna. ✂️ c) crítica. ✂️ d) tradicional. ✂️ e) renovada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 88Q320266 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIOO currículo integrado parte necessariamente de uma visão ✂️ a) pós-estruturalista, em que a base curricular são discursos que organizam experiências formadoras de subjetividades. ✂️ b) crítica, em que os conhecimentos são organizados no currículo e voltados ao questionamento da opressão. ✂️ c) de rede, em que uma base comum articula-se a eixos e temáticas curriculares que atravessam as disciplinas. ✂️ d) disciplinar, em que os conhecimentos e métodos das disciplinas constituem o foco da organização curricular. ✂️ e) piagetiana, em que os conhecimentos são organizados na forma de experiências curriculares significativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 89Q322495 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Educador, Prefeitura de Carangola MG, IDECANO currículo envolve a seleção de conteúdos ou conhecimentos e há diferentes dimensões do conhecimento. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que ✂️ a) um campo de conhecimento é uma comunidade de especialistas e professores que compartilham uma parcela do saber ou um determinado discurso intelectual com a preocupação de realizar contribuições para o mesmo. ✂️ b) uma área de conhecimento é expressão de uma certa capacidade de criação humana, dentro de um determinado território especializado ou em facetas entre vários deles, cuja dinâmica se mantém, seguindo certos princípios metodológicos, mas que também se alimenta de impulsos imaginativos, súbitos e oportunos. ✂️ c) uma disciplina ou campo especializado de conhecimento é um domínio, um território, mais ou menos ilimitado, com fronteiras impermeáveis, com uma certa visão especializada e, em muitos casos, egocêntrica, sobre a realidade. ✂️ d) um âmbito de saber está composto por uma determinada estrutura conceitual, formado por ideias básicas, hipóteses, conceitos, princípios, generalizações aceitas como válidas no momento de seu desenvolvimento. ✂️ e) os campos de saber supõem linguagens e sistemas de símbolos especializados, que criam mundos de significações próprias em diferentes graus, segundo as disciplinas de que tratem, como facilitação consequente de comunicação precisa que estes códigos permitem e com a dificuldade de aproximar o conhecimento aos que não os possuem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 90Q323064 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEDe acordo com a concepção progressista crítico-social, ✂️ a) os conteúdos devem ser colocados à disposição dos alunos, servindo para a promoção da autogestão, sem ser objeto de cobranças de avaliações. ✂️ b) os conteúdos a serem trabalhados devem ser aqueles que possam ser observáveis e mensuráveis, eliminando-se a subjetividade. ✂️ c) não é suficiente que os conteúdos sejam bem ensinados, sendo necessário que tenham uma ligação com seus significados humano e social. ✂️ d) a organização curricular deve privilegiar a aprendizagem dos meios para que os alunos busquem por si mesmos os conhecimentos relevantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 91Q321608 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCPara as teorias críticas do currículo, não só fora da escola encontramos as causas das dificuldades e insucessos dos alunos nos estudos. A escola também é responsável pela produção de fracassos, na medida em que seleciona conteúdos e/ou atividades que permitem a ✂️ a) discordância. ✂️ b) discriminação. ✂️ c) incorreção. ✂️ d) dúvida. ✂️ e) crítica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 92Q324373 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEA organização do currículo expressa a forma de concretização das intenções pedagógicas. As concepções de organização curricular incluem currículos dos tipos ✂️ a) tradicional, tecnológico, construtivista e sociocrítico. ✂️ b) oculto, somativo, processual e real. ✂️ c) formal, cultural, social e nuclear. ✂️ d) do cotidiano escolar, educacional, prático e dialético. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 93Q320300 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEUma escola realizou uma reformulação curricular que previa o trabalho a partir de salas ambientes nas quais os professores seriam auxiliares, e os alunos buscariam soluções para problemas propostos previamente. Nessa situação hipotética, prevalece a concepção pedagógica ✂️ a) renovada não-diretiva. ✂️ b) renovada progressivista. ✂️ c) progressista libertadora. ✂️ d) progressista libertária. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 94Q328742 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de EnsinoDe acordo com a resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: I - É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção. II - É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula. III - As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na Educação Infantil. IV - A frequência na Educação Infantil é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental desde que a criança esteja em defasagem idade/série. V - As vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças. Assinale: ✂️ a) Se apenas I, II e III estiverem corretas. ✂️ b) Se apenas I, II, III e V estiverem corretas. ✂️ c) Se apenas II, III, IV e V estiverem corretas. ✂️ d) Se todas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 95Q326699 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCMúltiplas propostas curriculares existem em curso no cotidiano das escolas [...] é importante entender o currículo como política cultural que implica pensar em questões de gênero, raça/etnia, sexualidade, juventude, violência, tecnologias, trabalho, desemprego, entre tantas outras. De acordo com a legislação em vigor, essa organização curricular é possível quando assegurada a ✂️ a) inclusão dos saberes práticos e reconhecimento destes pelos professores. ✂️ b) organização dos conteúdos, a metodologia indicada e o processo de avaliação. ✂️ c) disponibilidade dos professores em deixar de trabalhar por área do conhecimento. ✂️ d) condição de trabalho coletivo aos professores, por parte da Direção da escola. ✂️ e) possibilidade de remuneração específica a projetos coletivos na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 96Q325757 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa AC, CESPE CEBRASPEAcerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens. O currículo oculto é conseqüência da história de vida dos atores envolvidos no processo de construção do conhecimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 97Q321087 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESA elaboração de um currículo integrado baseado no trabalho como princípio educativo: ✂️ a) prioriza a abstração e a fragmentação curricular para melhor organização dos conteúdos historicamente acumulados. ✂️ b) atende às necessidades da classe dominante e do mercado de trabalho, num esforço de adaptação do sujeito à sociedade. ✂️ c) privilegia o caráter instrumental dos saberes necessários para aquisição de competências laborais. ✂️ d) visa à superação da dicotomia trabalho manual/trabalho intelectual e à incorporação da dimensão intelectual ao trabalho produtivo. ✂️ e) acentua as dicotomias entre teoria e prática, formação geral e formação técnica, como forma de preservar as especificidades das disciplinas curriculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 98Q319466 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Educador, Prefeitura de Carangola MG, IDECANAs relações entre currículo formal e dinâmica do ensino em situações formais nos levam a refletir sobre, EXCETO: ✂️ a) A dimensão formal que identifica o currículo aprovado pelas entidades responsáveis, formais do sistema educacional. ✂️ b) A dimensão percebida que representa o que os professores realizam, partindo do que compreendem e interpretam do formal. ✂️ c) A dimensão vivenciada que representa o que os alunos recebem e aprendem a partir do que foi planejado. ✂️ d) A dimensão observada (operacional), sob a perspectiva daqueles que descrevem o ensino formal como ele acontece, independentemente da perspectiva de professores, alunos e administração. ✂️ e) A dimensão informal que identifica o currículo aprovado pelas entidades responsáveis, formais do sistema educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 99Q322871 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSAAs teorias do currículo têm sofrido alterações de acordo com as mudanças ocorridas na história da educação. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O currículo escolar, na visão tradicional, era considerado como uma seriação de conteúdos escolares distribuídos em disciplinas. ✂️ b) O currículo, de acordo com as teorias contemporâneas, caracteriza-se pela forma padronizada de se trabalhar com a educação e com seus pacientes mais imediatos: os alunos. ✂️ c) Mais modernamente, têm-se as novas teorias de currículo escolar, que se apresentam como um recurso de resistência a tecnologias. ✂️ d) O currículo escolar atual é o mesmo proposto pela tradição escolar e vem sendo conservado de igual maneira por todas as escolas. ✂️ e) Na era da tecnologia, o currículo escolar é determinado pelos livros didáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 100Q324268 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCABO MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação, por meio deste instrumento, podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. Define-se como um sistema de monitoramento contínuo, capaz de subsidiar as políticas educacionais, tendo como finalidade reverter o quadro de baixa qualidade e produtividade do ensino básico (Brasil, 1991), caracterizado, essencialmente, pelos índices de repetência e evasão escolar. Assinale a alternativa que corresponde à referida definição: ✂️ a) sistema integrado de avaliação do ensino. ✂️ b) sistema de supervisão do sistema de ensino. ✂️ c) sistema de avaliação do ensino básico. ✂️ d) sistema de inspeção do ensino básico. ✂️ e) sistema de atendimento especializado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
81Q323431 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores AssociadosA ___________ deve buscar a articulação entre os vários aspectos da vida cidadã (a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, o trabalho, a ciência e a tecnologia, a cultura, as linguagens) com as áreas de conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física e Educação Religiosa). A expressão que preenche adequadamente a lacuna acima é: ✂️ a) composição curricular; ✂️ b) Lei de Diretrizes e Bases da Educação; ✂️ c) Avaliação: ✂️ d) Educação Infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
82Q326707 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Secretaria de Educação PE, IPADNo currículo por competências o aluno deve ser capaz de: ✂️ a) construir seu próprio conhecimento. ✂️ b) identificar os diferentes pontos de vista da realidade e optar por somente um. ✂️ c) perceber a aprendizagem como abrangência para todos os aspectos da vida. ✂️ d) estudar os conteúdos disciplinares ao mesmo tempo ✂️ e) demonstrar interesse em conhecer novas realidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
83Q321822 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCDe acordo com a Constituição Federal de 1988, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II. Preparação competente para o mercado de trabalho. III. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. V. Avaliação nacional periódica do desempenho dos alunos. VI. Garantia de padrão de qualidade. Está correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I, III, IV e VI. ✂️ b) II, III, IV e VI. ✂️ c) I, II, III, IV e V. ✂️ d) II, V e VI. ✂️ e) I, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
84Q322237 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAHenry Giroux, um dos mais importantes teóricos do currículo, afirma que as perspectivas dominantes do currículo pautam-se por uma racionalidade técnica. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A conformação é característica exclusiva do currículo. ✂️ b) A dialética não favorece a compreensão dos currículos escolares. ✂️ c) A teoria da cultura escolar é incipiente para a compreensão da teoria dos currículos. ✂️ d) A resistência não é elemento que se apresenta no currículo. ✂️ e) O currículo pode comportar, ao mesmo tempo, conformação e resistência. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
85Q321520 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI"Currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Currículo implica, necessariamente, a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo a opção por um referencial teórico que o sustente" (Veiga, 1995, p. 26). Desse modo, o currículo escolar deve ser: ✂️ a) historicamente situado e culturalmente determinado; ✂️ b) mera simplificação do conhecimento cientifico, adequada a faixa etária e aos interesses dos alunos; ✂️ c) definida as delimitações das diferentes disciplinas curriculares, segmentalizando-as; ✂️ d) orientação para a organização hierárquica e fragmentada do conhecimento escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
86Q322217 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018A efetivação do projeto político?pedagógico da escola dá?se por meio da organização do currículo no contexto educacional. Para que isso seja possível, se faz necessária a prática do planejamento em seus diferentes níveis. Acerca desse tema, julgue os próximos itens. A proposta curricular que mais bem se adequa à realização de um planejamento participativo é a do currículo integrado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
87Q325017 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESSO currículo constitui um importante instrumento na educação tanto de conservação quanto de transformação dos conhecimentos historicamente acumulados. O entendimento de que o currículo é um campo de investigação que problematiza discussões essenciais à educação relativas a aspectos culturais, ideológicos e de poder está em consonância com as teorias que fundamentam o currículo em uma perspectiva: ✂️ a) tecnicista ✂️ b) moderna. ✂️ c) crítica. ✂️ d) tradicional. ✂️ e) renovada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
88Q320266 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIOO currículo integrado parte necessariamente de uma visão ✂️ a) pós-estruturalista, em que a base curricular são discursos que organizam experiências formadoras de subjetividades. ✂️ b) crítica, em que os conhecimentos são organizados no currículo e voltados ao questionamento da opressão. ✂️ c) de rede, em que uma base comum articula-se a eixos e temáticas curriculares que atravessam as disciplinas. ✂️ d) disciplinar, em que os conhecimentos e métodos das disciplinas constituem o foco da organização curricular. ✂️ e) piagetiana, em que os conhecimentos são organizados na forma de experiências curriculares significativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
89Q322495 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Educador, Prefeitura de Carangola MG, IDECANO currículo envolve a seleção de conteúdos ou conhecimentos e há diferentes dimensões do conhecimento. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que ✂️ a) um campo de conhecimento é uma comunidade de especialistas e professores que compartilham uma parcela do saber ou um determinado discurso intelectual com a preocupação de realizar contribuições para o mesmo. ✂️ b) uma área de conhecimento é expressão de uma certa capacidade de criação humana, dentro de um determinado território especializado ou em facetas entre vários deles, cuja dinâmica se mantém, seguindo certos princípios metodológicos, mas que também se alimenta de impulsos imaginativos, súbitos e oportunos. ✂️ c) uma disciplina ou campo especializado de conhecimento é um domínio, um território, mais ou menos ilimitado, com fronteiras impermeáveis, com uma certa visão especializada e, em muitos casos, egocêntrica, sobre a realidade. ✂️ d) um âmbito de saber está composto por uma determinada estrutura conceitual, formado por ideias básicas, hipóteses, conceitos, princípios, generalizações aceitas como válidas no momento de seu desenvolvimento. ✂️ e) os campos de saber supõem linguagens e sistemas de símbolos especializados, que criam mundos de significações próprias em diferentes graus, segundo as disciplinas de que tratem, como facilitação consequente de comunicação precisa que estes códigos permitem e com a dificuldade de aproximar o conhecimento aos que não os possuem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
90Q323064 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEDe acordo com a concepção progressista crítico-social, ✂️ a) os conteúdos devem ser colocados à disposição dos alunos, servindo para a promoção da autogestão, sem ser objeto de cobranças de avaliações. ✂️ b) os conteúdos a serem trabalhados devem ser aqueles que possam ser observáveis e mensuráveis, eliminando-se a subjetividade. ✂️ c) não é suficiente que os conteúdos sejam bem ensinados, sendo necessário que tenham uma ligação com seus significados humano e social. ✂️ d) a organização curricular deve privilegiar a aprendizagem dos meios para que os alunos busquem por si mesmos os conhecimentos relevantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
91Q321608 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCPara as teorias críticas do currículo, não só fora da escola encontramos as causas das dificuldades e insucessos dos alunos nos estudos. A escola também é responsável pela produção de fracassos, na medida em que seleciona conteúdos e/ou atividades que permitem a ✂️ a) discordância. ✂️ b) discriminação. ✂️ c) incorreção. ✂️ d) dúvida. ✂️ e) crítica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
92Q324373 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEA organização do currículo expressa a forma de concretização das intenções pedagógicas. As concepções de organização curricular incluem currículos dos tipos ✂️ a) tradicional, tecnológico, construtivista e sociocrítico. ✂️ b) oculto, somativo, processual e real. ✂️ c) formal, cultural, social e nuclear. ✂️ d) do cotidiano escolar, educacional, prático e dialético. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
93Q320300 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEUma escola realizou uma reformulação curricular que previa o trabalho a partir de salas ambientes nas quais os professores seriam auxiliares, e os alunos buscariam soluções para problemas propostos previamente. Nessa situação hipotética, prevalece a concepção pedagógica ✂️ a) renovada não-diretiva. ✂️ b) renovada progressivista. ✂️ c) progressista libertadora. ✂️ d) progressista libertária. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
94Q328742 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de EnsinoDe acordo com a resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: I - É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção. II - É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula. III - As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na Educação Infantil. IV - A frequência na Educação Infantil é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental desde que a criança esteja em defasagem idade/série. V - As vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças. Assinale: ✂️ a) Se apenas I, II e III estiverem corretas. ✂️ b) Se apenas I, II, III e V estiverem corretas. ✂️ c) Se apenas II, III, IV e V estiverem corretas. ✂️ d) Se todas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
95Q326699 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCMúltiplas propostas curriculares existem em curso no cotidiano das escolas [...] é importante entender o currículo como política cultural que implica pensar em questões de gênero, raça/etnia, sexualidade, juventude, violência, tecnologias, trabalho, desemprego, entre tantas outras. De acordo com a legislação em vigor, essa organização curricular é possível quando assegurada a ✂️ a) inclusão dos saberes práticos e reconhecimento destes pelos professores. ✂️ b) organização dos conteúdos, a metodologia indicada e o processo de avaliação. ✂️ c) disponibilidade dos professores em deixar de trabalhar por área do conhecimento. ✂️ d) condição de trabalho coletivo aos professores, por parte da Direção da escola. ✂️ e) possibilidade de remuneração específica a projetos coletivos na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
96Q325757 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa AC, CESPE CEBRASPEAcerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens. O currículo oculto é conseqüência da história de vida dos atores envolvidos no processo de construção do conhecimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
97Q321087 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESA elaboração de um currículo integrado baseado no trabalho como princípio educativo: ✂️ a) prioriza a abstração e a fragmentação curricular para melhor organização dos conteúdos historicamente acumulados. ✂️ b) atende às necessidades da classe dominante e do mercado de trabalho, num esforço de adaptação do sujeito à sociedade. ✂️ c) privilegia o caráter instrumental dos saberes necessários para aquisição de competências laborais. ✂️ d) visa à superação da dicotomia trabalho manual/trabalho intelectual e à incorporação da dimensão intelectual ao trabalho produtivo. ✂️ e) acentua as dicotomias entre teoria e prática, formação geral e formação técnica, como forma de preservar as especificidades das disciplinas curriculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
98Q319466 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Educador, Prefeitura de Carangola MG, IDECANAs relações entre currículo formal e dinâmica do ensino em situações formais nos levam a refletir sobre, EXCETO: ✂️ a) A dimensão formal que identifica o currículo aprovado pelas entidades responsáveis, formais do sistema educacional. ✂️ b) A dimensão percebida que representa o que os professores realizam, partindo do que compreendem e interpretam do formal. ✂️ c) A dimensão vivenciada que representa o que os alunos recebem e aprendem a partir do que foi planejado. ✂️ d) A dimensão observada (operacional), sob a perspectiva daqueles que descrevem o ensino formal como ele acontece, independentemente da perspectiva de professores, alunos e administração. ✂️ e) A dimensão informal que identifica o currículo aprovado pelas entidades responsáveis, formais do sistema educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
99Q322871 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSAAs teorias do currículo têm sofrido alterações de acordo com as mudanças ocorridas na história da educação. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O currículo escolar, na visão tradicional, era considerado como uma seriação de conteúdos escolares distribuídos em disciplinas. ✂️ b) O currículo, de acordo com as teorias contemporâneas, caracteriza-se pela forma padronizada de se trabalhar com a educação e com seus pacientes mais imediatos: os alunos. ✂️ c) Mais modernamente, têm-se as novas teorias de currículo escolar, que se apresentam como um recurso de resistência a tecnologias. ✂️ d) O currículo escolar atual é o mesmo proposto pela tradição escolar e vem sendo conservado de igual maneira por todas as escolas. ✂️ e) Na era da tecnologia, o currículo escolar é determinado pelos livros didáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
100Q324268 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCABO MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação, por meio deste instrumento, podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. Define-se como um sistema de monitoramento contínuo, capaz de subsidiar as políticas educacionais, tendo como finalidade reverter o quadro de baixa qualidade e produtividade do ensino básico (Brasil, 1991), caracterizado, essencialmente, pelos índices de repetência e evasão escolar. Assinale a alternativa que corresponde à referida definição: ✂️ a) sistema integrado de avaliação do ensino. ✂️ b) sistema de supervisão do sistema de ensino. ✂️ c) sistema de avaliação do ensino básico. ✂️ d) sistema de inspeção do ensino básico. ✂️ e) sistema de atendimento especializado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro