Início

Questões de Concursos Currículo e Construção do Conhecimento

Resolva questões de Currículo e Construção do Conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q323431 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

A ___________ deve buscar a articulação entre os vários aspectos da vida cidadã (a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, o trabalho, a ciência e a tecnologia, a cultura, as linguagens) com as áreas de conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física e Educação Religiosa).

A expressão que preenche adequadamente a lacuna acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q326707 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Secretaria de Educação PE, IPAD

No currículo por competências o aluno deve ser capaz de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q321822 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

De acordo com a Constituição Federal de 1988, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

II. Preparação competente para o mercado de trabalho.

III. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

V. Avaliação nacional periódica do desempenho dos alunos.

VI. Garantia de padrão de qualidade.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q322237 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Henry Giroux, um dos mais importantes teóricos do currículo, afirma que as perspectivas dominantes do currículo pautam-se por uma racionalidade técnica. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q321520 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

"Currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Currículo implica, necessariamente, a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo a opção por um referencial teórico que o sustente" (Veiga, 1995, p. 26). Desse modo, o currículo escolar deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q322217 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A efetivação do projeto político?pedagógico da escola dá?se por meio da organização do currículo no contexto educacional. Para que isso seja possível, se faz necessária a prática do planejamento em seus diferentes níveis. Acerca desse tema, julgue os próximos itens. A proposta curricular que mais bem se adequa à realização de um planejamento participativo é a do currículo integrado.
  1. ✂️
  2. ✂️

87Q325017 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

O currículo constitui um importante instrumento na educação tanto de conservação quanto de transformação dos conhecimentos historicamente acumulados. O entendimento de que o currículo é um campo de investigação que problematiza discussões essenciais à educação relativas a aspectos culturais, ideológicos e de poder está em consonância com as teorias que fundamentam o currículo em uma perspectiva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q320266 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

O currículo integrado parte necessariamente de uma visão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q322495 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Educador, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

O currículo envolve a seleção de conteúdos ou conhecimentos e há diferentes dimensões do conhecimento. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q323064 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

De acordo com a concepção progressista crítico-social,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q321608 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

Para as teorias críticas do currículo, não só fora da escola encontramos as causas das dificuldades e insucessos dos alunos nos estudos. A escola também é responsável pela produção de fracassos, na medida em que seleciona conteúdos e/ou atividades que permitem a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q324373 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A organização do currículo expressa a forma de concretização das intenções pedagógicas. As concepções de organização curricular incluem currículos dos tipos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q320300 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Uma escola realizou uma reformulação curricular que previa o trabalho a partir de salas ambientes nas quais os professores seriam auxiliares, e os alunos buscariam soluções para problemas propostos previamente.

Nessa situação hipotética, prevalece a concepção pedagógica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q328742 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com a resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil:

I - É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.

II - É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

III - As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na Educação Infantil.

IV - A frequência na Educação Infantil é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental desde que a criança esteja em defasagem idade/série.

V - As vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q326699 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

Múltiplas propostas curriculares existem em curso no cotidiano das escolas [...] é importante entender o currículo como política cultural que implica pensar em questões de gênero, raça/etnia, sexualidade, juventude, violência, tecnologias, trabalho, desemprego, entre tantas outras.

De acordo com a legislação em vigor, essa organização curricular é possível quando assegurada a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q325757 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa AC, CESPE CEBRASPE

Acerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens.

O currículo oculto é conseqüência da história de vida dos atores envolvidos no processo de construção do conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

97Q321087 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

A elaboração de um currículo integrado baseado no trabalho como princípio educativo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q319466 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Educador, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

As relações entre currículo formal e dinâmica do ensino em situações formais nos levam a refletir sobre, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q322871 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

As teorias do currículo têm sofrido alterações de acordo com as mudanças ocorridas na história da educação. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q324268 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação, por meio deste instrumento, podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. Define-se como um sistema de monitoramento contínuo, capaz de subsidiar as políticas educacionais, tendo como finalidade reverter o quadro de baixa qualidade e produtividade do ensino básico (Brasil, 1991), caracterizado, essencialmente, pelos índices de repetência e evasão escolar. Assinale a alternativa que corresponde à referida definição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.