Questões de Concursos Dança

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21Q955324 | Educação Física, Dança, Dança I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Nesta proposta de dança, diversos experimentos e resultados estéticos se entrelaçam, criando um espaço onde o corpo se torna um veículo de expressão artística. Essa abordagem valoriza um corpo disponível, aberto às múltiplas influências e experiências que a arte pode oferecer. Entre os grupos brasileiros que praticam esta forma artística de dança estão: Cena 11, Grupo Corpo e Deborah Colker. Qual é a dança que falamos?
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22Q955325 | Educação Física, Dança, Dança I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Sobre Eukinetica é correto afirmar:
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23Q994820 | Educação Física, Dança, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O espaço pessoal de cada pessoa, delimitado pelo corpo e que permite movimentos sem deslocamento. É a esfera que envolve o corpo, independentemente de estar em movimento ou parado, e que se mantém constante em relação ao corpo. Qual o nome desse conceito desenvolvido por Rudolf von Laban, conhecido como o pai da dança-teatro?
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24Q994821 | Educação Física, Dança, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Qual forma de dança se caracteriza pelas expressões culturais tradicionais que refletem a identidade, os costumes e a história de um povo, geralmente transmitidas de geração em geração? Essas danças são acompanhadas por músicas típicas e trajes característicos, e são realizadas em festividades, celebrações e eventos comunitários.
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25Q994822 | Educação Física, Dança, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2005, uma dança comunitária que tem suas raízes nas tradições africanas trazidas pelos escravizados durante o período colonial, sendo uma forma de expressão que sobreviveu ao longo dos séculos, adaptando-se e incorporando elementos de outras culturas. Dança caracterizada por movimentos fluidos e envolventes, onde os dançarinos se organizam em círculos ou linhas, interagindo uns com os outros de maneira harmoniosa. Essa é a compreensão de qual dança?
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26Q916742 | Educação Física, Dança, Gauchescas, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Organizada por Alexandre Ourique (2010), a obra “Danças Tradicionais Gaúchas” relata que, no contexto das danças gauchescas, o sapateio é executado pelos homens e engloba o chamado “bate pé”, que consiste em sapatear com toda a planta do pé no solo, geralmente alternando as batidas no solo com um pé e outro. Segundo o autor, é assim que os peões vão formando sapateados através das bases que possuem:
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27Q916743 | Educação Física, Dança, Gauchescas, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Aventurando-se no desafio de elaborar o “Manual de danças gaúchas” (1955), Côrtes e Lessa discorrem que, no campo das danças, a mais típica representação tradicional do Rio Grande do Sul caracteriza-se por uma série de cantigas entremeiadas de sapateado e é chamada:
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28Q916745 | Educação Física, Dança, Gauchescas, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

De acordo com Oliven (2006), em sua obra nomeada “A parte e o todo: a diversidade cultural no Brasil-nação”, as danças tradicionais gaúchas originaram-se das antigas danças brasileiras e daquelas trazidas pelos imigrantes. Estas danças aqui se “agaucharam”, e, segundo o autor, foram marcadas por duas, das principais características da alma do gaúcho:
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29Q916746 | Educação Física, Dança, Gauchescas, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Ao tratar das danças tradicionais gaúchas, Côrtes e Lessa (1955, p. 22) expõem que “Se, ao dançar, o dançarino desloca seus pés de um lado para outro, ele está executando ‘passos’. Se tais movimentos são efetuados no mesmo lugar sem que o dançarino avance nem recue, trata-se de ‘marcações’ de passos”. Nesse sentido, pensando sobre as danças do antigo fandango, somente o homem “sapateia”, pois a mulher se limita a:
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30Q916748 | Educação Física, Dança, Gauchescas, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Publicado por Côrtes e Lessa (1955), o “Manual de danças gaúchas” elenca as consagradas danças gaúchas com sapateado e sem sapateado. Fazem parte das danças sem sapateado:
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31Q916749 | Educação Física, Dança, Gauchescas, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Dentre um amplo conjunto de danças gauchescas elencadas por Côrtes e Lessa (1955) e reafirmadas por Ourique (2010), existe aquela de origem primitiva e universal, com características das contra-danças, em que os dançarinos executam as evoluções em torno de um mastro de aproximadamente 3 m de altura, chamada:
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32Q916750 | Educação Física, Dança, Gauchescas, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Os passos, na dança, são geralmente iniciados com o pé esquerdo, pelo homem, e com o pé direito, pela mulher, segundo Côrtes e Lessa (1955). Elencando passos das tradicionais danças gauchescas, os autores abordam: passos-de-marcha; passos-duplos-de-marcha; passo-de-juntar; passo-de-valsa; passo-de-rancheira; passo-de-recuo; entre outros. Sobre este último, o passo-de-recuo, pressupondo-se que os pés, inicialmente, estejam juntos, trata-se de:
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33Q916751 | Educação Física, Dança, Gauchescas, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

No contexto das danças gauchescas, os pés desempenham importante papel nos sapateados. Os pés são compostos por vários ossos articulados, formando as articulações subtalar, tarsometatarsais, intermetatarsais, metatarsofalângicas e interfalângicas. São ossos presentes nos pés:
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34Q916752 | Educação Física, Dança, Mato Grossensses, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Marioto e Fronza (2023) descrevem um folguedo popular realizado no contexto das festas de santo, com protagonismo de famílias devotas e gratas pelas graças alcançadas. Caracterizam tal manifestação com uma dança tradicional da baixada cuiabana, denominada como:
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35Q916753 | Educação Física, Dança, Mato Grossensses, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Ao descreverem o Cururu, Jesus e Lion (2013) o destacam como uma dança em roda, ao som da viola, com versos e toadas. Além disso, o Cururu é caracterizado como:
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37Q916755 | Educação Física, Dança, Mato Grossensses, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, a Dança do chorado é uma tradição praticada pelas mulheres, sendo, atualmente, integrada no ritual religioso católico. Além disso, Fernandes (2012) destaca que a dança do chorado:
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38Q916757 | Educação Física, Dança, Mato Grossensses, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Os três planos cardeais do corpo são: Sagital, Frontal e Transverso. Hall (2016) exemplifica um movimento corporal total no plano transverso de uma dançarina, denominado:
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39Q916759 | Educação Física, Dança, Mato Grossensses, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Refletindo sobre a origem e história da Dança, Earo (1987) apresenta uma divisão em três diferentes formas dessa prática corporal, a saber: Étnica, Folclórica e Teatral. Nesse sentido, o autor sugere que a Dança seguiu um trajeto histórico, partindo do templo e, em sequência, ocupando:
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