Início

Questões de Concursos Dança

Resolva questões de Dança comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q911229 | Educação Física, Dança, Educação Física, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

As danças de salão são manifestações importantes dentro das práticas corporais, elas podem ser realizadas como lazer, para a melhora da qualidade de vida e saúde, e até mesmo como um esporte. Geralmente são executadas na relação de conexão entre duas pessoas, mas outras configurações também são possíveis, como apresentações solo e danças a três.
Analise as afirmativas a seguir em relação às danças de salão:
I. ChaChaCha, Rumba, Samba e Paso Doble são consideradas danças latinas. II. O Tango Argentino surgiu das influências dos imigrantes europeus, provenientes dos maisdiversos povos e se popularizou na América do Sul ao longo do século XIX. III. O Forró pode ser dançado nos estilos musicais baião, xote e xaxado. As letras do forró refletem o cotidiano e a cultura nortista brasileira, sendo muito dançado em festas juninas. IV. O Samba e a Rumba apresentam diferenças entre as versões competitivas e não competitivas. V. A Salsa é de origem europeia, sendo dançada em ritmo lento.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q911233 | Educação Física, Dança, Educação Física, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Uma das principais fontes de consumo da dança atualmente está ligada às redes sociais. No aplicativo TikTok é possível visualizar, compartilhar, reproduzir e criar desafios em dança que são realizados por pessoas famosas e infames e facilmente viralizam nas redes sociais.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as danças reproduzidas no TikTok.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q955317 | Educação Física, Dança, Dança I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Sobre a que Kinesfera é correto dizer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q990267 | Educação Física, Dança, DT Artes, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

A modalidade de dança que inclui estilos como salsa, tango, samba, valsa, entre outros, sendo geralmente dançada em pares e praticada socialmente, é denominada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q955307 | Educação Física, Dança, Dança I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

A relação entre a dança e a percepção do corpo tem se transformado ao longo da história, refletindo mudanças culturais, sociais e artísticas. Essa evolução é marcada por uma série de abordagens que revelam diferentes modos de se conectar com a dança e com o próprio corpo. Algumas dessas formas de relacionamento podem ser exploradas nas seguintes afirmações:

I - A arte primitiva é a revelação da relação de harmonia entre homem, corpo e cosmos. Era por meio das danças, das encenações, das pinturas tanto nos próprios corpos quanto nas representações desses corpos que o homem revelava sua história de vida e também sua dependência e devoção corporal.
II - Muitas danças realizadas pelo homem da pré história tiveram ramificações ou variações que perduram até hoje em povos chamados "primitivos". Como exemplos de povos "primitivos" que mantém até a atualidade a mesma relação com seus corpos, ou seja, consideram-no um lugar sagrado, podemos citar os indígenas da América do Sul, as tribos Africanas e os aborígenes da Austrália.
III - Com o surgimento das diversas religiões que se firmaram pelo mundo, o corpo sagrado passou a ser sinônimo de imoralidade e pecado. As danças passaram (de danças sagradas para práticas vistas como pagãs), isso resultou em uma estigmatização do corpo, associando-o a imoralidade.
IV - Atualmente, a dança na educação formal não enfrenta mais limitações em suas práticas e é devidamente valorizada. Isso se deve ao significativo investimento em infraestrutura e na formação dos educadores, bem como ao contexto histórico que envolve a dança.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q955312 | Educação Física, Dança, Dança I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Os estudos deste teórico foram um importante ponto de partida para que as escolas adotassem a dança, incluindo o Brasil, onde se incorporou o estudo do movimento de forma segura. Esse teórico é frequentemente abordado nos currículos de ensino de arte. Ele é considerado o maior teórico da dança do século XX e é conhecido como o pai da dança-teatro. De quem estamos falando?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q916761 | Educação Física, Dança, Mato Grossensses, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Grando e Queiroz (2013) compreendem o Curussé como “uma prática social na qual se garante, pela educação do corpo que dança, se alimenta, se ornamenta e é pintado, reza e é açoitado e amado, o reconhecimento de uma identidade étnica e cultural Chiquitano”. O início do Curussé se dá quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q910279 | Educação Física, Dança, Educador Físico, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

As danças brasileiras são resultado da mistura de culturas como a africana, a europeia e a indígena. Dentre as populares estão o maxixe, o samba, o frevo e o forró. Mas há também a presença das danças folclóricas, como a do bumba meu boi, e das danças típicas que irão variar de acordo com as tradições realizadas nos estados brasileiros. Com relação às danças populares brasileiras, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q908409 | Educação Física, Dança, Técnico Desportivo, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Qual dos seguintes benefícios é mais associado à prática regular de dança para adolescentes?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q955315 | Educação Física, Dança, Dança I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Sobre a dança contemporânea é correto afirmar:

I - A dança contemporânea abriu as portas para o acesso irrestrito à dança, rompendo estereótipos e permitindo a exploração do corpo e do movimento de maneira diferente das danças clássica e moderna.
II - A dança contemporânea oferece um caminho único e viável para o trabalho nas escolas. III - Entre as características da dança contemporânea, destacam-se a livre expressão do corpo e do pensamento.
IV - A dança contemporânea utiliza tecnicamente princípios de outros gêneros, como o alinhamento corporal do balé clássico e com a contração da dança moderna.
V - A dança contemporânea é soberana em relação a outros estilos, pois é o resultado estético que emerge de um contexto histórico de movimentos corporais e expressões artísticas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q994814 | Educação Física, Dança, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A história da dança remonta aos primórdios da humanidade e está profundamente ligada às expressões culturais, religiosas e sociais das civilizações. Sobre a história da dança analise as afirmativas e assinale F (falsa) (V) verdadeira.
( ) Desde as pinturas rupestres até os rituais religiosos antigos, a dança foi uma forma de comunicação e celebração coletiva;
( ) No Egito Antigo, por exemplo, a dança fazia parte dos ritos funerários e das festividades dos deuses;
( ) Na Grécia Antiga, ela era uma expressão da educação e do teatro.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q984435 | Educação Física, Dança, Educação Física, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Sobre o ensino da dança nas diferentes etapas do Ensino Fundamental (EF), analisar os itens.

I. No primeiro ciclo do EF, 1º e 2º anos, espera−se que os estudantes experimentem diferentes danças dos contextos comunitário e regional, identificando seus elementos constitutivos e os diferentes ritmos musicais. Essa vivência deve pautar−se no respeito às diferenças culturais, que devem ser problematizadas com o coletivo.
II. No segundo ciclo do EF, 3º, 4º e 5º anos, objetiva−se que os alunos reconheçam as diversas possibilidades das danças urbanas e saibam definir quais são seus elementos constitutivos, bem como as capacidades físicas exigidas por essa modalidade artística.
III. No terceiro ciclo do EF, 6º e 7º anos, espera−se que os alunos conheçam danças do Brasil, danças do mundo e danças de matriz indígena ou africana, comparando as suas características e elaborando novas possibilidades para os ritmos já conhecidos.
IV. No quarto e último ciclo do EF, 8º e 9º anos, incentiva−se que os estudantes reconheçam as diversas possibilidades das danças de salão, saibam definir quais são seus elementos constitutivos e como realizar pesquisas sobre os diferentes tipos de danças de salão existentes, valorizando os conhecimentos prévios sobre a temática.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q911230 | Educação Física, Dança, Educação Física, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Ao longo dos últimos séculos muitos modos de dançar vêm sendo registrados e sistematizados, contemplando técnicas e estilos de dança diversificados. Analise as afirmativas a seguir em relação aos diferentes estilos/técnicas de dança:
I. A dança jazz tem sua origem no encontro da dança europeia com a dança africana. Essa técnica é composta por saltos, quedas, linhas corporais, movimentos circulares, utilização de movimentos do quadril e isolamento de distintas partes do corpo. II. A dança moderna retoma a utilização dos pés descalços e utiliza vestimentas mais confortáveis para a dança. Essa técnica utiliza-se do chão e apresenta movimentos de contração e relaxamento. III. As danças urbanas emergem do movimento Hip-hop, que teve sua origem na Inglaterra, junto com os movimentos sociais da época e utiliza a resistência à gravidade para realização de seus movimentos. IV. As danças populares brasileiras têm origem nas danças de matriz africana, indígena e europeia. V. A dança contemporânea prima por corpos específicos, longilíneos e esbeltos, tem como base o balé clássico e a estética da beleza.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q955321 | Educação Física, Dança, Dança I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

As atribuições para o cargo deste concurso incluem o desenvolvimento de atividades de formação, orientação e ensino de danças, com foco no aprimoramento das diferentes técnicas. Além dessas, as seguintes alternativas também são atribuições do cargo, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q955322 | Educação Física, Dança, Dança I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

No final do século XIX, estudiosos do corpo, filósofos e médicos começaram a publicar suas primeiras teorias sobre as relações diretas entre corpo, mente e ambiente, dando origem aos pioneiros da dança moderna. Por volta de 1890, houve uma redescoberta dos movimentos espontâneos, que questionavam a codificação de passos como a única forma de expressão corporal. Nesse contexto, as ideias da bailarina norte-americana sobre dançar os sons da natureza e se integrar a ela dialogavam diretamente com os estudos sobre a mente e suas interações com o corpo, como os trabalhos da recém-criada psicanálise de Sigmund Freud. A bailarina a que nos referimos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q988509 | Educação Física, Dança, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a Dança, como forma de conhecimento, é de fundamental relevância para a educação dos sujeitos com vistas a uma participação crítica em sociedade. Nesse sentido, nas aulas de Dança é possível refletir, pesquisar, comparar e problematizar danças, agindo crítica e corporalmente em função da compreensão e:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q955313 | Educação Física, Dança, Dança I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

O corpo cênico é amplamente utilizado nos estudos de preparação do corpo para a dança. Tratase do corpo que o ator ou dançarino assume durante a cena, ou seja, é um corpo que transcende o cotidiano, sendo trabalhado e construído a partir de técnicas específicas. Quem foi o criador do conceito de Corpo Cênico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q955324 | Educação Física, Dança, Dança I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Nesta proposta de dança, diversos experimentos e resultados estéticos se entrelaçam, criando um espaço onde o corpo se torna um veículo de expressão artística. Essa abordagem valoriza um corpo disponível, aberto às múltiplas influências e experiências que a arte pode oferecer. Entre os grupos brasileiros que praticam esta forma artística de dança estão: Cena 11, Grupo Corpo e Deborah Colker. Qual é a dança que falamos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q907967 | Educação Física, Dança, Educação Física, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

A dança, como prática educativa inserida nas aulas de educação física, proporciona aos alunos uma oportunidade de desenvolvimento e expressão. Com base nos objetivos da dança na educação física escolar, NÃO corresponde a um dos objetivos dessa prática:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q955325 | Educação Física, Dança, Dança I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Sobre Eukinetica é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.