Questões de Concursos Dança

Resolva questões de Dança comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q916761 | Educação Física, Dança, Mato Grossensses, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Grando e Queiroz (2013) compreendem o Curussé como “uma prática social na qual se garante, pela educação do corpo que dança, se alimenta, se ornamenta e é pintado, reza e é açoitado e amado, o reconhecimento de uma identidade étnica e cultural Chiquitano”. O início do Curussé se dá quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q906279 | Educação Física, Dança, Educação Física, SEEDPR, Consulplan, 2024

As danças de salão são uma forma de dança realizada em pares, caracterizadas por estilos que variam em termos de ritmo, técnica e expressividade. Um desses estilos se destaca pela sua dramaticidade. Originado na Argentina e no Uruguai, é tanto uma dança social quanto uma expressão cultural significativa. Os casais executam coreografias complexas, cheias de expressividade, valorizando a emoção e a sensualidade. Qual o nome desse estilo de dança de salão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q902444 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A dança nas aulas de educação física é um valioso instrumento pedagógico para os professores, porque proporciona comunicação, expressa sentimentos, além de proporcionar ao aluno conhecer a si próprio e ao outro, a criar e recriar coreografias, saber improvisar, fazendo com que perceba a dança como parte da formação cidadã. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q906285 | Educação Física, Dança, Educação Física, SEEDPR, Consulplan, 2024

O samba de Gafieira é uma vertente do samba que se desenvolveu no Rio de Janeiro e é uma das mais conhecidas danças de salão do Brasil. Sobre o samba de Gafieira, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q990267 | Educação Física, Dança, DT Artes, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

A modalidade de dança que inclui estilos como salsa, tango, samba, valsa, entre outros, sendo geralmente dançada em pares e praticada socialmente, é denominada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q909632 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Nos aspectos que compõem a diversidade cultural do Brasil e suas regiões, a dança é um elemento essencial para ser trabalhada nas aulas de educação física e, consequentemente, sensibilizar os estudantes para a pluralidade cultural do Brasil. Nesse sentido, relacione a primeira coluna (dança) com a segunda (sua respectiva região).

a- Carimbó

b- Chula

c- Catira

d- Frevo

e- Caxambu

( ) Região Sul

( ) Região Sudeste

( ) Região Nordeste

( ) Região Norte

( ) Região Centro Oeste

A sequência correta que liga a dança à sua região é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q909634 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Jacqueline Robinson (1978), traz a pluralidade da dança no mundo contemporâneo. Nesse sentido, coloque (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) De acordo com Strazzacappa (2001), atualmente, as possibilidades foram ampliadas, porque o ser humano sempre se reinventa e outras formas de danças aparecem.

( ) Numa tentativa de atualizar esta árvore, não é possível acrescentar muitas outras danças: Algumas danças populares brasileiras, como o forró, o samba, a lambada e recentemente o axé, só conquistaram os espaços dos cursos de dança de salão ao lado das imortais valsa, tango e bolero.

( ) As danças provenientes de regiões e países específicos, como a dança do ventre, a dança flamenca, o sapateado americano e irlandês (tão em voga atualmente) e as danças de rua (ou street dance), não devem ser introduzidas como um galho que se inicia nas expressões culturais (folclóricas).

( ) As danças de rua tiveram origem nos guetos negros norte-americanos, como forma de protesto, e ganharam adeptos no mundo todo. Como o rap, o funk e o break, muitas dessas danças já saíram das ruas e invadiram as academias e palcos teatrais e escolas.

A sequência correta de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q988508 | Educação Física, Dança, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), na RMEF, a Dança não é vista como atividade de mero lazer e entretenimento, mas, sim, reconhecida como campo de conhecimento, incorporada às Linguagens e que fortalece, no percurso educativo, a formação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q988509 | Educação Física, Dança, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a Dança, como forma de conhecimento, é de fundamental relevância para a educação dos sujeitos com vistas a uma participação crítica em sociedade. Nesse sentido, nas aulas de Dança é possível refletir, pesquisar, comparar e problematizar danças, agindo crítica e corporalmente em função da compreensão e:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q908409 | Educação Física, Dança, Técnico Desportivo, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Qual dos seguintes benefícios é mais associado à prática regular de dança para adolescentes?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q911229 | Educação Física, Dança, Educação Física, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

As danças de salão são manifestações importantes dentro das práticas corporais, elas podem ser realizadas como lazer, para a melhora da qualidade de vida e saúde, e até mesmo como um esporte. Geralmente são executadas na relação de conexão entre duas pessoas, mas outras configurações também são possíveis, como apresentações solo e danças a três.
Analise as afirmativas a seguir em relação às danças de salão:
I. ChaChaCha, Rumba, Samba e Paso Doble são consideradas danças latinas. II. O Tango Argentino surgiu das influências dos imigrantes europeus, provenientes dos maisdiversos povos e se popularizou na América do Sul ao longo do século XIX. III. O Forró pode ser dançado nos estilos musicais baião, xote e xaxado. As letras do forró refletem o cotidiano e a cultura nortista brasileira, sendo muito dançado em festas juninas. IV. O Samba e a Rumba apresentam diferenças entre as versões competitivas e não competitivas. V. A Salsa é de origem europeia, sendo dançada em ritmo lento.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q911230 | Educação Física, Dança, Educação Física, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Ao longo dos últimos séculos muitos modos de dançar vêm sendo registrados e sistematizados, contemplando técnicas e estilos de dança diversificados. Analise as afirmativas a seguir em relação aos diferentes estilos/técnicas de dança:
I. A dança jazz tem sua origem no encontro da dança europeia com a dança africana. Essa técnica é composta por saltos, quedas, linhas corporais, movimentos circulares, utilização de movimentos do quadril e isolamento de distintas partes do corpo. II. A dança moderna retoma a utilização dos pés descalços e utiliza vestimentas mais confortáveis para a dança. Essa técnica utiliza-se do chão e apresenta movimentos de contração e relaxamento. III. As danças urbanas emergem do movimento Hip-hop, que teve sua origem na Inglaterra, junto com os movimentos sociais da época e utiliza a resistência à gravidade para realização de seus movimentos. IV. As danças populares brasileiras têm origem nas danças de matriz africana, indígena e europeia. V. A dança contemporânea prima por corpos específicos, longilíneos e esbeltos, tem como base o balé clássico e a estética da beleza.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q906881 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A prática da dança proporciona uma compreensão e uma aprendizagem que só podem ser alcançadas por meio da experiência corporal direta, que é inerente à própria atividade da dança. O ensino de dança na escola não deve fixar-se na formação de futuros bailarinos, mas se relacionar imediatamente com a vida dos alunos, como parte integrante da educação dos indivíduos. Deve ajudá-los a tomar consciência de suas potencialidades, aumentando sua capacidade de resposta e sua habilidade para se comunicarem.

Adaptado de HERNANDÉZ, M.M.S.; MORANDI, C.S.D.F. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, SP: Papirus, 2005.

Qual é a ênfase dada pelo texto ao papel do ensino de dança na escola?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q911233 | Educação Física, Dança, Educação Física, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Uma das principais fontes de consumo da dança atualmente está ligada às redes sociais. No aplicativo TikTok é possível visualizar, compartilhar, reproduzir e criar desafios em dança que são realizados por pessoas famosas e infames e facilmente viralizam nas redes sociais.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as danças reproduzidas no TikTok.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q905891 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Marcelo começou a fazer aulas em uma escola de dança. Para dançar o estilo escolhido, ele usa sapatos com chapas de metal acopladas para emitir sons quando entram em contato com o solo. Além de trabalhar a coordenação motora dos dançarinos, esse estilo de dança também é benéfico para melhorar a percepção musical, incentivar a criatividade e desenvolver a consciência corporal. Qual o estilo de dança escolhido por Marcelo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q907967 | Educação Física, Dança, Educação Física, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

A dança, como prática educativa inserida nas aulas de educação física, proporciona aos alunos uma oportunidade de desenvolvimento e expressão. Com base nos objetivos da dança na educação física escolar, NÃO corresponde a um dos objetivos dessa prática:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q910279 | Educação Física, Dança, Educador Físico, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

As danças brasileiras são resultado da mistura de culturas como a africana, a europeia e a indígena. Dentre as populares estão o maxixe, o samba, o frevo e o forró. Mas há também a presença das danças folclóricas, como a do bumba meu boi, e das danças típicas que irão variar de acordo com as tradições realizadas nos estados brasileiros. Com relação às danças populares brasileiras, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q994814 | Educação Física, Dança, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A história da dança remonta aos primórdios da humanidade e está profundamente ligada às expressões culturais, religiosas e sociais das civilizações. Sobre a história da dança analise as afirmativas e assinale F (falsa) (V) verdadeira.
( ) Desde as pinturas rupestres até os rituais religiosos antigos, a dança foi uma forma de comunicação e celebração coletiva;
( ) No Egito Antigo, por exemplo, a dança fazia parte dos ritos funerários e das festividades dos deuses;
( ) Na Grécia Antiga, ela era uma expressão da educação e do teatro.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q352379 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A dança, durante muito tempo, só era considerada arte quando representava movimentos e passos já criados por alguém para serem reproduzidos. Somente depois de 1960, atividades espontâneas, sem preparar ou pensar previamente nos resultados, foram tratadas como formas legítimas de expressões artísticas. O professor, em atividades coletivas de dança, pode dar ao seu aluno a oportunidade de experimentar livremente a plasticidade do seu corpo, explorando as potencialidades motoras e expressivas através da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q351878 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Vivemos em um mundo repleto de diversidades e a dança está sempre presente em todos os meios não só como uma simples manifestação artística, mas como uma atividade inerente à natureza do homem. A dança sempre foi uma linguagem privilegiada pelos povos, podendo estar presente no lazer (samba, rock, dance music), na religião (candomblé, rituais das tribos indígenas, templos religiosos) ou nas danças regionais (quadrilha, cirandas, frevo, maracatu). Essas manifestações sociais que fazem parte de todas as comunidades, sem distinção de idade, tamanho ou habilidade corporal, permitem, principalmente, um aprendizado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.