Questões de Concursos Defesa Sanitária

Resolva questões de Defesa Sanitária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q842648 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Panambi RS Médico Veterinário, FUNDATEC, 2020

Segundo o Censo de 2010 do IBGE, no município de Panambi, destacam-se como atividades pecuárias a bovinocultura, suinocultura e avicultura. É significativo o número de propriedades dedicadas à criação dessas espécies assim como também merece destaque a renda gerada por essas atividades. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:

I. Cada uma das espécies animais acima citada está contemplada com programas sanitários nacionais específicos editados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

II. O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) do MAPA envolve apenas as espécies bovina e bubalina.

III. O Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros também inclui o calendário de vacinação das espécies de animais de companhia como os cães e gatos domiciliados.

IV. Por serem animais hematófagos, os morcegos da espécie Desmodus rotundus não estão envolvidos no programa de controle da raiva dos herbívoros.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q841287 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Coronel Freitas SC Médico Veterinário, FEPESE, 2020

O Brasil segue as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e do Código Zoossanitário Internacional (CZI) para o estabelecimento interno de Instruções Normativas e Programas Sanitários, visando ao controle e erradicação de doenças de alto impacto econômico e/ou zoonótico no país.
Acerca do tema, considere a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q840098 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Alto Bela Vista SC Médico Veterinário, AMAUC, 2020

Quanto à febre aftosa, analise as afirmativas.
I - O estado de Santa Catarina é o único estado brasileiro que mantém a situação de “área livre sem vacinação” desde 2007, reconhecido pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE). II - O último foco de febre aftosa notificado no país ocorreu no ano de 2006, nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. III - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre os meses de agosto e setembro de 2013, reconheceu os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e a região centro-norte do estado do Pará como “zonas livres de febre aftosa com vacinação”. IV - Segundo a Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), Paraguai, Colômbia e Peru, que fazem fronteira com o Brasil, estão em situação de “zona infectada”.
Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q846712 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Alpestre RS Médico Veterinário, FUNDATEC, 2020

Ainda, segundo a Instrução Normativa nº 10, anteriormente citada, analise as assertivas abaixo em relação ao diagnóstico indireto de brucelose bovina utilizando o teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) como teste de rotina:
I. A amostra deve ser colhida por médico veterinário habilitado ou oficial. II. O teste deve ser realizado por médico veterinário habilitado, médico veterinário oficial ou por laboratório da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. III. A presença de qualquer aglutinação classifica o animal como reagente ao teste. IV. Animais não reagentes são considerados negativos. V. Animais reagentes deverão, em até trinta dias, ser submetidos a teste confirmatório ou, a critério do médico veterinário responsável pela coleta e do proprietário dos animais, serem destinados ao abate sanitário ou à eutanásia.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q859470 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Passira PE Médico Veterinário, CONTEMAX, 2020

Em 1882 Robert Koch descobriu o bacilo da tuberculose, uma bactéria altamente patogênica que foi considerada como o mal do Século XX, sendo responsável por um de cada quatro óbitos em humanos. Sabe-se que a tuberculose é uma importante zoonose circulando entre homens e animais domésticos. Considerando os agentes etiológicos da tuberculose animal e humana assinale a assertiva CORRETA, RESPECTIVAMENTE com os agentes das duas doenças.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q841834 | Veterinária, Defesa Sanitária, Médico Veterinário, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A maioria dos animais infectados com a bactéria que causa a Brucelose não apresenta sintomas. Quando ocorrem, os sintomas geralmente incluem tosse (às vezes, com sangue), perda de peso, sudorese noturna e febre.

II. Os sinais clínicos da Brucelose nos animais incluem, nos machos, a produção de placentite seguida de aborto, usualmente durante o terço final da gestação, e epididimite e orquite nas fêmeas prenhes.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q842898 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Alto Bela Vista SC Médico Veterinário, AMAUC, 2020

De acordo com o artigo 2°, As doenças listadas no Anexo da Instrução Normativa N° 50, DE 24 DE SETEMBRO DE 2013, são de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial, composto pelas unidades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal, em atendimento ao art. 5º do Anexo do Decreto no 5.741, de 30 de março de 2006, Assim, a notificação da suspeita ou ocorrência de doença listada no Anexo desta instrução normativa é obrigatória para qualquer cidadão, bem como para todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal. A respeito dessas normas assinale a alternativa que contenha somente doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q841627 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Alpestre RS Médico Veterinário, FUNDATEC, 2020

A Instrução Normativa nº 10/2017 da Secretaria da Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) introduziu algumas alterações com relação à vacinação contra a brucelose bovina. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a oito meses, utilizando-se dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra 19 de Brucella abortus (B19). ( ) A utilização da vacina B19 poderá ser substituída pela vacina contra brucelose não indutora da formação de anticorpos aglutinantes, amostra RB51, nas espécies bovina e bubalina. ( ) Fêmeas vacinadas com a vacina B19 deverão ser marcadas com o algarismo final do ano de vacinação. ( ) É permitida a vacinação contra brucelose de machos de qualquer idade, desde que sejam destinados à coleta de sêmen e não à monta natural.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q841438 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Panambi RS Médico Veterinário, FUNDATEC, 2020

Ainda em relação à Peste Suína Clássica (PSC), é correto afirmar que em termos de ocorrência da doença no Brasil, a doença encontra-se erradicada em todos os municípios das seguintes regiões:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q859109 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Passira PE Médico Veterinário, CONTEMAX, 2020

Em 1887 David Bruce descobriu uma bactéria presente em pacientes que morreram de febre com morte súbita, a doença até então desconhecida passou a ser conhecida como brucelose, tendo a descrição etiológica realizada posteriormente, sendo alocada no gênero Brucella spp. considerando essa importante zoonose leia as assertivas e assinale a(s) CORRETA(s).
I - são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares facultativos, crescem em meios ricos em CO2, possuem como principal fator de virulência a composição do LPS (cadeias A e M) do polissacarídeo O. II - são bactérias espirais, Gram negativos, aflagelados, intracelulares obrigatórios, crescem em meios ricos em CO2, possuem como principal fator de virulência a composição do LPS (cadeias A e M) do polissacarídeo O. III- são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares facultativos, crescem em meios ricos em CO2, o único fator de virulência é a presença de enzimas inibidoras que impedem a formação do fagolissossomo. IV- são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares obrigatórios, crescem em meios ricos em O2, tem como fator de o único fator de virulência a presença de LPS de cadeia longa. V- são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares facultativos, crescem em meios ricos em CO2, são classificadas em lisas e rugosas conforme a composição molecular do LPS (cadeias A e M) do polissacarídeo O que possui cadeia longa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q841919 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Panambi RS Médico Veterinário, FUNDATEC, 2020

Em abril de 2000, depois de seis anos e quatro meses sem ocorrência da doença, o Rio Grande do Sul decidiu suspender a vacinação contra a febre aftosa em busca do status de área livre da enfermidade sem imunização. Em agosto, porém, surgiu na cidade de Jóia o primeiro dos poucos mais de 20 focos que acabariam se espalhando também pelos municípios de Augusto Pestana, Eugênio de Castro e São Miguel das Missões, todos na região noroeste do Estado. Em relação ao vírus da febre aftosa e à doença por ele causada, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q842741 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Coronel Freitas SC Médico Veterinário, FEPESE, 2020

No âmbito do Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1033348 | Veterinária, Defesa Sanitária, Sanidade Animal, UFG, IV UFG, 2024

Considerando aspectos sobre a epidemiologia da leptospirose em território brasileiro, sabe-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1033346 | Veterinária, Defesa Sanitária, Sanidade Animal, UFG, IV UFG, 2024

Mormo é uma doença infectocontagiosa, piogranulomatosa, caracterizada por lesões respiratórias, linfáticas e cutâneas em equídeos. Em relação a doença, sabe-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1061277 | Veterinária, Defesa Sanitária, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo a agentes causadores de patologias e parasitoses em peixes.

A saprolegniose, doença cujo agente etiológico é o fungo Saprolegnia spp., é clinicamente caracterizada pelo crescimento de micélio filamentoso branco ou acinzentado sobre a pele, nadadeiras e brânquias de peixes, podendo acarretar erosão e ulceração dos tecidos afetados.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q901338 | Veterinária, Defesa Sanitária, Médico Veterinário, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Um tanque de leite cru apresenta as seguintes características:

• Temperatura de 30°C;

• Acidez titulavel de 22°Dornic;

• Presença de células somáticas em quantidade superior ao limite legal.

Considerando os critérios de inspeção de leite e derivados, a classificação sanitária mais adequada para este leite é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1082932 | Veterinária, Defesa Sanitária, Médico Veterinário, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Em diarreia viral bovina, qual descrição caracteriza o animal persistentemente infectado e seu impacto sanitário?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q901336 | Veterinária, Defesa Sanitária, Médico Veterinário, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Um lote de carne bovina foi inspecionado e apresentado com as seguintes características:

• Ausência de selo do SIF/SIE;

• Presença de linfonodos mesentéricos com coloração esverdeada e odor pútrido;

• Evidências de miíase em algumas carcaças.


Considerando os critérios de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, é a classificação sanitária mais adequada para este lote de carne bovina:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1082930 | Veterinária, Defesa Sanitária, Médico Veterinário, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Sobre febre aftosa em ruminantes, qual alternativa apresenta características epidemiológicas e impacto econômico-sanitário?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.