Questões de Concurso Defesa Sanitária

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q841919 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Panambi RS Médico Veterinário, FUNDATEC, 2020

Em abril de 2000, depois de seis anos e quatro meses sem ocorrência da doença, o Rio Grande do Sul decidiu suspender a vacinação contra a febre aftosa em busca do status de área livre da enfermidade sem imunização. Em agosto, porém, surgiu na cidade de Jóia o primeiro dos poucos mais de 20 focos que acabariam se espalhando também pelos municípios de Augusto Pestana, Eugênio de Castro e São Miguel das Missões, todos na região noroeste do Estado. Em relação ao vírus da febre aftosa e à doença por ele causada, é correto afirmar que:

12 Q842741 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Coronel Freitas SC Médico Veterinário, FEPESE, 2020

No âmbito do Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), é correto afirmar:

13 Q901336 | Veterinária, Defesa Sanitária, Médico Veterinário, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Um lote de carne bovina foi inspecionado e apresentado com as seguintes características:

• Ausência de selo do SIF/SIE;

• Presença de linfonodos mesentéricos com coloração esverdeada e odor pútrido;

• Evidências de miíase em algumas carcaças.


Considerando os critérios de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, é a classificação sanitária mais adequada para este lote de carne bovina:

14 Q901338 | Veterinária, Defesa Sanitária, Médico Veterinário, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Um tanque de leite cru apresenta as seguintes características:

• Temperatura de 30°C;

• Acidez titulavel de 22°Dornic;

• Presença de células somáticas em quantidade superior ao limite legal.

Considerando os critérios de inspeção de leite e derivados, a classificação sanitária mais adequada para este leite é:

15 Q1016492 | Veterinária, Defesa Sanitária, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Entomologia Agrícola, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de defesa sanitária animal e de doenças parasitárias dos animais de produção, julgue o próximo item.

A inspeção sanitária post-mortem é uma das medidas efetivas para o controle do complexo teníase-cisticercose, por reduzir a possibilidade do consumo de carne de suíno ou bovino infectado.

16 Q1017320 | Veterinária, Defesa Sanitária, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Sanidade Aquícola, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, a respeito de boas práticas sanitárias e biosseguridade em sistemas de produção aquícola.

Em sistemas de cultivo de Litopenaeus vannamei e outras espécies de Penaeus spp., é obrigatória a notificação ao SVO em casos de suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus da síndrome da mancha branca. No entanto, não há necessidade de notificação em casos de necrose infecciosa hipodérmica e hematopoiética, pois essa doença não consta na lista de notificação obrigatória.

17 Q1016493 | Veterinária, Defesa Sanitária, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Entomologia Agrícola, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de defesa sanitária animal e de doenças parasitárias dos animais de produção, julgue o próximo item.

A febre aftosa tem gravidade relacionada à facilidade com que o vírus pode se disseminar, entretanto, por não representar risco à saúde pública, é uma enfermidade de notificação facultativa.

18 Q1017317 | Veterinária, Defesa Sanitária, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Sanidade Aquícola, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das ações de biosseguridade em sistemas de produção de moluscos bivalves, julgue o item a seguir.

Para o manejo sanitário de Crassostrea gigas, em caso de suspeita de infecção pelo herpes-vírus 1 da ostra (OsHV-1), é obrigatório implementar quarentena e realizar a comunicação imediata ao Serviço Veterinário Oficial (SVO), mesmo que os sintomas clínicos, como imunosupressão da ostra e favorecimento de infecção por bactérias oportunistas, sejam considerados típicos da doença e confirmados por diagnóstico laboratorial inicial.

19 Q1017319 | Veterinária, Defesa Sanitária, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Sanidade Aquícola, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, a respeito de boas práticas sanitárias e biosseguridade em sistemas de produção aquícola.

As diretrizes de biosseguridade em carcinicultura permitem o uso de antimicrobianos terapêuticos como promotores de crescimento e para a prevenção de infecções virais, desde que sejam respeitados as dosagens, os tempos de uso e os períodos de carência para o abate.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.