Início

Questões de Concursos Demografia

Resolva questões de Demografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q481565 | Geografia, Demografia, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens acerca de temas relacionados à dinâmica demográfica no Brasil, tendo como base estudos recentes do IBGE.

Desde os anos 60 do século XX, a taxa de crescimento da população brasileira vem experimentando paulatinos declínios, tendo recuado para valor próximo a 1% em 2008. Segundo as projeções, o país apresentará um potencial de crescimento populacional até 2039, quando se espera que a população atinja o chamado crescimento zero. A partir desse ano, serão registradas taxas de crescimento negativas, que correspondem à queda no número da população. Esse comportamento está relacionado com quedas pronunciadas da taxa de fecundidade, que, no Brasil, foi diminuindo ao longo dos anos, basicamente como conseqüência das transformações ocorridas na sociedade brasileira, de modo geral, e na própria família, de maneira mais particular. A taxa de fecundidade total expressa o número de filhos que, em média, teria uma mulher, pertencente a uma coorte hipotética de mulheres, que durante sua vida fértil tiveram seus filhos de acordo com as taxas de fecundidade por idade do período em estudo e não estiveram expostas aos riscos de mortalidade desde o nascimento até o término do período fértil.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q483190 | Geografia, Demografia, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

O crescimento da população mundial tem preocupado as instituições internacionais porque articula vários aspectos da vida humana, desde o meio ambiente e o desenvolvimento econômico até a habitação e o crescimento das cidades. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes. As cidades pequenas e médias tendem a apresentar menor crescimento demográfico no futuro devido ao seu modesto desenvolvimento tecnológico.
  1. ✂️
  2. ✂️

23Q482916 | Geografia, Demografia, Geógrafo, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

O território brasileiro, desde a sua origem colonialista, teve fluxos migratórios diretamente relacionados a fatores econômicos. Na concepção dos ciclos, as primeiras migrações estiveram ligadas à cana-de-açúcar na região Nordeste. Posteriormente, a região Sudeste, especialmente Minas Gerais, experimentou a intensificação da migração em função do ciclo do ouro; mais tarde, a mesma região expandiu-se em termos populacionais devido à ascensão da economia cafeeira, estendendo-se para a área ocupada hoje por parte do estado de São Paulo. Finalmente, a região Sudeste consagrou-se como o principal pólo de atração de migrantes, na grande parte saídos de suas regiões de origem em busca de empregos ou de melhores salários. A abertura de fronteiras agrícolas e mesmo o surgimento de novas cidades também atraiu migrantes em diferentes épocas. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O estado do Amazonas, apesar de ser o maior estado brasileiro em extensão e de ultrapassar o tamanho de países fronteiriços, como o Peru e Equador juntos, é o estado brasileiro com um dos menores índices de ocupação humana.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q484641 | Geografia, Demografia, Especialista em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Uma característica marcante do cenário demográfico contemporâneo é, além do evidente envelhecimento da população, a queda da taxa de fertilidade, ou seja, a redução do número de filhos por mulher. Entre os diversos fatores que contribuem para que a taxa de fertilidade esteja em queda atualmente inclui-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q481663 | Geografia, Demografia, Soldado Combatente, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Considerando-se o índice de desenvolvimento humano (IDH), que caracteriza as condições médias de vida de uma população, o Brasil ocupa a 69.a posição mundial, atrás do México e de Cuba. Em relação a esse tema, julgue os itens seguintes. Quando o Brasil se tornar um país urbanizado, seu IDH amentará.
  1. ✂️
  2. ✂️

26Q483622 | Geografia, Demografia, Professor de Geografia, SEDU ES, FCC

Segundo relatório do IBGE, a taxa de mortalidade infantil (TMI) de crianças entre 0 e 5 anos de idade era de 53,7 mortes por mil nascidos vivos em 1990 e passou para 17,7 em 2011. O relatório mostra que a queda mais significativa registrada da mortalidade na infância ocorreu na faixa entre um e quatro anos de idade.

A leitura do texto e os conhecimentos sobre a dinâmica demográfica brasileira permitem afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q483742 | Geografia, Demografia, Geógrafo, VALEC, FEMPERJ

Há 2.000 anos, a população mundial era de 300 milhões de pessoas. Em 1800, alcançou um bilhão. A marca de dois bilhões foi atingida em 1927. A população do planeta chegou a cinco bilhões em 1987, seis bilhões em 1999 e sete bilhões em 2011. (dados da Organização das Nações Unidas)

Com relação aos dados fornecidos pala ONU sobre a população mundial, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q484467 | Geografia, Demografia, Agente de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsequentes, a respeito da evolução da estrutura fundiária rural e dos movimentos demográficos no território brasileiro. Por fazer uso de tecnologias que ampliam sua independência do espaço urbano, o campo não gera empregos necessários para o desenvolvimento de muitos dos municípios de pequeno porte demográfico inseridos em regiões produtivas do agronegócio no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️

29Q483804 | Geografia, Demografia, Farmacêutico, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

Indicadores de saúde têm sido utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a qualidade de vida da população, bem como fornecer subsídios ao planejamento de saúde. Um dos indicadores significativos de saúde da população é o coeficiente de mortalidade infantil, que é definido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q484574 | Geografia, Demografia, Assistente Social, FSPSCE RS, MSConcursos

Segundo o Censo Demográfico de 2000, “ 32,02% da população, estava abaixo da linha da pobreza” , isso significa dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q481176 | Geografia, Demografia, Técnico, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Uma cidade hipotética, com uma população de 650.000 habitantes no inicio do ano 2000, apresentou os seguintes dados:

· taxa de natalidade ......................... 2,1% (ano)

· taxa de mortalidade ....................... 1,1% (ano)

· número de imigrantes .................... 12.500

· número de emigrantes ................... 2.325

No dia 31/12/2000, o número de habitantes dessa cidade e o acréscimo absoluto de pessoas eram, respectivamente, de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q483151 | Geografia, Demografia, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas e nos procedimentos previstos no Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue os itens que se seguem.

Uma amostra, para ser considerada representativa de determinada população, deve conter as características dos elementos dessa população.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q481477 | Geografia, Demografia, Geógrafo, ELETROBRÁS, NCE

A taxa de mortalidade infantil resulta de políticas sanitárias, da disponibilidade de equipamentos públicos de proteção materno-infantil e cuidados na família. No Brasil esses recursos não estão igualmente distribuídos pelo território, o que resulta em distribuição regional diferenciada daquelas taxas. Assim, as taxas mais baixas e as mais altas encontram-se, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q482479 | Geografia, Demografia, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Assinale a alternativa abaixo que contém características da população brasileira, exceto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q481903 | Geografia, Demografia, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens relativos a demografia. O setor censitário é a menor subdivisão do censo demográfico.
  1. ✂️
  2. ✂️

36Q483530 | Geografia, Demografia, Soldado Combatente, Polícia Militar AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de aspectos gerais da população brasileira, julgue os itens a seguir. O Brasil, apesar das tendências de estabilização e diminuição de sua população, tem peso demográfico expressivo nos contextos latino-americano e mundial.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q482421 | Geografia, Demografia, Geógrafo, ELETROBRÁS, NCE

A redução do ritmo de crescimento da população brasileira nas últimas décadas, como resultado da urbanização, que estimulou a progressiva redução do tamanho das famílias, e o crescimento da expectativa de vida vêm alterando a forma da pirâmide etária com conseqüências importantes para a sociedade. Essa tendência e sua conseqüência são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q481980 | Geografia, Demografia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

O deslocamento da população do campo para as cidades não ocorreu de forma igualmente acelerada nas diversas regiões do mundo. A partir de meados do século XX, também o contingente populacional dos países do então chamado Terceiro Mundo cresceu mais depressa que a dos países industrializados. No que concerne às tendências de crescimento das cidades e da população mundial, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q481690 | Geografia, Demografia, Assistente Social, TJ SC, TJ SC

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está mudando o comportamento demográfico do Brasil.

Sobre os aspectos populacionais do Brasil e suas alterações podemos destacar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q481890 | Geografia, Demografia, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

A preocupante situação demográfica dos países ricos motivou um estudo recente da Divisão de População das Nações Unidas. Um exercício de projeção até 2050 procura avaliar, diante de vários cenários, até que ponto a chamada migração de reposição é uma solução para atenuar as tendências daquela situação.

(Elza Berquó)

Com relação à situação demográfica desses países, analise as afirmações a seguir:

I. Hoje, as migrações de reposição compensam a perda de população dos países ricos e o seu rápido envelhecimento; no futuro, elas serão ainda mais necessárias para frear o declínio da população e do contingente em idade produtiva.

II. Os governos desses países aceitam as migrações de reposição como um movimento seletivo em que os imigrantes são documentados e satisfazem os requisitos do país receptor.

III. O número de migrantes necessários na Europa em 2030, para manter a relação entre a população em idade produtiva e a de mais de 65 anos, será tão grande que se discute hoje a mudança da idade da aposentadoria para 75 anos, o que tem encontrado sérias resistências na população européia.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.