Questões de Concursos Demonstrações Contábeis

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521Q1032674 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAN SE, FGV, 2025

Em 2024, uma instituição financeira pública concedeu R$ 800.000 em empréstimos de longo prazo a terceiros. No mesmo ano, a entidade recebeu R$ 500.000 de terceiros, por conta da amortização de empréstimos concedidos em anos anteriores.

Assinale a opção que indica o reconhecimento dos fatos na Demonstração dos Fluxos de Caixa da instituição financeira pública, em 31/12/2024.
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522Q1064226 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, manhã, MF, FGV, 2024

Um hospital do setor público vende, no último dia de cada mês, cestas básicas para seus funcionários mais carentes, a valores simbólicos.
Em 01/01/2024, o hospital adquiriu 400 sacos de alimentos, sendo 100 sacos de feijão, 100 de arroz, 100 de farinha e 100 de açúcar. Os custos da compra foram, respectivamente, de R$6,00, R$4,50, R$6,80 e R$4,00.
Em 31/01/2024, os preços cobrados por seu fornecedor eram, respectivamente, de R$6,50, R$5,00, R$6,00 e R$3,70.
Na data, cada pacote era vendido pelo hospital aos funcionários por R$3,00, independente do produto.
Assinale a opção que indica o valor do estoque em 31/01/2024, antes da venda dos produtos.
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523Q1060145 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Contabilidade, TCE PA, FGV, 2024

Em 01/07/2022, uma sociedade empresária contraiu um empréstimo de R$180.000 com prazo de três anos. De acordo com o contrato, a sociedade empresária deveria amortizar R$30.000 do empréstimo no penúltimo dia de cada semestre. Além disso, os juros fixos eram de R$5.000, pagos ao final de cada trimestre.
No Balanço Patrimonial da sociedade empresária, em 31/12/2022, o empréstimo é apresentado do seguinte modo:
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524Q1060732 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Ciências Contábeis, TJ MT, FGV, 2024

Na Demonstração das Variações Patrimoniais Aumentativas, em Variações Patrimoniais Aumentativas Financeiras está o somatório das variações patrimoniais aumentativas com operações financeiras e compreende
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525Q1060734 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Ciências Contábeis, TJ MT, FGV, 2024

De acordo com a NBC TSP 13 - Apresentação de Informação Orçamentária nas Demonstrações Contábeis, para algumas entidades que adotam o mesmo regime para a elaboração do orçamento e das demonstrações contábeis, apenas a identificação das diferenças entre os valores realizados no orçamento e os valores equivalentes nas demonstrações contábeis é exigida.
Isso ocorre quando o orçamento
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526Q1069974 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Em 31/12/2010, foram levantadas as seguintes informações relativas à execução orçamentária de uma determinada unidade orçamentária:

Dotação Inicial – (LOA 2010)..................... R$ 90.000
Dotação Suplementar................................... R$ 22.500
Anulação de Dotação.................................... R$ 4.500
Crédito Disponível...................................... R$ 16.500
Crédito Empenhado Liquidado a Pagar...... R$ 22.500
Crédito Empenhado Liquidado Pago.......... R$ 60.000


Com base nesses dados, o montante dos Créditos Empenhados a Liquidar naquela data era de:
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527Q1069975 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Um ente federativo, no exercício financeiro de 2010, realizou as seguintes operações:

Arrecadação de tributos.......................................................... R$ 80.000
Recebimento de dividendos de empresas controladas............ R$ 10.000
Empenho de diversas despesas correntes e de capital.......... R$ 100.000
Amortização de operações de crédito interna......................... R$ 20.000
Pagamento de Restos a Pagar inscritos em 2009................... R$ 20.000
Incorporação de bens doados por terceiros............................ R$ 10.000
Pagamento de pessoal e seus encargos.................................. R$ 40.000
Baixa do almoxarifado de material de consumo...................... R$ 7.500
Pagamento de serviços prestados........................................... R$ 20.000
Recebimento de depósitos de terceiros.................................... R$ 10.000 Transferências de consignações retidas ................................. R$ 20.000
Realização de operações de crédito internas........................ R.$ 25.000


Tendo por base essas operações, no balanço financeiro elaborado em 31 de dezembro, o resultado financeiro correspondeu a um:
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528Q1030319 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Auditor do Estado Tarde, SEFAZ RS, FGV, 2025

A NBC TSP 01 estabelece normas e diretrizes para a apresentação das demonstrações contábeis aplicáveis ao setor público, visando proporcionar transparência, uniformidade e comparabilidade nas informações financeiras. Essa norma define princípios contábeis que orientam o reconhecimento, a mensuração e a divulgação de elementos, como ativos, passivos, receitas e despesas nas demonstrações de entidades governamentais e organizações do setor público.
Relacione os termos a seguir, estabelecidos na NBC TSP 01, às respectivas definições:

I. Controle do ativo II. Condições sobre ativos transferidos III. Restrições sobre ativos transferidos IV. Especificações sobre ativos transferidos


( ) São especificações que determinam que os benefícios econômicos futuros ou o potencial de serviços incorporados no ativo devem ser consumidos pelo recebedor conforme especificado, ou os benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços devem ser devolvidos ao transferente.
( ) Ocorre quando a entidade pode utilizar ou se beneficiar do ativo em busca de seus objetivos e pode excluir, ou regular, o acesso de outras partes àquele benefício.
( ) São as especificações que limitam ou direcionam os objetivos pelos quais o ativo transferido pode ser utilizado, mas que não especificam que benefícios econômicos ou potencial de serviços futuros devem ser devolvidos ao transferente se não utilizados conforme especificado.
( ) São termos legais ou regulamentares, ou acordo obrigatório, impostos sobre o uso de ativo transferido por entidades externas à entidade que elabora as demonstrações contábeis.

Assinale a opção que indica a correspondência correta, na ordem apresentada.
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529Q1069749 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Determinada entidade pública apurou em seu Balanço Patrimonial os seguintes valores:

Ativo não circulante....................... 20.476,80

Passivo compensado....................... 6.825,60

Passivo não circulante...................14.788,80

Saldo patrimonial............................. 6.825,60

Total do ativo................................. 34.128,00



Considerando os dados acima, pode-se afirmar que o superávit financeiro é de:

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530Q1054418 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Assistente Técnico Administrativo, DETRAN RJ, Makiyama

“É um quadro de contabilidade com duas seções, “receita” e “despesa”, em que se distribuem entradas e saídas de numerário, demonstram-se as operações de tesouraria e de dívida pública e igualam-se as duas somas com os “saldos de caixa” (disponível), o inicial e o existente”.

O conceito descrito acima se refere ao:

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531Q1070548 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Prova 2, SEFAZ RJ, FGV

Durante o exercício de 2010 ocorreram as seguintesoperações (valores em R$), que foram registradas nacontabilidade de um determinado ente federativo:

Arrecadação de Tributos 14.000

Venda de Veículos 4.000

Operações de Créditos (Contrato) 4.400

Pagamento de Restos a Pagar 6.000

Recebimentos de Aluguéis 2.000

Amortização de Empréstimos obtidos 6.400

Pagamento de Pessoal 11.200

Depósitos Diversos Origens 8.000

Pagamento de Juros de empréstimos 6.200

Restituição de Depósitos Recebidos 4.000

Retenções sobre folha de pagamento 2.500

Transferências para Consignatários 3.000

Sabendo-se que, em 31/12/2010, o razão da conta “Despesas Empenhadas e Liquidadas” indicava um saldo de R$ 3.200, é correto afirmar que o resultado financeiro apurado no exercício foi
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532Q1070553 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Prova 2, SEFAZ RJ, FGV

Na Lei Orçamentária de 2010 de um ente federativo, foiprevista a arrecadação de receitas e a fixação de despesas nomontante de R$ 485.000.
O resumo da execução orçamentária do exercício com osdados computados até 31/12 está indicado nos demonstrativos abaixo:

Receitas Arrecadadas (em R$)

Impostos 300.000
Operações de Créditos 3.000
Cobrança da Dívida Ativa 3.000
Alienação de Bens Imóveis 2.000
Aluguéis 50.000
Serviços 100.000
Transferências Correntes 18.000
Total 476.000


Despesas (em R$)
Elementos Liquidadase Pagas Liquidadas

Vencimentos 350.000 ---
Encargos Sociais 19.400 ---
Juros da Dívida 13.000 ---
Material de Consumo 46.200 9.800
Serviços de Terceiros 25.000 16.000
Material Permanente 380 20
Amortização da Dívida 2.700 ---
Total 456.680 25.820

A Economia da Execução Orçamentária foi de
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533Q1070554 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Prova 2, SEFAZ RJ, FGV

Na Lei Orçamentária de 2010 de um ente federativo, foiprevista a arrecadação de receitas e a fixação de despesas nomontante de R$ 485.000.
O resumo da execução orçamentária do exercício com osdados computados até 31/12 está indicado nos demonstrativos abaixo:


Receitas Arrecadadas (em R$) Impostos 300.000
Operações de Créditos 3.000
Cobrança da Dívida Ativa 3.000
Alienação de Bens Imóveis 2.000
Aluguéis 50.000
Serviços 100.000
Transferências Correntes 18.000
Total 476.000
Despesas (em R$)
Elementos Liquidadase Pagas Liquidadas Vencimentos 350.000 ---
Encargos Sociais 19.400 ---
Juros da Dívida 13.000 ---
Material de Consumo 46.200 9.800
Serviços de Terceiros 25.000 16.000
Material Permanente 380 20
Amortização da Dívida 2.700 ---
Total 456.680 25.820


O valor correspondente à arrecadação de Receitas Correntes foi igual a
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534Q995320 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Analista Contábil, IMBEL, IBFC, 2024

Observe a colunas A e B do quadro a seguir:

Coluna A: Demonstrações contábeis aplicadas ao setor público
1- Balanço patrimonial
2- Balanço orçamentário
3- Balanço financeiro
4- Demonstração das variações patrimoniais

Coluna B: Descrição das demonstrações contábeis
( ) apresenta as alterações verificadas no patrimônio líquido e indica o resultado patrimonial líquido.
( ) apresenta os ativos, os passivos e o patrimônio líquido do ente público, além das contas de compensação.
( ) apresenta as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.
( ) demonstra a receita e despesa orçamentárias, os recebimentos e pagamentos extraorçamentários, mais os saldos em espécie

Enumere a coluna B, de modo que haja uma relação correta entre a descrição das demonstrações contábeis e o nome das demonstrações (coluna A). Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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535Q1064217 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, manhã, MF, FGV, 2024

Dois observadores esclarecidos e independentes chegaram ao consenso geral de que a informação contida em uma demonstração contábil representava os fenômenos econômicos e de outra natureza que pretendia representar, sem erro material ou viés.
Nessa situação, pode-se verificar o cumprimento da característica qualitativa da
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536Q1064021 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Tarde, CVM, FGV, 2024

Após a estimação das receitas na Lei Orçamentária Anual (LOA) e reconhecimento do direito ao recebimento do IPVA no balanço patrimonial, os pagamentos começaram a ser efetuados pelos contribuintes.

De acordo com o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), o pagamento do referido tributo, na medida em que é identificado pelo ente público, afeta o(s) seguinte(s) subsistema(s) de informação:
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537Q1064027 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Tarde, CVM, FGV, 2024

O balanço patrimonial é uma das demonstrações contábeis das entidades públicas que, com as recentes atualizações feitas pelo MCASP, mais se assemelha ao formato de apresentação feito por empresas privadas.

Sua estrutura original, prevista na Lei nº 4.320/1964, inclui a demonstração, ao final do exercício financeiro, de:
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538Q1064028 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Tarde, CVM, FGV, 2024

Muitos avanços têm sido observados nos últimos anos no sentido de permitir o acompanhamento da execução orçamentária dos entes públicos, principalmente ampliando os meios de acesso. Em meio a esses avanços, o balanço orçamentário permanece sendo o instrumento mais básico para acompanhar as informações sobre a execução das receitas e despesas ao longo do exercício financeiro.

Um item da estrutura original do balanço orçamentário, prevista na Lei nº 4.320/1964, que foi alterado na estrutura atual prevista no MCASP refere-se à(ao):
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539Q1012839 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Contador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

No primeiro exercício financeiro já encerrado em uma entidade do setor público, os seguintes eventos foram contabilizados:


• aprovação da lei orçamentária anual no valor de R$ 200 mil;


• lançamento de impostos no valor de R$ 120 mil, tendo sido arrecadados R$ 100 mil;


• empenho, liquidação e pagamento de despesas de folha no valor de R$ 60 mil;


• empenho e liquidação de um veículo no valor de R$ 80 mil, metade paga à vista e metade inscrita em restos a pagar;


• recebimento de um imóvel em doação no valor de R$ 130 mil.

Considerando as informações precedentes, julgue o próximo item, a respeito do fechamento das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público.

O resultado patrimonial do exercício apurado na demonstração das variações patrimoniais foi superavitário em R$ 110 mil.

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540Q1037678 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Ciência Contábeis, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

Em setembro de 2024, uma entidade do setor público recebeu a doação de um terreno. Na data, a entidade tinha um terreno próximo e com as mesmas dimensões do que foi recebido, que estava mensurado por R$90.000, em seu balanço patrimonial. Além disso, estimava que o valor justo do terreno recebido era de R$125.000.
No momento do recebimento da doação, a entidade do setor público não tinha destinação específica para o terreno, de modo que decidiu mantê-lo para uso ainda não definido.
No Balanço Patrimonial da entidade do setor público, em setembro de 2024, o terreno estava apresentado como
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