Questões de Concursos: Dengue

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Dengue. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q865606 | Enfermagem, Dengue, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

As Doenças de notificação compulsória têm a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre suspeita de ocorrência ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal. De acordo com a Lista Nacional de Doenças e Agravos de Notificação Compulsória, assinale a alternativa que contém apenas doenças de notificação compulsória:

22 Q885674 | Enfermagem, Dengue, Técnico em Enfermagem 35H, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

A dengue é uma doença infecciosa, de origem viral, que afeta bebês, crianças e adultos e tornou-se um sério problema de saúde pública no Brasil.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) acerca do manejo e controle da doença.
( ) São conhecidos quatro sorotipos diferentes do vírus dengue (DENV), denominados DENV-1, DENV-2, DENV-3, DENV-4. ( ) A principal forma de transmissão do vírus dengue é a vetorial, que ocorre pela picada de fêmeas do mosquito Aedes aegypti. ( ) Na maioria dos casos, a doença se manifesta de forma leve ou assintomática. Na dengue do tipo grave (hemorrágica) ocorre o óbito, pois não existe tratamento específico. ( ) A vacinação contra a dengue é o método mais indicado para a prevenção e o controle da doença. O esquema vacinal é composto por três doses com intervalo de dois meses entreelas. ( ) A dengue é uma doença de notificação compulsória, ou seja, todo caso suspeito ou confirmado deve ser notificado à Vigilância Epidemiológica.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta,de cima para baixo.

23 Q912413 | Enfermagem, Dengue, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Ituiutaba MG, OBJETIVA, 2023

A respeito do uso de produtos inseticidas no combate à dengue, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) O controle dos vetores se dá por uso de inseticidas do grupo dos organofosforados e dos piretroides.
(_) O uso de inseticidas é caracterizado como um controle biológico.
(_) Os produtos raticidas do grupo da colinesterase são indicados para controle dos vetores.

24 Q869755 | Enfermagem, Dengue, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

Leia o excerto abaixo:

“O ________ é uma espécie que se adapta ao domicílio e tem como criadouros recipientes de uso doméstico como jarros, tambores, pneus e tanques. Além disso, está presente no meio rural, em ocos de árvores, na imbricação das folhas e em orifícios de bambus. Essa amplitude de distribuição e capacidade de adaptação a diferentes ambientes e situações determina dificuldades para a erradicação através da mesma metodologia seguida para o Aedes aegypti. Além de sua maior valência ecológica, tem como fonte alimentar tanto o sangue humano como de outros mamíferos e até aves. Ademais disso, é mais resistente ao frio que o Aedes aegypti.”

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima:

25 Q912141 | Enfermagem, Dengue, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Orlândia SP, Instituto Consulplan, 2023

A dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. É uma doença febril que tem se mostrado de grande importância em saúde pública nos últimos anos. O vírus dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio.
(Disponível em: Ministério da Saúde.)
Mediante o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Os ovos do mosquito Aedes aegypti podem sobreviver por, aproximadamente, um ano no meio ambiente. II. O diagnóstico laboratorial em caso de infecção aguda do vírus da dengue (DENV) pode ser realizado através dos exames específicos, sendo um deles os métodos diretos, sejam por pesquisa de vírus (isolamento viral por inoculação em células) ou pesquisa de genoma do vírus por transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase. III. Recomenda-se como medida individual de prevenção da dengue o uso de repelentes à base de DEET (N-N-dietilmetatoluamida), IR3535 ou de icaridina nas partes expostas do corpo, podendo aplicar sobre as roupas, observando as recomendações dos fabricantes. IV. Em locais onde ocorre a proliferação descontrolada do mosquito, elevação dos índices de casos e óbitos provenientes da doença, o Ministério da Saúde preconiza como uma das estratégias emergenciais a utilização da nebulização espacial, o fumacê, em que gotículas de inseticidas são expelidas pelo carro com o intuito de penetrar no interior de casas e quintais, tendo como principal objetivo reduzir o número de fêmeas adultas. V. De acordo com a Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de setembro de 2017, a dengue é uma doença de vigilância sentinela; as notificações dos casos suspeitos devem constar na Ficha de Notificação e investigação da dengue. Os óbitos provenientes da dengue deverão ser comunicados no prazo máximo de sessenta dias, sendo inseridos no Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS).
Está correto o que se afirma em

26 Q869754 | Enfermagem, Dengue, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da fase de ovo do Aedes aegypti:

27 Q912613 | Enfermagem, Dengue, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Goiatuba GO, IV UFG, 2023

A Dengue, a Zika e a Chikungunya são arboviroses cuja principal forma de transmissão é a vetorial, que ocorre pela picada de

28 Q912740 | Enfermagem, Dengue, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Lavras do Sul RS, OBJETIVA, 2023

Os três principais tipos de controle do vetor Aedes aegypti são mecânico, biológico e químico. Com base na biologia do mosquito, a fase de mais fácil controle do vetor é a:

29 Q912294 | Enfermagem, Dengue, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Uma das atribuições do Agente de Combate às Endemias (ACE) é a educação em saúde. Imagine que você é o ACE que está responsável por uma palestra a adolescentes em uma escola do município e sua explanação será sobre a dengue. Entre as orientações e esclarecimentos acerca da doença, serão citados os itens abaixo, EXCETO:

30 Q912267 | Enfermagem, Dengue, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Doenças de veiculação hídrica são aquelas em que a água é o principal veículo de transmissão. A água, tão necessária à sobrevivência, pode conter microrganismos patogênicos que, pelo contato direto ou indireto, acarretam doenças ao ser humano. Quais doenças são desenvolvidas a partir do contato com água contaminada?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.