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Questões de Concursos Desenho Desenhista

Resolva questões de Desenho Desenhista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q351464 | Artes, Desenho Desenhista, Técnico Industrial de Engenharia, ELETRONORTE, NCE

A questão a seguir diz respeito a alguns tipos de instalações especiais. Numerando-se os espaços entre parênteses na ordem apresentada, assinale a opção correta:

1- pára-raios

 2- escada pressurizada

 3- sistema de detecção de fumaça e alarme de incêndio

4- sistema de combate a incêndio por CO2

 ( ) utiliza sistema de aterramento

( ) sua utilização garante um ambiente livre de fumaça, em caso de incêndio

( ) sistema mais utilizado em áreas de CPD, salas de painel de comando e telefonia celular

( ) uso indicado em cozinhas industriais, devido ao acúmulo de gordura nos equipamentos e coifas

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82Q352253 | Artes, Desenho Desenhista, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A perspectiva é uma representação tridimensional que possibilita a visualização dos objetos muito próxima da realidade. Na representação do desenho técnico e dos projetos de arquitetura, utilizam-se vários tipos de perspectiva. Julgue os itens a seguir relativos às técnicas de construção do desenho em perspectiva.

A perspectiva axonométrica é uma projeção cilíndrica ortogonal sobre um plano oblíquo em relação às três dimensões do corpo a representar. Usualmente é aplicada à perspectiva de instalações hidráulicas e de peças mecânicas, em que o problema de medidas é fundamental.

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83Q351892 | Artes, Desenho Desenhista, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo de ensino-aprendizagem de desenho técnico, julgue os itens a seguir.

O desenvolvimento da visualização — ou seja, capacidade do aluno de entender e formar uma imagem mental de um objeto ou fenômeno — é uma das maiores dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de desenho técnico devido, em grande parte, ao caráter abstrato das projeções ortogonais.

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84Q351822 | Artes, Desenho Desenhista, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

O levantamento topográfico é fundamental para obras de engenharia e arquitetura e consiste no levantamento da área onde será implantada a obra. Acerca desse conhecimento, julgue os itens que se seguem.

As plantas de curvas de nível e cotas do terreno decorrem do levantamento taqueométrico.

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85Q352351 | Artes, Desenho Desenhista, Técnico, INEA, CESGRANRIO

No desenho da planta de madeiramento de um telhado de telhas cerâmicas, as peças que são desenhadas sobre os caibros são as(os)

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86Q351659 | Artes, Desenho Desenhista, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com respeito ao desenho técnico, julgue os itens que se seguem.

Denomina-se genericamente corte de uma edificação, o desenho, em projeção ortográfica, da seção (ou corte) por um plano vertical que geralmente passa ao longo do comprimento (corte longitudinal) ou da largura (corte transversal) do edifício.

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87Q351611 | Artes, Desenho Desenhista, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Projetar constitui representar graficamente, em um plano, um desenho ou uma figura localizada no espaço. Acerca dos sistemas de projeção, julgue os itens que se seguem.

A projeção cilíndrica ortogonal representa vistas ortográficas, pois os raios projetantes formam com o plano de projeção um ângulo de 90º.

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88Q351787 | Artes, Desenho Desenhista, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Um dos fundamentos do sistema de representação da geometria descritiva, o qual deu origem ao desenho técnico, foi a criação dos sistemas de diedros e de projeções ortogonais ou ortográficas. Com relação a esse sistema de representação, julgue os itens a seguir.

As seis vistas convencionais do desenho técnico - frente, superior, laterais direita e esquerda, inferior e posterior - são obtidas por projetantes ortogonais aos planos de projeção de cada vista.

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89Q352157 | Artes, Desenho Desenhista, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com respeito ao desenho técnico, julgue os itens que se seguem.

Em uma perspectiva cônica, as dimensões e proporções das diferentes partes do desenho variam de acordo com a posição relativa entre o observador, o plano de projeção ou plano do quadro e o objeto representado.

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90Q352073 | Artes, Desenho Desenhista, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Com relação a conceitos e comandos gerais do AutoCAD, julgue os itens a seguir.

As informações abaixo são obtidas a partir do comando LIMITS. Free dwg disk (C:) space: 174.0 MBytes Free temp disk (C:) space: 174.0 MBytes Free physical memory: 855.7 Mbytes (out of 2037.4M) Free swap file space: 2867.3 Mbytes (out of 0.0M)

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91Q351468 | Artes, Desenho Desenhista, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Com referência à padronização das características dimensionais das folhas de desenho - leiaute e dimensões -, julgue os itens a seguir.

Margens são limitadas pelo contorno externo da folha e quadro. O quadro limita o espaço para o desenho. Nos formatos A2, A3 e A4, as margens esquerda e direita devem ter dimensões de 25 mm e 7 mm respectivamente.

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92Q351883 | Artes, Desenho Desenhista, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com respeito ao desenho técnico, julgue os itens que se seguem.

Em uma perspectiva do sistema axonométrico oblíquo, a interseção de uma face vertical com um plano vertical é representada por uma linha que tem a mesma inclinação empregada para o eixo axonométrico de profundidade.

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93Q352094 | Artes, Desenho Desenhista, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

No desenvolvimento dos desenhos de arquitetura, engenharia ou de mecânica, o uso da escala permite aumentar, diminuir ou manter o tamanho do objeto em função de cada situação. Julgue os seguintes itens, referentes ao uso das escalas.

Um metro reduzido 20 vezes, com dez subdivisões que obedecem a 10 cm, divididas em 5 partes cada, resultando em divisões de 2 cm, corresponde à escala 1:20.

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94Q351640 | Artes, Desenho Desenhista, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Em um sistema de representação diédrico, os métodos de rebatimento, rotação e mudança de plano são chamados de métodos descritivos, os quais têm por finalidade obter vistas alternativas que mostrem as verdadeiras grandezas de arestas, faces, ângulos ou distâncias de ponto-a-ponto. A respeito desses métodos, julgue os próximos itens.

Uma das formas de encontrar o ângulo entre duas retas, é a utilização do método de rebatimento do plano por elas definido, no qual busca-se tornar o plano paralelo a um dos planos de projeção para que o ângulo apareça em verdadeira grandeza.

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95Q351915 | Artes, Desenho Desenhista, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

O levantamento topográfico é fundamental para obras de engenharia e arquitetura e consiste no levantamento da área onde será implantada a obra. Acerca desse conhecimento, julgue os itens que se seguem.

A topometria tem por finalidade determinar o contorno, a dimensão e a posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, — sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre — está dividida em planimetria e altimetria.

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96Q351973 | Artes, Desenho Desenhista, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com respeito ao desenho técnico, julgue os itens que se seguem.

O uso da perspectiva com três pontos de fuga para a representação do exterior de edificações resulta nas geometrias mais realísticas obtidas pelo desenho.

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97Q351608 | Artes, Desenho Desenhista, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Projetar constitui representar graficamente, em um plano, um desenho ou uma figura localizada no espaço. Acerca dos sistemas de projeção, julgue os itens que se seguem.

Em vista ortográfica, um segmento de reta perpendicular ao plano de projeção será representado por um ponto.

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98Q351696 | Artes, Desenho Desenhista, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo de ensino-aprendizagem de desenho técnico, julgue os itens a seguir.

Para melhor visualização e organização da informação na mente do aluno, das figuras geométricas planas, circunscrição e inscrição, o professor deve utilizar materiais concretos como imagens e objetos para exposição.

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99Q351478 | Artes, Desenho Desenhista, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com respeito ao desenho técnico, julgue os itens que se seguem.

Por fazerem parte do sistema de perspectivas axonométricas, ambas as perspectivas, isométrica e cavaleira, mostram, em verdadeira grandeza, detalhes irregulares ou circulares presentes na face frontal de um objeto.

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100Q351549 | Artes, Desenho Desenhista, Desenhista, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

O projeto completo ou executivo deve ser acompanhado de.

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