Questões de Concursos Desenvolvendo Pessoas

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41Q1010775 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente Administrativo e Financeiro, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de gestão por competências e de desenvolvimento e treinamento de pessoal, julgue o item subsequente.

A capacitação organizacional deve contemplar não apenas o desempenho de funções específicas, mas o desenvolvimento de competências que contribuam para tomadas de decisão, melhoria de produtividade e eficiência organizacional.

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42Q993711 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Um treinamento pode ser aplicado para um aperfeiçoamento técnico ou comportamental. Uma organização treina seus funcionários objetivando alguns resultados. Assinale a alternativa que não apresenta resultado com treinamentos.
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43Q978545 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025

O analista organizacional desempenha um papel crucial na identificação de estilos de liderança possibilitando:

I. Diagnosticar Problemas.
II. Apoiar Mudanças Organizacionais.
III. Precarizar a Distribuição de Pessoas.
IV. Desenvolver Programas de Treinamento.

Analise as assertivas acima e assinale abaixo a alternativa correta:
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44Q907166 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Psicólogo, CELESC, ACAFE, 2024

Considerando as inovações em educação corporativa, com especial atenção para o conceito de universidade corporativa em rede, analise as afirmações a seguir e assinale a opção CORRETA:

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46Q1006426 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Qualquer Nível Superior, EBSERH, VUNESP, 2020

O gestor de RH de uma empresa de varejo constatou que os funcionários da sua equipe possuíam conhecimentos tradicionais para vendas, mas apresentavam dificuldades na interação com os consumidores pelos canais digitais e que exigiam interatividade. Concluiu que era preciso ensinar novas habilidades para seus funcionários diante de um mercado em transformação. Assim, a proposta que esse gestor de RH deve implementar denomina-se
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47Q968808 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administrativo, TRERR, FCC

As organizações que possuem a Educação Corporativa apresentam características de:

I. Agir em consonância com uma cultura de aprendizagem entre consumidores, fornecedores e outros grupos de interesse.

II. Assumir que a aprendizagem organizacional implica na manutenção dos mapas cognitivos dos indivíduos.

III. Defender a transformação e a mudança como processos contínuos.

IV. Admitir as cinco disciplinas básicas do aprendizado: domínio pessoal, visão compartilhada, modelos mentais, estrutura e pensamento sistêmico.

Está correto o que se afirma APENAS em

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48Q888011 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente de Recursos Humanos, CRFRS, FUNDATEC, 2024

Chiavenato (2021) define que enquanto o treinamento focaliza a preparação do talento para o trabalho atual, imediato, no curto prazo, o desenvolvimento de talentos focaliza o seu futuro no médio ou longo prazo. Assim, o desenvolvimento pressupõe a existência de determinadas condições prévias do talento já treinado para construir sobre elas o seu crescimento profissional muito além das suas atividades no trabalho atual. Há muitos modelos para o desenvolvimento de talentos e técnicas de desenvolvimento de competências pessoais no trabalho. Entre essas técnicas, está uma cujas características seguem abaixo:


É a assistência que altos executivos experientes oferecem a talentos que aspiram a subir a níveis mais elevados na organização.
Ocorre quando um executivo experiente exerce um papel ativo ao guiar e orientar um ou mais talentos em suas carreiras.
Essa ferramenta oferece oportunidades de intensa interação e rápida retroação nos contatos com executivos mais experientes.
Trata-se de uma excelente oportunidade para manter executivos mais idosos em fim de carreira para ajudar os talentos no seu progresso.


As características acima identificam a técnica de desenvolvimento de competências pessoais no trabalho chamada de:

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49Q1010916 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente de Fiscalização e Atendimento, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de gestão por competências e de desenvolvimento e treinamento de pessoal, julgue o item subsequente.

O treinamento de integração é um processo sistemático para integrar novos colaboradores à organização, podendo facilitar a adaptação destes à cultura, às políticas e aos aspectos práticos da rotina da organização.

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50Q967470 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administração, CONAB, IADES

Acerca do processo de coaching, assinale a alternativa correta.
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51Q968807 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administrativo, TRERR, FCC

Os testes aplicados, antes e após a conclusão dos treinamentos, têm como objetivo medir
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52Q1010367 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

De acordo com os pressupostos de treinamento e desenvolvimento de pessoas, julgue o item que se segue.

O levantamento das necessidades de treinamento deve considerar cinco níveis de análise: organizacional, competências organizacionais, recursos humanos, estrutura de cargos e o próprio treinamento.

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53Q983490 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Especialidade Assistente Administrativo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

O mapeamento de competências em uma organização é utilizado para

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54Q1048009 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administração, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

O controle é uma função administrativa que está relacionada com o monitoramento das atividades para que os objetivos da organização sejam alcançados, permitindo ainda fazer correções necessárias para diminuir os desvios, caso necessário.
Quanto ao nível de atuação operacional, o controle está relacionado à
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55Q993749 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Motivação para o trabalho é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma tarefa ou meta. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. A motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente. II. São exemplos de motivos internos: necessidade, interesse e recompensa. III. São exemplos de motivos externos: valores, incentivos e punições.
Assinale a alternativa correta.
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56Q994033 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Gestão, IBGE, SELECON, 2023

O tipo de mudança de comportamento adquirido por meio do treinamento e que é necessário para que o servidor se torne apto para a execução e operação de tarefas, manejo de equipamentos, máquinas e ferramentas é o denominado:
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57Q1012017 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

O setor de recursos humanos (RH) de um órgão público federal recebeu um alerta da equipe de tecnologia da informação (TI) sobre o aumento expressivo no número de tentativas de invasão cibernética por meio de phishing. Após investigação interna, verificou-se que a vulnerabilidade principal estava no comportamento dos servidores públicos, que, por desconhecerem práticas básicas de proteção de dados, frequentemente clicavam em links suspeitos enviados por e-mail institucional e usavam senhas fracas ou repetidas. A partir desse diagnóstico, a área de RH foi acionada pela alta gestão com a missão de criar uma estratégia de capacitação para mitigar riscos de segurança da informação, focando nos fatores humanos da cibersegurança.

A partir da situação hipotética precedente, julgue o item a seguir.

No caso em questão, as avaliações de reação e de aprendizagem são suficientes para a análise dos impactos da ação educacional de cibersegurança nos resultados organizacionais.

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58Q963644 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Área Administrativa, TRF 4ª REGIÃO, FCC

O processo que produz um estado de mudança no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes de cada trabalhador é denominado
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59Q1011640 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a subprocessos de gestão de pessoas, julgue o item seguinte.

A avaliação dos resultados de treinamento é uma prática bastante viável e interessante, pois permite que se verifique se os resultados pretendidos com uma ação de capacitação foram de fato alcançados; todavia, é uma prática possível apenas nas organizações privadas, em que se pode calcular o lucro gerado pela capacitação.

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60Q996220 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Área Administrativa, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Toda organização necessita treinar e desenvolver seu time de profissionais. É importante saber as diferenças entre treinamento e desenvolvimento, pois são complementares, mas têm objetivos diferentes. Assinale a alternativa que apresenta uma descrição correta sobre desenvolvimento.
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