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Questões de Concursos Desenvolvendo Pessoas

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51Q967470 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administração, CONAB, IADES

Acerca do processo de coaching, assinale a alternativa correta.
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52Q983490 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Especialidade Assistente Administrativo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

O mapeamento de competências em uma organização é utilizado para

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53Q994033 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Gestão, IBGE, SELECON, 2023

O tipo de mudança de comportamento adquirido por meio do treinamento e que é necessário para que o servidor se torne apto para a execução e operação de tarefas, manejo de equipamentos, máquinas e ferramentas é o denominado:
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54Q1012017 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

O setor de recursos humanos (RH) de um órgão público federal recebeu um alerta da equipe de tecnologia da informação (TI) sobre o aumento expressivo no número de tentativas de invasão cibernética por meio de phishing. Após investigação interna, verificou-se que a vulnerabilidade principal estava no comportamento dos servidores públicos, que, por desconhecerem práticas básicas de proteção de dados, frequentemente clicavam em links suspeitos enviados por e-mail institucional e usavam senhas fracas ou repetidas. A partir desse diagnóstico, a área de RH foi acionada pela alta gestão com a missão de criar uma estratégia de capacitação para mitigar riscos de segurança da informação, focando nos fatores humanos da cibersegurança.

A partir da situação hipotética precedente, julgue o item a seguir.

No caso em questão, as avaliações de reação e de aprendizagem são suficientes para a análise dos impactos da ação educacional de cibersegurança nos resultados organizacionais.

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55Q963644 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Área Administrativa, TRF 4ª REGIÃO, FCC

O processo que produz um estado de mudança no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes de cada trabalhador é denominado
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56Q1011640 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a subprocessos de gestão de pessoas, julgue o item seguinte.

A avaliação dos resultados de treinamento é uma prática bastante viável e interessante, pois permite que se verifique se os resultados pretendidos com uma ação de capacitação foram de fato alcançados; todavia, é uma prática possível apenas nas organizações privadas, em que se pode calcular o lucro gerado pela capacitação.

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57Q1048009 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administração, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

O controle é uma função administrativa que está relacionada com o monitoramento das atividades para que os objetivos da organização sejam alcançados, permitindo ainda fazer correções necessárias para diminuir os desvios, caso necessário.
Quanto ao nível de atuação operacional, o controle está relacionado à
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58Q996220 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Área Administrativa, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Toda organização necessita treinar e desenvolver seu time de profissionais. É importante saber as diferenças entre treinamento e desenvolvimento, pois são complementares, mas têm objetivos diferentes. Assinale a alternativa que apresenta uma descrição correta sobre desenvolvimento.
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59Q958108 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), instituída pelo Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, tem o objetivo de promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias à consecução da excelência de seu trabalho. Segundo a PNDP, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Considera-se diagnóstico de competências a identificação do conjunto de conhecimentos, habilidades e condutas necessários ao exercício do cargo ou da função.
( ) Licença para capacitação e participação em programa de pós-graduação stricto sensu no País são exemplos de ações de desenvolvimento.
( ) O afastamento para mestrado poderá ser de até vinte e quatro meses, permitida uma prorrogação por igual período.
( ) O afastamento para doutorado poderá ser de até quarenta e oito meses, permitida prorrogação de até doze meses.
( ) O servidor que abandonar ou não concluir a ação de desenvolvimento ressarcirá o gasto com seu afastamento ao órgão ou à entidade, ressalvadas as hipóteses previstas em legislação vigente.
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60Q1012016 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

O setor de recursos humanos (RH) de um órgão público federal recebeu um alerta da equipe de tecnologia da informação (TI) sobre o aumento expressivo no número de tentativas de invasão cibernética por meio de phishing. Após investigação interna, verificou-se que a vulnerabilidade principal estava no comportamento dos servidores públicos, que, por desconhecerem práticas básicas de proteção de dados, frequentemente clicavam em links suspeitos enviados por e-mail institucional e usavam senhas fracas ou repetidas. A partir desse diagnóstico, a área de RH foi acionada pela alta gestão com a missão de criar uma estratégia de capacitação para mitigar riscos de segurança da informação, focando nos fatores humanos da cibersegurança.

A partir da situação hipotética precedente, julgue o item a seguir.

No caso hipotético apresentado, o levantamento de necessidades de treinamento é uma etapa opcional no processo de capacitação, em razão da urgência na implementação do programa educacional em segurança da informação.

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61Q993630 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Reaplicação, IBGE, FGV, 2020

Em uma organização, o mapeamento de competências apontou a necessidade de desenvolver, nos cargos de nível tático, a competência “liderança de equipes multiculturais” – envolvendo as capacidades “conhecimento da língua inglesa”, “cooperação“ e “empatia”.
Seriam técnicas adequadas para o desenvolvimento dessas capacidades, respectivamente:
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62Q984975 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Assinalar, entre as seguintes, a prática mais adequada para implementar uma boa comunicação no ambiente de trabalho.
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63Q886441 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Agente Administrativo, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Em uma prefeitura, a implementação de um novo software de gestão de projetos pode aumentar significativamente a eficiência e a produtividade. No entanto, durante a fase inicial de implantação, alguns funcionários enfrentam dificuldades técnicas e resistência às mudanças. Qual é a melhor prática para garantir uma transição suave e a aceitação do novo software por todos os funcionários?
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64Q996828 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente Administrativo, Prefeitura de Feira de Santana BA, IBFC, 2024

O foco principal do Desenvolvimento Organizacional (DO) está em desenvolver as pessoas e a qualidade de suas relações de trabalho. Sua ênfase está na mudança da cultura da organização. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
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65Q1012015 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

O setor de recursos humanos (RH) de um órgão público federal recebeu um alerta da equipe de tecnologia da informação (TI) sobre o aumento expressivo no número de tentativas de invasão cibernética por meio de phishing. Após investigação interna, verificou-se que a vulnerabilidade principal estava no comportamento dos servidores públicos, que, por desconhecerem práticas básicas de proteção de dados, frequentemente clicavam em links suspeitos enviados por e-mail institucional e usavam senhas fracas ou repetidas. A partir desse diagnóstico, a área de RH foi acionada pela alta gestão com a missão de criar uma estratégia de capacitação para mitigar riscos de segurança da informação, focando nos fatores humanos da cibersegurança.

A partir da situação hipotética precedente, julgue o item a seguir.

Como a situação requer o desenvolvimento de competências comportamentais, no desenho instrucional do programa de capacitação, devem ser priorizadas atividades interativas, como games, simulações e navegação guiada, sejam elas presenciais ou a distância.

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66Q1007408 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2023

Treinamento e Desenvolvimento de pessoas é todo o processo de capacitação de colaboradores. O treinamento se refere às iniciativas pontuais, de curto prazo, e o desenvolvimento para práticas de longo prazo, visando auxiliar o funcionário no seu crescimento profissional. No que se refere as estratégias de capacitação e desenvolvimento de pessoas, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Treinamentos em classe - O modelo mais tradicional é o que os profissionais vão a uma sala de aula ou laboratório para serem orientados por profissionais com conhecimento e experiência nas questões do programa de treinamentos.

( ) E-learning - Corresponde ao aprendizado em plataformas online ou softwares de ensino. O conteúdo pode ser apresentado em diferentes formatos, como textos, vídeos, áudio.

( ) Microlearning - O ensino, nesse caso, é feito pequenas pílulas para melhorar competências específicas. É bastante comum o uso de vídeos de 3 a 10 minutos com o conteúdo e propostas de exercícios.

( ) Sala de aula invertida - A ideia de uma sala invertida é o colaborador estudar os conteúdo no modelo à distância, e o presencial servir para debates, dinâmicas e esclarecimento de dúvidas.

( ) Aprendizagem social - É o ensino por meio do convívio entre profissionais. Em programas de treinamento, isso pode estimulado se os colaboradores mais experientes e qualificados forem os instrutores dos cursos, por exemplo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

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67Q1012014 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

O setor de recursos humanos (RH) de um órgão público federal recebeu um alerta da equipe de tecnologia da informação (TI) sobre o aumento expressivo no número de tentativas de invasão cibernética por meio de phishing. Após investigação interna, verificou-se que a vulnerabilidade principal estava no comportamento dos servidores públicos, que, por desconhecerem práticas básicas de proteção de dados, frequentemente clicavam em links suspeitos enviados por e-mail institucional e usavam senhas fracas ou repetidas. A partir desse diagnóstico, a área de RH foi acionada pela alta gestão com a missão de criar uma estratégia de capacitação para mitigar riscos de segurança da informação, focando nos fatores humanos da cibersegurança.

A partir da situação hipotética precedente, julgue o item a seguir.

As ações educacionais a serem desenvolvidas na capacitação dos colaboradores devem ser padronizadas e homogêneas, para que alcancem um grande número de pessoas com a mesma informação, principalmente se elas forem executadas de modo on-line.

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68Q1011642 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a subprocessos de gestão de pessoas, julgue o item seguinte.

Uma das etapas essenciais do processo de treinamento e desenvolvimento é a avaliação de necessidades, na qual são identificados os recursos instrucionais mais adequados para cada tipo de ação.

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69Q1011920 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas, julgue o próximo item.

A prática de treinamento e desenvolvimento de pessoas pode promover o aumento da sua capacidade de entregar valor à organização, favorecendo a melhoria das habilidades para lidar com as atribuições e para assumir responsabilidades mais complexas.

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70Q967469 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administração, CONAB, IADES

Quanto ao desenvolvimento de pessoas, assinale a alternativa correta.
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