Questões de Concursos Desenvolvendo Pessoas

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61Q886441 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Agente Administrativo, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Em uma prefeitura, a implementação de um novo software de gestão de projetos pode aumentar significativamente a eficiência e a produtividade. No entanto, durante a fase inicial de implantação, alguns funcionários enfrentam dificuldades técnicas e resistência às mudanças. Qual é a melhor prática para garantir uma transição suave e a aceitação do novo software por todos os funcionários?
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62Q993710 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Sobre os objetivos específicos da área de treinamento de uma organização, analise as afirmativas abaixo:
I. Treinamento tem como objetivo específico a formação profissional, tem como meta alcançar um grau ideal de capacidade laboral para determinada profissão.
II. Treinamento tem como objetivo específico a especialização, oferecendo ao treinando um campo de conhecimento ou prática específica dentro da área de trabalho para otimização dos resultados.
III. Treinamento tem como objetivo específico a reciclagem, que tem como finalidade básica rever conceitos, conhecimentos ou práticas de trabalho, renovando-os ou atualizando-os de acordo com as necessidades.
Assinale a alternativa correta.
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63Q993750 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

A motivação humana é um tema tratado na administração. Maslow escreveu em seu livro Motivação e Personalidade sua teoria da hierarquização das necessidades humanas. A necessidade, que é o desejo dos indivíduos de renovar e reciclar seu potencial e tornar-se cada vez mais o que cada um seria capaz de ser é uma das necessidades da teoria da hierarquização das necessidades humanas de Maslow. Assinale a alternativa em que está o nome dessa necessidade descrita acima.
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64Q996828 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente Administrativo, Prefeitura de Feira de Santana BA, IBFC, 2024

O foco principal do Desenvolvimento Organizacional (DO) está em desenvolver as pessoas e a qualidade de suas relações de trabalho. Sua ênfase está na mudança da cultura da organização. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
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65Q1012015 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

O setor de recursos humanos (RH) de um órgão público federal recebeu um alerta da equipe de tecnologia da informação (TI) sobre o aumento expressivo no número de tentativas de invasão cibernética por meio de phishing. Após investigação interna, verificou-se que a vulnerabilidade principal estava no comportamento dos servidores públicos, que, por desconhecerem práticas básicas de proteção de dados, frequentemente clicavam em links suspeitos enviados por e-mail institucional e usavam senhas fracas ou repetidas. A partir desse diagnóstico, a área de RH foi acionada pela alta gestão com a missão de criar uma estratégia de capacitação para mitigar riscos de segurança da informação, focando nos fatores humanos da cibersegurança.

A partir da situação hipotética precedente, julgue o item a seguir.

Como a situação requer o desenvolvimento de competências comportamentais, no desenho instrucional do programa de capacitação, devem ser priorizadas atividades interativas, como games, simulações e navegação guiada, sejam elas presenciais ou a distância.

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66Q1007408 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2023

Treinamento e Desenvolvimento de pessoas é todo o processo de capacitação de colaboradores. O treinamento se refere às iniciativas pontuais, de curto prazo, e o desenvolvimento para práticas de longo prazo, visando auxiliar o funcionário no seu crescimento profissional. No que se refere as estratégias de capacitação e desenvolvimento de pessoas, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Treinamentos em classe - O modelo mais tradicional é o que os profissionais vão a uma sala de aula ou laboratório para serem orientados por profissionais com conhecimento e experiência nas questões do programa de treinamentos.

( ) E-learning - Corresponde ao aprendizado em plataformas online ou softwares de ensino. O conteúdo pode ser apresentado em diferentes formatos, como textos, vídeos, áudio.

( ) Microlearning - O ensino, nesse caso, é feito pequenas pílulas para melhorar competências específicas. É bastante comum o uso de vídeos de 3 a 10 minutos com o conteúdo e propostas de exercícios.

( ) Sala de aula invertida - A ideia de uma sala invertida é o colaborador estudar os conteúdo no modelo à distância, e o presencial servir para debates, dinâmicas e esclarecimento de dúvidas.

( ) Aprendizagem social - É o ensino por meio do convívio entre profissionais. Em programas de treinamento, isso pode estimulado se os colaboradores mais experientes e qualificados forem os instrutores dos cursos, por exemplo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

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67Q1012016 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

O setor de recursos humanos (RH) de um órgão público federal recebeu um alerta da equipe de tecnologia da informação (TI) sobre o aumento expressivo no número de tentativas de invasão cibernética por meio de phishing. Após investigação interna, verificou-se que a vulnerabilidade principal estava no comportamento dos servidores públicos, que, por desconhecerem práticas básicas de proteção de dados, frequentemente clicavam em links suspeitos enviados por e-mail institucional e usavam senhas fracas ou repetidas. A partir desse diagnóstico, a área de RH foi acionada pela alta gestão com a missão de criar uma estratégia de capacitação para mitigar riscos de segurança da informação, focando nos fatores humanos da cibersegurança.

A partir da situação hipotética precedente, julgue o item a seguir.

No caso hipotético apresentado, o levantamento de necessidades de treinamento é uma etapa opcional no processo de capacitação, em razão da urgência na implementação do programa educacional em segurança da informação.

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68Q993630 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Reaplicação, IBGE, FGV, 2020

Em uma organização, o mapeamento de competências apontou a necessidade de desenvolver, nos cargos de nível tático, a competência “liderança de equipes multiculturais” – envolvendo as capacidades “conhecimento da língua inglesa”, “cooperação“ e “empatia”.
Seriam técnicas adequadas para o desenvolvimento dessas capacidades, respectivamente:
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69Q984975 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Assinalar, entre as seguintes, a prática mais adequada para implementar uma boa comunicação no ambiente de trabalho.
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70Q958108 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), instituída pelo Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, tem o objetivo de promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias à consecução da excelência de seu trabalho. Segundo a PNDP, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Considera-se diagnóstico de competências a identificação do conjunto de conhecimentos, habilidades e condutas necessários ao exercício do cargo ou da função.
( ) Licença para capacitação e participação em programa de pós-graduação stricto sensu no País são exemplos de ações de desenvolvimento.
( ) O afastamento para mestrado poderá ser de até vinte e quatro meses, permitida uma prorrogação por igual período.
( ) O afastamento para doutorado poderá ser de até quarenta e oito meses, permitida prorrogação de até doze meses.
( ) O servidor que abandonar ou não concluir a ação de desenvolvimento ressarcirá o gasto com seu afastamento ao órgão ou à entidade, ressalvadas as hipóteses previstas em legislação vigente.
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71Q1038785 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administração, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A avaliação de um programa de treinamento pode ser realizada em quatro níveis distintos: organizacional, de recursos humanos, de cargos e de treinamento.
Considerando essa classificação, avalie se as seguintes ações estão relacionadas ao nível organizacional da avaliação de programas de treinamento:

I. Melhor atendimento ao cliente.
II. Envolvimento dos gerentes nas práticas de treinamento.
III. Redução do índice de acidentes no trabalho.

Está(ão) de fato relacionada(s) ao nível organizacional da avaliação de programas de treinamento a(s) ação(ões)
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72Q967469 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administração, CONAB, IADES

Quanto ao desenvolvimento de pessoas, assinale a alternativa correta.
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73Q1063855 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Tarde, CVM, FGV, 2024

Uma determinada autarquia está mapeando competências e entende que seu desenvolvimento depende de elementos distintos, como conhecimentos, habilidades e atitudes, para os diferentes níveis e áreas funcionais da organização.

Para a área contábil-financeira, no nível operacional, foi mapeado como conhecimento necessário aquele que envolve:
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74Q1011642 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a subprocessos de gestão de pessoas, julgue o item seguinte.

Uma das etapas essenciais do processo de treinamento e desenvolvimento é a avaliação de necessidades, na qual são identificados os recursos instrucionais mais adequados para cada tipo de ação.

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75Q1011920 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas, julgue o próximo item.

A prática de treinamento e desenvolvimento de pessoas pode promover o aumento da sua capacidade de entregar valor à organização, favorecendo a melhoria das habilidades para lidar com as atribuições e para assumir responsabilidades mais complexas.

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76Q1012014 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

O setor de recursos humanos (RH) de um órgão público federal recebeu um alerta da equipe de tecnologia da informação (TI) sobre o aumento expressivo no número de tentativas de invasão cibernética por meio de phishing. Após investigação interna, verificou-se que a vulnerabilidade principal estava no comportamento dos servidores públicos, que, por desconhecerem práticas básicas de proteção de dados, frequentemente clicavam em links suspeitos enviados por e-mail institucional e usavam senhas fracas ou repetidas. A partir desse diagnóstico, a área de RH foi acionada pela alta gestão com a missão de criar uma estratégia de capacitação para mitigar riscos de segurança da informação, focando nos fatores humanos da cibersegurança.

A partir da situação hipotética precedente, julgue o item a seguir.

As ações educacionais a serem desenvolvidas na capacitação dos colaboradores devem ser padronizadas e homogêneas, para que alcancem um grande número de pessoas com a mesma informação, principalmente se elas forem executadas de modo on-line.

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77Q1017734 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Analista de Gestão de Pessoas, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Certa organização tem feito diagnósticos sistemáticos em relação à gestão de pessoas nas diversas áreas e chegou às seguintes conclusões:
• o índice de absenteísmo tem aumentado em unidades com liderança de perfil autocrático;
• os funcionários participam de programas de capacitação apenas quando são obrigados, não tendo sido identificada cultura de aprendizagem;
• não há comprometimento das equipes com o alcance do propósito e objetivos organizacionais;
• o setor de recursos humanos é criticado por não prover os perfis adequados para as áreas, pela demora na seleção de novos funcionários e por outros equívocos na gestão de talentos; e
• o pessoal do setor de recursos humanos não demonstra conhecimento acerca dos objetivos gerais e negociais da organização.

Considerando a situação hipotética precedente e as estratégias de gestão de pessoas, julgue o item que segue.

Um dos pontos fundamentais para o desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem na organização é o estímulo à aprendizagem contínua, que pode ser desenvolvido, por exemplo, por meio da montagem de trilhas e jornadas de aprendizagem de longo prazo, bem como mediante recompensas e reconhecimento pelo aprendizado.
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78Q1063843 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Tarde, CVM, FGV, 2024

Atualmente, implantar a gestão por competências na administração pública requer um entendimento quanto aos erros e acertos cometidos no passado e consolidados como entendimentos fundamentais para uma implantação que produza os resultados esperados.

Existem diferentes recomendações, dentre as quais a de que a implantação deve se basear em:
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