Questões de Concursos Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

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101Q320343 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, SEE SP, FCC

Em 26 de setembro de 1857, o professor surdo francês Hernest Huet fundou

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102Q323495 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

A pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita chegou ao Brasil em meados dos anos 80 do século passado e causou grande impacto, revolucionando o ensino da língua nas séries iniciais e, ao mesmo tempo, provocando uma revisão do currículo escolar. Acerca desse tema, é correto afirmar que

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103Q319912 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Nos anos 20, vários Estados brasileiros promoveram reformas educacionais baseadas no ideário da Escola Nova. Aqui em Pernambuco destaca-se o nome de:

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104Q321406 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.

No quarto período, que durou de 1969 a 2001, cujo início caracterizou-se pela presença do regime militar e pela valorização do tecnicismo na educação, configurou-se a concepção pedagógica produtivista.

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105Q328734 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp CE, CESPE CEBRASPE

Hoje podemos vislumbrar uma prática de organização pedagógica muito mais coerente com a realidade. Acrescida das influências da concepção construtivista sociointeracionista, a pedagogia de projetos vem se ressignificando e gradativamente se infiltrando no campo educacional, como modelo de planejamento mais eficaz da escola, ou seja, de aprendizagem significativa. Acerca desse assunto, julgue os itens de 106 a 111.

A idéia central da pedagogia de projetos é articular os saberes escolares com os saberes sociais de maneira que, ao estudar, o aluno não sinta que aprende algo abstrato ou fragmentado.

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106Q324438 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa AC, CESPE CEBRASPE

Acerca das concepções pedagógicas, julgue os seguintes itens.

Carl Rogers é o inspirador da concepção liberal renovada progressivista, por meio da ênfase nos processos de desenvolvimento das relações e da comunicação.

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107Q325940 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, SEE SP, FCC

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

Quando foi que se falou, pela primeira vez, em direito à Educação? Foi na

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108Q325396 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Acerca das diversas tendências pedagógicas, assinale a opção correta.

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109Q323646 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, SEE SP, FCC

Para Lunardi (in Skliar, 2005), a discussão acerca do currículo escolar nos possibilita refletir sobre o multiculturalismo. Define-se educação multicultural como aquela que constrói o currículo

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110Q324511 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Hoje podemos vislumbrar uma prática de organização pedagógica muito mais coerente com a realidade. Acrescida das influências da concepção construtivista sociointeracionista, a pedagogia de projetos vem se ressignificando e gradativamente se infiltrando no campo educacional, como modelo de planejamento mais eficaz da escola, ou seja, de aprendizagem significativa. Acerca desse assunto, julgue os itens de 106 a 111.

A metodologia de ensino por projetos, proposta por Dewey, foi se incorporando no Brasil durante o movimento Escolanovista, por volta de 1930, e se aperfeiçoa nos últimos anos como prática pedagógica significativa

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112Q324186 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, SEE SP, FCC

O conceito de necessidades educativas especiais, conforme Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), tem grande potencial teórico, prático e educativo, pois

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113Q320622 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No Brasil, a cada Censo Escolar são coletados dados alarmantes que se constituem em elementos de fundamental importância para a compreensão do surgimento da proposta de inclusão. Neste contexto, pode-se afirmar que a educação inclusiva surgiu a partir:

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114Q323465 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Ainda com referência à EAD, assinale a opção incorreta.

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115Q323864 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.

De acordo com as abordagens tradicionais dos estudos comparados em educação, os fenômenos educativos e culturais devem ser estudados sob a perspectiva crítica.

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116Q326596 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Quando se convive com o cotidiano de diferentes escolas, chama a atenção como são homogêneos os rituais, os símbolos, a organização do espaço e do tempo, as comemorações cívicas, as festas, as expressões corporais, etc. Mudam as culturas sociais de referência, mas a cultura escolar parece gozar de uma capacidade de se autoconstruir independentemente e sem interagir com estes universos. É possível detectar um "congelamento" da cultura da escola que, na maioria dos casos, a torna "estranha" aos seus habitantes.

De acordo com as constatações acima, exige-se, hoje, uma organização curricular que

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117Q327278 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa AC, CESPE CEBRASPE

Acerca das concepções pedagógicas, julgue os seguintes itens.

A tendência crítico-social dos conteúdos não concebe uma oposição entre cultura erudita e cultura popular, mas uma relação de continuidade entre elas.

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118Q323187 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

A problemática da repetência e da evasão vem permeando, historicamente, o sistema escolar, numa demonstração de que o Estado,

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119Q319865 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp CE, CESPE CEBRASPE

Hoje podemos vislumbrar uma prática de organização pedagógica muito mais coerente com a realidade. Acrescida das influências da concepção construtivista sociointeracionista, a pedagogia de projetos vem se ressignificando e gradativamente se infiltrando no campo educacional, como modelo de planejamento mais eficaz da escola, ou seja, de aprendizagem significativa. Acerca desse assunto, julgue os itens de 106 a 111.

A concepção globalizante da pedagogia de projetos não permite ao aluno analisar os problemas, as situações e os acontecimentos dentro de um contexto, justamente por causa da amplitude dessa concepção.

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120Q321393 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Na concepção democrático-participativa, os profissionais que trabalham na escola precisam desenvolver e pôr em ação competências profissionais específicas para participar das práticas de gestão. Acerca dessa concepção, assinale a opção incorreta.

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