Questões de Concursos Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

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141Q323569 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa AC, CESPE CEBRASPE

Acerca das concepções pedagógicas, julgue os seguintes itens.

Para a concepção liberal tecnicista, o papel da escola é propiciar a interação entre as estruturas cognitivas do indivíduo e as do ambiente.

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142Q322892 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem acerca da concepção liberal renovada progressivista.

A autogestão é um princípio político e pedagógico, assim como o conteúdo e o método do processo educativo.

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143Q327163 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.

A escola que adota uma orientação humanística clássica e trata os conteúdos como verdades absolutas repassadas de uma geração a outra está assentada nos pressupostos da concepção liberal tradicional.

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144Q326169 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp CE, CESPE CEBRASPE

Hoje podemos vislumbrar uma prática de organização pedagógica muito mais coerente com a realidade. Acrescida das influências da concepção construtivista sociointeracionista, a pedagogia de projetos vem se ressignificando e gradativamente se infiltrando no campo educacional, como modelo de planejamento mais eficaz da escola, ou seja, de aprendizagem significativa. Acerca desse assunto, julgue os itens de 106 a 111.

Os projetos devem ser considerados como fórmulas prontas, que devem ser aplicadas de maneira repetida. O professor deve ter consciência de que cada etapa do trabalho é importante e nela estão diferentes tipos de informação.

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145Q320814 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, referentes ao setor educacional no Brasil.

O manifesto dos pioneiros da educação nova, publicado em 1932, defendia a tese de que, no regime político brasileiro, o Estado não poderia impedir que, graças à organização de escolas privadas de tipos diferentes, as classes mais privilegiadas assegurassem a seus filhos uma educação de classe determinada; mas estava no dever indeclinável de não admitir, dentro do sistema escolar do Estado, quaisquer classes ou escolas a que só tivesse acesso uma minoria, por privilégio exclusivamente econômico.

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146Q325953 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.

Os processos autogestionários e a vivência grupal para a construção do conhecimento são traços marcantes da concepção progressista libertadora.

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147Q325960 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.

De acordo com a concepção liberal renovadora não diretiva, cabe à escola proporcionar experiências que possibilitem ao aluno educar-se por meio da interação entre as estruturas cognitivas e o ambiente.

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148Q324440 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Nos Estados Unidos, as pesquisas educacionais com base em investigação e análise de indicadores sociais e educacionais tiveram início ainda nas décadas de 20 e de 30 do século XX. No Brasil, a produção e a análise de indicadores sociais relacionam-se ao crescimento econômico do período do pós-guerra até 1980, que levou o país a ingressar no grupo das dez maiores economias do mundo; consequentemente, esse período foi marcado pelo começo de profundas transformações estruturais, em gestão, controle e em relação às demandas sociais. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

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149Q327570 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

A não garantia, pelo Estado, do acesso à escola pública a todos, desencadeia a exclusão social pelos mecanismos de seleção que o sistema educativo aplica. Esta seletividade, historicamente se estabeleceu e ainda se estabelece entre quem tem acesso à instituição escolar e os que são excluídos, estratificando e segmentando os cidadãos; dentro os que sabem, os que têm cultura e fora, os que não têm.

Essas idéias dizem respeito ao

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150Q327835 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, SEE SP, FCC

Com base em Brasil (2006), Saberes e Práticas da Inclusão, além da língua de sinais, meio privilegiado de interação simbólica, diferentes formas de comunicação que utilizam outros códigos visuais deverão estar presentes na sala de aula, beneficiando a relação entre professor/aluno surdo e demais alunos. São eles:

I. alfabeto manual, mímica e dramatização.

II. desenhos/ilustrações/fotografia e recursos tecnológicos.

III. língua portuguesa escrita.

IV. língua portuguesa oral/leitura labial.

Está correto o apresentado em

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151Q321093 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, SEE SP, FCC

A escola moderna necessita de referências fixas para educar e disciplinar os sujeitos desiguais. Tendo em vista que o surdo é diferente na sua cultura e língua, Lopes (in Skliar, 2005) considera relevante que os educadores comprometidos com a multiplicidade adquiram uma postura

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152Q322552 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Em relação à pedagogia liberal e à progressista, julgue os itens a seguir.

I Segundo a pedagogia liberal, a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.

II A pedagogia progressista parte da análise crítica das realidades sociais e trabalha com as finalidades sociopolíticas da educação.

III A pedagogia liberal considera relevante a igualdade de oportunidades e desconsidera a desigualdade de condições.

IV A pedagogia progressista procura minimizar as diferenças de classes, dando ênfase ao aspecto cultural da sociedade.

A quantidade de itens certos é igual a

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153Q327029 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

"O avanço do Capitalismo monopolista já oferece condições à política educacional de acionar um novo mecanismo de recomposição de hegemonia: os meios de comunicação de massa e as tecnologias de ensino". 

 A partir da Leitura do trecho acima, a que tendência pedagógica se refere:

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154Q320348 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.

De acordo com a concepção histórico-crítica, a valorização da escola como instrumento de apropriação do saber contribui para a eliminação da seletividade social, favorecendo, portanto, a construção da democracia.

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155Q323104 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Em relação à pedagogia liberal e à progressista, julgue os itens a seguir.

I Segundo a pedagogia liberal, a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.

II A pedagogia progressista parte da análise crítica das realidades sociais e trabalha com as finalidades sociopolíticas da educação.

III A pedagogia liberal considera relevante a igualdade de oportunidades e desconsidera a desigualdade de condições.

IV A pedagogia progressista procura minimizar as diferenças de classes, dando ênfase ao aspecto cultural da sociedade.

A quantidade de itens certos é igual a

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156Q323764 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp CE, CESPE CEBRASPE

Hoje podemos vislumbrar uma prática de organização pedagógica muito mais coerente com a realidade. Acrescida das influências da concepção construtivista sociointeracionista, a pedagogia de projetos vem se ressignificando e gradativamente se infiltrando no campo educacional, como modelo de planejamento mais eficaz da escola, ou seja, de aprendizagem significativa. Acerca desse assunto, julgue os itens de 106 a 111.

A pedagogia de projetos traduz uma maneira particular de conceber a escola e a educação. Dessa forma, os projetos supõem um meio de repensar as estratégias de ensino, redimensionar o tempo, repensar a relação professor/aluno e rever o discurso sobre o conhecimento escolar.

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157Q319424 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.

Segundo a concepção liberal tradicional, o compromisso da escola é com a transmissão da cultura e dos valores da sociedade, excluindo-se do ensino a compreensão crítica das questões sociais, próprias de outras esferas da sociedade.

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158Q325621 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPR

As metodologias das diversas áreas do conhecimento são decorrentes de uma concepção pedagógica denominada Pedagogia Histórico-Crítica, sistematizada no Brasil por Dermeval Saviani. Essa pedagogia propõe que o ensino seja baseado em 5 passos fundamentais:

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159Q319662 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.

O lema aprender a aprender, amplamente difundido nos atuais manuais de pedagogia, teve origem no pensamento escolanovista, cujos principais representantes no Brasil foram os educadores Anísio Teixeira e Lourenço Filho.

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160Q324568 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As questões relativas ao ensino da arte no Brasil estiveram presentes em todos os momentos de crise de revisão dos parâmetros educacionais, sendo usadas como uma alavanca para ajudar a definir mudanças. Completando essa afirmação, Barbosa explica que "isso se dá porque a arte foi o nosso primeiro elemento de auto-identificação nacional." (Ana Mae Barbosa, 1985, p.41). A partir dessa proposição, pode-se afirmar:

1- O ensino de arte tem incorporado, por meio de suas representações no tocante à identidade nacional, as confluências sócio-político-culturais de cada época.

2- Os parâmetros educacionais estão em estreita harmonia com a pesquisa e o ensino de arte no Brasil.

3- As mudanças havidas nos parâmetros educacionais, nas duas últimas décadas, têm trazido uma influência positiva, mais efetivamente, da articulação advinda dos estudiosos e movimentos organizados no que concerne à arte no Brasil.

4- As mudanças estruturais nas políticas educacionais têm atendido totalmente as demandas dos novos paradigmas no ensino de arte no Brasil.

O correto está em:

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