Questões de Concursos Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

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21Q319779 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

No início da década de 60 do século passado surgiram diversos movimentos de educação popular no Brasil, preocupados com a promoção do povo a partir da conscientização política. A ênfase desses grupos ora era colocada na alfabetização, ora na educação de base, mas sempre no sentido de difusão e preservação da cultura. Desses movimentos, nasceu uma teoria educacional de alfabetização, original e inovadora, que posteriormente teve repercussão mundial. Com o golpe militar de 1964, essas atividades foram extintas por serem acusadas de subversivas. O educador brasileiro que se destacou nesses movimentos foi

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22Q326985 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

De acordo com Terezinha Rios, são três as competências da profissão docente: técnica, política e ética. A propósito desse assunto, assinale a alternativa correta.
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23Q327301 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A respeito da relação professor?aluno, julgue os seguintes itens. Na escola tradicional, a relação professor?aluno baseia?se no respeito à competência técnica do professor, em uma perspectiva hierárquica.
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24Q328210 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

De acordo com a didática de ensino, na perspectiva sócio-histórica, entende-se por instrumentalização o(a)

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25Q321965 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Em relação à Educação Pública no Brasil, é correto afirmar que

I. o Manifesto dos Pioneiros da Educação, em 1932, teve grande importância na defesa pela educação obrigatória, pública, gratuita e laica como um dever do Estado.

 II. a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 4.024/61) atendeu também as escolas privadas, apesar das pressões para que o Estado destinasse recursos apenas para a educação pública.

 III. o Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL (1970) é considerado o movimento mais competente em termos de qualidade para a alfabetização de jovens e adultos.

IV. historicamente a prática de pôr a Administração Pública a serviço de grupos particulares, sejam econômicos, religiosos ou político-partidários, garantiu um maior investimento financeiro na educação pública de qualidade.

É correto o que consta APENAS em

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26Q325745 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

A tendência progressista crítico-social dos conteúdos difunde a idéia de que a escola deve garantir a aquisição de conteúdos e a socialização para propiciar aos alunos uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Como principal representante dessa tendência tem-se

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27Q325780 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

A presença jesuítica na educação brasileira ocupa quase todo o período colonial, salvo um pequeno interregno quando foram expulsos pelo Marquês de Pombal. Seu método educacional estava ainda baseado na antiga disputatio escolástica e ficou conhecido como:

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28Q328509 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Jorge, professor do segundo ano do ensino médio, objetivando criar situações didático-pedagógicas capazes de gerar debates acerca das eleições, exibiu, em algumas de suas aulas de língua portuguesa, filmes e documentários que mostravam a história e o posicionamento político-ideológico de grandes personagens brasileiros. Por meio de discussões, o professor esperava ajudar os alunos a desenvolver um posicionamento crítico acerca da realidade, sem deixar de trabalhar os conteúdos previstos para a disciplina. Como estratégia didático-pedagógica, Jorge solicitava aos alunos que apresentassem soluções para problemas identificados na sociedade, chamando a atenção para as contradições nos discursos dos alunos.

Em face dessa situação hipotética, é correto afirmar que a preocupação do professor e o modo como organizou o trabalho pedagógico exemplificam a tendência pedagógica

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29Q319035 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

De acordo com José Carlos Libâneo, o professor é um profissional cuja atividade principal é o ensino. Sua formação inicial visa propiciar ao aluno os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridas para levarem adiante o processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

I O conjunto de requisitos profissionais que tornam alguém um professor ou uma professora é denominado profissionalidade.

II A conquista da profissionalidade supõe a profissionalização e o profissionalismo.

III A profissionalização refere-se às condições ideais que garantam o exercício profissional de qualidade.

IV O profissionalismo refere-se ao desempenho competente e comprometido dos deveres e das responsabilidades, que constituem a especificidade de ser professor e refere-se, ainda, ao comportamento ético e político expresso nas atitudes relacionadas à prática profissional.

V Um professor despreparado profissionalmente, recebendo salários baixos e trabalhando em precárias condições terá dificuldades de atuar com profissionalismo. Por outro lado, um professor muito dedicado, que ama sua profissão e respeita os alunos, é assíduo ao trabalho, terá muito pouco êxito na sua atividade profissional se não apresentar as qualidades e competências consideradas ideais a um profissional, isto é, os requisitos da profissionalização.

A quantidade de itens certos é igual a

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30Q326459 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca da função da escola na tendência liberal renovada progressivista.

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31Q328081 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.

O componente crítico da educação comparada, cujo foco é a conscientização, confere uma perspectiva emancipadora aos estudos comparativos.

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32Q325409 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Só aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existentes concretas.

A Tendência Pedagógica expressa nas idéias acima representa a pedagogia

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33Q320287 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

A chamada Educação Popular, iniciada pelos anos 60, tinha como principal característica:

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34Q323303 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, Secretaria de Estado de Educação SP, CESGRANRIO

A participação da sociedade civil nas decisões públicas é um indicativo do processo de democratização que o Brasil vem atravessando, o que pode ser verificado no campo da educação. A descentralização do poder público, produto da transição democrática, pode encobrir, contudo, uma relação autoritária, especialmente em contexto de políticas neoliberais, porque

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36Q320575 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Quando se relaciona didática e ensino, entende-se que o ensino tem como função principal assegurar o processo de transmissão e assimilação dos conteúdos do saber escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

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37Q322153 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Referindo-se a educação não-formal, a nova escola deve reconhecer a existência de demandas individuais e coletivas, orientar-se para a liberdade do sujeito pessoal, para a comunicação intercultural e para a gestão democrática da sociedade e suas mudanças. Para tanto, essa escola deve se estruturar a partir dos seguintes princípios, EXCETO:

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38Q321599 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

A problematização é um dos elementos essenciais da didática na perspectiva sócio-histórica. É o momento no qual ocorre a discussão de questões inerentes ao conteúdo proposto. A respeito da problematização, assinale a alternativa correta.

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39Q319237 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens subseqüentes.

A Lei n.º 5.692/1971, que organizou a educação brasileira durante um longo período, é uma manifestação da tendência liberal tecnicista nas políticas educacionais

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40Q325639 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico, Arquivo Nacional, NCE

A escola do período helenístico-romano desenvolveu práticas pedagógicas que deixaram influências na escola de hoje. Entre essas práticas, NÃO constava:

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