Questões de Concursos: Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

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21 Q326985 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

De acordo com Terezinha Rios, são três as competências da profissão docente: técnica, política e ética. A propósito desse assunto, assinale a alternativa correta.

23 Q319779 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

No início da década de 60 do século passado surgiram diversos movimentos de educação popular no Brasil, preocupados com a promoção do povo a partir da conscientização política. A ênfase desses grupos ora era colocada na alfabetização, ora na educação de base, mas sempre no sentido de difusão e preservação da cultura. Desses movimentos, nasceu uma teoria educacional de alfabetização, original e inovadora, que posteriormente teve repercussão mundial. Com o golpe militar de 1964, essas atividades foram extintas por serem acusadas de subversivas. O educador brasileiro que se destacou nesses movimentos foi

24 Q325745 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

A tendência progressista crítico-social dos conteúdos difunde a idéia de que a escola deve garantir a aquisição de conteúdos e a socialização para propiciar aos alunos uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Como principal representante dessa tendência tem-se

25 Q325780 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

A presença jesuítica na educação brasileira ocupa quase todo o período colonial, salvo um pequeno interregno quando foram expulsos pelo Marquês de Pombal. Seu método educacional estava ainda baseado na antiga disputatio escolástica e ficou conhecido como:

26 Q321965 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Em relação à Educação Pública no Brasil, é correto afirmar que

I. o Manifesto dos Pioneiros da Educação, em 1932, teve grande importância na defesa pela educação obrigatória, pública, gratuita e laica como um dever do Estado.

 II. a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 4.024/61) atendeu também as escolas privadas, apesar das pressões para que o Estado destinasse recursos apenas para a educação pública.

 III. o Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL (1970) é considerado o movimento mais competente em termos de qualidade para a alfabetização de jovens e adultos.

IV. historicamente a prática de pôr a Administração Pública a serviço de grupos particulares, sejam econômicos, religiosos ou político-partidários, garantiu um maior investimento financeiro na educação pública de qualidade.

É correto o que consta APENAS em

27 Q328509 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Jorge, professor do segundo ano do ensino médio, objetivando criar situações didático-pedagógicas capazes de gerar debates acerca das eleições, exibiu, em algumas de suas aulas de língua portuguesa, filmes e documentários que mostravam a história e o posicionamento político-ideológico de grandes personagens brasileiros. Por meio de discussões, o professor esperava ajudar os alunos a desenvolver um posicionamento crítico acerca da realidade, sem deixar de trabalhar os conteúdos previstos para a disciplina. Como estratégia didático-pedagógica, Jorge solicitava aos alunos que apresentassem soluções para problemas identificados na sociedade, chamando a atenção para as contradições nos discursos dos alunos.

Em face dessa situação hipotética, é correto afirmar que a preocupação do professor e o modo como organizou o trabalho pedagógico exemplificam a tendência pedagógica

28 Q328210 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

De acordo com a didática de ensino, na perspectiva sócio-histórica, entende-se por instrumentalização o(a)

29 Q326459 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca da função da escola na tendência liberal renovada progressivista.

30 Q325409 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Só aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existentes concretas.

A Tendência Pedagógica expressa nas idéias acima representa a pedagogia

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