Questões de Concursos: Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q320287 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

A chamada Educação Popular, iniciada pelos anos 60, tinha como principal característica:

33 Q323303 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, Secretaria de Estado de Educação SP, CESGRANRIO

A participação da sociedade civil nas decisões públicas é um indicativo do processo de democratização que o Brasil vem atravessando, o que pode ser verificado no campo da educação. A descentralização do poder público, produto da transição democrática, pode encobrir, contudo, uma relação autoritária, especialmente em contexto de políticas neoliberais, porque

34 Q319035 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

De acordo com José Carlos Libâneo, o professor é um profissional cuja atividade principal é o ensino. Sua formação inicial visa propiciar ao aluno os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridas para levarem adiante o processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

I O conjunto de requisitos profissionais que tornam alguém um professor ou uma professora é denominado profissionalidade.

II A conquista da profissionalidade supõe a profissionalização e o profissionalismo.

III A profissionalização refere-se às condições ideais que garantam o exercício profissional de qualidade.

IV O profissionalismo refere-se ao desempenho competente e comprometido dos deveres e das responsabilidades, que constituem a especificidade de ser professor e refere-se, ainda, ao comportamento ético e político expresso nas atitudes relacionadas à prática profissional.

V Um professor despreparado profissionalmente, recebendo salários baixos e trabalhando em precárias condições terá dificuldades de atuar com profissionalismo. Por outro lado, um professor muito dedicado, que ama sua profissão e respeita os alunos, é assíduo ao trabalho, terá muito pouco êxito na sua atividade profissional se não apresentar as qualidades e competências consideradas ideais a um profissional, isto é, os requisitos da profissionalização.

A quantidade de itens certos é igual a

35 Q328081 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.

O componente crítico da educação comparada, cujo foco é a conscientização, confere uma perspectiva emancipadora aos estudos comparativos.

36 Q320575 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Quando se relaciona didática e ensino, entende-se que o ensino tem como função principal assegurar o processo de transmissão e assimilação dos conteúdos do saber escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

37 Q322153 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Referindo-se a educação não-formal, a nova escola deve reconhecer a existência de demandas individuais e coletivas, orientar-se para a liberdade do sujeito pessoal, para a comunicação intercultural e para a gestão democrática da sociedade e suas mudanças. Para tanto, essa escola deve se estruturar a partir dos seguintes princípios, EXCETO:

38 Q319237 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens subseqüentes.

A Lei n.º 5.692/1971, que organizou a educação brasileira durante um longo período, é uma manifestação da tendência liberal tecnicista nas políticas educacionais

39 Q321599 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

A problematização é um dos elementos essenciais da didática na perspectiva sócio-histórica. É o momento no qual ocorre a discussão de questões inerentes ao conteúdo proposto. A respeito da problematização, assinale a alternativa correta.

40 Q325639 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico, Arquivo Nacional, NCE

A escola do período helenístico-romano desenvolveu práticas pedagógicas que deixaram influências na escola de hoje. Entre essas práticas, NÃO constava:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.