Questões de Concursos Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Resolva questões de Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q327431 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico de Planejamento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, referentes ao setor educacional no Brasil.

Durante a ditadura militar, foi instituída a reforma universitária, consumada pela Lei n.º 5.540, de 28/11/1968. Resumidamente, algumas das principais mudanças introduzidas foram: extinção das cátedras; integração de cursos, áreas e disciplinas; agregação das disciplinas afins nos departamentos; concentração do ensino superior em universidades e, excepcionalmente, em estabelecimentos isolados; composição curricular a partir de disciplinas obrigatórias e optativas; introdução do sistema de créditos, possibilitando a matrícula por disciplina; centralização da coordenação administrativa, didática e de pesquisa; cursos de níveis e duração variados (graduação, pós-graduação, extensão, aperfeiçoamento e especialização); introdução do ciclo básico na graduação; incentivo formal à pesquisa; ampliação da representação nos órgãos de direção das várias categorias de docentes; e unificação do vestibular, por universidade e por região.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q319536 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.

O primeiro período, que se estendeu de 1549 a 1759, caracterizou-se pelo predomínio da vertente religiosa da pedagogia tradicional, cujos principais representantes foram os jesuítas.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q325980 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Nos anos 60, aqui em Pernambuco, foi criado o Movimento de Cultura Popular, desmantelado após o golpe militar de 1964. Sobre aquele movimento, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q325210 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

De acordo com os teóricos da pedagogia histórico-crítica, é possível realizar um trabalho pedagógico significativo para o aluno, por meio de uma metodologia de trabalho que venha ao encontro de seus interesses, confrontando-os com a realidade em que vivem. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q324622 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp CE, CESPE CEBRASPE

Nos últimos tempos, vários pesquisadores têm se dedicado ao estudo das concepções pedagógicas e sua relação com a aprendizagem. A esse respeito, julgue os próximos itens.

Para a didática da escola nova ou didática ativa, o centro da atividade escolar é o professor e a matéria a ser aprendida.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q321054 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.

O segundo período, compreendido entre os anos de 1759 e 1932, caracterizou-se pelo predomínio da pedagogia nova.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q321573 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.

A educação comparada surgiu, no século XIX, do interesse dos Estados nacionais, que então se organizavam, em comparar sistemas educacionais com o objetivo de buscar subsídios para a estruturação de seus respectivos sistemas de ensino.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q324929 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Um novo paradigma do conhecimento está surgindo das interfaces e das novas conexões que se formam entre saberes outrora isolados e partidos e dos encontros da subjetividade humana como o cotidiano, o social, o cultural. Assim, os sistemas escolares também estão montados a partir de um pensamento que recorta a realidade, que permite dividir os alunos em normais e deficientes, as modalidades de ensino em regular e especial, os professores em especialistas nesta e naquela manifestação das diferenças. A lógica dessa organização é marcada por uma visão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q320334 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

Alguns guardam rancor contra a escola, mas o pior talvez seja o fato de que a maioria dos alunos se conforma passivamente à monotonia da escola, esperando que ela termine ao fim de cada dia, ao fim de cada ano, ao fim da juventude...

Este depoimento exemplifica as críticas existentes em relação ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q328741 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A Teoria da Modificabilidade Cognitiva diz que a inteligência é algo dinâmico, com possibilidades de mudança.Oautor dessa teoria foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q321812 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Assinale a opção que apresenta o processo de resolução dos conflitos cognitivos que, para Jean Piaget, representa a construção da aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q327531 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, Secretaria de Estado da Cultura PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No final da década de 70, a noção de democratização do direito à educação conviveu com a idéia dos direitos da cidadania. Na luta contra a ditadura e na busca de caminhos para a transição, nasceu a idéia de participação da sociedade civil, através de grupos e movimentos organizados, na formulação, implantação e acompanhamento das políticas públicas, algumas incorporadas na legislação federal em setores diversos, inclusive na educação. Assim, emanam dos movimentos sociais relacionados à educação os seguintes temas/reivindicações:

1- A gestão democrática da unidade escolar.

2- A superação de desigualdades entre os gêneros, através do debate sobre a interação entre os sexos, as concepções e práticas socializadoras na sala de aula.

3- O atendimento das metas traçadas pelo Banco Mundial, no que se refere às novas linguagens tecnológicas.

4- A formação da parceria entre os EUA e o Brasil, para a reestruturação do sistema de ensino brasileiro, que culminou no acordo MEC/USAID.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q321007 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Mizukami (1997) apresenta cinco concepções a respeito do ensinar e aprender. Marque a alternativa que apresenta característica da concepção sócio-cultural:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q327189 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens subseqüentes.

A escola de Summerhill é uma das concretizações dos pressupostos da concepção liberal renovada não-diretiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q325774 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico, Arquivo Nacional, NCE

João Amos Comênio, autor da Didática Magna, é considerado um dos fundadores da pedagogia moderna. Entre as contribuições de Comênio destaca-se a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q327478 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

"O conhecimento é a principal ferramenta dos educadores. ... O ramo da filosofia que se ocupa do conhecimento tem o nome de epistemologia. ... Do ponto de vista do professor, uma das mais importantes distinções feitas em epistemologia é entre os diferentes tipos de conhecimento." (In:KNELLER,G.F. Introdução à Filosofia da Educação.RJ:1984.)

São considerados tipos de Conhecimento:

I- Conhecimento Revelado

II- Conhecimento Intuitivo

III- Conhecimento Racional

IV- Conhecimento Empírico

V- Conhecimento Autoritário Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q320729 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, SEE SP, VUNESP

Na atualidade, somente a formação inicial não é suficiente para a atuação profissional do professor, porque o mundo está em constante mudança, colaborando para que surjam novas exigências relativas ao trabalho escolar.

A formação continuada do professor deve promover

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q321495 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Em 1932, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, os signatários daquele documento chamavam a atenção da sociedade para a necessidade de articulação entre educação, desenvolvimento econômico e democracia. Assinale a resposta correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q319812 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

O papel do professor é de grande importância no contexto da sala de aula atualmente, pois cabe a este assessorar os alunos em diversos campos do conhecimento. De acordo com a concepção sócio-histórica da educação, assinale a alternativa que não apresenta uma habilidade essencial ao exercício da profissão docente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q326971 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, Secretaria de Estado da Cultura PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em 2006, o Brasil viveu um amplo e irrestrito exercício democrático, porém, há menos de 40 anos o estado era controlado pelos militares, através de uma violenta repressão política sobre a sociedade civil. No apogeu do autoritarismo, no período de 1964 a 1974, o campo da educação foi marcado por reformas institucionais. Sobre a relação entre o estado militar e a educação no Brasil, está correto afirmar:

1- O controle político e ideológico da educação escolar foi exercido em todos os níveis.

2- Instituiu-se a meta da universalização do 1º Grau e a superação do analfabetismo escolar.

3- Desenvolveu-se uma política de financiamento da escola pública e gratuita que valoriza a escola e seus profissionais.

4- Estabeleceu-se uma relação direta entre mercado de trabalho e formação escolar.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.