Questões de Concursos Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Resolva questões de Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q329130 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em relação à Pedagogia histórico-crítica é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q327355 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.

A educação influenciada pela concepção liberal renovadora progressiva deve enfatizar o desenvolvimento de atitudes, razão por que se privilegiam os aspectos psicológicos em detrimento das questões pedagógicas ou sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q320629 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp CE, CESPE CEBRASPE

Nos últimos tempos, vários pesquisadores têm se dedicado ao estudo das concepções pedagógicas e sua relação com a aprendizagem. A esse respeito, julgue os próximos itens.

Para a pedagogia sociocrítica dos conteúdos, a escola pública cumpre sua função social quando assegura a difusão dos conhecimentos sistematizados como condição da efetiva participação nas lutas sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

64Q320531 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Conforme a educação libertadora,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q319572 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.

De acordo com a concepção liberal tecnicista, a pesquisa científica, a tecnologia educacional e a análise experimental do comportamento são os instrumentos básicos para que se garanta a formação de indivíduos competentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

66Q321482 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

A pedagogia crítico-social dos conteúdos atribui grande importância à didática. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q327443 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista, IBGE, CESGRANRIO

Originada das contribuições do marxismo, a pedagogia histórico-crítica compreende a educação como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q328679 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

O sucesso na aprendizagem, na perspectiva sócio-histórica, se dá quando o aluno desenvolve a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q324850 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, SEE SP, FCC

Em pesquisa com surdos e ouvintes, Sá (in Skliar, 2005), a respeito de entrevista com surdo, afirma: ...esta abordagem deu um pouco mais de língua de sinais, mas as mãos ainda estavam confusas, muito trancadas... não combinava a fala com as mãos: era um problema. A autora está se referindo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q320601 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

As transformações em curso na sociedade brasileira, decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos, bem como a internacionalização da economia trouxeram novos desafios para a educação. Nesse contexto, as novas formas de organização e gestão do trabalho exigem uma pedagogia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q322827 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Na prática, o planejamento ainda tem-se reduzido à atividade em que se preenche um formulário (...) É preciso assumir que é possível e desejável superar os entraves colocados pelo tradicional formulário, previamente traçado, fotocopiado ou impresso, onde são delimitados centímetros quadrados para se registrar os "objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação".

 O texto acima faz uma análise crítica a uma tendência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q326594 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.

A concepção liberal renovada não-diretiva tem em Maria Montessori uma de suas principais representantes e baseia-se no trabalho de estimulação da resolução de problemas.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q322473 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Psicopedagogo, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

“Libâneo divide as tendências pedagógicas inseridas na prática escolar brasileira em dois grandes blocos: a tendência liberal e a tendência progressista. A tendência pedagógica descrita por Libâneo, a “progressista”, desponta três modelos significativos. Diante do exposto, NÃO faz parte da tendência progressista

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q327947 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

A escola precisa articular sua capacidade de receber e interpretar informação com a de produzi-la, a partir do aluno como sujeito do seu próprio conhecimento.

A escola assim pensada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q328787 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, SEE SP, FCC

Conforme Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), as intervenções educacionais e pedagógicas junto ao aluno com deficiência mental, independentemente de estarem fundamentadas em modelos comportamentais ou cognitivistas, devem orientar-se por alguns princípios, como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q325943 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Para Piaget, as ações das crianças sobre os objetos e as interações com outras pessoas são de importância fundamental na construção do conhecimento. Assim, a teoria desenvolvida por Piaget caracteriza-se como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q322662 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Desde o início da década de 1990, algumas perspectivas de políticas sociais orientadas para as exigências do estágio atual do capitalismo para a América Latina têm sido delineadas por organismos internacionais. Na definição das políticas educativas na América Latina assume papel decisivo o Banco Mundial e sua posição de defesa explícita da vinculação entre educação e produtividade, numa visão claramente economicista.

 A influência do Banco Mundial gerou políticas educativas, na América Latina, que priorizaram:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q324449 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Instituto Quadrix, 2017

Na história da educação brasileira, é possível identificar diferentes concepções pedagógicas, as quais denotam o modo de realizar o ato educativo. Considerando essa informação, julgue os itens que se seguem. A falta de condições objetivas é um dos impeditivos para a aplicação, em larga escala, dos princípios norteadores da concepção progressista.
  1. ✂️
  2. ✂️

79Q324328 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

A partir do início da década de 80 do século passado, pode-se perceber o paulatino rompimento de modelos de concepção pedagógica na área de educação física. Entre as concepções que buscaram esse rompimento, inclui-se a voltada à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q328486 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

O horizonte da proposta de ciclos é a construção de uma nova concepção do processo de aquisição e produção do conhecimento. Considerando o conhecimento como processo - numa construção em que o aluno é situado como sujeito da ação em seu tempo próprio de aprendizagem, sendo formado continuamente - a idéia de interrupção é inadmissível.

A partir do exposto acima, um dos objetivos centrais da proposta de organização do ensino por ciclos é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.