Questões de Concursos Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Resolva questões de Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q327090 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

Os teóricos da concepção sócio-histórica afirmam que a cultura da excludência se instalou na organização escolar e que a nova Lei de Diretrizes e Bases pouco avançou na direção de exclusão dessa cultura. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q320787 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp CE, CESPE CEBRASPE

Nos últimos tempos, vários pesquisadores têm se dedicado ao estudo das concepções pedagógicas e sua relação com a aprendizagem. A esse respeito, julgue os próximos itens.

A pedagogia crítico-social dos conteúdos atribui grande importância à didática, cujo objeto de estudo é o processo de ensino e aprendizagem

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q322941 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.

Freinet desenvolveu um trabalho significativo em relação à concretização da concepção progressista libertária.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q320544 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

A educação constitui direito da pessoa com deficiência, sendo assegurados a ela sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida. A respeito da educação inclusiva, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q319366 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, UFT, FCC

Esta situação marcou a educação no Brasil nos últimos 50 anos, mostrando-se ora conservadora, ora renovada. Enfatiza: o preparo do indivíduo para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais; os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes da sociedade de classes e, embora propague a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.

Estas idéias traduzem uma concepção de educação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q321194 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.

Levar à transformação da realidade, por meio do questionamento das relações dos indivíduos entre si e com a natureza é função da escola, segundo a concepção progressista libertadora.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q324556 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

Acerca da pedagogia de projetos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q325852 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, SEE SP, FCC

Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004) afirma que mesmo a pessoa com grave deficiência mental é capaz de aprender e passível de receber atendimento educacional. Sendo assim, as intervenções docentes devem contribuir para incrementar as potencialidades

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q327643 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Na perspectiva de Jean Piaget, em uma situação que envolva o cometimento de erro pelo aluno no processo de aprendizagem, o professor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q322684 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem acerca da concepção liberal renovada progressivista.

O trabalho docente consiste em relacionar a prática vivida pelos alunos com os conteúdos propostos pela escola, favorecendo a ruptura com experiências pouco elaboradas.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q321923 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

De acordo com dados do INEP/MEC, em 1990, constatava-se que mais de 50% dos alunos repetiam a primeira série do ensino fundamental. Os números da educação no Brasil de 2003, recentemente divulgados, revelam que as taxas decaíram. A proporção nacional, na primeira série do ensino fundamental, é de 30,1%; e, na segunda série, de 19,8%. São ainda elevadas, constituindo-se um sério problema para a educação. Os dados de fluxo mostram que as chances de repetência são bem maiores no Nordeste e no Norte do país. Quase 11% dos alunos da região mais rica (Sudeste) refazem a primeira série; na região mais pobre (Nordeste), o número é de 43%. No Norte, é de praticamente 48%. Diante dessa informação e de acordo com a perspectiva sócio-histórica, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q324034 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, SEE SP, FCC

Conforme Goes (1999), a corrente de Comunicação Total propõe o uso de múltiplos meios comunicativos, através de recursos linguísticos e não linguísticos, combinando sinais, oralização, leitura orofacial, gestos, escrita, datilologia, entre outros. É recomendado que esses recursos sejam ajustados às necessidades e possibilidades

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q322904 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da educação infantil, julgue os próximos itens.

Atualmente, as bases epistemológicas fundamentadoras da pedagogia da infância assentam-se na concepção de que a criança é um sujeito que conhece e cujo desenvolvimento depende de sua iniciativa e capacidade de ação.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q320852 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

A educação tem um papel crucial na chamada "sociedade da informática", pois é um dos meios pelos quais os indivíduos serão capazes de compreender e de se situar na contemporaneidade. Assim, é correto afirmar que o educador deverá compreender e utilizar as novas tecnologias (computador e internet) como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q321853 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPE

Considerando o contexto histórico de surgimento das concepções pedagógicas, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q319993 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp CE, CESPE CEBRASPE

Nos últimos tempos, vários pesquisadores têm se dedicado ao estudo das concepções pedagógicas e sua relação com a aprendizagem. A esse respeito, julgue os próximos itens.

A pedagogia libertadora tem uma proposta explícita de didática.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q328841 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens subseqüentes.

Manacorda é um dos autores que retratam em suas obras os pressupostos da concepção progressista libertadora.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q324490 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem acerca da concepção liberal renovada progressivista.

A disciplina é fruto de uma tomada de consciência acerca dos limites da vida grupal e não da autoridade do professor sobre o aluno.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q319133 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, SEE SP, FCC

Segundo Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), quanto maior for o déficit mental do aluno, mais necessária se faz uma metódica intervenção docente voltada ao estabelecimento de comportamentos e hábitos de autonomia desse aluno, relacionados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.