Questões de Concursos: Desenvolvimento Organizacional

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21 Q105865 | Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Analista Administrativo Área Administrativa, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com Peter Senge, no atual contexto de mudanças, as
organizações que se sobressairão no futuro serão as que
conseguirem extrair, de todas as suas pessoas, o compromisso e a
capacidade de aprender. No que concerne à aprendizagem
organizacional, ao treinamento e desenvolvimento, julgue os itens
subsequentes.

Comparando-se as organizações orientadas para aprendizagem e as organizações tradicionais, percebe-se que as primeiras são mais propensas à inovação.

23 Q106306 | Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Analista Administrativo Área Administrativa, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com Peter Senge, no atual contexto de mudanças, as
organizações que se sobressairão no futuro serão as que
conseguirem extrair, de todas as suas pessoas, o compromisso e a
capacidade de aprender. No que concerne à aprendizagem
organizacional, ao treinamento e desenvolvimento, julgue os itens
subsequentes.

As universidades corporativas são responsáveis pelo estabelecimento do processo de desenvolvimento de pessoas alinhado à definição das estratégias de negócio e às competências essenciais da organização.

24 Q100339 | Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial
e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em
mais investimentos em formação e capacitação de pessoal.
Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e
aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.

O diagnóstico de quais treinamentos são necessários pode ser feito a partir da análise organizacional, da análise das operações e tarefas, sem incluir a análise individual das competências dos colaboradores.

25 Q105361 | Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

Entre as finalidades da política nacional de desenvolvimento de pessoal para os órgãos e entidades da administração pública federal direta, incluem-se a melhora da eficiência, da eficácia e da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão; a promoção do desenvolvimento permanente do servidor público; e a adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições.

26 Q103545 | Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial
e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em
mais investimentos em formação e capacitação de pessoal.
Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e
aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.

A meta, ao se elaborar os objetivos de um treinamento, é que eles sejam mensuráveis, específicos, que estabeleçam datas limite e visem a obter resultados relevantes para aspectos essenciais do trabalho.

27 Q838640 | Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Supervisor de Pesquisas Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Desempenho humano é o ato ou efeito de cumprir ou executar determinada missão ou meta previamente traçada. Avaliação de desempenho é o instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos por um empregado ou por um grupo, em período e área específicos. Sobre os objetivos e as utilidades de se fazer avaliação de desempenho, assinale a alternativa incorreta.

28 Q105566 | Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Analista Administrativo Área Administrativa, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com Peter Senge, no atual contexto de mudanças, as
organizações que se sobressairão no futuro serão as que
conseguirem extrair, de todas as suas pessoas, o compromisso e a
capacidade de aprender. No que concerne à aprendizagem
organizacional, ao treinamento e desenvolvimento, julgue os itens
subsequentes.

Pessoas que usam conhecimentos, habilidades e inteligência no desempenho de suas atividades laborais compõem parte do capital tangível de uma organização.

29 Q838535 | Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, CRP MS Assessoria Técnica, Instituto Quadrix, 2021

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ́ “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.

No que diz respeito à aproximação entre os objetivos organizacionais e as ações de TD&E, é necessário reconhecer a discrepância entre os desempenhos manifestados pelos indivíduos e os desempenhos esperados pela organização. Em termos de resultados, podem ser realizados três tipos de análise: organizacional; de tarefas; e individual. Nessa etapa, são identificadas as capacidades que uma organização precisa desenvolver para alcançar seus objetivos, são identificados os conhecimentos, as habilidades e as atitudes (CHA) que um indivíduo deve apresentar para desempenhar sua função e são identificados os indivíduos que necessitam de treinamento por não apresentarem CHA em seus repertórios.

30 Q153745 | Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Analista Judiciário Psicologia, TRT 23a REGIÃO, FCC

São métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual

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