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Questões de Concursos Desenvolvimento de Software

Resolva questões de Desenvolvimento de Software comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q1036129 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Desenvolvimento de Sistemas, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2022

Julgue o próximo item, relativos ao modelo cascata.

O modelo cascata é frequentemente inadequado para os casos de desenvolvimento de soluções de software em que há ritmo acelerado e volume intenso de mudanças de características, todavia ele pode servir como um modelo de processo útil em situações nas quais os requisitos são fixos.

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72Q1059992 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, manhã, MF, FGV, 2024

Durante a fase inicial de um projeto de desenvolvimento de software, uma equipe procura empregar uma técnica de elicitação de requisitos que estimule a criatividade e encoraje a participação de todos os stakeholders para gerar um amplo leque de ideias e soluções para problemas potenciais. Essa técnica favorece um ambiente em que todas as sugestões são bem-vindas, sem críticas imediatas, permitindo que a equipe explore possibilidades inovadoras e identifique requisitos que podem não ser evidentes em uma análise inicial.
A técnica descrita é conhecida como
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73Q896962 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Informática, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Sobre um determinado tipo de teste de desenvolvimento de software, analise as características abaixo:

• O sistema é testado como um todo. • Os testes são concentrados nas interações entre os componentes e objetos que compõem o sistema. • É um processo coletivo quando os componentes do sistema são desenvolvidos por diferentes membros do time ou por subtimes.

As características acima definem o teste de:

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74Q1040874 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Especialidade Tecnologia da Informação, TRT 15 Região SP, FCC, 2023

Para envolver vários componentes Angular Material e aplicar estilos comuns a campos de texto, como a linha inferior, rótulo flutuante e mensagens de dica, um Técnico deve utilizar o componente
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75Q906074 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Especialidade: Analista de Sistemas, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Análise por pontos de função (APF) é uma técnica usada para medir o tamanho e a complexidade de um software com base nas funções que ele fornece ao usuário. Ela é especialmente útil para estimar o esforço necessário para o desenvolvimento e a manutenção de um sistema. No desenvolvimento de software a análise por pontos de função
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77Q1064074 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Tarde, CVM, FGV, 2024

A Equipe de Desenvolvimento de Soluções de Software (EDSS) recebeu a demanda de desenvolvimento de um software complexo e, por isso, pretende utilizar a abordagem Domain Driven Design (DDD).

Com foco no modelo de domínio principal, a EDSS assumirá que:
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78Q1018264 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Especialidade Suporte em Tecnologia da Informação, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Julgue o item seguinte, relativo a RabbitMQ, PostgreSQL e Git.
No RabbitMQ, o stream é uma estrutura de dados não persistente que pode armazenar mensagens de produtores que são lidas pelos consumidores, diferenciando-se das filas por não ser replicado.
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79Q1059997 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, manhã, MF, FGV, 2024

As plataformas no-code e low-code têm transformado o desenvolvimento de software, permitindo que usuários com pouca ou nenhuma habilidade de programação criem aplicativos e soluções digitais.
Considerando a emergência e o impacto dessas tecnologias, analise as afirmações a seguir sobre ferramentas no-code e low-code.

I. Plataformas no-code permitem que profissionais não técnicos desenvolvam aplicativos complexos sem escrever uma única linha de código, utilizando interfaces gráficas e funcionalidades de arrastar e soltar.
II. Embora as ferramentas low-code reduzam a necessidade de codificação, elas ainda exigem algum conhecimento técnico para a implementação de funcionalidades personalizadas e integração com outros sistemas.
III. A escalabilidade e a segurança de soluções desenvolvidas com ferramentas no-code e low-code dependem unicamente das infraestruturas de cloud providas pelos fornecedores dessas plataformas, sem espaço para otimizações específicas ao contexto de uso.
IV. Embora ferramentas no-code e low-code facilitem a prototipagem e o desenvolvimento rápido, elas exigem uma compreensão detalhada dos processos de negócio para que as aplicações finais atendam efetivamente às necessidades dos usuários sem gerar redundâncias funcionais.

Está correto o que se afirma em
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80Q1032630 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Classe B, DPE RO, FGV, 2025

A codificação de software é o processo de escrever código fonte para criar programas de computador.
Relacione os elementos de codificação de software com suas respectivas definições.

1. Codificação de software transacional 2. Codificação de software analítico 3. Codificação de software mobile 4. Codificação de API (Application Programming Interfaces)

( ) Envolve a criação de sistemas que garantem a integridade e a consistência dos dados durante operações que podem envolver múltiplas etapas ou interações com diferentes componentes, tendo como exemplos de ferramentas e tecnologias aplicadas: JDBC, SQLAlchemy e Spring Transaction Management.
( ) Envolve o uso de linguagens de programação e ferramentas específicas para cada plataforma, tendo como exemplos de ferramentas de teste: Appium, Firebase Test Lab e XCTest
( ) Envolve a criação de interfaces que permitem que diferentes sistemas de software se comuniquem entre si, tendo como Ferramentas e Tecnologias: Postman, Swagger/OpenAPI, Jest e PyTest.
( ) Envolve a criação de sistemas que processam e analisam grandes volumes de dados para extrair informações úteis e apoiar a tomada de decisões, tendo como principais conceitos: Data Warehousing, ETL (Extract, Transform, Load), Data Mining e OLAP (Online Analytical Processing).

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
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81Q1037969 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Tecnologia da Informação Tarde, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2024

Entre as metodologias prescritivas de desenvolvimento de software, a metodologia em Cascata subdivide o desenvolvimento de um novo software em cinco atividades: Engenharia de Sistemas, Projeto, Codificação, Teste e Manutenção. Analise as afirmativas a seguir relativas à metodologia Cascata.

I - A interação com o cliente ocorre somente nas fases de Projeto e Manutenção.
II – As atividades de Codificação e Testes são executadas em paralelo para reduzir o tempo de desenvolvimento do software.
III – Os requisitos do sistema são determinados na atividade de Engenharia de sistemas.


Está correto o que se afirma em
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83Q1040876 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Especialidade Tecnologia da Informação, TRT 15 Região SP, FCC, 2023

Como base de orientação para o desenvolvimento de um software, um Técnico resolveu utilizar a norma ABNT NBR ISO/IEC/HEEE 12207:2021, que
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84Q1036131 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Desenvolvimento de Sistemas, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2022

Em relação a metodologias ágeis de desenvolvimento de software, julgue o seguinte item.

Na metodologia XP (Extreme Programming), a atividade de planejamento se inicia com o levantamento de requisitos, em que são obtidas histórias de usuários, similares aos casos de uso; a seguir, clientes e desenvolvedores trabalham juntos para decidir como agrupar essas histórias.
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85Q1030315 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Infraestrutura e Segurança Manhã, TCE PI, FGV, 2025

DevOps é uma abordagem cultural e prática que integra as equipes de desenvolvimento (Dev) e operações (Ops) para melhorar a colaboração, automatizar processos e acelerar o ciclo de entrega de software.
Baseado nessa definição, assinale a opção que indica o princípio que está associado ao DevOps.
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86Q1063665 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Desenvolvedor de Software, INPE, FGV, 2024

No contexto de Projetos Orientados a Objetos, padrões de design são soluções generalizadas para problemas comuns de design de software.
Considere uma situação em que um desenvolvedor foi incumbido de elaborar um sistema de criação de documentos de diversos formatos, como Texto, Planilha e Apresentação, a serem definidos com base nos comandos do usuário.
Para lidar com esses requisitos, o padrão de design de software mais adequado seria o
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87Q1038579 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

Em uma equipe de desenvolvimento que trabalha em um sistema bancário, os desenvolvedores estão enfrentando dificuldades em integrar o código que foi desenvolvido de maneira isolada por vários desenvolvedores. O código está sendo testado manualmente por cada desenvolvedor, mas há um grande atraso na detecção de erros e conflitos, resultando em muitos bugs, descobertos apenas nas fases mais avançadas do projeto. Com o aumento do número de desenvolvedores e a complexidade do sistema, a equipe decide adotar uma abordagem de Integração Contínua.
Ao tomar essa decisão, a equipe levou em conta que essa abordagem
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88Q1032629 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Classe B, DPE RO, FGV, 2025

Os padrões de desenvolvimento e reuso de software são práticas e técnicas que ajudam a criar softwares de maneira eficiente, facilitando a manutenção e a evolução do código. Com relação ao reuso, analise os itens a seguir.

I. Reuso de software é o processo de incorporar produtos existentes em um novo produto. Exemplos: Código; e, Especificações de Requisitos e Projeto.
II. Um dos desdobramentos do reuso de software é o conceito de ecossistema de software, que se caracteriza por conter os seguintes elementos: atores internos e externos à organização; produto de software principal; plataforma de apoio ao software; e os ativos de ecossistemas.
III. Algumas técnicas para reuso são: Bibliotecas; Frameworks; Componentes; Padrões de Software; e, Linhas de Produto de Software

Está correto o que se afirma em:
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89Q1083987 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Analista de Gestão de TIC, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Os profissionais técnicos de aplicativos responsáveis por plataformas, arquitetura e integração devem racionalizar inovações recentes para revitalizar seus portfólios de aplicativos. A modernização da arquitetura e da entrega de aplicativos e integração é necessária para oferecer suporte à agilidade comercial sustentável. Nesse contexto, é correto
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90Q1032642 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Classe B, DPE RO, FGV, 2025

PWA são aplicativos que usam tecnologias web e que podem ser instalados e executados em todos os dispositivos.
Com relação aos principais benefícios do PWA, analise os itens a seguir.
I. Têm um custo de desenvolvimento multiplataforma menor do que os aplicativos compilados que exigem uma base de código específica e separada para cada plataforma, como por exemplo Android, iOS e cada sistema operacional de desktop.
II. São criados usando código HTML, CSS e JavaScript hospedados em servidores da Web e executados em mecanismos de navegador da Web. Podem ser usados diretamente em um navegador, como um site, ou instalados em um dispositivo de uma loja de aplicativos ou usando o recurso de instalação de aplicativo de um navegador compatível.
III. PWA também têm acesso a capacidades avançadas. Por exemplo, eles podem continuar funcionando quando o dispositivo estiver offline. Oferecem suporte a notificações push; podem executar atualizações periódicas mesmo quando o aplicativo não está em execução e podem acessar recursos de hardware.

Está correto o que se afirma em
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