Início

Questões de Concursos Desenvolvimento de coleções

Resolva questões de Desenvolvimento de coleções comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q603338 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Arquivista, MJ, FUNRIO

Em uma alternativa de selecionar para retenção um número limitado de processos sobre indivíduos, dois princípios podem ser adotados,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q609829 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a documentação.

Define-se documentação, em sentido amplo, como a reunião ou coleção de documentos de qualquer natureza, devidamente conservados e organizados para fins de consulta, estudo ou prova.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q608387 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Na tomada de decisão pela seleção de um documento para o acervo, o bibliotecário procurou verificar se o trabalho era apresentado em um nível de vocabulário e visual compreensível por seu usuário. Nesse caso, ele utilizou o critério de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q609994 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Bibliotecário, FMS PI, NUCEPE

A principal função da avaliação de serviços de informação é produzir conhecimentos sobre a unidade de informação, sua organização e seu ambiente como subsídio para o planejamento. Uma das abordagens metodológica da avaliação é qualitativa. Assinale a alternativa INCORRETA como abordagem qualitativa de avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q608210 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, FCC

Estudos de uso da coleção são também vistos como estudos de usuários centrados no sistema, ou seja, que partem do sistema bibliotecário para, a partir dele, identificar interesses e preferências dos usuários. Esses estudos têm por característica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q603096 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Bibliotecário, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Considerando a necessidade de tratamento dos documentos, ou seja, seu processamento técnico, julgue os itens que se seguem.

O processo de formação e desenvolvimento de coleções constitui-se dos seguintes procedimentos: estudo da comunidade; políticas de seleção; aquisição; desbaste e descarte; avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q601327 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

Os processos de retirada de títulos ou partes da coleção para outros locais menos acessíveis e de retirada para fins de doação, correspondem, respectivamente, às atividades de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q604784 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Bibliotecário, UFT, FCC

A expansão das atividades relativas ao desenvolvimento de coleções ocorreu devido a vários fatores. O fator de maior influência foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q608547 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Bibliotecário, FUB, CESPE CEBRASPE

Com referência à atividade de aquisição, que está inserida no planejamento para desenvolvimento de acervos em uma biblioteca, julgue os itens a seguir.

Em uma biblioteca universitária, alguns dos parâmetros utilizados para o planejamento do acervo são o número de discentes, de docentes, de cursos e a média de utilização por categoria de usuário.

  1. ✂️
  2. ✂️

70Q606253 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Bibliotecário, TCE AL, FCC

Além do tipo de biblioteca, outros fatores afetam o processo de desenvolvimento de coleções. Entre eles, pode-se destacar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q608834 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao desenvolvimento de coleções, julgue os próximos itens. A quantidade e a qualidade de uma coleção de biblioteca independem do programa de aquisição e dos métodos de seleção de livros e documentos.
  1. ✂️
  2. ✂️

72Q603269 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Bibliotecário, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Julgue cada item a seguir no que se refere ao uso adequado de fontes de informação para o atendimento das necessidades de informação nele especificadas.

Os dicionários bilíngües ou multilíngües são úteis para a consulta de vocábulos equivalentes em diferentes idiomas, mas não se aplicam para dirimir dúvidas ortográficas.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q602529 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Bibliotecário, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

São decisões ligadas à função de seleção, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q608732 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Bibliotecário Documentalista, UFFS, FEPESE

Estudo de comunidade; Políticas de seleção; Seleção; Aquisição; Avaliação; Desbastamento e Descarte são etapas interdependentes do processo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q609248 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Considere as afirmações abaixo:

I. Existe uma fórmula universal para elaboração do documento que conterá a política de seleção dos materiais nas bibliotecas, que deve ser sempre utilizada pelos bibliotecários.

II. O melhor indicador da qualidade de uma política de seleção é o resultado proveniente da sua utilização: a coleção em si.

III. As pressões exercidas sobre o acervo, por usuários que querem impor um direcionamento específico para ele, só serão eficientemente enfrentadas com a utilização objetiva dos critérios de seleção.

IV. Os critérios de seleção devem funcionar, para a biblioteca, como funcionam as leis para um país: enquanto não são modificadas, devem ser obedecidas.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q602236 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

Precisão, imparcialidade e atualidade são critérios de seleção que abordam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q607462 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Bibliotecário, Câmara de Parauapebas PA, FADESP

Grandes bibliotecas devem avaliar permanentemente suas coleções de modo a preservar sua relevância, atualidade e equilíbrio em relação às áreas de assuntos a que deve atender. Como resultante dessas atividades, muitas obras podem ser remanejadas para espaços menores, ou mesmo, descartadas. Na literatura sobre desenvolvimento de coleções, essa ação é denominada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q604512 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Biblioteconomista, IPHAN, FUNIVERSA

Os seguintes itens referentes ao acervo de uma biblioteca: “julgamento por especialistas; uso de bibliografias como padrão; análise do uso real da coleção”, pertencem ao método

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q606080 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

Estatísticas de circulação dos materiais de informação podem prover dados úteis para a avaliação de coleções. No entanto, elas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q606632 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESPE CEBRASPE

No que concerne a formação e desenvolvimento de coleções, julgue os itens que se seguem.

A política de desenvolvimento de coleções engloba um conjunto de normas e diretrizes que visam determinar ações, descrever estratégias gerais, estabelecer instrumentos e delimitar critérios para facilitar a tomada de decisão na composição e no desenvolvimento de coleções.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.