Questões de Concursos Desenvolvimento e Crescimento Econômico

Resolva questões de Desenvolvimento e Crescimento Econômico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q1017094 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Pesquisador Área Transferência de Tecnologia e Comunicação Subárea Inovação Social, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de desenvolvimento econômico sustentável e inovação social, julgue o item a seguir.

Na área de transferência de tecnologia e comunicação, deve-se atuar priorizando o desenvolvimento territorial em detrimento do desenvolvimento rural.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q978746 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Paraíba se destaca no cenário econômico de 2025 com a segunda maior expansão industrial do Nordeste (4,4%) e o terceiro do Brasil, com um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estimado em 3,4%, acima das médias nacional (1,9%) e regional (2,7%), segundo o estudo da Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil, atualizado no último dia 30.
O desempenho é impulsionado pela força do setor da(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q978521 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025

Texto associado.
Responda à questão com base no seguinte texto:


PIB de SC cresce 6,9% em 12 meses até março


O Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina cresceu 6,9% nos 12 meses encerrados em março de 2025, segundo estimativa da Secretaria de Estado do Planejamento. O desempenho estadual também foi confirmado pelo Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC), do Banco Central, que apontou alta de 6,7%, a maior entre as 13 principais economias estaduais do país, superando Paraná (6,5%) e Pará (5,1%).

O crescimento catarinense foi impulsionado especialmente pela indústria, que avançou 8% no período, com destaque para a indústria de transformação, que cresceu 9,4%. O setor de serviços registrou elevação de 6%, sustentado pela recuperação econômica e pelo maior dinamismo da indústria e do comércio. A agropecuária também contribuiu positivamente, revertendo a queda da safra anterior. A agricultura apresentou crescimento de 17,8% no índice quantum, com aumento na produção de soja, milho, arroz, feijão, fumo e cebola, favorecida pelo clima e pela ampliação da área plantada. A pecuária também cresceu. No primeiro trimestre de 2025 avançou 2,2% frente ao mesmo período de 2024. A produção de frangos cresceu 2,2% e a de suínos, 0,90%.

Enquanto a projeção do PIB nacional para 2025, segundo a pesquisa Focus do Banco Central, é de 2,2%, o ritmo da economia catarinense indica uma variação significativamente superior.


Adaptado de: NSC Total.
Ao final do texto, estabelece-se uma comparação entre o desempenho estadual e as projeções nacionais para o ano de 2025. Com base nisso, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q981727 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Economista, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando os conceitos e métodos da valoração econômica dos recursos naturais, no âmbito da economia ambiental, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1044542 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Bioenergia, EPE, FGV, 2024

Para a escola clássica, a economia é o estudo do processo de produção, distribuição, circulação e consumo dos bens e serviços; para a corrente neoclássica, a economia é definida como a ciência das escolhas ou preferências via meios da alocação para atingir determinado fim; e para a escola keynesiana, a economia é o estudo das condições institucionais que levam à instabilidade do capitalismo e vão condicionar a ação do Estado.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Um dos principais desacordos entre a economia e a ecologia deriva do fato de que a natureza tem processos cíclicos, enquanto nossos sistemas produtivos são pensados linearmente, sem considerar que todo sistema tem entradas e saídas.

II. Um dos principais desafios encontrados na economia do meio ambiente é que a transição para uma economia sustentável pode ter um custo alto e ser bem dificultada, especialmente para países e empresas que dependem fortemente de setores econômicos poluentes e insustentáveis.

III. O ecocapitalismo parte do pressuposto de que a economia de mercado é a melhor forma de alocar recursos e incentivar a inovação A ideia central desse conceito é que a proteção ambiental e o desenvolvimento econômico são opostos, não complementares. O ecocapitalismo institui a mercantilização da natureza, onde o meio ambiente é tratado como um objeto a ser negociado no mercado


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1036185 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Analista de Transformação Digital, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2022

A respeito dos modelos de tripla e quádrupla hélice para um sistema de inovação, julgue o item seguinte.

Em um processo de inovação e desenvolvimento econômico regional baseado no conhecimento, a hélice tripla de ligações apoia um espaço de consenso para a geração de ideias e estratégias advindas do relacionamento entre setores institucionais (acadêmico, público e privado).
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q978114 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Simulado 1, CNU, 2025

No contexto da realidade brasileira, o desenvolvimento econômico convive com intensa concentração de renda e riqueza. Sobre esse fenômeno, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1036938 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Economia Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Em seu livro “Desenvolvimento e Estagnação: o Debate entre Desenvolvimentistas e Liberais Neoclássicos”, o economista André Nassif dedica um dos capítulos à contribuição de Celso Furtado para a teoria do subdesenvolvimento, desenvolvimento e estagnação nas economias capitalistas. Segundo Nassif,

Celso Furtado foi um dos pais-fundadores da Cepal – Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe [...], em 1948, antes mesmo da designação de Raúl Prebisch como seu segundo secretário-executivo. Furtado “descobriu” um método teoricamente inovador de análise dos problemas econômicos, tendo talvez sido o economista latino-americano que maior ênfase conferiu à interpretação dos fatores históricos e sociais na dinâmica do processo de desenvolvimento econômico. Por tal originalidade teórico-metodológica, Furtado foi um cepalino não cepalino.

NASSIF, A. Desenvolvimento e Estagnação: o Debate entre Desenvolvimentistas e Liberais Neoclássicos. São Paulo: Contracorrente, 2023. p.205. Adaptado.

Na concepção original de Furtado, o fenômeno do subdesenvolvimento (A)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1042146 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Economista, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Em relação ao modelo de crescimento de Harrod-Domar, avalie as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O investimento agregado apresenta apenas dois efeitos na economia: efeitos demanda e capacidade.
( ) O modelo apresenta o chamado equilíbrio em “fio da navalha”, em que um país pode sair da trajetória de equilíbrio de longo prazo, não conseguindo retornar para essa trajetória.
( ) O modelo atribui o crescimento à acumulação de capital, ao crescimento da força de trabalho e às inovações tecnológicas.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1044984 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Especialidade Gestão, PGM RJ, FGV, 2025

O desenvolvimento econômico se distingue do crescimento econômico por incluir, além do aumento da renda per capita, avanços na qualidade de vida da população. Nesse cenário, diversos fatores podem representar obstáculos, sobretudo em países em processo de desenvolvimento.

A partir do trecho, assinale a afirmativa correta a respeito do desenvolvimento econômico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.