Questões de Concursos Desenvolvimento e Crescimento Econômico

Resolva questões de Desenvolvimento e Crescimento Econômico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1036939 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Economia Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

No que diz respeito aos modelos neoclássicos e não neoclássicos de crescimento econômico, considere as afirmativas abaixo.

I - No modelo de Harrod, embora a taxa de crescimento de longo prazo dependa da taxa de poupança e da relação capital-produto, o pleno-emprego não é necessariamente assegurado no longo prazo, já que a chamada “taxa garantida” pode não se igualar à “taxa natural” de crescimento.

II - No modelo de Solow, a taxa de crescimento é sustentável no longo prazo, porque a função de produção agregada funciona sob condições de retornos crescentes de escala.

III - No modelo de Kaldor, a taxa de crescimento da economia no longo prazo é condicionada pela taxa de crescimento do produto industrial, mas esta última depende, por sua vez, da taxa de crescimento da produtividade industrial.

IV - No modelo de Thirlwall, segundo a lei de Thirlwall (versão forte), um país em desenvolvimento convergirá para níveis médios de renda per capita similares aos dos países desenvolvidos se aquele país detiver um padrão de especialização em que a elasticidade-renda da demanda dos produtos exportados for superior à elasticidade-renda da demanda dos produtos importados.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1036943 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Economia Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Os textos abaixo, extraídos de pesquisas realizadas, respectivamente, por Pedro Ferreira de Souza e Marcelo Medeiros, especialistas em desigualdade socioeconômica, referem-se à fração média da renda nacional recebida pelo 1% mais rico da população no Brasil:

Texto I

As comparações corroboram que o Brasil é um dos países com maior concentração no topo, quiçá o que apresenta a maior. Por aqui, o 1% mais rico recebe em torno de 23% da renda total. Em outros países muito desiguais, esse percentual fica próximo a 20%, como nos Estados Unidos e na Colômbia. Nos países mais igualitários, ele não ultrapassa os 10%, como na França e no Japão [...]. O caráter inercial da desigualdade e sua tendência a mudar depressa apenas em situações de crise e ruptura podem ser vistos em muitos outros países. É raro observar mudanças prolongadas, graduais e profundas na fatia apropriada pelo topo da distribuição.

SOUZA, P. G. F. Uma história de desigualdade: a concentração de renda entre os ricos no Brasil – 1926-2013. São Paulo: Hucitec, 2018. p. 262. Adaptado.


Texto II

Quem quer entender desigualdade no Brasil tem que olhar para a desigualdade racial. Quem quer entender desigualdade racial tem que olhar para os ricos. Uma parte muito grande da desigualdade racial nos salários é dada pela diferença entre os trabalhadores de renda alta e os demais trabalhadores. As portas do mundo dos ricos são muito estreitas, mas para os negros elas estão praticamente fechadas e não vão se abrir sozinhas [...]. Os negros são uma minoria no grupo dos ricos e, entre eles, são os menos ricos. Não é simples explicar essa desigualdade sem passar seriamente pela ideia de racismo estrutural. Fatores que são tomados como determinantes da desigualdade em geral não conseguem predizer muito bem as chances de negros e brancos estarem entre os ricos. A raça, no entanto, ganha importância à medida que se vai para partes mais altas da pirâmide social. Ou seja, raça é uma barreira crescente, a qual se torna mais difícil de superar conforme as pessoas vão ficando mais ricas.

MEDEIROS, M. Os ricos e os pobres: o Brasil e a desigualdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2023. p.96-97. Adaptado.

A leitura dos textos permite concluir que, com respeito à desigualdade social,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1048216 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Especialidade Economia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre os modelos de crescimento econômico de Harrod-Domar, de Solow e de Lewis, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q981725 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Economista, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito da relação entre economia e meio ambiente no âmbito da economia ambiental, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1050596 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Economia, TCE PA, FGV, 2024

Considere uma economia descrita pelo modelo de crescimento de Solow com progresso tecnológico exógeno.
Suponha que a função de produção seja Y=Kα (AL)1−α, em que Y é a produção, K é o capital, A é o nível de tecnologia, L é o trabalho e α é a elasticidade do capital. Considere que inicialmente a economia está em seu estado estacionário.


Uma combinação de um aumento na taxa de poupança (s) e uma redução na taxa de depreciação (δ) influencia a economia no longo prazo resultando em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1052242 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Licitação e Contratos, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

O Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) compreende a base econômica, produtiva e tecnológica estratégica para a produção e a inovação no país de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1025925 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Economia, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente à macroeconomia.

As teorias neoclássicas de crescimento econômico, formuladas nas décadas de 1940 a 1960, focam o crescimento do produto per capita ao longo do tempo — daí considerarem tanto o aumento da quantidade de insumos ou dos fatores de produção quanto o aumento na produtividade desses fatores.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q1036436 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Gestão Financeira, Banestes, FGV, 2023

Considere o modelo de Solow e suponha que o capital por trabalhador (k) inicial esteja abaixo do nível de estado estacionário.
Assinale a opção que apresenta a dinâmica que se segue.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1016736 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Sistema de Produção Agroecológico e Orgânico, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando uma análise econômica da agricultura sustentável, julgue o item subsequente.

Para assegurar o desenvolvimento verdadeiramente sustentável, é fundamental facilitar o acesso do agricultor à terra, à água e aos recursos naturais, mediante uma política de Estado que viabilize reforma fundiária justa e direcionada, linhas de crédito de custeio e investimentos, estruturação e organização da comercialização dos produtores e acesso às tecnologias apropriadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q1035201 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Administração, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

No início da década de 1990, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para verificar o nível de desenvolvimento de um país utilizando-se de indicadores de desempenho. O novo indicador pautou-se em uma ideia de “desenvolvimento humano” entendida como processo de ampliação das liberdades das pessoas com relação às suas capacidades e oportunidades.

Adaptado de Dalberto, Cassiano & Ervilha, Gabriel & Bohn, Liana & Gomes, Adriano. (2015). “Índice de desenvolvimento humano eficiente: uma mensuração alternativa do bem-estar das nações”. Pesquisa e planejamento econômico. 45.

É correto afirma que o IDH
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.