Questões de Concursos Desenvolvimento sustentável

Resolva questões de Desenvolvimento sustentável comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1016622 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Haja vista que, a partir do lançamento do conceito de desenvolvimento sustentável, a construção de instrumentos para a sua mensuração tornou-se um dos principais desafios, pois estes também seriam instrumentos essenciais para guiar a ação e subsidiar o acompanhamento e a avaliação do progresso, julgue o próximo item, a respeito desse assunto.

Um indicador de sustentabilidade busca subsidiar o processo de tomada de decisão para a implementação de políticas públicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q1017035 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de caracterização, avaliação e conservação de recursos naturais, bem como de múltiplos aspectos relacionado à sustentabilidade, julgue o item que se segue.

A bioeconomia busca substituir materiais e insumos derivados de fontes fósseis por alternativas baseadas em recursos biológicos renováveis, promovendo um modelo econômico mais sustentável.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q1038465 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Análises Ambientais, EPE, FGV, 2024

A gestão ambiental é uma ferramenta importante no aumento da competitividade, na redução de custos e na minimização dos impactos gerados pela atividade industrial, por meio de ações que visam, por exemplo, ao uso consciente e responsável dos recursos naturais disponíveis e ao correto tratamento e reaproveitamento dos rejeitos gerados.
Em relação à gestão ambiental e ao uso responsável dos recursos naturais disponíveis, analise as afirmativas a seguir.

I. Dentro dos conceitos modernos de responsabilidade empresarial e gestão ambiental, os gastos com a melhoria do desempenho ambiental da empresa passaram a ser vistos como custos variáveis obrigatórios, que não se convertem em vantagens competitivas.
II. A gestão ambiental deve buscar soluções padronizadas para atender situações similares, independentemente do ambiente em que ocorram. Dessa forma, buscam-se padrões para atender, com processos e formas similares, situações que ocorrem no ambiente rural e no ambiente urbano, visando à redução do custo e à otimização das soluções implantadas.
III. A gestão ambiental se encaixa no conceito de sustentabilidade empresarial, que abrange as dimensões econômica, social e ambiental. No aspecto ambiental, a empresa deve se guiar pela ecoeficiência de seus processos produtivos, buscando um equilíbrio entre as três dimensões.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1081822 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Fiscal do Meio Ambiente, Prefeitura de Estância Velha RS, FUNDATEC, 2025

О Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), estabelecido pelo Protocolo de Kyoto, permitiu que países desenvolvidos investissem em projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa em países em desenvolvimento. Para que um projeto fosse elegível ao MDL, era fundamental que ele demonstrasse ______________, ou seja, que as reduções de emissões não ocorreriam na ausência da atividade do projeto de MDL. Além disso, os projetos geravam _______________, que podiam ser negociados no mercado de carbono.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1016648 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de biodiversidade e ecologia em agroflorestas, julgue o item subsequente.

Nos sistemas de produção agroflorestais, a introdução de espécies exóticas pode causar desequilíbrios nos ecossistemas e impactos irreversíveis nos componentes nativos da biodiversidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

66Q1016917 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente ao conhecimento tradicional e aos saberes ligados ao uso de plantas em ambientes rurais e urbanos.

A Convenção sobre Diversidade Biológica reconhece a importância de proteger e valorizar o conhecimento tradicional associado ao uso sustentável de espécies vegetais.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q1064547 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Duque de Caxias RJ, Instituto Consulplan, 2025

Em relação ao papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) como gerador de mudanças na comunidade, assinale, a seguir, a alternativa que melhor exemplifica sua atuação na promoção de práticas ambientais sustentáveis, de acordo com os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q1011844 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Analista Técnico I, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

No contexto de ESG, consiste em prática vinculada ao aspecto ambiental a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q1034701 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Analista de Pesquisa Energética Recursos Energéticos, EPE, FGV, 2024

O conceito de gás ideal é aplicado em vários campos da física e da química, sendo aplicado tanto na teoria cinética dos gases quanto na mecânica quântica.
Com alguns postulados sendo obedecidos para que o modelo não tenha divergência significativa do modelo ideal, é possível chegar ao modelo para o cálculo da velocidade média de deslocamento das moléculas como v2 = 3RT/M.

Considere um recipiente contendo Argônio, seguindo o modelo de gás ideal com massa molar M= 40g/mol. Considerando o gás a uma temperatura de 27 ⁰C, o valor da velocidade em m/s é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q986327 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Gestor Ambiental, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A conservação de bacias hidrográficas é essencial para o equilíbrio do ciclo hidrológico e o fornecimento de serviços ecossistêmicos.

Qual medida está alinhada com práticas de manejo sustentável da bacia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1016812 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
O Programa de Aquisição de Alimentos, lançado em 2003, é um dos principais elementos da rede de segurança alimentar do Fome Zero. É o programa de compra de alimentos que ajudou a pavimentar o caminho para as compras de alimentos de agricultores familiares pelo PNAE.

Tendo como referência o texto precedente, julgue o seguinte item.

Para acessar a Linha de Crédito para o Financiamento de Custeio para Agroecologia (PRONAF Agroecologia), é condição indispensável a contrapartida em doações aos programas de distribuição de alimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q1063282 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Área XII Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

O biometano vem ganhando destaque nos últimos anos por ser uma alternativa renovável e mais limpa, tornando-se uma das apostas do mercado para a descarbonização da matriz energética global e se atingir o “Net Zero”.
Em relação ao tema, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) O biometano é um biocombustível gasoso obtido a partir do processamento do biogás. Por sua vez, o biogás é originário da digestão anaeróbica de material orgânico, composto principalmente de metano e dióxido de carbono.

( ) O biometano obtido de resíduos essencialmente orgânicos é aquele proveniente das atividades agrossilvopastoris, gás de aterro sanitário e o proveniente de estações de tratamento de esgoto.

( ) Um dos maiores desafios para o uso do biometano obtido da purificação do biogás é o fato de não ser intercambiável com o gás natural em todas as suas aplicações, devido às suas características físico-químicas diferentes das do gás natural.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1066425 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, tarde, CNU, CESGRANRIO, 2024

A discussão sobre o desenvolvimento sustentável foi iniciada em 1972, em Estocolmo na Suécia, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano. Sua definição, formulada no documento “Nosso Futuro Comum”, em 1987, diz que desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Ele está ancorado no desenvolvimento econômico da humanidade, baseado na conservação dos recursos naturais. Desse modo, o desenvolvimento de maneira sustentável indica que os recursos naturais sejam utilizados de maneira racional, ou seja, sem o seu esgotamento, com vistas à conservação desses recursos para as gerações futuras.

O conceito de desenvolvimento sustentável é estruturado por três grandes princípios, que são as sustentabilidades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1016811 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
O Programa de Aquisição de Alimentos, lançado em 2003, é um dos principais elementos da rede de segurança alimentar do Fome Zero. É o programa de compra de alimentos que ajudou a pavimentar o caminho para as compras de alimentos de agricultores familiares pelo PNAE.

Tendo como referência o texto precedente, julgue o seguinte item.

A Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais pode receber fundos oriundos do mercado de créditos de carbono.

  1. ✂️
  2. ✂️

75Q1016623 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Haja vista que, a partir do lançamento do conceito de desenvolvimento sustentável, a construção de instrumentos para a sua mensuração tornou-se um dos principais desafios, pois estes também seriam instrumentos essenciais para guiar a ação e subsidiar o acompanhamento e a avaliação do progresso, julgue o próximo item, a respeito desse assunto.

Ecological Footprint Method é uma ferramenta que avalia o progresso em direção à sustentabilidade pela integração de indicadores e mostra o seu resultado por meio de índices.

  1. ✂️
  2. ✂️

76Q1034551 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Analista de Pesquisa Energética, EPE, FGV, 2024

Para monitorar a evolução da taxa de variação interanual do consumo mensal de eletricidade no Brasil, um analista decidiu construir um gráfico digiponto.
Nesse caso, é correto afirmar que o gráfico escolhido é formado pela combinação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1034557 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Analista de Pesquisa Energética, EPE, FGV, 2024

O Balanço Energético Nacional (BEN) é uma rica fonte de dados para análises estatísticas sobre o setor energético brasileiro.
Considerando a natureza complexa e volumosa dos dados contidos no BEN, a metodologia estatística mais adequada para identificar tendências de longo prazo na participação das fontes renováveis na matriz energética brasileira é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1016930 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com referência à extração e ao manejo tradicional de produtos não madeireiros na Amazônia brasileira, julgue o item subsequente.

A oleorresina de copaíba (Copaifera L.) possui aplicações em cosméticos e na medicina, sendo a sua coleta bianual, obtida pela perfuração do tronco dessa árvore com machado ou com o sabre de motosserra, em que o óleo é escoado por um cano de PVC.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q1012595 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Área Produção, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A restauração ecológica, contemplada pela gestão de recursos naturais, é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. A esse respeito, julgue o item a seguir.

De acordo com a legislação vigente, a recuperação corresponde à restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada ao estado mais próximo possível da sua condição original.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q1038522 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Analista de Pesquisa Energética Economia de Energia, EPE, FGV, 2024

A respeito do mercado de combustíveis e da competição entre combustíveis sólidos, derivados de petróleo, gás natural e biocombustíveis, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR) de geração termoelétrica alocam os riscos de preços dos combustíveis aos consumidores de eletricidade.

( ) Na aplicação da metodologia de cálculo do custo nivelado não são considerados os custos dos combustíveis nas termoelétricas, permitindo a comparação direta com o custo nivelado de sistemas de geração eólica e solar.

( ) Tanto a garantia física quanto o custo de operação são fatores determinantes na avaliação da competitividade de uma termoelétrica.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.