Questões de Concursos Desigualdades de raça

Resolva questões de Desigualdades de raça comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q951314 | Sociologia, Desigualdades de raça, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Trechos do livro Estados Unidos: a formação da nação:

“Centenas de tribos indígenas habitavam a América do Norte até a chegada dos europeus. Há uma variedade enorme nestas tribos: só em línguas diferentes encontraram-se mais de trezentas [...] Por toda a América do Norte a história dessas tribos seria profundamente modificada pela chegada dos europeus” (p. 54).

“O primeiro carregamento de escravos negros chegou à Virgínia em 1619, trazido por holandeses [...] Em duas décadas a escravidão estava presente em todas as colônias e havia uma legislação específica para ela” (p. 59).

“[...] um dos primeiros fatos no século XVIII que saltam aos olhos é o grande crescimento da população [...] Além dos alemães, chegaram também muitos escoceses e irlandeses. Os franceses protestantes também constituíram um significativo grupo de imigrantes no século XVIII” (p. 62-63).

KARNAL, Leandro. Estados Unidos: a formação da nação. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

Trecho de discurso do atual presidente dos EUA, Donald Trump, sobre imigrantes:

— Vocês têm que pensar nisso em termos de imigração

— assinalou o presidente, antes de compartilhar a música, baseada em uma fábula de Esopo.

“’Eu te salvei’, gritou a mulher/’E você me picou, mas por quê?/Você sabe que sua picada é venenosa e agora eu irei morrer’/’Oh, cale-se, mulher tola’, disse o réptil com um sorriso/’Você sabia muito bem que eu era uma cobra antes de me acolher’”, recitou Trump em meio aos aplausos do público.

— Isso é o que estamos fazendo com nosso país — concluiu Trump. — Estamos deixando as pessoas entrarem, e vai haver muita gente. Só vai piorar. Damos proteção a eles como nunca antes.

Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/trump-compara-imigrantes-cobras-damos-protecao-como-nunca-antes-22428274. Acesso em 03 de setembro de 2018. O discurso original pode ser encontrado em: https:// www.vox.com/policy-and-politics/2018/2/23/17044760/transcript-trumpcpac-speech-snake-mccain. Acessado em 03/09/2018.

Do século XVII aos dias atuais, a história da formação social dos Estados Unidos é marcada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q944416 | Sociologia, Desigualdades de raça, Vestibular, UEMA, UEMA, 2022

Leia a matéria jornalística sobre caso de racismo, sofrido por expoente jogador de futebol, no Rio de Janeiro.

Gabigol depõe ao TJD e diz que não pretende deixar caso de racismo passar impune.

O jogador do Flamengo Gabriel Barbosa, o Gabigol, prestou depoimento de forma virtual ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), na tarde desta sexta-feira (18), no inquérito que investiga as ofensas racistas contra o jogador. O atleta falou por cerca de uma hora, se mostrou indignado e afirmou que não pretende deixar o caso passar impune. No depoimento, ao qual a CNN teve acesso, Gabigol narrou os fatos ocorridos na partida, realizada no dia 6 de fevereiro, contra o Fluminense, no estádio Nilton Santos, o Engenhão. Ele disse que “no intervalo da partida, ainda em direção ao túnel que dá acesso ao vestiário, ouviu diversos xingamentos e palavras ofensivas, em especial gritos de ‘macaco”, direcionados a ele.

https://www.cnnbrasil.com.br/esporte/gabigol-depoe-ao-tjd-e-diz-que-nao-pretende-deixar-caso-de-racismo-passar-impune

Ao relacionar o caso recente de racismo, apresentado na matéria jornalística, à interpretação do sociólogo Florestan Fernandes de que a sociedade brasileira não se configura como uma democracia racial, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q938639 | Sociologia, Desigualdades de raça, PPL, ENEM, INEP

Maria da Penha
Você não vai ter sossego na vida, seu moço Se me der um tapa Da dona “Maria da Penha” Você não escapa O bicho pegou, não tem mais a banca De dar cesta básica, amor Vacilou, tá na tranca Respeito, afinal, é bom e eu gosto
[...]
Não vem que eu não sou Mulher de ficar escutando esculacho Aqui o buraco é mais embaixo A nossa paixão já foi tarde
[...]
Se quer um conselho, não venha Com essa arrogância ferrenha Vai dar com a cara Bem na mão da “Maria da Penha”
ALCIONE. De tudo o que eu gosto. Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007.
A letra da canção faz referência a uma iniciativa destinada a combater um tipo de desrespeito e exclusão social associado, principalmente, à(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q937958 | Sociologia, Desigualdades de raça, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

A democracia deliberativa afirma que as partes do conflito político devem deliberar entre si e, por meio de argumentação razoável, tentar chegar a um acordo sobre as políticas que seja satisfatório para todos. A democracia ativista desconfia das exortações à deliberação por acreditar que, no mundo real da política, onde as desigualdades estruturais influenciam procedimentos e resultados, processos democráticos que parecem cumprir as normas de deliberação geralmente tendem a beneficiar os agentes mais poderosos. Ela recomenda, portanto, que aqueles que se preocupam com a promoção de mais justiça devem realizar principalmente a atividade de oposição crítica, em vez de tentar chegar a um acordo com quem sustenta estruturas de poder existentes ou delas se beneficia.

YOUNG, I. M. Desafios ativistas à democracia deliberativa. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 13, jan.-abr. 2014.

As concepções de democracia deliberativa e de democracia ativista apresentadas no texto tratam como imprescindíveis, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q947249 | Sociologia, Desigualdades de raça, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

A partir de uma reflexão sobre a frase “menino veste azul, menina veste rosa” é INCORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q946748 | Sociologia, Desigualdades de raça, Vestibular Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2019

O conceito de “gênero” nas Ciências Sociais é tratado não como uma característica natural biológica inerente a todos os seres humanos, mas como algo que se constrói em meio a processos psicológicos, socioculturais e históricos. Parte dos cientistas sociais demonstram que o conceito de “gênero” é cultural e pode ser diferenciado do conceito biológico de “sexo” (macho/fêmea), pois este último seria definido a partir dos diferentes caracteres genéticos e anatômicos do corpo humano. O “gênero” diferente do “sexo” seria, assim, uma categoria sociocultural e não natural já que depende de cada cultura a definição dos comportamentos e maneiras de ser que diferenciam o “masculino” do “feminino”. Contudo, Giddens e Sutton (2016) apontam que para alguns cientistas sociais tanto o “gênero” como o “sexo” são concepções construídas socialmente e culturalmente, uma vez que o corpo está sujeito a intervenções que o influenciam e o alteram.
GIDDENS, Anthony e SUTTON, Philip W. Conceitos essenciais da Sociologia. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2016.
Considerando essa compreensão das Ciências Sociais sobre os conceitos de “gênero” e de “sexo”, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q950359 | Sociologia, Desigualdades de raça, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

A obsessão do Estado por controlar todos os comportamentos dos cidadãos tem como resultado um enfraquecimento da responsabilidade moral e cívica dos mesmos. A lei deveria ser o último recurso, depois da educação, da ética, da negociação e do compromisso entre os indivíduos. É agora o primeiro recurso. Imagino potenciais crimes que os filhos dos nossos filhos terão receio de cometer:

Crime de imposição de gênero: os pais deverão abster-se de identificar o gênero dos filhos tomando como referência o sexo biológico dos mesmos.

Crime de apropriação cultural: serão severamente punidos os cidadãos que, alegando interesse cultural ou razões artísticas, se apropriem de práticas e temáticas de um grupo étnico a que não pertencem.

Crime de envelhecimento público: com os avanços da medicina, será intolerável que um cidadão recuse tratamentos/cirurgias para ocultar/reverter o seu processo de envelhecimento, exibindo em público as marcas da decadência física ou neurológica.

Crime de interesse sentimental não solicitado: será punido qualquer adulto que manifeste interesse sentimental não solicitado por outro adulto — através de sorriso, elogio, convite para jantar etc. O interesse sentimental de um adulto por outro será mediado por um advogado que apresentará ao advogado da parte desejada as intenções do seu cliente.

(João Pereira Coutinho. “Cinco potenciais crimes que gerações futuras terão receio de cometer”. www1.folha.com.br, 21.11.2017. Adaptado.)

O perfil antiutópico sugerido pelo autor para o mundo futuro reúne tendências de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q679585 | Sociologia, Desigualdades de raça, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Chama-se “Diversidade Sexual” as infinitas formas de vivência e expressão da sexualidade humana.

Disponível em:

https://lgbtseniores.wordpress.com/2017/08/29/afi

nal-o-que-e-diversidade-sexual/.

Acesso em 07.07.2019.


Considerando o enunciado acima, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q946754 | Sociologia, Desigualdades de raça, Vestibular Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2019

O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência apontou que, no ano de 2015, as principais vítimas deste tipo de violência foram jovens pretos ou pardos (em 65,75% dos casos), do sexo masculino (em 97,95% dos casos) e todos pobres e moradores de periferia. É esta certamente uma questão social que se agrava pelo país. Este estudo sobre os homicídios na adolescência na capital (Fortaleza) e em seis municípios do Ceará (Caucaia, Eusébio, Horizonte e Maracanaú, na Região Metropolitana, Sobral e Juazeiro do Norte, no interior do estado), é parte da estratégia de enfrentamento à violência letal contra o adolescente. Entre as principais recomendações do Comitê para combater tal realidade estão: promover a qualificação urbana dos territórios vulneráveis aos homicídios; mais oportunidades de emprego e renda para esses jovens; formar policiais em direitos da criança e do adolescente para garantir abordagens adequadas e promover o controle externo da atividade policial; e garantir a investigação e a responsabilização pelos homicídios.
Trajetórias interrompidas: homicídios na adolescência em Fortaleza e em seis municípios do Ceará. Fortaleza: UNICEF/Governo do Estado do Ceará/Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, 2017. Adaptado.
Considerando o estudo do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, no que concerne aos jovens assassinatos no estado, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q907644 | Sociologia, Desigualdades de raça, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Francisco Weffort é um dos expoentes do pensamento social brasileiro, cuja obra se orienta à interpretação da participação popular e da democracia nas configurações específicas do Estado no Brasil. De acordo com seu pensamento, as relações de poder estabelecidas neste Estado manifestam-se tanto na esfera pública quanto na privada, retomando e reinterpretando o conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q902338 | Sociologia, Desigualdades de raça, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

No clássico texto “Racismo e sexismo na cultura brasileira” (2020), Lélia Gonzalez aborda a força simbólica do mito da democracia racial e seus efeitos danosos sobre a sociedade brasileira e a mulher negra, em particular. A autora parte de referenciais teóricos da Psicanálise e das Ciências Sociais para criar sínteses originais. Qual foi o conceito desenvolvido pela autora para se referir à sintomática do racismo no Brasil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q938326 | Sociologia, Desigualdades de raça, PPL, ENEM, INEP, 2017

O racismo institucional é a negação coletiva de uma organização em prestar serviços adequados para pessoas por causa de sua cor, cultura ou origem étnica. Pode estar associado a formas de preconceito inconsciente, desconsideração e reforço de estereótipos que colocam algumas pessoas em situações de desvantagem.

GIDDENS,A. Sociologia. Porto Alegre: Penso, 2012 (adaptado).

O argumento apresentado no texto permite o questionamento de pressupostos de universalidade e justifica a institucionalização de políticas antirracismo. No Brasil, um exemplo desse tipo de política é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q682582 | Sociologia, Desigualdades de raça, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

A atual sociedade brasileira se defronta, de forma corriqueira, com situações de racismo, de preconceitos, de discriminações e de violências contra mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas trans e pobres. Para que se possa combater tais situações, um dos caminhos é através da educação formal, uma educação que tome justas e eficientes posições, que adote certas práticas pedagógicas e seja orientada por valores e por princípios que possam combater os mais diversos tipos de discriminações e de preconceitos e que promova o respeito e o cultivo aos Direitos Humanos e à cidadania.
Partindo do exposto, avalie as seguintes proposições.
I. Os projetos pedagógicos que promovem igualdade racial devem se deter com exclusividade à comunidade escolar interna, que envolve alunos e professores. II. Estudantes negros, indígenas, com deficiência e gays devem ter cuidados especiais à parte nas escolas, como ter turmas e salas próprias. III. Em escolas indígenas, o ensino que privilegia tanto as línguas nativas, como a língua portuguesa, garante o cultivo das tradições e a inserção na cidadania. IV. Para as pessoas com deficiência, é necessária a criação de escolas destinadas apenas para elas com rampas de acesso e professores de Libras.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q951169 | Sociologia, Desigualdades de raça, Primeiro Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

O Estado moderno pode ser corretamente definido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q945596 | Sociologia, Desigualdades de raça, Segundo Semestre, UECE, UECE CEV, 2019

Anthony Giddens, sociólogo inglês, refere-se a “um mundo em mudanças”, com reflexos sociais, econômicos e culturais em larga escala, tanto mundial como local. Assim afirma Giddens: “O mundo em que vivemos hoje nos faz muito mais interdependentes, mesmo a milhares de quilômetros de distância, do que jamais fomos”.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. Ed. Porto Alegre, Artmed, 2005, p. 60.

As atuais mudanças que aproximam o local e o global são bastante novas na história da sociedade. Considerando esse aspecto, assinale a afirmação verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q944412 | Sociologia, Desigualdades de raça, Vestibular, UEMA, UEMA, 2022

Para Hannah Arendt, o racismo é o fenômeno de fortalecimento da ideologia política do imperialismo europeu do século XVIII até o século XX, confirmado, principalmente, pela corrida territorial europeia para África. Esse predomínio da raça branca no território africano foi fundamentado a partir da utilização de teorias científicas que justificassem a aplicação da política imperialista e totalitarista na prescrição de uma ideologia supremacista.

A relação darwinismo e racismo, segundo Hannah Arendt, foi produzida, a partir da contribuição da teoria do darwinismo que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q944417 | Sociologia, Desigualdades de raça, Vestibular, UEMA, UEMA, 2022

Na obra Canaã, dentre as temáticas discutidas pelos imigrantes alemães, está a questão das raças e da miscigenação. O personagem Lentz afirma que

“Não acredito que da fusão com espécies radicalmente incapazes resulte uma raça sobre que se possa desenvolver a civilização. Será sempre uma cultura inferior, civilização de mulatos, eternos escravos em revoltas e quedas. Enquanto não se eliminar a raça que é o produto de tal fusão, a civilização será sempre um misterioso artifício, todos os minutos rotos pelo sensualismo, pela bestialidade e pelo servilismo inato do negro. O problema social para o progresso de uma região como o Brasil está na substituição de uma raça híbrida, como a dos mulatos, por europeus. A imigração não é simplesmente para o futuro da região do País um caso de simples estética, é antes de tudo uma questão complexa, que interessa o futuro humano.”

ARANHA, G.. Canaã. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.


O recorte do diálogo de Lentz apresenta visão sobre os resultados da miscigenação no Brasil que se contrapõe à perspectiva sociológica de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q944250 | Sociologia, Desigualdades de raça, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

Conforme Reginaldo Pranti, historicamente, as religiões afro-brasileiras se fizeram sincréticas, estabelecendo paralelismos entre divindades africanas e santos católicos, adotando o calendário de festas do catolicismo, por exemplo, e valorizando a frequência aos ritos e sacramentos da Igreja Católica. Assim aconteceu com o Candomblé e a Umbanda, religiões que eram proibidas e reprimidas pelo Estado brasileiro até os 1930 e, por isso, duramente perseguidas por órgãos oficiais. Atualmente, os membros de tais religiões continuam a sofrer agressões, hoje menos da polícia e mais por pessoas, grupos e congregações ligadas ao cristianismo no Brasil. Como exemplo, na cidade do Rio de Janeiro, em junho de 2015, uma menina de 11 anos levou uma pedrada na cabeça ao sair de um culto de Candomblé com familiares e amigos. Segundo relatos de testemunhas, os agressores levantaram a Bíblia cristã e gritaram: "diabo", "Vai para o inferno”, “Jesus está voltando”. Ainda, de janeiro de 2018 a abril de 2022, segundo dados da Polícia Civil do Distrito Federal, foram registradas 55 ocorrências criminais tipificadas como intolerância religiosa, e70,9% estão relacionadas a ofensas dirigidas a fiéis de cultos afro-brasileiros. E isso pode refletir nos censos estatísticos da população brasileira. O número de pessoas que se consideram membras dessas religiões é extremamente irrisório. No Censo do IBGE de 2010, apenas 0,3% de toda a população recenseada (na época de 195,7 milhões de pessoas) se manifestou como pertencentes ao segmento religioso afro-brasileiro.
Considerando o enunciado anterior, avalie as seguintes afirmações.
I. A intolerância religiosa se direciona às antigas religiões dos Orixás devido aos seus mitos e ritos originários terem sido deturpadores do cristianismo no país. II. Mesmo atualmente, quando a liberdade de escolha religiosa é garantida pela Constituição Federal, os membros de religiões de terreiro sofrem repressão. III. Uma possível explicação para que as religiões afrobrasileiras apareçam subestimadas nos censos oficiais do Brasil é justamente pela intolerância.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q902348 | Sociologia, Desigualdades de raça, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Conforme Kergoat, “[...] essa forma é historicamente adaptada a cada sociedade. Tem por características a destinação prioritária dos homens à esfera produtiva e das mulheres à esfera reprodutiva e, simultaneamente, a ocupação pelos homens das funções de forte valor social agregado (políticas, religiosas, militares etc.)” (KERGOAT, D. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: HIRATA, H. et al. (orgs.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Unesp, 2009).


O trecho faz referência a qual conceito sociológico?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q679087 | Sociologia, Desigualdades de raça, Filosofia e Sociologia 2° Fase, UECE, UECE CEV, 2019

Leia atentamente o seguinte trecho de uma letra de música:

Negro Drama


Racionais MC’s

Negro drama

Entre o sucesso e a lama

Dinheiro, problemas

Inveja, luxo, fama


Negro drama

Cabelo crespo

E a pele escura

A ferida, a chaga

Á procura da cura


Negro drama

Tenta ver

E não vê nada

A não ser uma estrela

Longe, meio ofuscada


Sente o drama

O preço, a cobrança

No amor, no ódio

A insana vingança


[...]


O drama da cadeia e favela

Túmulo, sangue

Sirene, choros e velas


Passageiros do Brasil

São Paulo

Agonia que sobrevive

Em meio às honras e covardias


Periferias, vielas e cortiços

Você deve tá pensando

O que você tem a ver com isso


Desde o início

Por ouro e prata

Olha quem morre

Então veja você quem mata

Recebe o mérito, a farda

Que pratica o mal

Me ver

Pobre, preso ou morto

Já é cultural


[...]

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script

=sciarttext&pid=S0103-40142004000100020



Baseando-se no trecho da música Negro drama, do grupo de rap Racionais MC's, é correto afirmar que o texto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.