Questões de Concursos Diabetes Mellitus

Resolva questões de Diabetes Mellitus comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q845899 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Agente Comunitário de Saúde, FUNDATEC, 2020

É uma disfunção causada pela deficiência total ou parcial da produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Tal conceito refere-se a qual doença?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q840885 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Residência Multiprofissional Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Depois de passar por uma situação de estresse agudo, um jovem de 14 anos de idade apresentou quadro de enurese, hálito cetônico, fadiga, visão turva, náuseas e dor abdominal. O jovem buscou atendimento de emergência, e lá se constatou que ele apresentava glicemia de 305 mg/dL, cetonemia e acidose metabólica. Após acompanhamento e realização de exames de avaliação dos índices glicêmicos, ele recebeu a confirmação de diabetes melito tipo 1 (DM1). Os últimos valores laboratoriais indicaram glicemia aleatória de 215 mg/dL e hemoglobina glicada (HbA1c) de 7%. Ele estava acompanhado da mãe e se mostrava bem interessado em conhecer formas de controlar a doença. Agora, em consulta em uma unidade de saúde, ele aguarda as orientações da enfermeira responsável, para iniciar o tratamento medicamentoso.
Considerando a situação hipotética apresentada e as diretrizes do Ministério da Saúde para o tratamento do DM1, julgue o item subsequente.
Tanto a sintomatologia descrita, que levou ao atendimento de emergência, quanto os resultados laboratoriais indicam que o jovem apresentou cetoacidose, uma complicação aguda do DM1 que, no caso, pode ter sido desencadeada pelo estresse agudo sofrido.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q840574 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Prefeitura de Areal RJ Agente de Combate à Endemias, GUALIMP, 2020

Conforme descrito em BRASIL (2006), os tipos de diabetes mais frequentes são:
I. O diabetes tipo 1, anteriormente conhecido como diabetes do adulto, que compreende cerca de 90% do total de casos. II. O diabetes tipo 2, anteriormente conhecido como diabetes juvenil, que compreende cerca de 10% do total de casos. III. Outro tipo de diabetes encontrado com maior frequência e cuja etiologia ainda não está esclarecida é o diabetes gestacional, que, em geral, é um estágio pré-clínico de diabetes, detectado no rastreamento pré-natal.
Está CORRETO o contido em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q145283 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Analista Judiciário Enfermagem, TRF 2a, FCC

A fim de direcionar as intervenções e avaliar o prognóstico das lesões em pessoas com Diabetes Mellitus, foi estabelecida uma classificação de risco pelo Grupo de Trabalho Internacional sobre Pé Diabético. Nesse sistema de classificação, destaca-se a avaliação vascular periférica, que pode ser realizada, dentre outros, por meio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q841175 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Prefeitura de Centenário do Sul PR Técnico de Enfermagem, FAUEL, 2020

O paciente com diabetes mellitus (DM) pode permanecer assintomático por longo tempo e sua detecção clínica é frequentemente feita, não pelos sintomas, mas por seus fatores de risco. Sobre este tema, leia as afirmativas abaixo e julgue VERDADEIRO (V) ou FALSO (F) sobre os fatores de risco e os critérios de rastreamento:
(__) Excesso de peso (IMC >25 kg/m2) e Síndrome de ovários policísticos; (__) Excesso de peso (IMC >25 kg/m2) e Hipertensão arterial (>140/90 mmHg ou uso de anti-hipertensivos em adultos); (__) Excesso de peso (IMC >22 kg/m2) e História de pai ou mãe com diabetes; (__) Idade ? 35 anos; (__) Apresentar Risco cardiovascular moderado.
Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q843494 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Prefeitura de Passira PE Enfermeiro Plantonista, CONTEMAX, 2020

Dos critérios para o rastreamento do Diabetes Mellitus - DM em adultos assintomáticos, do Ministério da Saúde, está a presença de excesso de peso (IMC >25 kg/m2 ) e um dos seguintes fatores de risco:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q832895 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Técnico de Enfermagem, AMEOSC, 2021

Com base nos Cuidados de Enfermagem para Diabetes Mellitus, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q846335 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

O Decreto n° 7.508/2011 regulamenta a Lei n° 8.080/1990, para dispor acerca da organização do Sistema Único de Saúde (SUS), do planejamento da saúde, da assistência à saúde e da articulação interfederativa, e dá outras providências. Com base nesse assunto, julgue o item a seguir.

A finalidade central da Rede de Atenção à Saúde é garantir a integralidade da assistência à saúde e é composta por ações e serviços de saúde com diferentes configurações tecnológicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q837517 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Tecnico de Enfermagem, IESES, 2021

Sobre o fenômeno Diabetes Mellitus (DM), verifique as assertivas e assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q914598 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Analise as afirmativas abaixo sobre Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus:

I- No tocante a prevenção primária da HAS 1, as principais recomendações não medicamentosas para prevenção primária da HAS são: alimentação saudável, consumo controlado de sódio e álcool, ingestão de potássio, combate ao sedentarismo e ao tabagismo.

II- O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

III- Os principais sintomas do diabetes são:fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia.

Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q962040 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um paciente adulto, 45 anos, diabético e hipertenso, apresenta sinais de infecção no pé diabético. Durante a avaliação, o enfermeiro confirmou essa suspeita e classificou a infecção como moderada.

Entre os sinais e sintomas que caracterizam essa classificação, está:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q909969 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Enfermeiro, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

S.L.S., sexo feminino, 28 anos, sem histórico médico significativo, é trazida ao pronto-socorro por familiares devido a um quadro agudo de mal-estar geral. A paciente relata polidipsia, poliúria, astenia, náuseas e vômitos há três dias, além de dor abdominal difusa. Ela também menciona ter notado hálito cetônico e sensação de boca seca. Ao exame físico, a paciente está desidratada e visivelmente abatida. Sua pressão arterial é de 130/80 mmHg, e a frequência cardíaca é de 120 bpm. A paciente apresenta respiração profunda e rápida, com um odor acetônico perceptível no hálito. Aausculta cardíaca revela taquicardia, sem outros achados relevantes. O abdome é sensível à palpação, sem sinais de irritação peritoneal. Exames Complementares: Hemoglicoteste (HGT): 500 mg/dL; Gasometria arterial: pH: 7,20; pO2: 90 mmHg; pCO2: 25 mmHg; HCO3: 10 mmol/L; Potássio: 5.8 mEq/L; Sódio: 140 mEq/L; Cloro: 100 mEq/L; Glicemia: 550 mg/dL; Creatinina: 0.8 mg/dL; Ureia: 30 mg/dL.; Cetonúria: Positiva.

Diante desses achados, qual é o diagnóstico CORRETO para a paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q916718 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Técnica de Enfermagem, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Um paciente está em tratamento com metformina para diabetes tipo 2 e foi prescrito o uso de um antibiótico da classe dos macrolídeos. Para a segurança do paciente em relação à interação medicamentosa, o técnico de enfermagem deve considerar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q914624 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Santana do Piauí PI, IVIN, 2023

Um dos maiores problemas na saúde pública atual, a diabetes melitus tipo 2 tem como fatores condicionantes:
I. Estilo de vida. II. Falta de atividade física. III. Hábitos alimentares.
Está(riam) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1031257 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Enfermagem do Trabalho, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Uma sociedade empresária de médio porte, com aproximadamente 250 funcionários, decidiu implementar um programa de promoção à saúde para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores, focada, principalmente, na prevenção de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade.
Nesse sentido, de acordo com as indicações para rastreamento de DM2, deverão ser incluídos nessa ação os trabalhadores com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q895633 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Enfermeiro, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Durante a realização de um estudo epidemiológico sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 em uma comunidade, é fundamental seguir um protocolo metodológico rigoroso para garantir a validade e confiabilidade dos resultados. Indique qual das alternativas a seguir representa a sequência mais apropriada de ações durante a realização de um estudo epidemiológico sobre diabetes mellitus tipo 2.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q952835 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Técnico de Enfermagem de Urgência e Emergência, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Convulsões são episódios caracterizados por atividade motora, sensorial, autonômica ou psíquica anormal, resultantes de uma descarga súbita e excessiva de neurônios cerebrais. Esse fenômeno pode afetar parte ou a totalidade do cérebro e, geralmente, ocorre de forma súbita e transitória. O técnico de enfermagem desempenha um papel importante no atendimento aos pacientes durante uma crise convulsiva. São cuidados de enfermagem adequados para esse tipo de situação, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q1029805 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Agente de Serviços Técnicos em Enfermagem, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, assinale a opção que apresenta a indicação universal para rastreamento de DM2 em adultos assintomáticos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1056214 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Enfermeiro, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) se caracteriza pela destruição das células beta-pancreáticas, determinando deficiência na secreção de insulina, o que torna essencial o uso deste hormônio como tratamento para prevenir cetoacidose; coma; eventos micro e macrovasculares; e, morte. O diagnóstico de DM1 é, geralmente, realizado em pacientes jovens (crianças, adolescentes e mesmo adultos jovens) com sinais e sintomas de hiperglicemia grave, tais como: poliúria; polidipsia; polifagia; noctúria; e,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1040854 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Técnico Judiciário Especialidade Enfermagem, TRF 3 REGIÃO, VUNESP, 2023

Sr. Jaime acompanhava seu estado de saúde na UBS próxima de sua residência, recebendo insumos para seu glicosímetro, orientações de alimentação com baixo índice glicêmico e também sobre lesões que não cicatrizaram em seus pés. De que doença crônica não-transmissível ele estava cuidando?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.